Facebook Stories: conheça a função similar ao Instagram Stories e Snapchat

Atualização faz parte da estratégia do Facebook para frear o crescimento do Snapchat, aplicativo que a companhia tentou comprar sem sucesso em 2013.

Mônica Custódio
Mônica Custódio29 de março de 2018
Curso de Instagram e TikTok gratuito

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Depois de lançar ferramentas similares ao Snapchat para os aplicativos do Instagram, WhatsApp e Messenger, o Facebook agora estende a possibilidade de enviar fotografias e vídeos temporários para seu principal app - o da rede social.

No comunicado oficial de lançamento da ferramenta, nomeada de Facebook Stories, o product manager da companhia, Connor Hayes, anunciou que agora será possível ir direto para a câmera clicando no ícone no canto superior esquerdo da tela ou passando o feed de notícias para o lado direito. Na câmera estão disponíveis dezenas de filtros, molduras e outros efeitos.

facebook stories

Além disso, a companhia disse estar fazendo parcerias com empresas para criar filtros de lançamentos de filmes como Meu Malvado Favorito 3, Power Rangers, Smurfs dentre outros. Também estarão disponíveis efeitos criados por artistas visuais. De acordo com o Facebook, as opções de enfeites serão atualizadas constantemente.

facebook stories
facebook stories

O Facebook Stories vinha sendo testado no aplicativo móvel da rede social em alguns países, como a Irlanda, desde o inicio do ano, conforme publicado pelo portal de notícias Business Insider em 25 de janeiro de 2017. Na ocasião, um porta-voz do Facebook disse que o plano era levar o formato para outros países nos meses seguintes.

“O jeito com que as pessoas compartilham hoje é diferente de cinco ou mesmo dois anos atrás - é muito mais visual, com muito mais fotos e vídeos do que nunca. Queremos tornar rápido e divertido para as pessoas compartilharem fotos e vídeos criativos e expressivos com quem eles quiserem, onde desejarem” - disse o Facebook.

O Facebook Stories funciona exatamente como o Instagram Stories - e, por extensão, como o Snapchat. Você adiciona fotos e vídeos à sua conta para que seus seguidores vejam e, depois de 24h, as imagens desaparecem.

As “histórias” que forem adicionadas aos perfis do Facebook não continuarão na timeline do usuário nem aparecerão no feed de notícias e, como no Instagram e no Snapchat, é possível respondê-las diretamente por mensagem. Da mesma forma que nos outros dois aplicativos, é possível editar as imagens com filtros.

O Facebook dá às Stories localização proeminente no topo do aplicativo, como no Instagram, e isso não é por acaso: faz parte de uma estratégia não só para frear o crescimento do Snapchat (lembrando que, em 2013, o Facebook tentou comprar o aplicativo, sem sucesso) como também para fazer as pessoas compartilharem mais com a câmera dos seus celulares.

facebook stories

Até então, a estratégia parece estar funcionando, já que 150 milhões dos usuários do Instagram já usam o Instagram Stories todo dia, número que se aproxima da base de usuários do Snapchat.

O Facebook Stories também pode ser outra maneira de a rede social fazer dinheiro com seus 1,8 bilhões de usuários, já que recentemente foram realizados testes de inserção de anúncios no Instagram Stories com cerca de 30 anunciantes globais, incluindo Airbnb, Nike e Netflix.

RD Station

Programe suas postagens no Facebook com o RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você ganha tempo programando seus posts em redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

Veja também

Marketing
Agência de Marketing Digital: 3 dicas de como gerar valor para seu cliente com a BW8
Marketing
Muito além da #gratidão: o que é uma Thank You Page, quais seus objetivos e como fazer
Marketing
Dashboard no Excel: veja como utilizar na prática + template gratuito para a área de Marketing