Favicon: saiba o que é, sua importância e como fazer um para o seu site

Aquele pequeno ícone tem funções importantes para reforçar a sua marca, como passar credibilidade ao visitante do seu site


Favicon é um pequeno ícone que identifica um site ou blog. Ele é exibido na aba e na tela inicial dos navegadores de internet, nos resultados mobile do Google e na seção de favoritos. O favicon é importante para reforçar a credibilidade de uma página, pois conecta o usuário com a respectiva marca.


Não é mais novidade para ninguém a importância de um site para uma empresa. Qualquer empreendimento, seja ele um pequeno ou grande negócio, deve investir em uma boa presença digital.

Para isso, ter um site ou blog deixa de ser uma simples opção e se torna uma solução. Atualmente, há várias ferramentas intuitivas que fazem com que qualquer pessoa, mesmo sem possuir conhecimentos sobre programação, possa criar um blog ou site. 

E um dos pontos mais importantes na criação do seu espaço online é o logotipo do seu site, a sua marca. Além de identificar sua empresa ou projeto, ele também aparecerá na aba do navegador. É aquele pequeno ícone, que ajuda você a encontrar o site que deseja entre as diversas abas abertas, também conhecido como favicon.

Guia para (re)fazer o site da sua empresa

Quer mais resultados com seu site? Descubra neste eBook tudo o que um site deve ter para gerar mais negócios.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é favicon?

Um favicon consiste em um pequeno ícone que deve ser inserido em um site. O nome é a união das palavras em inglês “favorite” e “icon”, que no nosso bom e velho português quer dizer “ícone favorito”. 

Normalmente, o favicon é o logotipo de uma empresa, as letras iniciais da marca ou uma imagem que indica o segmento do negócio ou o tema do site. Provavelmente você já se deparou com um favicon ao navegar em diferentes sites na web.

Aqui no portal Resultados Digitais, por exemplo, o favicon utilizado é o próprio logotipo da página. 

favicon resultados digitais

Os primórdios do favicon remontam ao final dos anos 90. Ele era um recurso que o Internet Explorer utilizava para marcar os endereços favoritos dos usuários. Nesse caso, quando um site visitado por um usuário estivesse entre os seus favoritos, o ícone surgia ao lado da URL. 

Hoje em dia, os favicons já passaram por várias mudanças e evoluções. Por isso, eles vêm se tornando bastante relevantes na construção de um site. Auxiliam, inclusive, na divulgação e no engajamento da marca do negócio.

Além do mais, um favicon também proporciona uma aparência mais profissional para o seu site, melhorando ainda mais a sua presença digital. Como as pessoas estão acostumadas à presença dele, acabam estranhando caso ele não apareça.

Possíveis formatos de arquivo de favicon

Há alguns anos, o favicon necessariamente era um arquivo nomeado com extensão .ICO. No entanto, hoje é possível usar favicons em outros tipos de formatos. Contudo, é importante lembrar que cada navegador pode suportar formatos específicos de favicons.

Atualmente os principais formatos de arquivo suportados são .ICO, .PNG e .GIF. Além disso, alguns também suportam os formatos .JPEG e .SVG. Vale destacar também que é possível usar outros formatos de arquivo. Porém, quando isso é feito, há a possibilidade da imagem não ser mostrada em um ou até mesmo mais de um navegador.

Por essa razão, para evitar contratempos, quando o assunto é utilizar favicons em seu site, o ideal é utilizar mesmo os formatos mais tradicionais, como, por exemplo, o .GIF, o .ICO e o .PNG.

Qual o tamanho ideal de um favicon

Necessariamente, os favicons são ícones pequenos, adequados para aparecerem nos layouts do site e divulgar a marca, mas sem atrapalhar a experiência do usuário.

Eles possuem o formato quadrado, mas é possível ter diferentes tamanhos para que o favicon se adapte perfeitamente ao site. No entanto, em geral os temas WordPress estão adaptados para requisitarem um no tamanho 512 x 512 pixels. 

Além disso, são responsivos, pois eles também devem ser bem visualizados em dispositivos móveis, como iPads e smartphones. Os dispositivos iOS, por exemplo, utilizam um ícone em alta resolução para mostrar o favicon dos sites marcados como favoritos e atalhos da tela inicial.

Qual a importância de usar um favicon?

Os favicons podem até ser pequenos, mas a importância deles para a identidade visual e presença digital para o seu site é enorme. 

Eles permitem que você estabeleça um vínculo com os visitantes que acessam o seu site. Ao acrescentar um favicon, você possibilita que o seu público, de modo inconsciente, encontre facilmente o seu site mesmo no meio de vários aplicativos ou páginas da web.

