Escalabilidade: o que é e como ganhar escala na sua empresa

Saiba o que é escalabilidade, uma capacidade cada vez mais desejada entre empresas, e veja dicas para ganhar escala no seu negócio


A escalabilidade é a capacidade de empresas terem bom desempenho mesmo com uma carga de trabalho maior, por exemplo quando as vendas aumentam. Um negócio escalável é aquele que consegue manter ou até melhorar seus resultados e sua eficiência, ainda que com demandas cada vez maiores.


Quem empreende certamente já ouviu falar em escalabilidade. E não é por acaso que esse termo é tão comentado entre quem tenta fazer uma empresa dar certo. Além de auxiliar na captação de investimentos, ter um negócio escalável é associar sua empresa a ideias como inovação e crescimento sustentável. 

Mas, para ter escalabilidade na prática, é preciso planejar-se. Neste artigo, você aprenderá o conceito, as vantagens e verá dicas de como ter um negócio escalável. Acompanhe!

O que é escalabilidade?

Escalabilidade é a capacidade que uma empresa tem de sustentar ou de melhorar seu desempenho, mesmo quando as vendas aumentam. Uma empresa escalável, portanto, é aquela que consegue manter ou até aumentar sua eficiência e lucro ainda que as demandas sejam maiores. Indo além do mundo corporativo, o conceito também pode ser usado para descrever sistemas, modelos e funções.

A escalabilidade traz benefícios tanto para a empresa quanto para os clientes. Para os negócios, permite reduzir custos e aumentar o lucro. Também torna a empresa mais atrativa para investidores. Já a clientela pode aproveitar custos reduzidos e melhorias nos produtos, que são aperfeiçoados constantemente.

O conceito ganhou mais destaque nos últimos anos, com o desenvolvimento da tecnologia, que tornou mais fácil a aquisição de clientes e a expansão de mercado. Empresas que vendem software como serviço (SaaS, ou software as a service) são exemplos de negócios escaláveis, já que atuam de maneira digital, sem necessidade de estoque, por exemplo. 

As startups, no geral, também têm possibilidade de serem escaláveis, pois são criadas com o objetivo de expandir rapidamente, além de usarem a tecnologia, sem a necessidade de uma grande estrutura para que funcionem. 

Mas mesmo negócios que não são do setor de tecnologia têm capacidade de escala, caso utilizem a tecnologia da maneira certa. Um exemplo disso é fazer investimentos em Marketing Digital, estratégia que permite atrair clientes a um custo mais baixo em comparação com a publicidade tradicional. Além disso, também podem adotar ferramentas que permitem automatizar tarefas. Mas, sobre isso, falaremos no próximo tópico.

escalabilidade

Como ter um negócio escalável na prática?

Manter a eficiência e a lucratividade é um desafio quando os negócios começam a crescer. A solução para manter ou melhorar os resultados mesmo com mais demanda é ter um negócio escalável. Mas como fazer isso? Trazemos algumas dicas a seguir!

Seja criativo e inovador

Essa primeira dica é voltada principalmente para quem está começando um negócio do zero. Para criar um negócio escalável, o empreendedor precisa ser criativo e inovador. 

Em um primeiro momento, a dica é usar modelos como o Canvas, que permite avaliar hipóteses. Durante o processo, é preciso focar em planejamento, mas também ter flexibilidade. Fique de olho nas mudanças de cenário do mercado e no que os concorrentes estão fazendo, para aprimorar sua estratégia até chegar ao negócio escalável.

Quando o modelo estiver validado e for viável em termos financeiros e de mercado, é hora de partir para a operação.

Organize seus processos

Ter processos bem definidos é essencial para negócios que querem ganhar escala. Dessa forma, eles podem ser ensinados para novos colaboradores, sem que a empresa dependa de uma só pessoa para fazer uma tarefa.

Uma área que merece destaque aqui é a de vendas. Ter organização e um processo comercial bem definido ajuda a crescer em escala e a ter previsibilidade de receita e de faturamento. Isso pode ser feito usando uma ferramenta de CRM.

Veja outras dicas sobre como montar um processo de vendas organizado no vídeo abaixo:

Faça um planejamento estratégico

Para alcançar a escalabilidade, é preciso encontrar um nicho de mercado e criar uma solução que vá ao encontro das necessidades do público-alvo. 

É por meio do planejamento estratégico que a empresa descobre se a ideia é viável, quais serão os custos e as etapas de crescimento. Esse planejamento pode ser revisado para que sejam implementadas melhorias contínuas.

Use soluções armazenadas na nuvem

Adotar soluções armazenadas na nuvem permite ter mais segurança, já que seus dados ficam armazenados em servidores externos, não estando sujeitos a danos que os servidores locais possam sofrer. Também reduz a necessidade de servidores físicos para armazenamento dos programas usados pela empresa.

Isso inclui softwares de todos os tipos, desde documentos de texto e planilhas até ferramentas mais robustas, como uma plataforma de Automação de Marketing ou de CRM. 

Outra vantagem é o fato de que os softwares que usam cloud computing permitem o acesso remoto, de modo que a equipe pode realizar o trabalho de qualquer lugar, bastando login, senha e conexão com a internet. Inclusive, isso tem relação com o que vamos falar no próximo tópico.

Evite depender de espaço físico

Usar soluções digitais é útil porque reduz a dependência do espaço físico, já que todos podem trabalhar de qualquer lugar. Estimular o trabalho remoto, aliás, é uma boa maneira de ganhar escala e reduzir custos. Ficar preso a um escritório pode limitar a expansão da empresa, além dos custos que manter esse espaço físico gera. 

E você, tem alguma dica sobre escalabilidade? Compartilhe com a gente nos comentários! 

Se você quiser conhecer outra maneira de aumentar seus resultados de vendas, saiba que uma forma de fazer isso é por meio da metodologia PEACE, que quer dizer Processo, Empoderamento, Abordagem, Conversão e Evolução. Cada uma dessas etapas deve ser trabalhada para garantir uma gestão comercial de alta performance e produtividade. 

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