Blog de Marketing Digital de Resultados

Dica de SEO #8: Corrija erros 404 e links quebrados

Além de prejudicar a usabilidade do site, links com erro 404 muitas vezes possuem um pouco de autoridade que acaba perdida

Erro 404 é a mensagem que aparece quando o visitante tenta acessar uma página que não existe, que está com a URL errada ou que foi removida do site. Se trata de uma mensagem automática enviada pelo servidor em que o site está hospedado, avisando que aquela página não foi encontrada.


Error 404 Not Found.

Provavelmente você já acessou uma página e encontrou essa frase no lugar do conteúdo. Esse erro acontece sempre que um usuário tenta acessar uma URL inexistente dentro de um domínio. As principais causas normalmente são: erro do usuário na hora da digitação da URL; a página foi removida do site ou houve modificação na URL e não foi feito nenhum redirecionamento.

Qual o impacto do ERRO 404 no site?

Além de prejudicar a usabilidade do site, links com erro 404 muitas vezes possuem um pouco de autoridade que acaba perdida, prejudicando também pelo ponto de vista de SEO. Com os redirecionamentos corretos, essa autoridade e o usuário são enviados para a página mais relevante. Outro ponto de atenção é que, um site com muitas páginas de ERRO 404 pode acabar tendo uma taxa de rejeição muito alta, afinal o usuário entra na página e logo sai sem nenhuma ação. O tempo de permanência no site faz parte dos fatores de classificação do Google, então se você tiver muitas páginas de ERRO 404, pode acabar sendo penalizado.

Como descobrir e corrigir os links com ERRO 404?

No WordPress, é possível identificá-los automaticamente, por meio do plugin Broken Link Checker. Outros sites podem usar ferramentas online, como o Dead Link Checker. Caso o link seja interno, substitua-o pelo correto e faça o redirecionamento 301 do link errado. Se for um link externo, substitua-o por um link externo válido.

Também é possível encontrar links com erro 404 no Google Search Console. Dentro do Search Analytics, acesse “Rastreamento” e depois “Erros de rastreamento”, faça download do relatório em planilha e redirecione um a um para a página mais relevante sobre o assunto.

Muitas vezes acontece uma troca de links sem redirecionamento, então pode direcioná-lo para a página correta, um artigo muito semelhante ou até para a categoria em que se encaixa. Lembre-se de não redirecionar todos os links com erro para a página inicial, mas sim para páginas relacionadas a ele. Quando é feito um redirecionamento em massa de todas as páginas com ERRO 404 para a home sem uma atenção sobre a temática de cada uma delas, o Google pode interpretar como um soft 404, e isso pode afetar outros redirecionamentos que fariam sentido ir para a home.

No WordPress existem vários plugins que ajudam a fazer esse redirecionamento 301, como o Redirection.

Também é possível fazer redirecionamento utilizando PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails. Leia mais sobre isso no post da Agência Mestre.

Página de ERRO 404 personalizada

Como você só descobre muitos erros 404 após algumas ocorrências, uma boa ideia é ter uma página de erro 404 personalizada, que gere valor. Dessa forma você mantém o usuário dentro do ambiente do seu site e ainda tem a oportunidade de gerar mais Leads.

Ter uma página de ERRO 404 personalizada, direcionando-a para a conversão, é uma excelente oportunidade de tornar uma experiência ruim em uma experiência positiva e muito lucrativa!

Veja abaixo nossas dicas de como customizar essa página.

1- Reconhecer o erro e pedir desculpas:

Sempre peça desculpas pelo erro, afinal essa página não é um local que o usuário escolheu estar, por isso é importante esse tipo de comunicação. Não esqueça de fazer esse pedido de desculpas de acordo com o tom de voz da sua marca e considerando a sua persona. Se ela for engraçada, talvez faça sentido você fazer uma piada e usar um tom mais engraçado no copy dessa página de erro.

Pedido de desculpas na página de erro 404 do RD Station

Pedido de desculpas na página de ERRO 404 do RD Station

2- Entregar valor ao seu visitante:

Ofereça a ele conteúdos que podem ser de seu interesse, fale mais sobre a marca, indique artigos, etc. Além de indicar outras opções de navegação dentro do seu site, isso ajuda a deixar o visitante menos frustrado.

Conteúdos recomendados página de Erro 404 do RD Station

Página de Erro 404 do RD Station

 

3- Ofereça opções de navegação:

Nesse momento é sempre bom, além de mostrar conteúdos relacionados, também dar opções para o cliente navegar pelo seu site, seja através de links para categorias ou diretórios. Isso pode facilitar a vida do visitante para encontrar o que busca e não simplesmente sair da página (aumentando a taxa de bounce).

Página de Erro 404 do RD Station

Página de Erro 404 do RD Station

4- Insira um campo de busca:

Mesmo oferecendo conteúdos e links para outras categorias do seu site, é importante inserir um campo de busca, pois assim o usuário pode procurar com maior facilidade um conteúdo do seu interesse.

Página de Erro 404 do Blog da Resultados Digitais

Página de Erro 404 do Blog da Resultados Digitais

Quer mais 26 dicas de SEO?

Criamos um eBook no qual reunimos estratégias que adotamos aqui na Resultados Digitais e que sugerimos que você aplique também. Elas ajudarão seu site a melhorar a classificação no Google, atraindo mais visitas, Leads e vendas para o seu negócio.

Para ter acesso e impulsionar seu site no Google, basta fazer aqui o download do eBook 27 dicas de SEO acionáveis.

eBook: 27 dicas de SEO acionáveis para impulsionar seu site no Google

Veja algumas estratégias que você pode adotar em seu site para melhorar seu posicionamento e atrair mais tráfego

Marcadores:

Deixe seu comentário