Emoji para email: como usar no assunto dos seus disparos

Confira a melhor maneira de usar emoji para o assunto das suas campanhas de email, quais cuidados devem ser tomados e alguns exemplos da prática!

Flaubi Farias
Flaubi Farias22 de agosto de 2020
Semana da Transformação Digital

Publicamos esse post para mostrar para você como inserir emoji no assunto do email para torná-los ainda mais atrativos.

Abaixo você encontra um artigo com um simples tutorial, mas antes disso, que tal assistir a um vídeo com dicas de Email Marketing?

Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=H9IPI5jOqHM

Desde 2015, quando emoji foi a palavra do ano escolhida pelo dicionário Oxford, o uso desses ícones divertidos não parou de crescer e a se tornar parte da nossa comunicação.

Nesse post, vamos falar sobre como você pode aproveitar a popularidade dos emojis para inseri-los nos assuntos de seus emails, mas sempre com bastante cuidado.

O assunto a ser inserido em um email é um atributo de importância vital em toda campanha de Email Marketing. É o que pode definir se um email será aberto ou não pelo destinatário. Apostar em emoji para suas campanhas de email pode sim ajudar, mas apenas se utilizados de maneira correta e para a persona correta.

Emoji é uma linguagem que vem se popularizando com o passar dos anos. Essa popularização está atrelada ao aumento no número de pessoas utilizando dispositivos móveis para se comunicar. Praticamente todo dispositivo móvel hoje já vem com um teclado de emojis, e quase todo aplicativo social ou de comunicação permite sua utilização de maneira fácil e intuitiva.

Em Marketing Digital, os emojis também estão marcando sua presença. Segundo uma pesquisa realizada pela Experian, 56% das marcas que utilizaram emoji para tornar mais atrativos seus assuntos de email obtiveram uma maior taxa de abertura.

Verdade seja dita, cada vez mais pessoas estão lendo seus emails a partir de aplicativos de smartphones, em que, em virtude da tela ser “mais estreita”, há menos espaço de caracteres visíveis nos assuntos dos emails. Emojis, além de um estilo, também podem passar alguma mensagem economizando espaço. Agora que já contextualizamos o tema, vamos para a prática.

eBook gratuito: O Guia do Email Marketing

Tudo o que você precisa saber para fortalecer o relacionamento com clientes e gerar resultados de negócio

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

>> Clique aqui e conheça todas as funcionalidades de Email Marketing do RD Station Marketing e assista a uma demonstração

Como inserir emoji para deixar seus assuntos de email mais atrativos

Colocar um emoji em um assunto de email é uma tarefa extremamente simples. Tudo o que você precisa fazer é ir até o site getemoji.com, fazer a escolha, copiar o emoji e colar no local desejado.

emoji-para-email

Importante lembrar que os emojis possuem estilos diferentes dependendo do sistema operacional acessado. Não o sistema de quem envia, mas de quem recebe. Apple, Windows, Android, cada sistema possui um design de emojis diferente.

Nesse caso, vale conferir essa lista de emojis para verificar como ele irá aparecer em cada sistema e também se ele está disponível em todos.

Em alguns navegadores e dispositivos, os emojis poderão ficar no estilo “chart” quando você inseri-los no assunto. Ao ser enviado, o emoji se adaptará ao estilo do sistema operacional do dispositivo em que for aberto. Confira no exemplo.

[caption id="attachment_6640" align="aligncenter" width="507"]emoji-para-email Email enviado pelo Gmail.[/caption]

2 cuidados ao usar emoji para suas campanhas de emails

Utilizar emoji para seus emails é uma ação delicada. Como dito na introdução desse post e na pesquisa da Experian, sim, pode funcionar, mas desde que contenha a mensagem certa para a persona certa. Caso contrário, pode ser um tiro no pé.

Sendo breve, vale citar dois cuidados na hora de usar essa técnica:

  • Se você não está seguro acerca do impacto que os emojis podem causar em seu público, dispare um email para uma base menor. Confira depois se houve alguma diferença na taxa de conversão, e analise os feedbacks.
  • Cheque se os emojis estarão visíveis em todas as plataformas. Se você quer um emoji que esteja disponível para todos os sistemas operacionais, confira aqui a disponibilidade.

3 exemplos de uso de emoji para email

Usar emoji para deixar o assunto de um email mais atrativo é fácil. Como visto acima, basta copiar e colar. O trabalho mais difícil aqui consiste em escolher o emoji certo. Ou “os”, uma vez que emojis podem complementar um ao outro quando usados em conjunto.

Portanto, é importante acima de tudo que eles façam sentido com a frase do assunto e que, se for mais de um, sejam coerentes. Vamos citar três exemplos que você pode se basear:

  • [Promoção] Passagens para o Caribe em 2021 ✈️?
  • ???? Livros em oferta! [40%off]
  • ⭐ Cupom especial de fim de semana para você! ⭐

Para finalizar, um exemplo próprio. Aqui na RD, utilizamos com frequência emojis para nossas campanhas de Email Marketing:

emoji-para-email

Conclusão

Para ter certeza de que seu público aceita - e gosta - do uso de emoji para email, faça o teste para entender qual é a reação de seus Leads e clientes. Comece de forma moderada para analisar qual é a reação dessa parcela pequena de sua base de emails.

Se deu certo, continue e tente com uma base um pouco maior. Se deu errado, leve isso como um aprendizado. Experimentos em Marketing Digital fazem parte de toda empresa que possui uma estratégia voltada para o crescimento rápido.

Como leitura complementar, indicamos também:

Por fim, experimente o editor drag & drop e os modelos de emails do RD Station Marketing! A ferramenta tudo-em-um de Automação de Marketing líder na América Latina permite que você crie campanhas com muita facilidade. E o que é melhor: totalmente personalizadas com a identidade visual e o tom de voz da sua empresa. Faça um teste sem compromisso deixando seu email abaixo!

RD Station

Crie facilmente campanhas de email que funcionam com o RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Faça um teste gratuito de 10 dias e experimente o editor de emails drag & drop e muitas outras funcionalidades.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Post originalmente publicado em janeiro de 2017 e atualizado em agosto de 2020.

Flaubi Farias

Flaubi Farias

Quem escreveu este post

Jornalista, comunicador e digital marketer com mais de 10 anos de experiência no mercado. Especialista em marketing, conteúdo e inovação e ex-head de conteúdo na Resultados Digitais. Desde março de 2021 é head de Marketing da Xerpay.

Veja também

Marketing
Marketing Emocional: o que é, por que é tão eficaz e quais são as melhores práticas
Marketing
Como o Marketing pode se adaptar ao impacto do coronavírus para que a sua empresa saia fortalecida da crise
Marketing
Marketing de Conteúdo Live Show: as melhores dicas e insights dos 2 dias do evento online