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Dica de SEO #8: corrija erros 404 e links quebrados

Além de prejudicar a usabilidade do site, links com erro 404 muitas vezes possuem um pouco de autoridade que acaba perdida

Error 404 Not Found.

Provavelmente você já acessou uma página e encontrou essa frase no lugar do conteúdo.

Esse erro acontece sempre que um usuário tenta acessar uma URL inexistente dentro de um domínio.

Além de prejudicar a usabilidade do site, links com erro 404 muitas vezes possuem um pouco de autoridade que acaba perdida.

Com os redirecionamentos corretos, essa autoridade e o usuário são enviados para a página mais relevante.

Como você só descobre muitos erros 404 após algumas ocorrências, uma boa ideia é ter uma página de erro 404 personalizada, que gere valor. Dessa forma você mantém o usuário dentro do ambiente do seu site e ainda tem a oportunidade de gerar mais Leads.

Como corrigir?

No WordPress, é possível identificá-los automaticamente, por meio do plugin Broken Link Checker. Outros sites podem usar ferramentas online, como o Dead Link Checker.

Caso o link seja interno, substitua-o pelo correto e faça o redirecionamento 301 do link errado. Caso seja externo, substitua-o por um link externo válido.

Também é possível encontrar links com erro 404 no Google Search Console. Dentro do Search Analytics, acesse “Rastreamento” e depois “Erros de rastreamento”, faça download do relatório em planilha e redirecione um a um para a página mais relevante sobre o assunto.

Muitas vezes acontece uma troca de links sem redirecionamento, então pode direcioná-lo para a página correta, para um artigo muito semelhante ou até para a categoria em que se encaixa. Lembre-se de não redirecionar todos os links para a página inicial.

No WordPress existem vários plugins que ajudam a fazer esse redirecionamento 301, como o Redirection.

Também é possível fazer redirecionamento utilizando PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails. Leia mais sobre isso no post da Agência Mestre.

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