#Hostel: Eric Santos encerra com mensagem de confiança e reforça tendências

O CEO da RD Station apresentou um panorama dos desafios e mudanças que 2020 nos apresentou, e reafirmou expectativas de crescimento e força total em 2021!

Manoela Folador
Manoela Folador3 de dezembro de 2020
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

É sempre difícil se despedir de um RD Summit… Mesmo quando ele acontece online! O Hostel by RD Summit chegou ao fim, depois de três dias com 109 palestrantes e muito conteúdo para quem estava com saudades dessa sensação única que só os eventos nos proporcionam.

No último keynote da programação, Eric Santos, CEO da RD Station, recuperou parte dos desafios vividos em 2020, muitos dos aprendizados com empresa, clientes e parceiros, e reafirmou confiança nas tendências que já anunciava desde o RD Summit 2019. Confira um resumo do que rolou!

Eric Santos Hostel RD

>> Leia a cobertura completa com todos os posts sobre o Hostel by RD Summit 2020

A Covid-19 acelerou muitas transformações...

A crise do coronavírus agitou a realidade de todos os negócios no país e acelerou muitas mudanças. A transformação digital, do modelo de trabalho e até dos modelos de negócio são os principais exemplos disso. 

Eric Santos relembrou que, a princípio, ninguém imaginava que as coisas tomariam essa proporção: em março, a RD tomou a difícil decisão de cancelar o RD on The Road, evento itinerante, e pouco depois determinou o fechamento dos escritórios no Brasil, no México e na Colômbia. 

Para além dos desafios internos, a RD tomou para si a responsabilidade de apoiar clientes e parceiros durante esse período de incerteza. Lançamos a pesquisa Panorama PMEs, que nos ajudou a entender mais a fundo o que estava acontecendo no nosso ecossistema e como poderíamos nos apoiar. 

Na pesquisa, 70,9% das empresas reportaram o desejo de jogar no ataque, melhorando suas operações de Marketing e Vendas para superar a crise. Uma mensagem de resiliência e força!

Lançamos um portal, o Fortalecer para Crescer, que reuniu diversos recursos para ajudar nossa comunidade ao longo dessas transformações tão necessárias. 

No keynote, Eric ainda compartilhou cases de superação de clientes da RD que conseguiram reformular rapidamente suas ofertas e crescer durante a crise. Confira as histórias da Conquer e da Hiper!

... mas nenhuma delas foi novidade

O CEO reforçou que, apesar de repentinas, nenhuma dessas mudanças aceleradas pela crise foram novidades. Eric apresentou, em sua palestra no RD Summit 2019, duas mega tendências que, para ele, definiriam o curso das empresas do nosso mercado. Um ano depois, ele segue acreditando firmemente nessas tendências. 

Para ele, o comportamento do consumidor já mudou, e não é de hoje. O consumidor segue tendo muitas opções à disposição, voz ativa e ampliada através das redes e acesso irrestrito à informação. É esse mix que compõe as duas principais tendências destacadas na palestra.

A evolução do Inbound Marketing

Segundo Eric Santos, o consumidor moderno terá expectativa de viver processos de compra total ou parcialmente digitais, o que obrigará as empresas a repensar seus modelos de vendas e investir em conteúdo. Mesmo que a compra seja presencial, o consumidor sentirá necessidade de apoio educativo e informativo pelas redes. 

Nesse sentido, ele destaca a agenda que a RD Station já segue para os próximos anos:

  • Diferenciar o conteúdo;
  • Reduzir pontos de fricção na jornada de compra;
  • Redefinir os alinhamentos entre Marketing e Vendas;
  • Adotar uma estratégia de crescimento orientada a produto (Product-Led Growth).

Customers for life, revenue as a science

A segunda tendência que Eric Santos trouxe em seu keynote foi a importância do foco em retenção, de otimizar processos e rotinas pensando sempre no que impacta a satisfação e a permanência do cliente. 

Em paralelo, a criação de uma máquina de talentos internamente é fundamental para garantir crescimento em escala. Para ele, isso envolve um investimento forte em enablement, além da integração real entre Marketing, Vendas e Serviços.

Para Santos, todos esses movimentos já são realidade dentro da RD. O CEO adiantou que, para 2021, prevê um investimento de R$50 milhões no desenvolvimento da plataforma RD Station. Em suas palavras: estamos em um momento especial de aceleração, na RD e no nosso mercado, e precisamos agir em cima disso! 

Eric Santos Hostel by RD Summit

Gostou das dicas e insights? Este foi apenas um resumo do que rolou na conversa! Para assistir a essa e às demais apresentações do evento na íntegra é só acessar a plataforma do Hostel by RD Summit. As gravações serão disponibilizadas a partir do dia 07/12!

Manoela Folador

Manoela Folador

Quem escreveu este post

Marketing Analyst na Resultados Digitais

Veja também

Notícias
Webinar: como minimizar impactos da quarentena em Marketing e Vendas
Notícias
RD Summit 2023: saiba o que foi destaque no terceiro dia do evento
Notícias
Movimento Black Money, Inventivos e RD Station lançam a pesquisa Afroempreendedorismo Brasil