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Sua Empresa feat. Empresa Parceira – Um co-marketing de sucesso na geração de Leads

Inspire-se na parceria de sucesso entre Anitta e Silva para montar a estratégia de co-marketing da sua empresa

Em vez de ler, que tal  ouvir o post?  Experimente no player abaixo:

 

 

🎵 Fica tudo bem… Fica, fica, fica tudo bem 🎵 Com essas palavras e uma melodia deveras agradável, Anitta e Silva estão na cabeça de muita gente. É mais uma parceria de sucesso no “ano do feat.” na música brasileira, como definiu o portal G1 em reportagem publicada recentemente. Aqui na RD a gente tem outro nome para isso: co-marketing!

Anitta e Silva são de mundos distintos: enquanto ela é a rainha do pop brasileiro há alguns anos, ele tem um trabalho bem sucedido voltado para o nicho da MPB eletrônica. Em tese, portanto, não teriam motivo para lançar uma canção juntos, certo?

Errado! Além da exploração de novos territórios artísticos para ambos, Fica tudo bem é uma ótima oportunidade de conversar com públicos diferentes. Silva alcança os dezenas de milhões de fãs de diva, enquanto Anitta mostra (mais uma vez) que tem uma voz bonita e afinada para brilhar acompanhada apenas de um violão.

Além disso, Anitta e Silva desbravam um novo, maravilhoso e lucrativo mundo: o meio-termo! Eu, por exemplo, não sou fã de nenhum dos dois (o que não quer dizer que eu seja hater, viu?), mas curti a música. Aliás, dá um play para ouvir enquanto lê e veja se você também gosta:

Tendo isso tudo em mente, olha só o conceito de co-marketing que o André Siqueira, um dos co-fundadores da RD, apresenta no post sobre o assunto aqui do blog:

“Co-marketing, como o nome sugere, é um marketing compartilhado. Basicamente, são duas empresas que têm um mesmo público como alvo alinhando seus interesses e esforços para criarem, juntas, um impacto que não conseguiriam ter sozinhas.”

Bom, se você chegou até aqui no post, é melhor fazer valer a pena: continue lendo para saber um pouco mais sobre co-marketing.



eBook: 31 tipos de conteúdo que você pode produzir para seu blog

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Como escolher seu “feat.” para o co-marketing

Na matéria do G1, Anitta diz o seguinte:

“Você tem que saber o motivo de estar fazendo aquele featuring. Acho errado fazer feat só para ter grandes números.”

Sua empresa pode não ser uma estrela pop para fazer muitas exigências, mas também tem que ter alguns critérios. O ideal é que procure formar parcerias com negócios complementares, não com concorrentes diretos.

Não faria sentido, afinal, dividir os Leads conseguidos na ação com quem você disputa o mercado, não é mesmo? Lembre-se, também, que o público atingido precisa fazer sentido para todos.

A Resultados Digitais e a Endeavor Brasil, por exemplo, lançaram o kit Estratégias de Marketing Digital para empresas de alto crescimento. O envio via e-mail era uma oferta de valor para as duas bases, que teriam um conteúdo combinando as especialidades das duas organizações: marketing digital e empreendedorismo.

Além disso, é uma material que captura novos Leads – via busca orgânica, redes sociais e anúncios – interessantes para serem trabalhados em fluxos de nutrição, tanto pela RD quanto pela Endeavor.

Não esqueça de deixar claro, quando tiver produzido o material, que o usuário passará a receber conteúdo das duas marcas que fizeram o co-marketing.

Se estiver com dificuldade de ter ideias para encontrar uma parceria, duas ferramentas podem te ajudar. A primeira é o SimilarWeb, que indica sites parecidos com o seu, além de concorrentes, influenciadores e a mídia relativa ao seu mercado. A segunda é o Facebook Audience Insights, que mostra, entre outras coisas, as principais páginas curtidas pelos seguidores da sua empresa no Facebook.

Arrume uma parceria de peso para o co-marketing

Fica tudo bem, na verdade, é assinada por “Silva feat. Anitta”. Isso porque foi ele quem compôs e correu atrás da cantora para fazer a parceria acontecer. É no canal dele, inclusive, que o videoclipe está postado. Em uma reportagem do UOL sobre o lançamento, ele contou como foi o processo:

“Eu fiz uma lista de pessoas que eu queria e a primeira foi a Anitta, mas eu achava que seria impossível. Eu a admirava muito como artista, acho uma loucura o que ela faz. Eu mandei a música para ela, ela ouviu e escreveu um direct no Instagram: ‘Eu amei’”

A ideia aqui não é você mandar uma DM para a Anitta divulgar o seu eBook, que fique bem claro! Na verdade, se a sua empresa estiver precisando construir autoridade, que tal propor um co-marketing com a “Anitta” de um mercado que tenha a ver com o seu?

Uma boa estratégia é abordar a “estrela” com um conteúdo praticamente pronto, que vá entregar valor para base dela. Estude os materiais que ela já tem e procure um assunto que você acredita que fará sentido para o funil de marketing a futura parceira.

Dessa forma, sua “feat.” vai enxergar sua oferta como uma ótima oportunidade, já que não terá quase nenhum trabalho. No máximo, vai pedir algumas edições ou a inclusão de alguns tópicos, coisas que você mesmo pode fazer.

E não se esqueça: o co-marketing é uma relação de ganha-ganha. Ou seja, tem que fazer sentido para todas as envolvidas, então “cuide de quem te quer e cuide de você”! ;)

Faixas-bônus: alguns co-marketings que a RD já fez

Aqui na Resultados Digitais nós fazemos co-marketing desde o início da empresa. Foram vários tipos de materiais, como eBooks, guias, planilhas e kits. Abaixo, listamos 5 desses co-marketings, e o “feat.” de cada um deles. Você pode baixá-los clicando nas imagens:

1. [eBook + webinar] Pesquisa de palavras-chave: o que é e como fazer – RD feat. SEMrush & Agência Mestre

co-marketing pesquisa palavras-chave

2. [Kit] Marketing nas Redes Sociais – RD feat. Scup

co-marketing kit marketing redes sociais

3. [Planilha] Acompanhamento de Métricas de Marketing – RD feat. Nova Escola de Marketing

co-marketing planilha métricas

4. [eBook] Como vender mais no LinkedIn – RD feat. LinkedIn

co marketing linkedin

5. [eBook] Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa – RD feat. Qi Network & Rock Content

co-marketing ferramentas google

Gostou da ideia de fazer co-marketing? Então compartilhe esse post com alguém com quem você gostaria de fazer uma parceria de conteúdo. Vai que surge um super hit de sucesso como o da Anitta com o Silva!

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