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Facebook Analytics: veja 4 funcionalidades incríveis e gratuitas

A ferramenta de análise do Facebook apresenta informações valiosas sobre o seu público, que podem seu muito úteis na sua estratégia

O Facebook Analytics é uma ferramenta de análises que ajuda você a entender como as pessoas estão interagindo com sua empresa. Ele faz isso através da inspeção de aplicativos móveis e sites, tornando possível analisar todo o processo da jornada de compra.


Desde 2015, o Facebook tem investido fortemente na sua ferramenta própria de análise, o Facebook Analytics. Neste artigo. você vai conhecer o que ele pode fazer e como pode começar a utilizá-lo.

Além de todas as suas vantagens, é uma ferramenta gratuita. Continue lendo o post para aprender mais!



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Como o Facebook Analytics pode ajudar sua empresa

Um dos maiores benefícios da ferramenta é a análise de dados de todos os usuários do seu site e aplicativos, e não apenas de pessoas logadas no Facebook. Acompanhar o comportamento do seu cliente a partir de canais diversificados – e em diversos níveis – ajudará você a tomar decisões melhores.

Com o Facebook Analytics, você saberá:

  1. Como as pessoas se comportam na jornada de compra de seu produto a partir de diferentes canais (aplicativos de dispositivos móveis, seu site e a partir de sua página do Facebook). Dessa forma, é possível acompanhar o engajamento dos usuários e as visitas às páginas do seu site, além de detectar quais conteúdos fazem mais sucesso no Facebook, facilitando a identificação do perfil dos seus curtidores.
  2. As informações demográficas sobre as pessoas que estão usando seu aplicativo e/ou site e efetuando compras.
  3. Os diferentes grupos de pessoas que estão interagindo com sua marca, separando-os em funis, coortes e segmentos.

O que são funis, coortes e segmentos

Esses termos referem-se a algumas das funcionalidades existentes no Facebook Analytics que permitem que você filtre os grupos de pessoas que interagem com a sua marca. Assim, pode entender melhor os padrões de perfis e comportamentos. Veja o que é cada um deles:

  • Os funis permitem que você mensure conversões de uma sequência de ações que as pessoas realizam, além de taxas de conversão e tempos de conclusão de experiências selecionadas em seus canais;
  • Uma coorte representa um grupo de pessoas que usam seus canais para realizar a mesma ação, como adicionar produto ao carrinho no site ou aplicativo;
  • Os segmentos são grupos de pessoas definidos por eventos (conversões, por exemplo), dados demográficos, informações do dispositivo, origem de instalação do aplicativo e muito mais.

Com essas filtragens, fica muito fácil compreender o comportamento dos usuários de uma forma personalizada e que tenha mais a ver com suas estratégias.

Como começar a usar o Facebook Analytics

Para começar a usar o Facebook Analytics é necessário possuir uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook e ter previamente configurado o Pixel do Facebook em seu site. Esse pixel é o mesmo utilizado para mensurar as conversões de seus anúncios na rede social.

Para acessar o Facebook Analytics, siga os passos:

  1. Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook;
  2. Clique nas três barrinhas no canto superior esquerdo;
  3. Selecione a opção “Analytics”:

Facebook Analytics

Caso o Pixel do Facebook já esteja configurado, você já conseguirá visualizar todas as informações do seu site.

Configurações básicas para obter informações de seu aplicativo

Para obter as informações dos seus aplicativos, é necessário que um desenvolvedor realize algumas integrações. Os aplicativos compatíveis para integração com o Facebook Analytics são os desenvolvidos para iOS e Android.

Este link apresenta a documentação necessária para que seja feita essa integração.

As informações referentes às páginas do Facebook já ficam disponíveis automaticamente. Você pode criar um grupo de origens de eventos no Facebook Analytics para analisá-las.

Entendendo melhor alguns termos

Não é preciso integrar o login do Facebook ao seu aplicativo ou site para usar o Facebook Analytics. Os passos iniciais descritos acima envolvem a configuração dos canais e dos eventos de registro (essas informações virão do seu site e aplicativos após configurados), por isso é importante conhecer o significado de alguns termos muito utilizados na ferramenta:

  • Eventos: ações que as pessoas realizam, como colocar o produto no carrinho, ou compra do mesmo.
  • Fonte do evento: de onde o Facebook Analytics recebe as informações do evento. Por exemplo, se o Facebook Analytics recebe informações de evento de um aplicativo, a origem do evento é um aplicativo. Se as informações de evento são recebidas a partir do seu site, a origem do evento é o site.
  • Canais: as diferentes formas de envolvimento das pessoas com seus canais resumidamente, é o ambiente usado para registrar eventos.

Conhecendo as 4 principais funcionalidades

Facebook Analytics

1. Visão geral

Na visão geral, você pode criar segmentos para saber mais sobre seus clientes consultando todos os dados de tráfego do seu site ou aplicativo, como: usuários ativos, número de acessos e número de sessões iniciadas.

Facebook Analytics

Você pode também ter acesso a informações sobre o comportamento da sua audiência, como: quantas pessoas acessaram seu aplicativo ou visitam seu site, frequência de compras e outras ações personalizadas.

É possível, por exemplo, criar uma ação para saber quantas pessoas de determinada localidade abandonaram o carrinho, podendo assim trabalhar melhor em suas estratégias.

2. Painéis

Nessa seção é possível criar um painel personalizado que permite o rastreamento das principais métricas de desempenho. Veja um exemplo na imagem a seguir:

Facebook Analytics

3. Atividades

Aqui, você tem acesso a eventos específicos realizados pelos usuários. Pode visualizar informações como: usuários ativos, funis e coortes criados. Também dá para acompanhar a jornada de compra de seus clientes.

Facebook Analytics

Uma ideia é usar os funis no Facebook Analytics para visualizar a média de tempo que uma pessoa leva para completar cada etapa da jornada de compra. Observando as ações dos seus clientes é possível compreender melhor seus comportamentos padrões.

4. Pessoas

Nessa seção está uma importante funcionalidade dessa plataforma: Dados Demográficos. Nela, é possível explorar as informações anônimas e agregadas sobre o público. Entre elas, estão nível de instrução, status de relacionamento, estilo de vida, região em que moram e muito mais.

Facebook Analytics

A ferramenta ainda permite que você envie relatórios personalizados por email e possui uma Central de Ajuda bem completa para lhe ajudar a extrair todas as informações que você necessitar!

Agora que você já conhece o Facebook Analytics, que tal começar a usá-lo? Para explorar ainda mais as possibilidades da maior rede social do mundo, baixe o eBook “25 otimizações práticas de Facebook Ads para fazer seu ROI decolar”. É só preencher os dados abaixo!



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