Confira 3 exemplos de personas para inspirar a sua empresa

Está com dificuldade de criar uma representação fictícia do seu cliente ideal? Veja 3 exemplos de personas que vão ajudar


Quem está à frente das estratégias de marketing de um negócio certamente já foi questionado sobre qual é o público-alvo da organização.

Na estratégia de produção de conteúdo — um dos pilares do Marketing Digital – a definição da persona é essencial. Essa representação fictícia do seu cliente ideal é baseada em dados reais de perfil e comportamento dos seus consumidores atuais e deve apresentar, também, suas histórias pessoais, motivações, objetivos e desafios.

É com base em uma ou mais personas — porque uma mesma empresa pode ter várias — que você vai executar um planejamento de conteúdo eficiente no seu Marketing Digital. Isso acontece porque é necessário conhecer a fundo seu potencial cliente para compreender qual conteúdo é relevante para ele em seu momento da jornada de compra.

Ou seja, de nada adianta começar a produzir conteúdo, estratégias de mídia paga, segmentação e fluxos de Email Marketing se você não se sabe quem (e nem como) deseja atingir.

Porém, mesmo quem já sabe o que é e qual a importância de criar uma persona pode ter dificuldade na hora da prática. Por isso, neste artigo, trazemos 3 exemplos de personas que podem servir de inspiração. Basta adaptá-los conforme as características do seu negócio. Confira!

👉  Quer outras dicas para criar suas personas? Então baixe grátis o Guia completo sobre Personas e Jornada de Compra! É só preencher os dados para acessá-lo.

Guia completo sobre Personas e Jornada de Compra

Defina os perfis de consumidores da sua empresa para entregar conteúdos certeiros aos potenciais clientes e atrai-los para o seu negócio

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Como definir uma persona?

A ideia, ao definir uma persona, é orientar-se pelo perfil do seu cliente típico, ou seja, a maioria da sua base. É importante fazer uma série de questões a si mesmo, como “quem é meu público-alvo?”, “que tipo de assunto ele tem interesse dentro do seu setor?” e “que tipo de informações ele consome e em quais veículos?”.

Pense nos assuntos em que essas pessoas podem estar interessadas, nos problemas que enfrentam no dia a dia. É importante também fazer entrevistas com esses clientes, se houver essa possibilidade. Assim, você evita achismos baseados na percepção interna da empresa. 

Em seguida, com base nas respostas obtidas nas entrevistas, será possível unificar informações e elaborar o personagem em um documento, que deve ser compartilhado com todos os colaboradores.

👉  Nós detalhamos todo o processo de criação da persona, com as perguntas e instruções do que fazer em cada etapa, no artigo Persona: como e por que criar uma para sua empresa. Você também encontra mais dicas no vídeo abaixo:

3 exemplos de personas para você se inspirar

Agora que já relembramos um pouco sobre o processo de criação, vamos falar dos exemplos de personas.

Neste post, trabalharemos com 3 personas hipotéticas, voltadas para instituições de ensino, a fim de exemplificar que tipo de informações extrair de uma persona e qual estratégia de Marketing Digital é adequada para cada uma delas.

O objetivo é que você se inspire nestes exemplos de personas, entenda a estrutura e crie outras que façam sentido para o seu negócio!

Exemplo 1: Ricardo, persona de uma escola de música

exemplos de personas

Iremos chamar essa persona de Ricardo. O Ricardo é um jovem de 25 anos que quer aprender a tocar violão como hobby. Ele tem interesse por música, assim como novas bandas e estilos musicais do momento. O principal motivo pelo qual busca uma escola de música é acalmar a agitação e estresse do dia a dia. Essa persona é fascinada por metodologias ágeis de aprendizagem.

Principais informações sobre a persona

  • Ricardo tem 25 anos, mora em Florianópolis (SC) e trabalha na área de marketing de uma empresa de tecnologia;
  • Seu principal objetivo é aprender a tocar violão para reduzir seu estresse fazendo algo que realmente gosta;
  • Ele já tentou aprender sozinho mas não conseguiu, tem dificuldade de aprender com metodologias tradicionais e quer aprender rápido, pois se não alcançar resultados no curto prazo continuará estressado;
  • Como é jovem e está há pouco tempo na sua empresa, possui um orçamento limitado para investir na escola, preferindo pagar um plano mensal, pois é inseguro com relação ao método de aprendizagem;
  • Seu instrumento é o violão, mas também tem interesse em guitarra. Seu gênero preferido é blues, gostando também de rock clássico e jazz.

Estratégias de Marketing Digital para atrair a persona

  • Alguns posts sobre novas bandas e variações de estilo musical devem atrair esta persona para o seu blog;
  • eBooks e vídeos explicando metodologia de aprendizagem que a escola implementa podem ser excelentes conteúdos ricos com foco em geração de Leads;
  • Aulas gratuitas disponibilizadas por meio de Landing Pages sem dúvida auxiliarão em um momento de compra mais avançado, onde a persona poderá testar na prática o modelo da escola e decidir se é o que está procurando;
  • Estratégias comerciais, como cupons de desconto exclusivos, principalmente nas primeiras mensalidades, auxiliarão a persona na tomada de decisão, pois reduzirão o risco envolvido na escolha.

