Blog de Marketing Digital de Resultados

Estratégias de Automação de Marketing para garantir a eficiência do funil de vendas

Se você já usa a Automação de Marketing, veja algumas dicas para extrair mais resultados de suas ações

Ouça o post no player abaixo:

 

 

Automação de Marketing é, como o próprio nome diz, o uso de tecnologia para automatizar ações e processos de Marketing. Com isso, é possível reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações. É a principal ferramenta para nutrir e avançar os Leads até o momento da compra.

Apesar de estar cada vez mais consolidada no mercado, a Automação de Marketing ainda gera algumas concepções equivocadas. Ela não se limita, por exemplo, a configurar um auto-responder no seu email. Ou a deixar suas postagens nas redes sociais programadas. Essas são ações simples.

Olha só essa definição:

Automação de Marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online. É entender exatamente o interesse do Lead e seu estágio de compra, dando a ele todas as informações de que precisa em determinado momento de maneira automatizada.”

Recentemente, realizamos a Semana das Estratégias Avançadas de Marketing Digital. Foram 6 webinars gratuitos com especialistas em temas para quem quer extrair mais resultados das suas ações. Uma das conversas teve como assunto “Automação de Marketing: estratégias para garantir a eficiência do funil de vendas”.

Neste post, vamos contar um pouco do que Rodrigo Martucci, da Nação Digital, e Gabriel Folis, aqui da RD, debateram ao vivo. Você pode assistir ao vídeo na íntegra, além de todas as outras 5 transmissões, inscrevendo-se abaixo. Depois, continue lendo!

Semana das Estratégias Avançadas de Marketing Digital

Assista a 6 bate-papos exclusivos e gratuitos sobre SEO, Mídia Paga, Redes Sociais, Automação de Marketing, Análise de dados e muito mais. Você vai encontrar nas técnicas aprofundadas o gatilho que falta para fazer o seu negócio crescer com Marketing Digital.

9 benefícios da Automação de Marketing para a sua empresa

Antes de falarmos sobre o webinar, vale reforçar a importância da Automação de Marketing no atual contexto. Por isso, vamos listar 9 benefícios que ela traz para a sua empresa. Você pode encontrar o detalhamento de cada um deles na nossa página épica sobre o tema. Veja quais são:

  1. Nutrição de Leads que não estão prontos
  2. Mais eficiência no funil
  3. Leads mais preparados geram tickets maiores
  4. Comunicação personalizada para cada persona
  5. Menos trabalho recorrente para o marketing
  6. Vendedores recebem Leads mais preparados
  7. Ciclo de vendas menor
  8. Mais produtividade para os vendedores
  9. Leads mais preparados têm mais sucesso com o produto

Agora que você já conhece alguns dos benefícios, vamos falar de estratégias mais específicas, que podem trazer resultados concretos para o seu funil de vendas. Lembre-se que você pode, a qualquer momento, iniciar seu teste gratuito do RD Station Marketing.

rd station marketing 1

Estratégias de Automação de Marketing

Em seu webinar na Semana de Estratégias Avançadas de Marketing Digital, Rodrigo Martucci e Gabriel Folis abordaram o tema da Automação de Marketing dividindo-o em três etapas:

  1. Planejamento
  2. Execução
  3. Análise e otimização

Vamos usar a mesma divisão no post, para facilitar a compreensão. A atenção dada a cada uma delas é diferente, mas todas as fases são importantes!

1. Planejamento

Aqui, o primordial é olhar para o básico. Assim, é possível garantir a sustentação e o direcionamento de toda a estratégia de Automação de Marketing. E isso serve tanto para quem está começando-a do zero quanto para quem está atualizando a estrutura, dando alguns passos atrás.

Se você já tem algumas coisas andando, o caminho pode estar em revisões. Por exemplo: personas, jornada de compra, formulários e conteúdos. Para te ajudar, o Gabriel Folis compartilhou um material bem bacana, o template de Mapeamento de conteúdos gerais de acordo com a jornada de compra. É só fazer uma cópia e usar!

Faça um desenho do plano

Aqui estamos literalmente de um desenho. Pode ser um quadro branco, as cartolinas que a gente usava na escola ou, se você é dessas pessoas modernas, uma ferramenta digital. Veja algumas opções: Miro, MindMeister, draw.io, Coggle e Funnelytics.

A ideia desse desenho é permitir entender as dinâmicas, a sequência de fluxos, e os gatilhos de entrada. Além disso, possibilita compreender segmentações, tags, emails, passos e tudo mais que será demandado.

