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A regra de 20% de texto nos anúncios do Facebook: tudo o que você precisa saber

Vai anunciar ou teve seu anúncio no Facebook reprovado pela quantidade de texto? Saiba tudo sobre a regra dos 20% de texto e aumente seus resultados!

Uma coisa é certa: sabemos que não basta apenas anunciar. Principalmente quando o assunto são mídias sociais. Para cada rede ou canal, há um formato ou modelo a ser seguido para que o seu anúncio não fique, literalmente, perdido em meio à quantidade expressiva de informações que vemos nos feeds web afora.

No entanto, as coisas se complicam um pouco quando a própria rede oferece opções para que você monte o anúncio de maneira que ele possa – ou não – ser ideal para aquele meio.

É o caso da regra dos 20% de texto no Facebook Ads. Já ouviu falar? Se não, que bom: estamos aqui para explicar tudo sobre ela! Se sim, continue conosco para algumas dicas extras.

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O que é a regra de 20% de texto nos anúncios do Facebook?

A regra fala sobre o texto contido nas imagens dos anúncios. O Facebook descobriu há algum tempo que imagens com menos de 20% de texto apresentam um desempenho mais satisfatório.

Logo, para criar uma experiência melhor para o público e para os anunciantes, todos os anúncios veiculados no Facebook, no Instagram e no Audience Network estão sujeitos a um processo de análise que identifica a quantidade de texto na imagem usada no anúncio.

Ok, mas e daí? O pulo do gato está na flexibilização: o usuário, a partir da qualificação que o Facebook realiza, pode escolher diminuir ou não o conteúdo exibido nas imagens – por sua conta e risco.

E qual a estratégia do Facebook por trás disso? Simples, camuflar os anúncios entre o conteúdo já normalmente exibido no feed; mirando em imagens claras, com alta qualidade e pouco ou nenhum texto. Afinal, quem de nós postaria uma foto de viagem com uma frase bem no meio dela e passaria despercebido? Pois é…

O que conta como o texto da imagem?

O texto da imagem pode ser qualquer texto presente na imagem do anúncio ou no criativo. Ele não inclui o texto fora da imagem – como o texto do corpo do seu anúncio.

Observe o exemplo abaixo:

  1.  Texto do corpo
  2.  Imagem do anúncio
  3.  Texto da imagem

20% facebook

Como é feita a análise de texto nos anúncios do Facebook?

A análise para anúncios contendo uma imagem é baseada em quatro categorias de concentração de texto:

  • OK (boa)
  • Low (baixa)
  • Medium (média)
  • High (alta)

Estas classificações indicam ao anunciante o nível de qualidade do anúncio na plataforma de acordo com a quantidade de texto encontrada na imagem. Vamos a cada uma delas:

Image Text: OK

O Facebook ainda dá preferência para quem usa pouco ou nenhum texto nas imagens. Se o seu anúncio for categorizado como OK, não haverá restrições no alcance da publicação.

20% texto facebook

Image Text: Low

Com essa classificação, seus anúncios podem ter o alcance restringido.

teste de imagem facebook

Image Text: Medium

Nessa categoria, sua imagem alcançará ainda menos pessoas.

teste 20% facebook

Image Text: High

Caso seja classificado com alta concentração de texto, é possível que seu anúncio não atinja nenhuma audiência.

facebook 20%

Diferentes formatos de anúncios

Além da análise de anúncios contendo uma única imagem, o Facebook analisa ainda anúncios em carrossel e anúncios de vídeo:

Anúncios em carrossel

As imagens do anúncio são analisadas uma por uma para verificar se todas estão em conformidade com as diretrizes para textos em imagens. Ainda que uma única imagem do carrossel abrigue texto demais, isso afetará todo o anúncio. Logo, não adianta configurar apenas a primeira imagem do carrossel com menos de 20% de texto, por exemplo, a fim de “driblar” a plataforma.

