Nem tudo são ovos: ideias de campanhas de Páscoa para quem não vende chocolate 🥕

Mesmo que seu negócio não venda chocolates é possível fazer boas campanhas; selecionamos alguns exemplos criativos para mostrar como


Mesmo não sendo uma data comemorativa tão popular para o comércio quanto a Black Friday ou o Natal, a Páscoa costuma aquecer as vendas, principalmente a de chocolates. Mas será que somente empresas do segmento alimentício podem aproveitá-la?

Acreditamos que não, pois os ovos de chocolate podem ser a forma mais óbvia de presentear nessa data, mas é possível ir um pouco mais a fundo e explorar o sentimento de gratidão que é celebrado no feriado. E isso vai além de segmentos de negócio, já que qualquer empresa pode fazer.

Neste post, vamos trazer algumas ideias para você colocar a sua campanha de marketing de Páscoa para rodar de forma rápida e prática. Além disso, você vai conferir alguns exemplos bem sucedidos de Landing Pages e Email Marketing para se inspirar.

32 modelos de Email Marketing para suas campanhas

99% dos consumidores checam suas caixas de email diariamente! Combine esta oportunidade com um bom modelo de Email Marketing e aproveite o potencial para prospectar, criar relacionamento e vender.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Comece a campanha de Páscoa pelo planejamento

Estar próximo dos clientes é algo desejado por toda empresa, certo? Tenha em mente essa ideia de aproximação, que tem tudo a ver com a Páscoa, na hora de planejar seus conteúdos. O planejamento deve ser feito com alguma antecedência, cerca de um mês antes.

Mas tenha cuidado, pois a data tem significado religioso e você não quer desrespeitar a crença dos seus contatos. Por isso, o mais seguro é explorar mesmo os sentimentos de gratidão e aproximação, que são universais.

Explore os 3 dias do feriado

Apesar de ser comemorada no domingo, a Páscoa é antecedida pelo feriado da Paixão de Cristo, também conhecido como Sexta-feira Santa. Boa parte das pessoas terá pelo menos 3 dias para descansar. Assim, sua campanha pode focar nisso, oferecendo dicas e promoções que ajudem seus clientes a relaxar no fim de semana prolongado.

Uma passagem com desconto para um destino atrativo, uma massagem relaxante, aquela diária na pousada, livros para ler no feriado… Para vários segmentos é possível relacionar essa ideia de tranquilidade que o feriado traz para fazer uma oferta.

Use elementos típicos da Páscoa na campanha

Relacionar sua oferta de alguma forma com o feriado de Páscoa, indo para temas correlatos, é uma ótima ideia. Para quem exagerou no chocolate, por exemplo, que tal um dia no SPA para fazer um detox ou uma matrícula na academia?

Já para quem não come carne nos dias que antecedem a Páscoa, está aí uma oportunidade para restaurantes de frutos do mar, peixarias, dentre outros fazerem uma oferta especial.

E, mesmo que você não consiga fazer essa correlação, há quem não goste de presentear com ovos de chocolate, preferindo flores, vinhos, um livro e outros presentes. Nesses casos, capriche na arte, incluindo temas que remetam à Páscoa.

Ovos, coelhinhos, pegadas e cenouras são elementos bem comuns no imaginário quando o tema é Páscoa. Por isso, utilizá-los em seus emails, redes sociais, Landing Pages e outros materiais de divulgação ajuda a entrar no clima imediatamente.

Quem fez isso muito bem, em um período pré-pandemia, foi a Lohn Bier. A marca de cervejas, que fica no interior de Santa Catarina e mantém um pub anexo à fábrica, enviou um email convidando os contatos a fazerem uma visita durante o feriado para conhecerem o cardápio especial de Páscoa. O botão de Call-to-Action trazia a possibilidade de fazer uma reserva.

email de páscoa - lohn bier

Ofereça um brinde que remeta à Páscoa

Que tal oferecer um brinde para quem fizer compras acima de certa quantia no seu ecommerce, no estilo “nas compras acima de R$ 300, ganhe um ovo de chocolate”, por exemplo? Esse tipo de ação é uma forma de entrar no clima da Páscoa, chamando atenção para a sua campanha.

Se não for possível um chocolate, envie algum souvenir que seja interessante para o cliente e tenha relação com a Páscoa mas que, ao mesmo tempo, faça-o lembrar da sua empresa, como um coelhinho ou algum outro brinde personalizado.

Faça um concurso ou sorteio

Interagir é uma boa maneira de lembrar o seu público-alvo de que você também está em clima de Páscoa. Também é uma forma de conseguir mais seguidores, aumentar a consciência de marca e presentear seus seguidores, o que tem tudo a ver com o espírito de gratidão dessa data!

Um bom exemplo desse tipo de ação é o da ferramenta de análise de concorrência SEMrush. Bem distante do mercado chocolateiro, a empresa conseguiu aproveitar a data comemorativa criando um jogo chamado Caça ao Ovo. Voltada para os clientes, era necessário logar na ferramenta e procurar os ovos. Quem achasse 15 deles teria acesso a uma lista com as 10 mil palavras-chave mais pesquisadas em 10 países.

email de páscoa - semrush

7 exemplos criativos de campanha de Páscoa para você se inspirar

Agora que você já viu alguns conceitos básicos de planejamento, vamos aos exemplos de campanhas de Páscoa! Separamos ideias legais para serem aproveitadas para quem não está no mercado de chocolates – mas, se esse for o seu caso, tem uma para vender ovos também.