Por fim, você precisa encerrar essa etapa tendo muito claro os objetivos macro dos fluxos e sequência de fluxos. Só passe para a parte da execução com isso definido, senão poderá apenas perder tempo e precisar recomeçar.

2. Execução

Essa etapa foi, naturalmente, a mais detalhada pelo Rodrigo Martucci e pelo Gabriel Folis. Eles deram dicas mais práticas e avançadas que potencializando a Automação de Marketing e melhoram a eficiência do funil. Veja algumas delas:

  • Criar segmentações individuais que trazem os Leads qualificados e oportunidades de cada uma das personas, usando-as como gatilho de entrada de fluxos paralelos de alteração de estágio do funil;
  • Inserir tags quando os Leads entrarem e removê-las quando saírem, para que seja sinalizado para não receber newsletter enquanto estiver sendo nutrido;
  • Usar tags para sinalização de interesse, de acordo com o fluxo que o Lead entra ou link que clica. Elas podem ficar permanentemente, podendo segmentar a base de acordo com o interesse;
  • Em relação à duração do fluxo de nutrição, menos é mais. Depende do segmento, mas pode ser mais interessante montar micro jornadas, com 3 a 4 emails-âncora;
  • Caso o Lead não tenha aberto um email, mandar de novo com assunto diferente;
  • Caso tenha aberto, mas não clicou: novo email, copy diferente e mesmo link;
  • Insira apenas 1 link nos emails, para otimizar as segmentações, análises e ações que esperadas do Lead;
  • Fazer ativação de Leads além do email, fazendo remarketing e integrações com ferramentas de SMS e WhatsApp.

Automação e integração de Marketing e Vendas

Veja mais dicas, puxando para a parte de vendas:

  • Ter um SLA entre Marketing e Vendas é fundamental para o sucesso de seus fluxos de automação. É essencial para a marcação de oportunidades, usando tanto o Lead Tracking quanto o Lead Scoring;
  • Criar um fluxo de lost, também desenhado no SLA, para que determinados Leads possam ser reengajados, dependendo do motivo;
  • Desenvolva fluxos de pós-venda e indicação, como um guia de como utilizar seu produto ou serviço e sugestões de ecommerce, como um fluxo de roupas e acessórios que combinam com o que foi comprado.

Tanto o Rodrigo quanto o Gabriel deram ainda mais dicas no webinar. Lembrando que, para assisti-lo na íntegra, basta se inscrever gratuitamente.

3. Análise e otimização

Aqui não tem muito segredo: é testar, testar e testar. Depois, testar mais um pouco. Experimentar é o que vai fazer você encontrar as melhores ações de Automação de Marketing. Não tenha medo de ir na base da tentativa e erro. Faz parte!

Não é porque os fluxos trabalham automaticamente que podem ser deixados sem supervisão, digamos assim. De tempos em tempos, é preciso verificar os resultados e fazer a sintonia fina. Assim, o processo recomeça e é refinado.

Mas o que é, exatamente, um bom resultado para um fluxo de email? Para Rodrigo, 20% é uma boa taxa de abertura, mas sempre há espaço para melhorar. Avalie também sua taxa de cliques em CTAs, uma métrica fundamental.

Temos um material bacana para te ajudar, a Planilha de Acompanhamento de Métricas de Marketing. Ela já está na 2ª edição, e permite acompanhar a evolução do seu negócio por meio de gráficos.

Assista ao webinar sobre Estratégias de Automação de Marketing na íntegra

Neste post, fizemos um resumo sobre o que o Rodrigo Martucci e o Gabriel Folis conversaram no webinar “Automação de Marketing: estratégias para garantir a eficiência do funil de vendas”. Esperamos que as dicas sejam úteis para o seu negócio.

Porém, recomendamos que você assista ao vídeo na íntegra, para se aprofundar no tema. Para isso, basta preencher os dados abaixo para ter acesso a esse e a mais 5 webinars da Semana das Estratégias Avançadas de Marketing. É gratuito!

Semana das Estratégias Avançadas de Marketing Digital

Assista a 6 bate-papos exclusivos e gratuitos sobre SEO, Mídia Paga, Redes Sociais, Automação de Marketing, Análise de dados e muito mais. Você vai encontrar nas técnicas aprofundadas o gatilho que falta para fazer o seu negócio crescer com Marketing Digital.

Marcadores:

Deixe seu comentário