Anúncios de vídeo

Nesse caso, a miniatura do vídeo é analisada para que o Facebook tenha certeza de que ela atende às diretrizes de texto.

Ferramenta para medir

O Facebook conta com uma ferramenta chamada Text Overlay, que permite fazer o upload da imagem que você pretende utilizar no anúncio para ver se a concentração de texto está acima ou abaixo de 20%.

A plataforma fornece um feedback instantâneo a respeito da quantidade de texto que cada anúncio possui, além da categoria em que ele se enquadra (Ok, Low, Medium ou High).

Além disso, sempre que você criar uma nova campanha no gerenciador de anúncios ou no Power Editor você receberá um aviso caso a quantidade de texto no anúncio possa limitar o alcance.

Contudo, o próprio Facebook adverte: a precisão da ferramenta não é perfeita e também não avalia imagens advindas de bancos de imagens. Use-a mais como um guia para ajudá-lo a criar o anúncio ideal.

teste overlay facebook

Exemplo de verificação de texto da imagem no Facebook.

Dicas para reduzir a quantidade de texto nos anúncios do Facebook

O próprio Facebook publicou algumas dicas aos anunciantes para que seus anúncios estejam dentro da regra dos 20% e não sofram penalizações:

  • Se precisar incluir texto na imagem, procure reduzir o tamanho da fonte do texto e/ou usar menos palavras. O texto não pode ser muito pequeno, para não dificultar a leitura.
  • Faça com que a maior parte do texto fique na caixa de texto e não diretamente sobre a imagem do anúncio.
  • Evite espalhar o texto por toda a imagem.

Dica extra: foco na imagem!

Não poderíamos deixar de falar por aqui sobre o poder de uma imagem. Ela será o primeiro item a capturar a atenção do usuário. Por isso, ainda melhor do que ter um copy excelente é contar com uma imagem de impacto, bem definida e construída para se destacar.

Você só precisa de um micro-momento: se ela for colorida, atraente ou diferente em algum sentido, fará o usuário parar para dar uma olhada mais de perto. Isso poderá gerar mais visualizações no seu anúncio e aumentar as taxas de conversão.

As exceções

A regra não se aplica a:

  • Cartazes de filmes, de concertos e festivais de música, de shows de comédia e de eventos esportivos;
  • Capas de livros e de álbuns;
  • Imagens de produtos – quando o produto inteiro pode ser visto, não apenas um zoom na imagem dele;
  • Screenshots de aplicativos e de games;
  • Caligrafia, cartoons, tirinhas;
  • Texto legal;
  • Infográficos.

E o que não é considerado exceção em uma imagem e conta como texto?

Logotipos

Qualquer logotipo baseado em texto é contado como texto, seja qual for o seu tamanho ou o alinhamento.

Marca d’água

Marcas d’água são consideradas texto, ainda que sejam obrigatórias ou estejam de acordo com as diretrizes da marca.

Números

Todos os números são considerados texto.

Conclusão

O Facebook facilita o processo, tornando-o menos rígido. Porém, ainda é preciso ficar atento, pois existem consequências previstas para os anunciantes que passarem dos 20% de texto nas imagens em anúncios.

Usar pouco texto nas imagens dos seus anúncios continua sendo a melhor ideia. E você, já lidou com o dilema da regra de 20% de texto nos anúncios do Facebook? Como foi? Conte para a gente nos comentários!

Para outras dicas de como anunciar com sucesso em uma das maiores redes sociais do mundo, baixe gratuitamente nosso eBook 25 Otimizações Práticas em Facebook Ads, uma lista de dicas comprovadas para aumentar suas conversões.

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Comentários

15 comentários

  1. Ingrid Drygalla

    Obrigada Obrigada =)

  2. Fernando

    Uma dúvida: quando o alcance não tá batendo com o valor investido do dia onde pode tá o erro mesmo que o CTR esteja bom? Digamos que eu espere 500 alcance e esteja dando 300. com público de Um Milhão

  3. Cilesia Maciel

    Boa noite, existe alguma ferramenta para testar se meu anuncio (como um todo, imagem e texto) esta “correto”, antes de postar?

