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Eventos de Vendas em 2020: confira um calendário completo e descubra como aproveitá-los ao máximo!

Quando falamos em eventos de Vendas, muita gente ainda hesita em fazer o investimento por não saber o impacto que eles podem ter nos resultados da empresa

Já separou na sua agenda as datas dos maiores eventos de Vendas do Brasil?

O ano de 2020 será repleto de oportunidades para aprender, se desenvolver e atrair clientes por todo o País, e trouxemos um guia rápido para ajudá-lo a se organizar e não perder nenhuma chance!

Quando falamos em eventos de Vendas de médio e grande porte – com palestras, workshops, mentorias, experiências únicas e até shows de encerramento – pode parecer algo muito distante da realidade de algumas pessoas. Entretanto, é possível fazer valer o investimento e aproveitar todo o conhecimento compartilhado para revolucionar a forma de conduzir seus negócios.

Continue lendo para entender por que vale a pena frequentar eventos, como se planejar para ver tudo o que importa e saber quais os eventos mais importantes do ano!

Calendário de Eventos de Vendas 2020

Acesse e se programe para não perder nenhuma oportunidade!

Por que ir a eventos de Vendas?

Os maiores eventos de Vendas do País são organizados por empresas que, tradicionalmente, lançam tendências e estão à frente dos movimentos do mercado.

Por isso, participar desses encontros é uma chance de se diferenciar, consumir conteúdo de alta qualidade e se preparar para o que vem pela frente.

As oportunidades são inúmeras:

  • Palestras e mentorias com profissionais de referência;
  • Workshops de plataformas, ferramentas e novas técnicas;
  • Feiras de negócios, para conhecer novos players e até contratar soluções;
  • Áreas e momentos dedicados ao networking e troca de experiências;
  • Espaços de convivência para conhecer novos profissionais e expandir sua rede de conexões;
  • Divulgação de iniciativas inovadoras;
  • Patrocínio.

A vantagem de um evento de grande porte é que tudo isso acontece simultaneamente:

  • Você pode fazer networking durante o coffee break entre palestras;
  • Buscar soluções e conhecer as empresas pela feira de negócios;
  • Fechar contratos e conhecer pessoas nos estandes e até trocar figurinhas com profissionais que você admira.

E os profissionais convidados para palestras e painéis merecem uma menção especial. Os eventos são uma forma de estar próximo de quem realmente faz a diferença no seu segmento.

Em geral, os palestrantes compartilham segredos da própria prática, lançam livros e pesquisas em primeira mão, dão descontos e muitas outras surpresas para os participantes. Também é comum que passem o dia aproveitando o evento – o que dá a chance de tentar tirar dúvidas individualmente.

Também pode ser interessante ser um participante ativo do evento, como palestrante ou patrocinador, se o público frequentador fizer sentido para o seu negócio. Muitas empresas se beneficiam da exposição positiva que eventos proporcionam, bem como da possibilidade de atrair novos clientes e fechar negócios.

eventos de vendas

Como aproveitar esses eventos?

Como mencionamos, eventos de Vendas oferecem muitas chances de aprendizado e experiências para os participantes. Veja a seguir dicas para aproveitar ao máximo cada possibilidade!

Palestras e Workshops

Muitos eventos contam com trilhas de conhecimento, com palestras e atividades segmentadas por nível de maturidade/interesse ou área de atuação, por exemplo. Assim, diversos colaboradores de uma empresa podem aproveitar o mesmo evento, extraindo o que ele oferece de melhor conforme a sua necessidade.

Antes de comprar os ingressos, vale checar a agenda do evento e as trilhas de conteúdo para montar uma programação personalizada. Dessa forma, você se organiza para não perder as atividades de que deseja participar.

Também é interessante listar algumas dúvidas que você já tenha sobre os temas, caso um palestrante abra o microfone para perguntas.