1. Livraria e Editora Sêfer

Especializada em livros e artigos judaicos, a Livraria e Editora Sêfer, de São Paulo, desenvolveu com a agência ADR Web uma campanha de Páscoa — ou Pêssach, como se chama a data no calendário judaico — que deu muito certo em mais de um ano.

A ideia foi criar uma sequência de artigos no blog falando sobre o evento, sua origem histórica e importância de suas tradições. Um dos artigos fala dos itens que não podem faltar no sêder (jantar) de Pêssach.

Além de descrever e mostrar a simbologia de cada item, o post direcionava o leitor para um material rico — Checklist de Pêssach — no qual ele poderia conferir tudo o que precisava para realizar o jantar dentro dos costumes tradicionais.

A Landing Page atualmente tem uma taxa de conversão de 95% e já gerou mais de 1300 downloads.

campanha de marketing de páscoa - sefer

2. Enjoei

Oferecer um desconto é algo que toda empresa, independentemente do segmento, pode fazer, certo?

Adicionando alguns elementos temáticos de Páscoa, com um pouco de criatividade e muito conhecimento do seu público-alvo, fica fácil relacionar o seu produto à data sem parecer que está forçando a barra.

O Enjoei, por exemplo, selecionou ofertas e as enviou em um email colorido e com GIFs.

campanha de email marketing de páscoa - enjoei

3. Tok & Stok

A Tok & Stok fez uma campanha de Email Marketing com um visual bem atrativo para promover sua linha especial de utensílios de cozinha especiais para a Páscoa, que podem ser utilizados no almoço de domingo, por exemplo.

Você não precisa desenvolver produtos ou serviços especiais de Páscoa, como a Tok & Stok fez. No entanto, pode adaptar o que você já oferece em uma campanha para a data.

campanha de marketing de páscoa - tok stok

4. Laguna Tourist Hotel

O setor de turismo é um dos que podem se beneficiar de feriados como a Páscoa – respeitando as restrições da pandemia, é claro. O Laguna Tourist Hotel, por exemplo, cria pacotes de hospedagem especiais para a data todos os anos.

Neste exemplo, email convida as pessoas a viajarem e passarem o feriado ao lado de quem amam, explorando bem o sentimento de proximidade de entes queridos e de gratidão, bem comuns na Páscoa.

campanha de marketing de páscoa - laguna tourist hotel

5. 99

A 99 apostou em um assunto de email criativo — “Abra o ovo e descubra seu desconto” — para atrair a atenção e o clique dos usuários.

Depois de abrir a mensagem, o destinatário precisava clicar no botão de Call-to-Action para ir até o site da empresa e descobrir o desconto que ganhou.

campanha de marketing digital de páscoa - 99

6. Elo7

Neste email, o Elo7 aproveitou para mandar uma mensagem lembrando os clientes do verdadeiro significado de Páscoa.

Só no final do email que o usuário vê um CTA que o convida a conhecer um saldão de chocolates – mas a oferta poderia ser outra que faz sentido para sua empresa, não necessariamente relacionada com doces.

campanha de marketing de páscoa - elo7

7. iFood

Explorando a ideia de fartura, comum na Páscoa, o iFood criou um fim de semana de promoções em seus restaurantes parceiros e enviou o coelhinho do iFood para as caixas de entrada das pessoas cadastradas no site.

Se você é do segmento alimentício, que tal fazer uma promoção desse tipo?

Já que estamos falando sobre este setor, aproveite e confira o post Inbound Marketing para o mercado gastronômico: boas práticas para começar.

campanha de marketing digital de páscoa - ifood

Crie sua campanha de Páscoa completa no RD Station Marketing

A essa altura do post, você pode estar pensando que precisa de muito tempo e de várias ferramentas para colocar uma campanha de Páscoa no ar. Na verdade, você pode contar com o RD Station Marketing para botar tudo para rodar rapidamente! A ferramenta de Automação tudo-em-um da RD é líder na América Latina, justamente por ajudar muitas pequenas e médias empresas a crescerem com inteligência e eficiência no Marketing.

O RD Station Marketing tem editores drag & drop tanto de Landing Pages quanto de emails, facilitando muito a criação de peças para as suas campanhas! Você também pode criar automações para enviar para os seus Leads, de forma personalizada de acordo com as segmentações. Ainda, pode programar seus posts de Páscoa em redes sociais com antecedência. Tudo isso com dados e análises em tempo real. Faça um teste gratuito abaixo!

Post originalmente publicado em março de 2017 e atualizado mais recentemente em março de 2021.

Deixe seu comentário

Comentários

2 comentários

  1. Ana Paula

    Top!!! O que vocês indicariam para uma clinica de estética avançada? :D

  2. Maurício

    Muito bom