Como usar emojis em ações de Marketing Digital

Conheça a história dos emojis, como utilizá-los em seu negócio e alguns exemplos da Resultados Digitais e de outras empresas

Mônica Custódio
Mônica Custódio2 de maio de 2017
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Hoje em dia, todo mundo usa emojis. As tradicionais carinhas amarelas ganharam versões de categorias diversas, como comidas, animais, bandeiras de países e muitas outras. O sucesso foi tanto que os pequenos símbolos ganharam uma data comemorativa, 17 de julho — a data mostrada no emoji de calendário.

E, se os emojis conquistaram o mundo e hoje é difícil enviar uma mensagem sem utilizá-los, por que não aproveitar mais essa ferramenta para gerar empatia e conquistar clientes com o Marketing Digital?

Neste post, conheça mais um pouco sobre a história dos emojis, como utilizá-los em seu negócio e alguns exemplos da Resultados Digitais e de outras empresas.

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Um pouco da história dos emojis

Apesar de existirem representações anteriores, os emojis com o nome e a aparência que conhecemos hoje foram criados no Japão, na década de 1990, e ganharam o mundo em 2010, quando a Apple adotou as figuras. Depois, a companhia de Steve Jobs foi seguida por Google e Microsoft.

emojis marketing digital

Desde então, para além do filme, não é difícil encontrar exemplos que ilustrem o sucesso dos pictogramas: o emoji sorridente foi eleito como “palavra” do ano pelo dicionário Oxford, em 2015. Já o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) incorporou os emojis originais à sua coleção permanente.

Neste vídeo do Nexo Jornal é possível conhecer um pouco mais dessa história:

Como usar emojis no Marketing Digital

Se os emojis são tão populares, é claro que empresas já perceberam a possibilidade de incorporá-los às suas estratégias de marketing. De fato, os emojis são uma boa maneira para chamar a atenção dos consumidores e transmitir sentimentos nas mensagens, tornando-as mais empáticas.

Os emojis possuem a capacidade de humanizar a marca, criando proximidade com o consumidor e expressando emoções. No entanto, esse tipo de enfeite não é aconselhado para lidar com reclamações, críticas e temas mais sérios.

No entanto, antes de espalhar emojis pelas mensagens, a empresa deve primeiro conhecer bem o seu público, pois ainda existem pessoas que não os utilizam. Faça testes para ver se o seu público-alvo é receptivo e se identifica com esse tipo de linguagem.

Além disso, tome cuidado sobre qual emoji utilizar, uma vez que cada um tem um significado diferente. Atente também para as atualizações, já que emojis novos são lançados com frequência.

Quando não usar?

Não é indicado utilizar muitos emojis para transmitir uma mensagem, pois isso pode criar uma sensação de codificação. Use os emojis apenas quando eles tiverem um papel, quando adicionarem algo à mensagem ou a complementarem — e não apenas por usar.

Alguns exemplos da Resultados Digitais

Aqui na RD, utilizamos emojis em assuntos de email, títulos de post, publicações nas mídias sociais e push notifications.

Nas redes sociais, os emojis são um recurso que usamos para gerar empatia com nossos seguidores, para que sintam o que desejamos passar — assim, acrescentamos carinhas alegres quando queremos passar um sentimento de diversão no post, um avião para falar do nosso evento itinerante, o RD on the Road, com o qual viajamos por todo Brasil, e assim por diante.

Notamos resultados positivos no engajamento com as publicações depois que adotamos os emojis.

Exemplos em redes sociais

  • Na publicação abaixo, utilizamos a bola de cristal, já que falamos de mistério:
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  • Estes lembram festividades, pois o post relacionava carnaval e Marketing Digital:
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Exemplos em títulos de posts do blog

  • No título do post abaixo, utilizamos o emoji de gráfico para enfatizar a ideia de métricas:
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  • Da mesma forma fizemos com o carrinho de compras:
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Exemplo em Email Marketing

  • Já em Email Marketing, realizamos um teste A/B para analisar a Taxa de Abertura do email abaixo, feito para a divulgação de um infográfico. A versão com emoji no título do email aumentou em 20% a taxa de abertura. Em média, nossos emails com emoji têm taxas de conversão 33% maiores (vale lembrar, no entanto, que esse número varia conforme o segmento e o sentido dos emojis).
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Outros exemplos de uso de emojis

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Como usar emojis na prática

Se deseja incluir emojis em seus materiais, os sites abaixo podem ser úteis:

  • O Emoji chart (Unicode) serve para descobrir se o emoji que você escolheu aparece em todos os sistemas operacionais;
  • Com o WebMoji você pode copiar rapidamente emojis para sua área de transferência;
  • Já o Emojipedia, uma Wikipédia dos emojis, permite conhecer o significado de cada emoji.

Além disso, não esqueça de usar os emojis quando adicionarem algo à mensagem que você quer passar e de fazer testes para comprovar os resultados.

E você, tem mais alguma dica ou exemplo de como usar emojis no Marketing Digital? Deixe sua sugestão nos comentários. :)

Para continuar aprendendo, confira outras dicas para colocar a mão na massa em nosso kit Marketing Digital na Prática.

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Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

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