É comum que grandes equipes se juntem para ir a eventos de Vendas. Nesse caso, para fazer valer ainda mais o investimento, uma dica é dividir o grupo para que possam consumir mais conteúdo e depois compartilhar os aprendizados.

Os palestrantes muitas vezes disponibilizam as apresentações que mostram durante suas falas, tornando ainda mais fácil dividir o conhecimento com os colegas. Aproveite para fazer anotações, relacionando o que o palestrante exibe com as situações que você enfrenta na empresa: isso torna o aprendizado ainda mais palpável, acionável.

Feiras de negócios

Nas feiras de negócios, a dica é separar um tempo para conhecer os expositores e suas soluções. Em feiras de mais de um dia, como o RD Summit, é possível marcar reuniões no próprio evento para discutir propostas e projetos e sair de lá com um contrato fechado.

Já em eventos de um único dia, divida seu tempo entre conhecer as empresas e avaliar as condições especiais que levam para os eventos. Pode ser uma ótima oportunidade para fechar negócio!

Além de mapear possíveis fornecedores ou clientes, use a feira de negócios como uma oportunidade para encontrar parceiros. Empresas com soluções complementares à sua podem ser excelentes associados para gerar novas vendas. E é sempre bom saber o que está disponível no mercado para indicar ou aconselhar seus clientes.

Para quem escolhe patrocinar, a feira de negócios é uma vitrine dinâmica, onde a sua empresa precisa se destacar com um estande atrativo e uma oferta encantadora. Assim, com tantas outras atividades acontecendo, é importante chamar a atenção e trazer as pessoas para perto.

É normal que a maior parte do público, interessado em conhecer novidades e se informar, já estejam preparados para comprar. Esteja pronto para apresentar propostas!

Treine seus vendedores para saber reconhecer um Perfil de Cliente Ideal (ICP) durante as interações no estande e passar as informações certas, que vão convencer aquela pessoa de que a oferta é interessante. E lembre-se de aproveitar todos os contatos feitos após o evento: comunicação personalizada faz toda a diferença!

Brindes são uma forma simples de se fazer presente depois do fim do evento, especialmente quando eles são úteis para atividades diárias. Assim, o participante continuará se lembrando da sua marca e poderá voltar a fazer contato no futuro!

Conexões e Networking

Muita gente tem dúvidas sobre como fazer networking” em eventos de Vendas. A realidade é que não existe uma única forma de expandir suas conexões, tudo depende das oportunidades que o evento oferece.

Você pode se aproximar de quem está sentado perto na plateia de uma palestra, por exemplo, puxando assunto casualmente antes da sessão começar. Os momentos de coffee break e almoço também são ideais para essas abordagens mais espontâneas.

O importante é estar aberto para conhecer novas pessoas. Se você está indo em um grupo, separe-se dele por alguns momentos e se desafie a interagir com outros participantes. A troca de experiências é sempre enriquecedora!

Alguns eventos promovem ações de networking, com espaços para deixar cartões e trocar contatos. Por isso, lembre-se de sempre levar seus cartões de visita consigo para os eventos!

Você pode fazer alguns esforços antes da feira acontecer. Se há um evento no Facebook, por exemplo, vale perguntar nos comentários se mais alguém do seu segmento estará presente, e se podem se encontrar para um café.

Por falar em redes sociais, produzir seu próprio conteúdo durante e após o evento é uma excelente forma de atrair novos contatos.

Você pode escrever posts com resumos sobre as palestras, compartilhar insights que teve durante um workshop ou dividir suas impressões sobre o mercado e as iniciativas que conheceu. Fomente discussões saudáveis nos comentários, use as hashtags oficiais do evento e marque a empresa organizadora!

Calendário de Eventos de Vendas 2020

Se você está se perguntando em quais eventos deve investir, temos aqui a resposta. Montamos, em parceria com a Universidade Previsível e a Ramper, um calendário completo dos maiores eventos de Vendas do ano. Então, faça o download abaixo e organize sua agenda!

Calendário de Eventos de Vendas 2020

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