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Cases de SEO: como duas empresas estão aproveitando o canal orgânico para fechar mais negócios

Conversamos com a Desk Manager e a Ticket Agora para saber que ações de SEO usam no dia a dia e os bons resultados que obtiveram

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

Nós falamos bastante de SEO aqui no blog da RD. É uma estratégia muito importante porque acreditamos que é capaz de trazer excelentes resultados para muitos tipos de empresas. Inclusive, traz muitos Leads e proporciona muitas vendas para nós.

Assim, fazemos posts falando de ações que deram certo por aqui e sobre novidades adotadas pelo mercado. Ultimamente, aliás, temos falado ainda mais sobre o assunto, já que está acontecendo a Semana de SEO, com 7 webinars com grandes especialistas!

Combinando um pouco disso tudo, convidamos dois clientes da RD que estão tendo excelentes resultados com busca orgânica para darem uma entrevista para o blog. André Novelino é growth hacker do Desk Manager, um software de suporte a clientes. Já Daniel Krutman é CMO da Ticket Agora, uma plataforma de venda de inscrições e gestão de eventos.

Eles compartilharam algumas de suas estratégias e contaram como o SEO foi fundamental para gerar vendas. Abaixo, você pode dar uma lida no post e retirar alguns insights para descobrir, de uma vez por todas, que SEO é sim para o seu negócio!



Semana do SEO

Uma série de webinars com os melhores especialistas para saber como aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca, aumentar seu tráfego e ganhar relevância na internet de maneira orgânica.

Por que começou a investir em SEO?

“Percebemos que o nosso mercado tinha uma saturação em compra de tráfego, ou seja, era muito cara competirmos com grandes players e players internacionais”, contou André Novelino. Para ele, o foco total em posicionamento orgânico foi a melhor estratégia para o Desk Manager se destacar nas buscas.

Já Daniel Krutman explicou que a Ticket Agora é 100% digital, uma plataforma B2B2C que opera com estratégia de cauda-longa e constante prospecção de clientes organizadores de eventos. Ele disse o seguinte:

O Google representa mais de 25% dos acessos em nossos sites, não tem como ignorar estratégias de search marketing. A que dá mais resultados, mesmo que em um prazo menos eficiente, é SEO.

Qual a importância do tráfego orgânico hoje para o seu site?

Como Daniel disse na pergunta anterior, o Google responde por 25% do tráfego da Ticket Agora. E além dos indicadores, ele aponta também a questão de combate à concorrência. “Nossa estratégia não é apenas mostrar o evento adequado ao cliente, mas também mostrar ele antes do concorrente, ou seja, mais bem posicionado nas buscas”, complementa.

André revelou que a Desk Manager investe apenas 5% do que os concorrentes investem em mídia paga. Em relação a números, ele contou o seguinte:

Hoje o tráfego orgânico é responsável por quase 90% da geração total de Leads e oportunidades.

Qual a importância do canal orgânico na geração de Leads e nas vendas?

Para Daniel, a importância é total. “Nosso mercado não é totalmente mapeado e tem players fixos. Todo dia alguém se torna um produtor de eventos e precisa de um serviço como o nosso”, explicou. Outro ponto essencial para ele: SEO diminui o CAC, por ser uma ferramenta que não tem custo permanente. “Para um negócio que busca escala e não precisa de uma venda tão especializada, que é nosso caso, é uma máquina de geração de Leads saudáveis”, apontou o CMO.

André percebeu que os Leads adquiridos através de SEO têm naturalmente mais aptidão para compra e educação. Além disso, alguns indicadores como taxa de abertura de emails, tempo de leitura da página e bounce rate mostram que estamos atingindo um público mais qualificado e mais propenso a gerar conversão. “Com as estratégias de SEO, tivemos uma queda significativa no valor de cada um deles o que nos permite um gasto bem menor com aquisição”, disse o growth hacker, reforçando a importância do custo por Lead/oportunidade.

Alguma tática específica de SEO deu resultados além do esperado?

