Facebook Audience Insights: o que é e como definir seu público-alvo

O Facebook Audience Insights permite que você conheça seu público-alvo para que possa criar campanhas mais relevantes para sua audiência e conhecê-la melhor

Leandro Shimanuki
Leandro Shimanuki30 de julho de 2020
Semana da Transformação Digital

Facebook Audience Insights é uma ferramenta que permite conhecer seu público-alvo, para que possa criar campanhas mais relevantes para sua audiência e conhecê-la melhor. Com ela, é possível analisar as informações demográficas, geográficas, de consumo e de estilo de vida de seu público, além das páginas que curtem.


Encontrar o público correto para para uma campanha segmentada é uma das dificuldades mais comuns com que nos deparamos no processo de criação de um novo anúncio.

Neste post, vamos explicar, de forma prática, como anunciar para a pessoa certa usando o Facebook Audience Insights (Informações do Público, em Português) no Facebook, uma das ferramentas que nos ajuda muito a entender nosso público – e certamente ajudará você também. Você pode acessar a página da ferramenta aqui.

Mas primeiro, o que é Facebook Audience Insights?

O Facebook Audience Insights é uma ferramenta que permite que você conheça seu público-alvo, para que possa criar campanhas mais relevantes para sua audiência e conhecê-la melhor.

Com o recurso Audience Insights, é possível analisar:

  • As informações demográficas sobre seu público-alvo, incluindo tendências sobre idade e sexo, estado civil e cargos profissionais;
  • Informações geográficas, línguas que seu público fala;
  • Estilo de vida e informações de interesse da sua audiência;
  • As principais páginas que seu público curte;
  • Informações dos usuários que curtem sua página ou seu evento.

As informações de compras do seu público-alvo, incluindo o comportamento de compras online e em que categorias está mais propenso a comprar, e as informações sobre localização podem ajudá-lo a identificar onde veicular promoções especiais ou hospedar eventos.

RD Station

Gerencie os seus anúncios no Facebook dentro do RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Dentro dele, você pode gerenciar diretamente os seus Facebook Ads em sinergia com suas outras ações digitais, criando estratégias de remarketing para seus leads! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Como usar o Facebook Insights

Para saber mais sobre um determinado público e dados das Informações do Público, siga estes passos:

Acesse o Facebook Audience Insights no link https://www.facebook.com/ads/audience-insights/ e escolha o público que deseja analisar na tela exibida.

Logo, escolha o público que deseja analisar na tela exibida. Você poderá selecionar entre todas as pessoas no Facebook ou as pessoas conectadas à sua página.

Caso tenha várias contas de Facebook Ads, selecione a que deseja usar na lista suspensa, na parte superior da página.

Use os filtros no lado esquerdo para definir ou use gráficos interativos para refinar seu público. Você poderá criar  e guardar diferentes públicos no Facebook Insights que podem ser utilizados para  criar um anúncio.

Como criar meu público-alvo no Audience Insights

Encontrar um público-alvo será útil para encontrar as pessoas com as características desejadas para serem impactadas pela campanha.

Para entender melhor como criar nosso público-alvo com Facebook Audience Insights, vamos imaginar três conjuntos que fazem parte da nossa audiência: característica da sua campanha, característica do público e segmento do público.

Esses conjuntos são muito amplos isoladamente, portanto queremos a intersecção entre eles, pois dessa forma temos uma audiência específica, como mostra a figura abaixo.

Agora que entendemos qual público queremos encontrar, vamos apresentar 4 passos fundamentais para montarmos essa poderosa segmentação no Facebook Audience Insights.

1. Segmentar o público-alvo de acordo com sua oferta

Para iniciar seu anúncio, é necessário analisar qual é o seu público específico. Ao segmentar a audiência de sua empresa em diferentes segmentos, você atingirá pessoas mais qualificadas de acordo com seu anúncio.

Exemplo: para promover o eBook  Funil de Inbound Marketing para o Mercado de Educação, a segmentação que utilizaremos é educação.