Exemplo 2: Gustavo, persona de uma faculdade particular

exemplos de personas

Iremos chamar essa persona de Gustavo. O Gustavo está cursando o terceiro ano do ensino médio, preparando-se para o vestibular. Ele ainda tem dúvidas sobre o curso ideal para a carreira que deseja seguir e, dentro dessas variáveis, qual a melhor opção para ele, analisando a concorrência local, regional ou nacional.

Principais informações sobre a persona

  • Gustavo mora em Belo Horizonte (MG), tem 17 anos e atualmente cursa o terceiro ano do ensino médio;
  • Seu principal objetivo é validar a carreira que deseja seguir e escolher o curso de graduação que mais se adapta à sua realidade;
  • Ele está procurando uma Instituição de Ensino Superior (faculdade ou universidade);
  • Está com dificuldades em validar sua orientação vocacional;
  • Também possui dificuldade no entendimento de qual currículo, conteúdo programático e método de ensino se adequa melhor ao seu perfil e interesse;
  • Ele possui condição de investir até R$ 1.000 por mês no curso de graduação e são seus pais que assumirão o investimento;
  • Seus cursos de interesse no momento são administração e economia — seus pais possuem uma empresa familiar, convivendo com métodos de gestão no dia a dia, e por isso ele acredita ter perfil para esses cursos.

Estratégias de Marketing Digital para atrair a persona

  • Alguns posts sobre orientação vocacional, metodologias de ensino e grades curriculares devem atrair esta persona para o seu website;
  • Testes vocacionais gratuitos, utilizados como isca digital por meio de uma Landing Page, podem auxiliar sua persona a validar seu curso de interesse;
  • Após validada a carreira que a persona deseja, é possível trabalhar com materiais mais direcionados para o mercado, no caso posts ou conteúdos ricos (eBooks, webinars, infográficos) específicos sobre o curso desejado — administração, por exemplo.

Exemplo 3: Letícia, persona de uma escola particular

exemplos de personas

Iremos chamar essa persona de Letícia. A Letícia possui um filho chamado Thiago, que está iniciando o primeiro ano do primário, e está pesquisando a melhor instituição para a educação dele.

Principais informações sobre a persona

  • Letícia mora em Campinas (SP), tem 38 anos, trabalha como gestora de vendas em uma empresa e é extremamente ocupada;
  • Letícia é uma pessoa com personalidade forte, que gosta de tomar decisões com base em dados de mercado;
  • Ela tem um marido de 50 anos aposentado e um filho de 6 anos chamado Thiago, que acabou de finalizar a pré-escola;
  • Seu principal objetivo é colocar o Thiago em uma IE de qualidade, que auxilie em sua formação moral e o prepare para o mercado de trabalho no futuro;
  • Ela está com dificuldades em entender a metodologia de ensino das escolas e colégios que está pesquisando;
  • Dinheiro não é problema, desde que o ensino seja de qualidade e ela concorde com a metodologia da instituição.

Estratégias de Marketing Digital para atrair a persona

  • Posts sobre a tendência da educação básica no Brasil, com dados estatísticos, podem atrair essa persona para o seu site;
  • Conteúdos ricos, em formato de eBooks rápidos ou vídeos explicativos, abordando a metodologia de ensino e a expectativa para o futuro do aluno auxiliariam Letícia em sua decisão;
  • Conteúdos de apoio sobre como uma escola/colégio podem influenciar positivamente na consciência moral do aluno seriam válidos para despertar o interesse da persona.

👉  Ainda precisa de ajuda para definir suas personas? Então experimente nosso Fantástico Gerador de Personas! Basta seguir o passo a passo para criar de forma prática e gratuita um documento em PDF com sua persona para compartilhar na sua empresa.

Gerador de personas

Quais são os próximos passos depois de definir suas personas?

Após estudar os exemplos de personas que trouxemos no artigo e definir as suas, quais seriam os próximos passos?

Após colocar as campanhas no ar, é essencial medir os resultados. É necessário analisar as taxas de conversão, assim como os resultados absolutos no topo, meio e fundo do funil do marketing, verificando se o ROI (retorno sobre o investimento) do canal digital é atrativo para o seu negócio.

Além disso, você pode contar com uma ferramenta com o RD Station Marketing, que permite criar campanhas que ajudam a desenvolver um relacionamento com a sua persona, conduzindo-a até a compra. Faça um teste gratuito preenchendo o formulário abaixo! 👇


Artigo publicado em maio de 2016 e atualizado em abril de 2021.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

Um comentário

  1. Denis Almeida

    Como definir isso em um publico de 5000 pessoas, seria através de pesquisa? Então traria um hanking das personas mais ativas, tipo 60% musica, 20% leitura, 10% Viagem e 10% esporte? E então atacar os 4 tipos ou somente um ou dois primeiros?