Daniel acredita que não há uma só ação que sozinha fez a diferença. “Aprendemos isso com SEO, não é pontual, é quase uma cultura da área de marketing da empresa. Algumas táticas aceleram e melhoram rankeamento com mais velocidade”, pontuou. Entre as apostas, ele cita a troca de um CMS próprio pelo WordPress, que por si só melhorou cerca de 10% os acessos via tráfego orgânico.

André, por sua vez, aponta o tripé performance, conteúdo e autoridade. “Quando aplicamos melhorias relacionadas a performance e usabilidade, conseguimos um aumento de 1000% no tráfego em 4 meses”, afirmou. O growth hacker ainda cita a relação semântica e contextual dos links trocados. “Entendemos que o Google analisa muito bem quais são as fontes de links e para quais sites nós apontamos e, quando conseguimos construir um contexto melhor, nossos índices de posicionamento melhoraram muito”, explicou.

Como é executada a estratégia de SEO hoje na empresa?

A Desk Manager tem um especialista em SEO focado em realizar os estudos e otimizações necessárias, além de uma redatora trabalhando full-time na produção de conteúdos. A rotina de SEO é composta por análises das principais palavras do core business e das melhorias possíveis no site e blog para posicionar melhor. “O SEO precisa trabalhar muito no primeiro momento, entendendo o comportamento e jornada do consumidor e depois em cima de otimizações constantes para melhorar os posicionamentos”, disse André.

Daniel explicou que a Ticket Agora não tem um profissional dedicado a SEO, mas que as tarefas são compartilhadas entre diversos times. Para ele, SEO é uma cultura. “A área de marketing é responsável por esta mobilização, e envolve conteúdo e tecnologia. Nossas ações principais são focada em conteúdo de qualidade, bons temas, atualização de notícias, qualidade de texto profissional e muito link building”, disse. Para o Daniel, aliás, link building tem que ser obsessão.

Qual estratégia e quais ferramentas são usadas para pesquisar palavras-chave ou outras ações de SEO?

A equipe de conteúdo da Ticket Agora utiliza o Google Trends, em especial para definições de pautas. Usa ainda ferramentas dentro do WordPress, como o Yoast, para ajudar na qualificação das matérias, diversificando também as mídias, com vídeos, fotos e muito link building. “Temos outras ferramentas pontuais, mas o principal é também envolver o time de desenvolvimento para ter uma mapa de site bem feito, boas tags e títulos bem trabalhados”, finalizou Daniel.

O stack de ferramentas atual da Desk Manager é: Answer The Public, SEMRush, AHRefs, Moz e Ubersugest. O Answer The Public é muito utilizado para fazer brainstorming de palavras-chave baseadas nas entrevistas de persona. Depois, com as ideias na mesa, o time valida a dificuldade de posicionamento e o número de buscas com o Ubersugest. “O SEMRush e AHrefs nos auxiliam muito na pesquisa e nos estudos de links e o Moz nos ajuda a monitorar nosso Domain Authority”, completou.

Como o RD Station Marketing apoia a estratégia de SEO?

“O RD Station Marketing consegue apresentar pra nós de maneira muito visual quais páginas performam melhor e em quais estamos tendo ganho ou perda de tráfego. Sendo assim, conseguimos através dele e do Analytics tomar decisões estratégicas de quais páginas trabalhar e otimizar”, explicou André Novelino, growth hacker da Desk Manager.

“Hoje temos uma base de Leads interessante, que ajuda a ativar todo conteúdo produzido. Usamos as ferramentas da RD para divulgação e um apoio muito forte para link building. Tudo que sai via RD é rankeado melhor pelo Google, aproveitamos isso para otimizar todo conteúdo”, contou Daniel Krutman, CMO da Ticket Agora.

E aí, você curtiu as entrevistas? Tirou algumas boas ideias para o seu negócio? Aproveite e assista ao vídeo abaixo para conhecer melhor o RD Station Marketing. Se quiser saber como a ferramenta pode ajudar a sua empresa, acesse https://rdstation.com/marketing e faça um teste grauito.

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