Blog de Marketing Digital de Resultados

Em busca do seu diferencial estratégico? Estevão Soares sugere o caminho #RDSummit

Baseado nos acertos e erros da própria carreira, o palestrante mostrou o que os empreendedores podem fazer para se destacarem em um mercado altamente instável e competitivo

Este post faz parte do RD Summit Live Show, a cobertura completa do RD Summit 2018. Além de artigos, teremos entrevistas com palestrantes, fotos, vídeos e mais durante os três dias de evento. Visite a página da cobertura e fique por dentro de tudo!

Além da cobertura da palestra, também conversamos com Estevão Soares no RD Summit Live Show. Assista abaixo:

O especialista em estratégias de Marketing Digital Estêvão Soares subiu ao palco no segundo dia do RD Summit e mostrou como os empreendedores podem diferenciar suas empresas em meio a um ambiente altamente competitivo.

A seguir, confira as questões-chaves sobre as quais você deve se debruçar para chegar lá:

1.Qual é o seu contexto atual: “A estratégia sempre tem que estar alinhada com o momento interno da empresa”, disse Estêvão. Pouco adianta traçar planos a longo prazo se o que você precisa são clientes imediatos para equilibrar as contas. Ou, se a sua capacidade de atendimento está saturada, qual o sentido de focar a sua estratégia na aquisição de mais clientes? Não seria melhor trabalhar para aumentar o seu ticket médio? “Você desperdiça recursos quando seu esforço não está alinhado com o momento interno do seu negócio”, completou.

2. O que faz a sua empresa única: segundo o palestrante, muitas empresas pecam em querer copiar a concorrência. “É necessário muito esforço para ter um negócio que seja igual ao do seu concorrente. Mesmo assim, você irá falhar”, disse. Identifique o que sua empresa faz bem. O que ela oferece de melhor aos clientes? Invista nisso.

O consultor indicou os principais erros das empresas. Entre eles, o de quererem copiar a concorrência. “São momentos, pessoas, processos, fornecedores e muitos outros aspectos diferentes”.

3. Como a sua empresa é vista: comunique ao público o que você faz, mas cuide de alinhar o que você mostra e o que a audiência percebe. “Ter diferenciais competitivos não é o suficiente. É preciso comunicá-los de formas simples, objetiva e verdadeira”, afirmou Estêvão. Vale lembrar: vender algo que a sua empresa não é capaz de entregar torna a rotina muito mais estressante.

4. Acumule diferenciais competitivos: reúna as atividades que aprendeu ao longo do caminho e alinhe-as com o seu momento de negócio. “Isso dará o direcionamento para você chegar onde quer”. Vale trabalhar diferenciais como: selecionar um nicho para atuar, fazer up e cross selling, ser o primeiro a oferecer determinado serviço ou tecnologia, ter eficiência operacional, reduzir a taxa de cancelamento de contratos, diminuir o custo de aquisição de clientes, aumentar o índice de satisfação e recomendação dos clientes e aumentar a taxa de compra. Lembre-se também de trabalhar a sua marca. Segundo Estêvão, ela será um diferencial e tanto nos próximos anos.

“Pessoas e processos devem compor o centro da sua estratégia. Todas as empresas que estão se dando bem no digital têm processos”, finalizou.



Kit de Estratégias de Marketing Digital para empresas de alto crescimento

Conheça táticas de planejamento e gestão para acelerar ainda mais o desenvolvimento da sua empresa e fazê-la ir além com Marketing Digital

Marcadores:

Deixe seu comentário