2. Entender sua campanha

Para que seu anúncio chegue à pessoa certa, você deve entender sua campanha. É importante que você saiba responder às seguintes perguntas:

  • Qual é o interesse em comum da minha empresa e do meu público que quero atingir com a minha campanha?
  • Qual é o interesse que quero despertar no meu público com esse anúncio?

Exemplo: para o mesmo eBook de educação, o interesse comum que queremos da RD e do público da oferta é Marketing Digital.

3. Entender seu público

Dentro do seu segmento, é importante conhecer quais são as características específicas desse grupo. Veja algumas perguntas que podem ajudar a encontrar certas características:

  • Quais são os cargos da persona que quero atingir?
  • Existe alguma restrição geográfica?
  • Qual a faixa de idade?
  • Qual sua formação acadêmica?

Exemplo: para gerarmos Leads de qualidade, sendo a Resultados Digitais uma empresa B2B, queremos atingir pessoas com cargo de gestão, analistas de marketing, ou seja, pessoas com poder de decisão.

Para encontrar o público, desmarque “Estados Unidos” em “Localização” e veja os cargos que ocupam seus Leads, organize por ordem de volume e veja seus principais cargos.

No caso abaixo, os cargos são “Gestão”, “Artes, entretenimento, esportes e mídia” e “Educação e biblioteca”. Guarde esses cargos, iremos utilizá-los no próximo passo.

>> Leia também: Biblioteca de Anúncios: como usar o recurso para melhorar suas campanhas?

4. Criando seu público no Audience Insights

Seguindo nosso exemplo, podemos enxergar o público desejado para o anúncio da seguinte forma:

Para o conjunto “Características do público”, vamos inserir no direcionamento detalhado dados demográficos relacionados aos cargos, como “Gestão”, “Diretor de Marketing” etc.

Para encontrar uma intersecção com outro conjunto, vamos limitar o público selecionando interesses relacionados à educação (Conjunto “Segmento do público”).

Com esse exemplo alguns cargos relevantes são “Artes, entretenimento, esportes e mídia”, “Educação e biblioteca”, “Ministério da Educação”.

Por fim, vamos definir o último conjunto com o qual iremos fazer a intersecção com os interesses anteriores, a “Característica da campanha”.

Nesse conjunto, seguindo o exemplo do eBook de educação, iremos adicionar interesses relacionados a “Marketing Digital”, “Inbound Marketing” e “Marketing de Conteúdo”.

Depois de selecionar os dados do novo público é só salvar no botão superior e dar um nome do público.

Seguindo esses passos, teremos o público pronto para ser impactado pela nossa campanha no Gerenciador de anúncios do Facebook.

>> Leia mais: Social analytics: o que é e como analisar os dados das redes sociais da empresa?

Essa é uma maneira simples e rápida de usar o Audience Insights. É uma ferramenta muito poderosa que nos ajuda a entender melhor nossa base, importando nossos dados e analisando. Ele também nos auxilia a encontrar no Facebook um público extremamente específico através de características e interesses. Além disso, fazer intersecções de interesses é uma estratégia muito eficiente para encontrar pessoas mais qualificadas para serem impactadas pelos anúncios.

Por isso, explore o Facebook Audience Insights, descubra os interesses e características mais relevantes da sua persona e crie públicos qualificados para suas campanhas. Boas campanhas!

Se você quer se aprofundar ainda mais e entregar resultados ainda melhores com seus anúncios, confira o nosso eBook  25 otimizações práticas de Facebook Ads! É gratuito!

eBook gratuito: 25 otimizações práticas de Facebook Ads para fazer seu ROI decolar!

Confira uma lista de dicas comprovadas que vão ajudar você a aumentar suas conversões

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Post originalmente publicado em setembro de 2018 e atualizado em julho de 2020.

Leandro Shimanuki

Leandro Shimanuki

Veja também

Marketing
Linhas editoriais nas redes sociais: saiba o que são, qual a sua importância e um passo a passo para criar as suas
Marketing
Princípios da LGPD: a importância na adequação de bases legais
Marketing
11 comportamentos necessários para você se relacionar melhor com seu seguidores e ter resultados nas redes sociais