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15 exemplos de Call-to-Action matadores para inspirar suas estratégias de Marketing Digital

O CTA é um ponto muito relevante e tem papel decisivo em qualquer campanha

Quando se trata de Marketing Digital, os Call-to-Action (chamadas para ação ou CTAs) são formas de aproveitar oportunidades. Se você tem um público cativo no seu site, redes sociais ou mesmo campanhas de email, instruí-los sobre o que fazer a seguir é fundamental para garantir audiência e rankeamento, além de incentivar conversões.

Mas você não pode simplesmente sair pela web criando botões coloridos com frases como “Clique Aqui” para incentivar o visitante ou Lead a ir para qualquer lugar. Há vários elementos importantes que precisam ser incluídos em um CTA, se quiser atrair as pessoas certas a realizar ações que façam sentido na busca de resultados.

O Call-to-Action “que converte” não deve conter apenas uma frase como chamariz, também não pode ser interpretada como um mero botão colorido, perdido no conteúdo do email ou da página, sem qualquer atrativo para o Lead. O CTA deve ser considerado um ponto culminante de sua estratégia. Deve ser entendido como parte de uma fase de ação após uma fase introdutória, ou mesmo dentro de uma campanha inteira.

Isso pode incluir:

  • Pedir endereço de email após leitura de um artigo
  • Oferecer consultoria depois que alguém assistiu um vídeo de demonstração
  • Sugerir que um Lead compre algo depois de ver uma página de produto
  • Oferecer avaliação gratuita após uma determinada página ser visualizada

E por aí vai… dependendo da criatividade na campanha, o céu é o limite.

Boas práticas de CTA

Para que você entre de cabeça no assunto, recomendamos algumas boas práticas em um super material que fizemos. É o Guia Prático do Call-to-Action, que além da teoria tem alguns templates para você aproveitar.



O Guia Prático do Call-to-Action

eBook e Templates para você gerar mais resultado aproveitando um tráfego existente

Agora, que tal tirar as ideias da cabeça e pôr em prática? E se pensar fora da caixa, melhor ainda.

Se o objetivo é o clique, a chamada para a ação precisa ser envolvente e personalizada. Tem muita coisa bacana sendo aplicada em campanhas de Email Marketing dos mais variados segmentos. Inspire-se, capriche no conteúdo e inclua uma CTA matadora na sua estratégia!

1. Clique e confira com senso de urgência

Direto ao que importa! Tem que clicar para conferir.

O Call-to-Action complementa a estratégia, destacando desconto para a promoção que foi planejada com tempo e prazo determinado.

É um gatilho mental com senso de urgência. Aqui os elementos devem estar integrados para levar a conversão. Simples e objetivo.

angeloni - exemplos de call to action

2. Test drive

Converter Leads em oportunidades é a proposta dessa CTA, bastante utilizada em campanhas que oferecem teste gratuito (trial) de produtos ou serviços e já alinham uma possível venda.

Como é bem fundo de funil, a chamada precisa ser convincente para incentivar o clique e levar a pessoa ao produto.

exemplos de call to action

3. Simples assim

Quem não tem receio de comprar algo e depois se arrepender ou não gostar do produto ou serviço, antes de se comprometer com um contrato?

O dolorido caminho de ter que ligar, mandar email, entrar em contato para cancelar foi resolvido de forma bem simples pela Netflix com uma estratégia de convencimento declarada na frase “Cancele a qualquer momento” acima da CTA, que se transforma na isca infalível do mês grátis. Arriscamos dizer que essa garantia sozinha ajuda bastante no aumento das assinaturas.

Importante notar que a cor vermelha dos CTAs principais e secundárias correspondem à identidade da Netflix.

Netflix exemplos de call to action

4. Material rico para download

A nutrição de uma base de Leads deve considerar a entrega de bons conteúdos que ajudem na evolução da jornada de compras. Quanto mais relevante for o conteúdo, mais o interesse pelo assunto e produto vai sendo despertado.

Oferecer materiais ricos para download, como eBooks, infográficos, planilhas, fazem todo o sentido. Nessa campanha, quem converte, tem direito a baixar uma planilha gratuita de métricas de Facebook Ads.

planilha facebook ads exemplos de call to action

5. Envolvendo mais de uma persona

A ideia aqui é incentivar a pessoa a procurar uma seleção de seus produtos ou conteúdos com um CTA “Navegue Agora”.

O clique leva para uma galeria de conteúdo criativa que inspira os Leads a verem produtos ou categorias de interesse. Uma maneira de fazer isso é oferecer opções que atendam às diferentes personas de compradores.

O email inclui um CTA “Pesquisar na galeria” logo abaixo da captura de tela do menu da galeria.

exemplos de call to action - airtable

6. CTA enquete

Um CTA nem sempre precisa ser definido por um botão ou formato de texto tradicional. Que tal uma chamada para a ação inesperada, como perguntas de uma pesquisa que pode atrair a atenção dos seus Leads?

O JustFly.com criou um email dando a chance do interessado concorrer a U$1 mil em créditos de viagem ao responder a enquete “Vote por uma chance de ganhar”. Os botões do CTA são respostas de múltipla escolha para a pergunta “Quais são as férias dos seus sonhos?”

A campanha não apenas obriga o usuário a clicar, mas também oferece dados úteis sobre o tipo de produto que a pessoa provavelmente considerará comprar.

Para a estratégia dar certo, o CTA do tipo enquete deve oferecer um prêmio para incentivar o clique. Em seguida, você coleta dados que ajudam a personalizar a entrega de conteúdos futuros.

exemplos de call to action

7. Voltando com desconto

O CTA “Come Back” incentiva os antigos clientes a se inscreverem novamente no serviço de entrega de comida fresca que tem sede na Alemanha.

