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RD Summit e os eventos que trazem clientes para dentro de casa

Faltam 100 dias para o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina; saiba mais sobre os eventos como ferramenta para fechar negócios

É notória a inclusão de aplicações e dispositivos digitais para a execução de tarefas diárias e a prestação de serviços. Considerando como exemplo somente o celular, são dezenas de aplicativos para as mais diversas funções, que vão desde a gestão e organização do tempo até a facilitação de serviços, como transporte, alimentação e operações bancárias.

São serviços buscados, contratados, utilizados e, até mesmo, cancelados  sem o menor contato entre pessoas. O modelo funciona em muitos casos, afinal, não preciso de atendimento para produtos como o Uber, que é self-service.

A praticidade e tecnologia, entretanto, colocam em xeque um importante pilar de percepção e construção de valor para as marcas: a humanização. Neste sentido, as estratégias H2H (Human to Human) se tornam uma oportunidade de diferenciação, sendo cada vez mais valorizadas, estrategicamente necessárias pelos diferentes públicos que são parte do ecossistema de cada negócio.

Esse balanço entre contato on e offline é um desafio enfrentado por muitas empresas, principalmente as de tecnologia e digitais. Afinal, como criar relacionamentos, posicionar sua marca e engajar seu público tendo como canal apenas o ambiente online?

Guia definitivo da produção de eventos como ferramenta de Marketing - 2ª Edição

Veja como um evento pode complementar sua estratégia de marketing e gerar mais Leads e vendas para sua empresa

Eventos como estratégia de marketing

Uma das ferramentas de Marketing que cumpre bem este objetivo é uma estratégia bem estruturada de eventos. De acordo com a pesquisa de 2018 da Bizzabo, 84% das lideranças (VPs e C-levels) acreditam que eventos presenciais são um componente crucial para o sucesso de uma empresa.

As empresas de softwares e serviço, em especial, investem de maneira mais consistente em eventos presenciais: a mesma pesquisa aponta que 42% delas investem mais de 21% dos seus orçamentos para marketing em eventos.

Através deles é possível promover um encontro personalizado com os clientes e parceiros e outros públicos estratégicos para o negócio. É no momento de contato ao vivo que conseguimos levar os participantes para “dentro da nossa casa”, associar todos os sentidos ao nosso produto (visão, audição, tato, paladar e olfato), mostrar qual é a essência da empresa e projetar a identidade da marca, como parte fundamental da construção de sua reputação.

E a reputação é o que vai sustentar a marca em momentos de crise, bem como trazer confiança dos clientes em lançamentos de novos produtos e soluções.

Sem entrar no mérito do Marketing Sensorial, amplamente estudado e aplicado em diversos contextos, como o varejo e entretenimento, eventos corporativos podem ser adaptados à realidade da sua empresa e apoiar sua estratégia de negócio e suas metas. Sim, estamos falando também em gerar Leads qualificados!

Eventos como ferramentas para gerar Leads

Um estudo de 2018 da AdStage mostra que 68% dos profissionais de marketing B2B usam eventos presenciais para geração de Leads. Além disso, foi constatado que 73% dos profissionais estão priorizando a qualidade dos Leads, acima da quantidade, mostrando que esse canal pode ser usado de maneira efetiva para gerar resultados.

Reconhecimento de marca, retenção de clientes, venda de serviços complementares, captação de potenciais clientes, seja qual for o propósito de marketing, um evento bem planejado será mais um braço voltado a atingir o objetivo. Ter claro o seu objetivo é o primeiro passo para não se perder nas diversas possibilidades deste universo.

A Resultados Digitais vem utilizando esse recurso há alguns anos. A nossa empresa promove durante o ano eventos itinerantes pelo país e América Latina. Além destes, a empresa realiza anualmente o RD Summit, o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, que reuniu em 2018 mais de 12 mil participantes em Florianópolis.

Cada projeto tem sua particularidade e objetivo, mas o que se tornou nossa “receita de bolo” é reunir no mesmo ambiente nossos clientes, parceiros, empresas do ecossistema em uma feira focada em negócios, Leads e conteúdo referência no nosso mercado.

Poderia dizer que a quantidade de negócios fechados, projetos criados, conselhos dados e conexões feitas é inestimável, mas não seria honesto: estimamos e contabilizamos tudo que podemos, utilizando esses dados de forma estratégica para empresa e para melhorias no projeto. Além dos números, um patrimônio inestimável: a experiência de cada participante.

Veja alguns depoimentos:

RD Summit: 100 dias para o evento mais esperado do ano!

O RD Summit é um mega evento que, neste ano, chega à sétima edição. Cerca de 2.500 profissionais atuam sob gestão da equipe de eventos para receber os mais de 11 mil participantes em nossa casa. Entendo que projetos desse porte são uma realidade para poucas empresas, mas pequenas iniciativas podem já lhe trazer bons resultados.

Além da visibilidade e experiência trazidas ao ser produtor do seu próprio projeto, ser participante, apoiador, patrocinador ou palestrante de outros eventos também contribuirão fortemente para o sucesso da sua marca.

O aftermovie oficial da edição 2018 permite entender um pouco melhor da magnitude e da atmosfera do evento:

Eventos ajudam a construir a sua marca

Não ignore esse canal. Utilize eventos e mescle constantemente ações on e offline. Eventos como uma estratégia de marketing são extraordinariamente efetivos.  As experiências ao vivo devem usar a essência da marca para guiar o participante em sua jornada durante o projeto.

Uma narrativa bem amarrada é uma ferramenta de marketing que entregará uma experiência sensorial, fazendo com que a história faça sentido, aumentando o seu nível de engajamento, retenção e atração de novos clientes. A sua marca tem uma personalidade e o evento seria onde ela mora.

E aí, sua casa está pronta para receber seus clientes?

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