5 exemplos práticos de Marketing Digital que as empresas estão implementando durante a quarentena

Quais ações podemos implementar para superar este momento de crise mantendo bons resultados? Confira 5 dicas de empresas que estão usando o Marketing Digital!

Jonatan Rodrigues
Jonatan Rodrigues8 de abril de 2020
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A crise gerada pela pandemia do COVID-19 impactou diversos mercados e segmentos diferentes. Várias empresas viram a necessidade de adaptar rapidamente o modelo de negócio, focando nas ações online. E é por isso que  exemplos práticos de Marketing Digital são tão importantes neste momento.

Afinal, é agora que as organizações precisam fortalecer suas estratégias digitais para continuar gerando resultados. E nada melhor do que entender como outras empresas estão enfrentando o momento para ter insights e conseguir replicar as principais ações de sucesso.

Então, preparamos uma série de 5 dicas práticas que foram utilizadas para contornar a crise e ajudaram essas empresas a manterem seu nível nível de produtividade.

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5 exemplos práticos de Marketing Digital para superar a crise na quarentena

Para driblar a crise atual com Marketing Digital, é importante implementar mudanças e investir em iniciativas que continuem gerando resultados para a sua empresa. Logo, confira as dicas de quem já está conseguindo números positivos mesmo neste período.

1. Reforçar o posicionamento nas mídias digitais

Se antes a forte presença do público nas redes sociais já era algo claro para as empresas, neste momento de quarentena essa presença ficou ainda mais intensa. Por isso, existe a oportunidade de reforçar o posicionamento da marca em um ambiente de grande audiência.

E aparecer o máximo possível nas mídias digitais é justamente a dica e estratégia adotada atualmente pela empresa Projeto Estrutural Online, que atua no segmento de construção civil.

Para isso, a equipe estabeleceu metas para garantir o reforço desse posicionamento. Algumas ações realizadas foram:

  • Dobrar o volume de ações nas Redes Sociais, realizando Lives no Instagram todos os dias;
  • Criação de Landing Pages para dar acesso às gravações das Lives depois que elas aconteceram;
  • Convidar parceiros estratégicos para fazer ações em conjunto;
  • Na área de Vendas, a iniciativa foi a de reduzir as primeiras parcelas para os novos clientes.

“Na área de Vendas, nós estamos trabalhando com a flexibilização, cobrando uma parcela muito baixa no início para ter contratação e continuar com a moral da equipe” - Guilherme Feijó, Co-Fundador da Projeto Estrutural Online

2. Produção de conteúdo para ajudar as empresas na prevenção ao COVID-19

Para muitos segmentos que não podem deixar de funcionar durante o período de quarentena - como supermercados, farmácias e postos de combustíveis - é fundamental manter um alto nível de prevenção ao COVID-19.

E a construção de materiais e checklists de auditoria de prevenção ao coronavírus foi a estratégia adotada pela Checklist Fácil para ajudar as empresas.

A startup de tecnologia, que trabalha com uma solução de eficiência operacional, também produziu conteúdos que ajudam no trabalho Home Office, para apoiar os outros segmentos que estão trabalhando nesta modalidade.

“No RD Station Marketing, nós utilizamos a funcionalidade de divulgação de Emails e a de segmentação de Leads para enviar cada material específico para o setor correspondente do público” - Marina Casaril, Produtora de Conteúdo da Checklist Fácil

3. Direcionar o investimento de Mídia Paga para conteúdos topo e meio de funil

Ampliar a audiência com o uso das estratégias de Mídia Paga para ter Leads que consumam conteúdos de topo e de meio de funil. Esta é a dica e principal estratégia de sucesso adotada pela Oh lala Dani neste período, ateliê de língua e cultura francesa, que atuava em espaço físico mas também com a produção de conteúdos digitais.

No início da empresa, essa também foi a ação adotada para trazer resultados a longo prazo. Então a ideia de aplicar, mais uma vez, essa estratégia mostra a importância de trabalhar o relacionamento com os contatos para avançá-los na jornada de compra, indo em direção ao fundo do funil.

“Não estamos preocupados agora com a venda. A gente está querendo que esses nossos novos consumidores entendam o conceito do Oh lala Dani, tanto no blog como no Instagram e Youtube, para que tenham um reforço de marca” - Daniela Santos, Co-Fundadora e CMO da Oh lala Dani

4. Disponibilização de conteúdo premium de forma gratuita

Com o período de crise, é esperado que o poder aquisitivo da população fique reduzido durante algum tempo. E para a Qura Editora, a estratégia de sucesso atual foi a disponibilização gratuita de edições das revistas HSM e da MIT Sloan Review Brasil.

O grande objetivo dessa ação é levar informação de qualidade e conteúdo relevante não só para os clientes pagantes, mas também para os leitores que ainda não são assinantes das revistas.

Com essa captação de Leads, o próximo passo é manter o relacionamento para no futuro dar início à estratégia de vendas.

“Primeiro queremos levar informação de qualidade porque sabemos que teremos retorno no futuro” - Letícia Frasão, Head de Inbound Marketing na Qura Editora

5. Uso de cupom de desconto para reforçar a estratégia de venda online

Atualmente, a adaptação para o ambiente de vendas online é fundamental para que as empresas continuem vendendo, evitando ficar com o estoque parado por muito tempo. E a ação de destaque da Empório Luz Design é o uso de um cupom de desconto para reforçar essa modalidade de venda.

A iniciativa de oferecer 19% de desconto com o cupom VENCEREMOS19 contou com várias ações de divulgação, como o uso do pop-up na home page do site da empresa.

Outra iniciativa importante é a abertura de canais de atendimento mais diretos, como o WhatsApp. Lembrando que o uso dessa plataforma, principalmente na versão WhatsApp Business, é mais um dos exemplos práticos de Marketing Digital que podem trazer ótimos resultados.

“Nossa loja virtual também é um incentivo para as pessoas não saírem de casa, comprarem os produtos e manter o nosso giro de estoque“ - Caio Mantovani, Sócio da Empório Luz Design

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Jonatan Rodrigues

Jonatan Rodrigues

Quem escreveu este post

Content Producer na Resultados Digitais. Especialista em Marketing de Conteúdo, com experiência em produções sobre Inbound Marketing, tecnologia, SEO, análise de dados e geração de leads.

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