A intenção da campanha foi abordar Leads que foram perdendo interesse pelo produto com o passar do tempo e acabaram ficando desengajados.

Sobre o assunto, aproveite para ler o post Como se relacionar com Leads desengajados sem prejudicar seu domínio.

O HelloFresh aplicou um desconto (somente por email) de 50% com  imagens irresistíveis que deixam o Lead ansioso por sua próxima refeição.

exemplos de call to action

8. Venda surpresa

Esse CTA, além de compor o email da Toms, também foi usada como pop-up na home do site. A chamada para ação sugere uma promoção imperdível usando um efeito extra. A criatividade pode ser percebida no formato e objetivo da campanha. O “psssst” faz parecer um segredo e a palavra “surpresa” provoca sensação de expectativa.

Ainda por cima, a venda relâmpago é por tempo determinado (gatilho do senso de urgência mais uma vez bem utilizado).

É desconto de uma hora? Um ano? Dez segundos? Quem sabe? O que sabemos é que um Lead interessado agora sabe que pode obter um desconto para comprar enquanto a promoção estiver ativa.

exemplos de call to action

9. Abandono de carrinho (frete grátis)

Essa estratégia é recomendada especialmente para quem trabalha com ecommerce. Com uma boa ferramenta de automação de marketing configurada, um email automático pode ser disparado oferecendo um cupom para frete gratuito para o Lead que encerrou a sessão com produtos abandonados no carrinho.

Uma pesquisa da ComScore (UPS) revelou que o frete gratuito é um dos principais fatores de divulgação boca a boca dos ecommerces e já levou mais de 63% de consumidores a adicionarem mais itens no carrinho.

. exemplos de call to action - huckberry

10. Agende uma visita

O exemplo do CTA é de uma academia que decidiu abordar de uma forma bem direta ex-alunos que já não estão mais frequentando o espaço: o botão leva para um agendamento de visita.

Com apenas um clique, algumas ofertas podem ser personalizadas, favorecendo o retorno ou mesmo despertando o interesse do Lead.

exemplos de call to action

11. Sentimos sua falta

Mais uma vez a abordagem dos Leads desengajados é testada. A imagem também ajuda na composição do email, que oferece um desconto.

Pense naqueles Leads que já não interagem com suas campanhas há muito tempo, estão na base mas não compram. Incentivar essas pessoas com uma oferta e um apelo sentimental pode colocá-las no fluxo de vendas novamente.

exemplos de call to action

12. Eu quero

Uma chamada para a ação que vale por duas. O Lead pode escolher entre duas opções em dois botões coloridos: qual serviço quer acessar e qual interesse combina com sua necessidade no momento.

Também ajuda a trabalhar a conversão de personas diferentes em produtos ou serviços, criando um contexto que favorece a ideia.

exemplos de call to action

13. Pesquisa

O exemplo abaixo se encaixa em situações onde os Leads não estão engajando da forma esperada.

Muitos Leads perdem o interesse ou simplesmente deixam de abrir conteúdos por falta de relevância. Entender quais tipos de conteúdos podem agradar sua base, ajudam e muito nas conversões.

A empresa Economizou utilizou o Dia dos Namorados para pedir aos contatos que respondam uma pesquisa. Geralmente se usam ferramentas como Google Forms ou Type Form, que são acessadas por meio de um CTA envolvente.

exemplos de call to action

14. Direto ao ponto

O Nubank sabe se relacionar com seus Leads e clientes como ninguém.

Para aumentar o número de usuários de seu cartão, além das indicações de quem já é cliente, a estratégia é bem objetiva. Com poucas palavras, a mensagem mostra as vantagens do produto que é apresentado de maneira simples e ao mesmo tempo leva para um CTA para garantir a adesão dos interessados.

nubank - exemplos de call to action

15. Visite o site ou Landing Page

De todos os CTAs apresentadas aqui, esta talvez seja o mais usado e abusado.

Levar o usuário para visitar uma determinada página pode parecer uma opção simples, mas se não for bem trabalhada pode converter menos do que o esperado.

Nessa ação o que faz sentido é oferecer uma oferta ou desconto como isca para a busca de uma boa audiência do site. O que importa não é a forma, mas sim o conteúdo.

exemplos de call to action - anhanguera

Conclusão

É certo que o marketing muda muito com o passar dos anos. Estratégias que deram certo há alguns anos hoje podem não fazer mais sentido. Mas o objetivo final permanece o mesmo: você precisa levar os seus Leads a agir. É preciso oferecer algo para conversão.

Por isso, os CTAs são essenciais nas suas campanhas de Inbound Marketing. Mesmo que as tendências se modifiquem, que os negócios evoluam, a forma de criar e aplicar uma chamada eficiente para a ação precisa facilitar o acesso, incluindo criatividade e estratégia.

A diferença entre um bom e um mau CTA depende do conteúdo que o envolve e do contexto em que você o apresenta. Mantenha suas chamadas à ação simples e diretas, coloque-as acima da dobra, se possível, e não tenha medo de testar e experimentar uma nova abordagem.

Mas o que fazer para escrever melhores CTAs? Teste, teste e teste.

Fazer teste A/B também pode ajudar nos resultados. É um recurso que não pode ser descartado. Além do assunto do email e elementos de Landing Page, que o RD Station Marketing oferece para os clientes da ferramenta, outro ponto importante para testar são as chamadas de ação que levam aos cliques.

Se você já está neste nível e precisa entender melhor sobre quais CTAs estão funcionando para suas campanhas, é hora de estudar mais sobre o conceito. O nosso Guia do Teste A/B é um material completo com tudo o que você precisa saber para otimizar suas taxas de conversão com base em experimentos.

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