  4. Rejane Barra

    Como faço para sinalizar que é um cartaz de evento e assim estar dentro da exceção?

  5. Kely Christ

    Essa regra vale para vídeos também? Obrigada!

  6. Ingo Sabage

    Será que o excesso de texto afeta também o alcance dos posts não patrocinados?

    1. Ingrid Drygalla

      O que tenho observado é que o Face vem boicotando literalmente os posts não patrocinados. Nem meu namorado ou meus melhores amigos têem visto mais meus posts não patrocinados. Se um deles vê, o outro não vê. E também não acredito nas estatísticas. Faço posts bem feitinhos em um programa top com tudo pré estabelecido, uso apenas 20% de texto, ofereço cursos que não tem na minha pequena região e que as pessoas querem e a quantia de curtidas e interesse é minúscula em relação ao número gigantesco de pessoas que ele me informa que foram atingidas. Tenho dúvidas que estes números sejam reais.

      1. Bruna Rocha

        Qual o programa que vocês usa?

  7. Reginaldo Ornellas

    É uma limitação ridícula. Não entendo o motivo disso. Se eu quero e estou PAGANDO pra divulgar uma imagem, que NECESSITA ter um texto, qual o problema? É um lixo.

    1. Ingrid Drygalla

      Bom dia, Reginaldo. O que vou escrever aqui de nenhuma forma será uma ofensa ou contrariedade ao que vc diz, está bem? O que compreendo de por que o face faz esta restrição está relacionado aos estudos que eles fazem do que as pessoas curtem e gostam. Segundo os estudos deles, as pessoas não leem mais. Textos muito longos elas passam “batido”. Então eu e vc nos perguntamos: mas se estou pagando, que importa isso a eles? Eles se importam porque eles se preocupam em agradar as pessoas e com isso continuarem populares. Eu, meu irmão, e algumas pessoas que conheço, já mal frequentam o facebook. Há outras pessoas assim, que enjoaram, ou não gostam, ou já não se satisfazem mais passando algum tempo ali. O face faz estudos para verificar o que atrai as pessoas e mantê-las ali. Então, se ele percebe que no futuro vai perder membros porque permite que suas propagandas tenham muito texto e isso não é atrativo, ele nos corta agora. E se, agora abriu uma excessão, é porque está preocupado com a diminuição de posts promocionados. Então criou esta nova norma camuflada, onde nós, os anunciantes ficaremos contentes com a liberação mas ao mesmo tempo eles estão boicotando nossos anúncios como antes para não incomodar as pessoas. Eu, particularmente, acho que é inteligente da nossa parte assumir os anúncios con poucos textos e assim, agradarmos também às pessoas que nós queremos atingir. Associar um link que leve a pessoa interessada a um texto mais esclarecedor e ainda assim, não muito longo e que contenha umas perguntas chaves como se a pesosa gostou deste artigo, se quer receber mais anúncios assim ou se quer que liguemos pra ela ou reservar uma vaga, etc, acho que é uma solução que nos ajuda a alcançar melhor nossos objetivos.

  8. Domingos Pedro

    Dica excelente pra todos usuarios do facebook.

  9. Ramon Colares

    Assim o Facebook vai conseguir ampliar seus clientes que não possuem experiencia em design e marketing.
    Nós profissionais de marketing temos muito a perder com isso, temos que continuar usando nossas técnicas de vendas para conquistar mais clientes.
    http://batermeta.com.br/dicas-de-vendas-segredos-infaliveis-para-vender/

  10. Ronaldo

    Quem limita o cliente, limita o faturamento, esta alteração do facebook não tornou a plataforma mais relevante.

  11. Gabriel Silvestri

    Muito bom, ficou bem claro. :)