Esse fácil reconhecimento ajuda os usuários a encontrarem o seu site mais rápido, proporcionando um aumento no tráfego e no retorno dos números de acessos. Além do mais, outros motivos que tornam os favicons tão relevantes para o site e o seu negócio podem ser notados abaixo. 

Salienta a presença do seu negócio nas páginas de resultado do Google

Não dá para falar em presença digital sem dar a devida atenção para a boa visualização do seu site no Google. Recentemente, o layout de resultados mobile do Google passou a mostrar o favicon ao lado da URL no topo de cada resultado.

Vale lembrar resultados de busca podem não ser os mesmos quando você procura no mobile e no desktop, portanto garanta sempre que seu site seja responsivo

Ajuda a reforçar a marca do site

Com um favicon em seu site, a sua marca será mostrada sempre que o usuário acessar ou favoritar o seu site.

Sobretudo, é importante lembrar ainda que o ícone pode ser visualizado em várias partes, como na aba, na barra de endereços, nos históricos e em outros locais. Isso pode reforçar ainda mais a divulgação da sua marca.

Agiliza a identificação do seu site

É comum que as pessoas naveguem na internet mantendo várias abas abertas. Em alguns casos, são tantas as abas abertas que se torna difícil identificar quais são os sites.

Nessas situações, os favicons aparecem para ajudar. Além do mais, ao digitar um endereço acessado anteriormente ou procurar uma página entre os favoritos, o visitante pode encontrar de forma mais fácil o seu site se ele tiver um favicon.

Como criar um favicon

Assim como quase tudo que envolve a criação de sites, o processo para ter o seu favicon é simples. Você não precisa dominar conhecimentos avançados sobre webdesign e programação.

É possível encontrar na internet vários sites que trazem as ferramentas e o passo a passo necessário para qualquer pessoa elaborar o seu, como este gerador de faviconsO processo é fácil e intuitivo. Com ele você terá um ícone com as características essenciais para reforçar a presença digital do seu negócio.

Onde o favicon pode ser exibido no site

A localização do favicon varia bastante, pois leva em conta o tipo de navegador utilizado pelo usuário, bem como se o site está sendo exibido em um dispositivo móvel ou não.

Na aba do navegador

No Google Chrome, por exemplo, o favicon aparece junto com o nome da página, quando há poucas abas abertas.

No Safari, por outro lado, ao clicar em cima da barra de endereços desse navegador, o favicon é mostrado ao lado da URL. Esse é um recurso que o Chrome não apresenta.

>> Leia mais: Os 8 melhores navegadores de internet

Na seção de favoritos

O favicon também é exibido para identificar os sites e páginas que os usuários marcam como favoritos nos seus respectivos navegadores.

Na tela inicial dos navegadores

Dependendo do modo como você personaliza o visual do seu navegador, é possível deixar à mostra alguns favicons para agilizar o acesso a diferentes sites.

Como adicionar um favicon no WordPress

O WordPress é uma das plataformas de criação de sites e blogs mais populares do mundo. Um dos principais motivos é o fato dele ser intuitivo e permitir vários tipos de personalização, inclusive acrescentar favicons. Ao adicionar um ícone no seu blog ou site WordPress, você reforça a sua marca e ainda otimiza a sua presença digital.

Para acrescentar um favicon no seu projeto em WordPress, basa fazer via painel de controle ou manualmente. Se preferir, pode contar com um plugin específico para esse objetivo, que é o RealfaviconGenerator.

Para saber mais sobre esse processo, vale dar uma olhada nesse passo a passo que mostra com mais detalhes como adicionar um favicon no WordPress

O favicon garante várias vantagens para o seu projeto na web

Esses pequenos ícones quadradinhos, quem diria, são grandes aliados para as estratégias de branding da sua empresa, reforçando e engajando a sua marca em um local bastante estratégico: a internet.

Como vimos, quando se trata de projeto na web, outro ponto importante também é que o favicon ajuda a melhorar a experiência do usuário, identificando com mais autoridade a sua marca, bem como transmitindo mais credibilidade e profissionalismo para o seu site.

Gere Leads e vendas com o seu site usando o RD Station Marketing

Colocar um favicon que identifique é um dos aspectos relevantes na hora de criar um site para uma empresa. Essa página, por sua vez, é o principal ponto de contato de uma estratégia de Marketing Digital. É através dele que seus visitantes vão realizar conversões, virando Leads e clientes. Para ter resultados com essas ações, uma excelente opção é o RD Station Marketing.

Ele é uma ferramenta tudo-em-um de Automação de Marketing, permitindo a criação de formulários e Landing Pages para capturar contatos através do seu site. Ele ainda possibilita, entre muitas outras funcionalidades, a criação de Email Marketing para que sua empresa se relacione com esses contatos, conduzindo-os até o momento da compra. Faça um teste gratuito e sem compromisso deixando seu email abaixo!

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários