Blog de Marketing Digital de Resultados

Realidade virtual, nova segmentação de anúncios e até uma versão do Tinder: as novidades anunciadas pelo Facebook na F8

Confira as principais novidades divulgadas por Mark Zuckerberg durante o evento anual voltado a desenvolvedores

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

Em um discurso pautado pela preocupação com a privacidade do usuário na rede social, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou novidades nas ferramentas oferecidas pela empresa durante sua fala na conferência F8.

O evento, realizado anualmente na Califórnia, é voltado a desenvolvedores e empreendedores que utilizam a rede social para fazer negócios.

Além do Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger ganharão novas funcionalidades em breve. Reunimos as principais novidades anunciadas durante a conferência. Veja quais são:



eBook Facebook Ads: o guia completo

Descubra como criar campanhas no Facebook Ads e veja dicas comprovadas para aumentar suas conversões

Anúncios mais eficientes

Foram anunciadas algumas ferramentas que, segundo o Facebook, servem para entender melhor como as pessoas interagem com sua empresa na rede social.

Uma ferramenta chamada Journey, por exemplo, mostrará dados de diversos canais, agregando informações. Por exemplo, você pode descobrir que as pessoas propensas a converterem visitam seu site no celular antes de comprarem no desktop.

Da mesma forma, foi lançado um aplicativo do Facebook Analytics para celulares com o qual se pode checar as métricas, criar painéis com relatórios salvos no desktop, dentre outras funções.

Devido às recentes polêmicas da Cambridge Analytica, no texto de lançamento o Facebook faz questão de enfatizar que as atualizações respeitarão a privacidade do usuário.

O aplicativo está disponível para download na App Store e no Google Play.

Chamadas em grupo

A exemplo do que já acontece no WhatsApp e no Messenger, em breve a rede social de fotos também terá uma função de chamadas de vídeo. Serão permitidas chamadas de até quatro pessoas e será possível mexer no aplicativo enquanto os amigos com quem você conversa ficam em um thumbnail no canto da tela.

Da mesma forma, o zap terá as Group Callings, que permitirão também conversar com até mais três pessoas ao mesmo tempo.

instagram video calls

Limpeza do histórico

Depois de campanhas como a #deletefacebook, motivadas pelas polêmicas com uso de dados pela empresa, Zuckerberg apresentou uma solução menos drástica: agora será possível excluir o histórico das suas ações na rede social.

Em alguns meses, deve ser lançada uma ferramenta chamada Clear History (limpeza de histórico), que permitirá desligar a opção do Facebook armazenar seus dados.

Normalmente, o Facebook Analytics coleta informações de acordo com seus dados de navegação e curtidas, utilizando-os para mostrar anúncios no feed de notícias, certo? Com a nova função, você poderá apagar todas essas informações que foram coletadas a seu respeito.

No entanto, o CEO disse no palco que a experiência no Facebook será pior caso o usuário apague os dados, uma vez que é por meio deles que a rede social customiza os posts mostrados.

Isso não quer dizer, no entanto, que os usuários não estarão oferecendo ao Facebook uma forma de monetizar dados para anunciantes. A rede social só tornará os dados mais generalizados, de modo que não se consiga obter anúncios para perfis individuais.

Realidade aumentada

Outro lançamento foi o óculos de realidade virtual Oculus Go, que, com uma tela de LCD, funciona independentemente de celular ou computador.

Utilizando a mesma tecnologia do Samsung Gear VR, o gadget está à venda na Oculus.com por 199 dólares na capacidade de 32GB. O produto suporta aplicativos e jogos em realidade virtual.

E, para que os usuários tenham o que assistir no óculos, novos aplicativos também foram anunciados. “A Oculus Rooms, originalmente lançado para o Gear VR, foi redesenhado com o lançamento do Oculus Go e permite que amigos joguem jogos de tabuleiro, assistam a filmes e muito mais”, diz o texto de lançamento.

Já no Messenger, a realidade aumentada permite que você teste produtos de uma marca, por exemplo, além de interagir com os produtos.

Dating, o Tinder do Facebook

Por fim, uma novidade que vai surpreender quem pensava que o Facebook já tinha abarcado as funcionalidades de todos os aplicativos possíveis.

A ideia da ferramenta Dating é ajudar os usuários do Facebook a encontrarem um parceiro, similar ao que já acontece em apps como Tinder e Happn. “Há 200 milhões de pessoas que se identificam no Facebook como solteiras, então claramente há algo para fazer aqui”, disse Zuckerberg.

Você constrói um perfil de namoro e se conecta com outros solteiros na mesma área, numa parte do aplicativo do Facebook que os amigos não podem ver publicamente.

É possível selecionar um grupo e clicar nos perfis dos membros, vendo suas fotos e interesses. Depois, clica-se em uma foto para começar uma conversa na qual só é possível enviar texto.

A rede social também vai recomendar matches em potencial, com base em interesses e amigos em comuns. Os próprios amigos, no entanto, não estarão disponíveis.

A versão beta começará a ser testada este ano — não se sabe exatamente quando.

dating 1

dating 2 1dating 3dating 4dating

Muitas dessas ferramentas ainda não foram lançadas, mas vale ficar de olho, pois podem ser úteis para sua estratégia nas redes sociais.

Para aprender mais sobre como obter mais resultados com o Facebook, recomendamos a leitura destes materiais:

E você, o que achou dessas novidades? Pretende usar alguma em sua empresa?

Marcadores:

Deixe seu comentário