5 erros comuns na hora de estruturar Marketing e Vendas, por André Siqueira

O fundador da RD Station aponta os erros mais comuns que as empresas cometem ao estruturar Marketing e Vendas - e como evitá-los


André Siqueira é um dos co-fundadores da RD Station e um dos maiores nomes do Marketing Digital do Brasil. Ele foi por muitos anos o responsável pela área de Marketing, trabalhando sempre em conjunto com o time de Vendas para criar e desenvolver a nossa máquina de aquisição de clientes – que, aliás, é o nome do seu recém-lançado livro.

Assim, André pode falar com propriedade sobre a relação nem sempre harmoniosa entre as áreas de Marketing e Vendas dentro de uma empresa. No RD Hostel 2021, ele decidiu abordar em sua palestra os principais erros que acontecem nesse trabalho em conjunto, que é fundamental para o crescimento previsível de qualquer negócio.

Neste post, trazemos um resumo do que o André falou em sua apresentação, mas você pode assisti-la na íntegra! Basta se inscrever pelo banner abaixo, e assim conseguir acesso a todas as palestras do RD Hostel 2021 para se aprofundar em Marketing, Vendas e Inovação. Confere lá o conteúdo incrível que preparamos, e depois continue lendo o artigo.

Assista ao RD Hostel 2021

5 erros comuns ao estruturar Marketing e Vendas

“Se machucar é importante porque traz aprendizados. A gente entende onde errou, consegue absorver melhor os problemas e consegue encontrar caminhos para solucioná-los”, ensina André. Ele listou 5 erros comuns, que aconteceram na RD e em muitas outras empresas para as quais faz consultorias e mentOrias, quando se está estruturando as áreas de Marketing e Vendas.

1. A base não é sólida

Antes de pensar em investir forte em Marketing e Vendas, você precisa fazer a seguinte pergunta: o meu produto ou serviço é bom? Uma resposta positiva é determinante para que a sua empresa tenha condições de crescer.

E quem pode responder essa pergunta da forma mais apropriada são os seus clientes. Você pode fazer pesquisas de NPS (Net Promoter Score), por exemplo. Um produto ou serviço ruim até pode conseguir algumas vendas iniciais, mas isso não é sustentável. 

Além disso, é preciso entender profundamente quem é o seu cliente e definir o seu posicionamento. Por fim, entenda seus custos do seu produto ou serviço e só a partir daí pense em estruturar sua área de Marketing e Vendas.

2. A estratégia é 100% copiada de outras empresas

Outro erro comum em Marketing e Vendas é tentar imitar totalmente estratégias que foram bem sucedidas em outros negócios. Às vezes, as pessoas fazem isso até mesmo tirando “inspiração” em segmentos completamente incompatíveis.

André lembra que existem metodologias que podem ser estudadas e aplicadas, mas que é preciso pensar profundamente a respeito delas e fazer as adaptações necessárias. Assim, você conseguirá andar com as próprias pernas e reforçar sua marca.

5 erros de marketing e vendas - André Siqueira RD Hostel 2021

3. Buscamos a onda do momento

Fazer o que está na moda apenas por fazer costuma dar muito errado. Vemos muito isso na escolha de canais, por exemplo. Será que o TikTok é mesmo para você? E será que vale gastar uma verba enorme com um influenciador digital só porque tem muitos seguidores?

André indica que você não fique pulando de galho em galho, mas sim que se aprofunde em poucos canais. Ele dá o exemplo do Marketing de Conteúdo, que funcionou para a RD Station e muitas outras empresas. É preciso muito estudo e compreensão do público para dar certo com ele, além de perseverança na produção de artigos e materiais.

4. Não entende os papéis de cada ação

“Não pegue o Messi para o seu time e coloque ele para jogar de goleiro”, diz André Siqueira. Ou seja, os times de Marketing e Vendas têm, internamente, funções e ações importantes para que seja atingido um objetivo final em comum: fazer mais vendas. Só que nem tudo se resume à hora do gol, digo, da venda.

Então, respeite as etapas do funil de Marketing e Vendas e o momento dos seus Leads na jornada de compra. Não adianta postar propaganda o tempo todo nas redes sociais ou querer fazer uma venda diretamente em todo blogpost. Pense em construir relacionamentos, fazer abordagens de remarketing e oferecer conteúdos para conversão, por exemplo.

5. Confio só nas ferramentas

Ferramentas de Marketing e Vendas podem ser maravilhosas, mas precisam de pessoas qualificadas para programá-las e operá-las. “Ter excelentes profissionais é o melhor investimento que a sua empresa pode fazer”, diz André Siqueira. E nem sempre elas estarão prontas no mercado, então invista em treinamentos, cursos e livros para seu time.

Assista à palestra do André Siqueira na íntegra

Espero que essa lista de 5 erros comuns ao estruturar Marketing e Vendas tenha feito você refletir e ter alguns insights. A minha dica, porém, é assistir na íntegra a tudo que o André Siqueira apresentou. Ele se aprofundou em cada item e ainda trouxe dicas preciosas para quem está formando times, ou mesmo tentando melhorar.

Clique no banner e se inscreva para ter acesso a todo o conteúdo do RD Hostel 2021. São mais de 80 painéis e palestras, com mais de 120 profissionais de ponta do Brasil e do mundo. E é de graça!

Assista ao RD Hostel 2021

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários