Dica de SEO #10: Priorize a experiência do usuário

Conteúdos sem atrativos e difíceis de ler não vão engajar os usuários, o que pode influenciar negativamente seus resultados orgânicos

Ewerton Silva
Ewerton Silva20 de janeiro de 2020
Semana da Transformação Digital

Sabia que a experiência do usuário com o seu conteúdo é muito importante para o SEO do seu site?

Isso quer dizer que um site lento, parágrafos muito longos e um conteúdo sem atrativos não engajarão os usuários.

Pelo contrário, vão diminuir o tempo de navegação e aumentar a taxa de rejeição do seu site — e, consequentemente, influenciar de forma negativa os seus resultados orgânicos.

SEO e conteúdo

Para fazer um conteúdo escaneável é interessante não ter parágrafos com mais de 3 ou 4 linhas e incluir termos relevantes em negrito, destacando-os e tornando a leitura mais fácil e agradável.

Utilizar subtítulos, subtópicos e incluir listas de tópicos e tabelas também influencia positivamente a experiência.

Trabalhar com mídias como imagens, GIFs, vídeos e infográficos também melhora (e muito!) a experiência do usuário. Um ponto de atenção é que isso deve ser usado com cautela, pois pode impactar negativamente a velocidade do site.

Velocidade de carregamento e a experiência do usuário mobile

Um fator básico a ser considerado quando se avalia a experiência de um site para o ambiente mobile é sua velocidade de carregamento. No Brasil, temos conexões de internet mobile de média ou baixa qualidade, além de planos de dados limitados. Não devemos somente pensar no acesso do nosso site via WiFi. Poucos segundos a mais no tempo de carregamento de uma loja online podem resultar em muita diferença nas vendas.

Para melhorar esse aspecto, é preciso prestar atenção a diversos detalhes do seu site. Itens com maior impacto sobre a velocidade, como imagens, devem ser os primeiros a serem analisados. Estude utilizar formatos mais leves, como JPEG, com compressão maior (em um ponto que não prejudique a imagem).

Outros itens são códigos JavaScript e de outros tipos que devem carregar assincronamente (ou seja, não ao mesmo tempo) e depois da primeira dobra (a primeira parte do site que aparece no dispositivo sem termos que usar a barra de rolagem).

Importância da Usabilidade na experiência do usuário

Navegar um site através de um laptop com uma tela de 14 polegadas e acessar o mesmo site usando os dedos em uma tela de 4 polegadas são experiências completamente distintas. Essa adaptação é muito mais do que só redimensionar os itens para caberem nas diferentes telas.

Botões, campos de texto, textos, ícones de navegação. Todos os elementos do site têm que ser pensados em termos de tamanho, posicionamento, cor, interação e outros aspectos para telas menores e para uso dos dedos como ferramentas de navegação. Um dedo é muito menos preciso que um clique.

Por isso, os elementos devem ser grandes o suficiente para que os usuários não precisem dar zoom para interagir. Isso permite que naveguem mais confortavelmente pelo site.

O celular também possui diversos recursos gráficos que são comuns para aplicativos. Uma maneira de o site passar segurança para quem o acessa via mobile, por exemplo, é usar animações ou não ser completamente estático. Isso dá a impressão de que é um site feito para celular.

Integração com as redes sociais

As redes sociais são um elemento importante da web atualmente, tanto para os usuários quanto para as marcas que as utilizam como fonte de tráfego e branding.

Portanto, certamente elas causam algum impacto em SEO, mesmo que de maneira indireta.

Mas agora vamos revelar algumas formas com que, comprovadamente, suas redes sociais influenciam no SEO e quais são as melhores práticas para otimizá-las. Conheça:

1. Aumento da visibilidade

Como uma importante fonte de tráfego para o site, as redes sociais têm o papel de aumentar a visibilidade da marca e dos conteúdos do site.

Dessa forma, elas influenciam no SEO, pois, quanto mais links a página receber, mais rapidamente ela será indexada, mais pontos ganhará com o Google e mais backlinks pode conquistar. Veja algumas dicas para aumentar sua visibilidade:

Compartilhe o seu conteúdo

Não pense que basta publicar no seu blog e aguardar os leitores chegarem. Todo conteúdo precisa de um “empurrãozinho” para ser acessado por um bom volume de visitantes.

Então, divulgue seus links! Nas redes sociais, existem algumas maneiras de fazer isso.

A primeira e mais óbvia é publicar links na própria página ou perfil da sua marca. Capriche no texto que acompanha o link, que não precisa ser extenso, mas sim conciso e objetivo.

Outra ideia é participar de grupos e comunidades da sua área de atuação no Facebook ou LinkedIn e publicar os links nesses canais. Lá, o público já é segmentado e a probabilidade de receber atenção é maior.

E, por último, uma ideia eficiente é criar um relacionamento com outros players relevantes da sua área. Quando publicar algo que seja interessante para a Persona deles, sugira que eles compartilhem seu link.

Mas, tanto nos grupos quanto com influenciadores, seja oportuno e relevante. Sabe aquela pessoa que insiste com links e mais links para seu próprio site, sem acrescentar nada de valor? Não seja ela.

Incentive o compartilhamento social

Quer aumentar o número de compartilhamentos das suas páginas nas redes sociais? Então incentive que seus leitores também compartilhem seu conteúdo.

Para isso, o primeiro passo é criar um conteúdo original e qualificado, que mereça ser compartilhado. Você também pode explorar conteúdos polêmicos, ou nunca abordados, ou tão incríveis que façam os leitores pensarem: “preciso mostrar isso para alguém!”.

Outra atitude importante é inserir botões de compartilhamento no seu site e blog. Assim, após a leitura do conteúdo, os visitantes podem clicar no botão e compartilhar a página em seu perfil no Facebook, no Twitter, no Instagram, Pinterest, etc.

