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Inbound Mestre: Fábio Ricotta dá dicas para uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso a partir de cases da Agência Mestre #RDSummit

CEO trouxe exemplos de sucesso que você também pode aplicar no marketing da sua empresa ou entre os clientes da sua agência

Este post faz parte do RD Summit Live Show, a cobertura completa do RD Summit 2018. Além de artigos, teremos entrevistas com palestrantes, fotos, vídeos e mais durante os três dias de evento. Visite a página da cobertura e fique por dentro de tudo!

Além da cobertura da palestra, também conversamos com Fábio Ricotta no RD Summit Live Show. Assista abaixo:

Vencedor do Prêmio Agências de Resultados por dois anos consecutivos, o CEO da Agência Mestre, Fabio Ricotta, conhece bem o caminho para uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso.

No RD Summit de 2018, o profissional trouxe casos de sucesso que ele e sua equipe atenderam. São dicas que você pode também aplicar entre os clientes da sua agência ou na área de marketing da sua empresa.

Conheça dois desses cases neste post!

fabio ricotta rd summit 2018 (2)

Transformando o tráfego orgânico em conversões

Ricotta falou do caso de um cliente tinha bastante tráfego orgânico — uma empresa de licenciamento de veículos que tinha 50 mil visitas por semana.

O problema no entanto, era transformar esse volume de tráfego em clientes. A solução da Mestre foi focar por um ano em eficiência. A ideia não era aumentar o tráfego, mas as conversões, focando no nicho de São Paulo, onde o cliente atua. O resultado? Mais de mil por centro de aumento em conversões.

Para direcionar ainda mais as conversões, a estratégia foi usar o pixel de remarketing do Facebook. As pessoas que viam artigos de topo de funil eram marcadas pelo pixel, passando, então, a ver artigos de meio de funil, e assim por diante. Começou com um texto sobre carros mais econômicos, depois como pagar IPVA e, por fim, quais os documentos necessários para licenciar o veículo.

“Às vezes a gente fica gerando artigos de blog, mas como eles se conectam?”, questiona. Para ele, mais importante é pensar na estratégia de conteúdo de forma integrada.

O canal de mídia paga utilizado, no entanto, não foi escolhido ao acaso. Para descobrir o ideal para o seu caso, o melhor é testar. É preciso gastar tempo e dinheiro nesse processo, segundo Ricotta.

Para esse cliente, a Mestre pensou ainda em explorar a sazonalidade. Para Ricotta, toda empresa pode fazer uma oferta sazonal, mesmo as que pensam o contrário. Nesse caso, foi usado o Google Trends para descobrir em qual época do ano se falava mais sobre licenciamento e registro de veículos. Após descobrir que era no início do ano, foram feitas campanhas nessa época, usando o senso de urgência.

Fabio Ricotta RD Summit

Alavancando empresas B2B

Com uma empresa B2B, Ricotta conta que a Mestre gerou mais de 1500 oportunidades de negócio em apenas 5 meses. Na auditoria de SEO, o time mapeou a arquitetura do site para saber se tinha encontrabilidade sobre os temas necessários. Descobriram, então, que a empresa tinha o site principal e o blog separados e resolveram juntar ambos para aumentar a autoridade do domínio.

A equipe da Mestre também focou nas dores da persona, que Ricotta considera um dos maiores ativos para usar em uma campanha. A dica é reforçar essa dor nos seus anúncios e materiais. Foi assim que a Landing Page do eBook, com o tema “Comece a atrair mais clientes para sua loja” — um desejo comum entre o público-alvo do cliente – obteve mais de 70% de taxa de conversão.

Além disso, o cliente criou atendimentos diferentes para os vendedores de acordo com a jornada de cada Lead, aumentando o engajamento. Se uma pessoa baixou um eBook, a abordagem era uma. Se pediu um teste gratuito, era outra, e assim por diante.

Por fim, Ricotta ressaltou que igualmente importante é o trabalho feito a quatro mãos entre agência e clientes na definição de metas – que devem ser desafiadoras, mas possíveis de atingir. “A agência ou o cara do marketing não é uma bola de cristal que você contratou. Ou vocês trabalham juntos ou não dá”, diz.



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