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Empatia no relacionamento com clientes: um ingrediente indispensável para sua receita de sucesso

Seu sucesso depende exclusivamente do quanto você se dedicará a entender as reais necessidades de seus clientes

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Por que algumas empresas obtêm mais sucesso do que as outras? Você também já deve ter se perguntado isso em algum momento. A resposta pode parecer clichê, mas a verdade é que empresas que investem na empatia com seus clientes saem na frente por se preocuparem de forma genuína.

Uma boa dose de empatia pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da experiência que seu cliente terá com sua empresa. Mas como é que a empatia pode ser um ingrediente indispensável no resultado de seu negócio?

Na prática

Pensemos no caso da Resultados Digitais, especificamente na área de Implementação, onde temos times responsáveis em gerenciar e ajudar os clientes a utilizarem o RD Station Marketing para garantir o primeiro sucesso deles.

Os clientes que adquirem a ferramenta desejam de alguma forma que o Inbound Marketing os ajude a vender ainda mais. Esse é o resultado esperado, nosso bolo já pronto. Para que o cliente atinja esse objetivo ele precisa elaborar algumas estratégias, testar se funcionam, combinar Landing Page com Email Marketing, pop-ups e formulários… É exatamente aqui que entra nosso ingrediente indispensável: a empatia.

Imagine se o time de Implementação da Resultados Digitais usasse as mesmas estratégias para todos os clientes que chegam até nós. Imaginou? Teríamos milhares de sites com as mesmas ofertas, os mesmos pop-ups, tudo do mesmo e nada de novo.

Sua empresa é única, você é único, sua estratégia também precisa ser única. É nesse momento que os gerentes de Implementação se colocam no lugar do cliente, sentem suas dores, vestem suas camisas e ajudam a escolher os ingredientes que serão imprescindíveis para o sucesso.

A empatia como ingrediente indispensável

Pense em seu negócio, em como ele é ofertado, a forma como ele é entregue para seus clientes.

Agora faça o exercício contrário, você sendo o cliente de sua própria empresa. Como você gostaria que fosse sua experiência durante a compra, como gostaria de receber o que foi ofertado, o atendimento que gostaria de obter…

Para exemplificarmos ainda mais, pense que você encontrou dificuldades para usar o RD Station Marketing e enviou sua dúvida por email para seu gerente de Implementação.

Ele pode responder: “Olá, para realizar tal atividade você pode ir na tela X, clicar na função Y, configurar Z”.

Ou, então, pode dar o seguinte retorno: “Olá Cliente, ajudarei você com essa questão! Eu mesmo, quando comecei a usar o software, tive a mesma dificuldade, entendo perfeitamente! Para realizar a atividade com sucesso vá para a tela X, em seguida clique na função Y e para finalizar clique em configurar Z. Caso continue com dúvidas, me avise que ligo para você. ;)”.

Em ambos os casos a pessoa ajudou a resolver o problema do cliente, no entanto, na segunda resposta houve empatia, o gerente de implementação colocou-se no lugar do cliente, demonstrou interesse genuíno em ajudar.

E como isso ajuda a obter seu sucesso?

  1. Clientes felizes tornam-se clientes fiéis;
  2. Clientes felizes contam para outras pessoas como foi sua experiência junto às empresas;
  3. Você passa a entender melhor seu cliente e o que ele deseja;
  4. Sua empresa passa a se destacar perante aos concorrentes;
  5. O seu sucesso passa a ser também o sucesso do seu cliente.

Hora de degustar

Assim como cada receita tem um tempo de preparo, os resultados também não vêm instantaneamente. É preciso dosar os ingredientes, experimentá-los, ver com o que combinam.

A melhor forma de descobrir se você está caminhando para o lugar certo? Seus clientes! Ouça-os, entenda por que eles estão, ou não, procurando por você, questione o que acharam de sua abordagem, realize testes, inclua um ingrediente novo, tire os que não estão combinando ou dando resultado.

Novamente use e abuse da empatia. Não tenha medo de errar, ache a receita que melhor atende aos seus clientes nesse momento e recomece!

Para saber mais, confira nosso Guia completo para fidelizar clientes com Marketing Digital. Boa leitura!

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