Alguns blogs têm usado também o recurso de destacar um trecho do conteúdo e inserir um botão “tweet isto” ou “compartilhe isto”. Dessa maneira, só aquele texto será compartilhado nas redes sociais, com um link para a página original.

Otimize título, imagem e descrição dos links

Quer melhorar ainda mais os compartilhamentos? Então, torne o link mais atrativo para quem é atingido pela publicação.

No código HTML da página, você pode inserir meta tags que determinarão qual título, qual imagem e qual descrição devem aparecer quando alguém compartilha o link nas redes sociais.

Aproveite para usar uma imagem interessante, no tamanho adequado para as redes sociais, além de um título chamativo e uma descrição instigante.

Mas não se preocupe se você não entende nada de programação. Geralmente, com plugins como Yoast para WordPress, é possível editar essas tags.

Dessa forma, você pode otimizar esses elementos para o link atrair mais cliques e a página receber mais visitantes.

2. Fortalecimento da marca

Redes sociais são, basicamente, redes de relacionamento. Originalmente, elas conectam pessoas com pessoas, mas as marcas também ganharam seu espaço nessa conversa.

Portanto, elas devem ser usadas prioritariamente com esse propósito. O foco nas redes sociais não é a sua marca, e sim o relacionamento com seus consumidores.

São eles que devem ser agradados, é para eles que você deve ser relevante. Só assim você conquistará a confiança do público e fortalecerá sua marca.

Mas o que isso tem a ver com SEO? Se você tem um bom relacionamento com as pessoas, elas criam uma fidelidade com seus conteúdos, acessam suas páginas com mais frequência e ainda indicam seu site para conhecidos.

Assim, você conquista não só um público fiel, mas também promotor da sua marca. E, consequentemente, recebe mais acessos e backlinks para o seu site.

Além disso, com uma marca forte na web, aumentam naturalmente as buscas pelo nome da sua empresa (branded searches) no Google.

Assim, você recebe mais confiança do buscador também, que passa a valorizar seus conteúdos no ranqueamento.

3. Dominação da primeira página de resultados

A estratégia chamada de SERP Domination consiste em ocupar todos os primeiros resultados da busca com links relacionados à sua marca, quando se pesquisa pelo seu nome.

O objetivo é gerar mais tráfego para o site, mas a estratégia serve também para eliminar resultados negativos das primeiras posições, como a citação em um site de reclamações ou uma notícia prejudicial à imagem da marca.

Nesse sentido, os perfis sociais, que costumam ser bem ranqueados, ajudam a ocupar positivamente a primeira página de resultados, gerar acessos indiretamente para o site e “empurrar” os links negativos para a segunda página.

Crie perfis otimizados (eles também ranqueiam!)

Portanto, você pode aproveitar essa oportunidade para fortalecer a sua marca.

Pense quais redes sociais são relevantes para o seu negócio e crie perfis nelas, de modo que ajudem na SERP Domination. Mas lembre-se de que não basta marcar presença – é preciso ser ativo nas redes.

Além disso, junto ao link da página ou perfil nos resultados da busca, aparece um texto descritivo (a meta description) que pode ser otimizado.

Geralmente, esse texto é editável na rede social, na configuração do perfil. Então, aproveite para fazer um texto persuasivo e com palavras que identifiquem o seu negócio.

4. Mensuração dos resultados

Como em qualquer ação do Marketing Digital, você pode e deve utilizar métricas para medir o desempenho e otimizar sua estratégia. Veja algumas dicas para fazer isso com olhos em SEO:

Escolha as métricas certas

Para cada objetivo, é preciso escolher os indicadores certos para acompanhar. Neste caso, em que queremos saber como as redes sociais influenciam no SEO, você pode ficar de olho nas seguintes métricas:

  • Volume de tráfego do site oriundo das redes sociais, ou de cada uma delas;
  • Número de compartilhamentos sociais de cada página do site;
  • Quantidade de cliques no link dos posts das redes sociais;
  • Vendas ou receita geradas por visitantes de redes sociais.

Parametrize as URLs

Parametrizar os links significa inserir tags nos links que informem sua origem (por exemplo, Facebook), a mídia (por exemplo, redes sociais) e a campanha (por exemplo, Natal).

Assim, na análise de dados de origem de tráfego no Google Analytics, você pode identificar exatamente qual rede social e qual campanha atraíram aqueles visitantes.

Para facilitar esse trabalho, o próprio Google oferece um construtor de URLs.

Quer mais 26 dicas de SEO?

Criamos um eBook no qual reunimos estratégias adotadas aqui na Resultados Digitais e que sugerimos que você utilize também. Elas ajudarão seu site a melhorar a classificação no Google, atraindo mais visitas, Leads e vendas para o seu negócio.

Para ter acesso e impulsionar seu site no Google, basta fazer aqui o download do eBook 27 dicas de SEO acionáveis.

eBook: 27 dicas de SEO acionáveis para impulsionar seu site no Google

Veja algumas estratégias que você pode adotar em seu site para melhorar seu posicionamento e atrair mais tráfego

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Ewerton Silva

Ewerton Silva

Quem escreveu este post

Especialista em SEO, é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Itajaí e trabalha com Marketing Digital desde 2011. Com frequência palestra sobre SEO e Marketing Digital e é instrutor do curso de SEO na RD University.

Veja também

Marketing
Podcast: o que é e como fazer um de qualidade em 5 passos [+ exemplos]
Marketing
Tudo sobre Newsletter: o que é, como criar, dicas de conteúdo e muito mais
Marketing
Facebook começa a combater posts que pedem para curtir, comentar, compartilhar e marcar amigos