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Como escolher uma boa ferramenta de criação de Landing Pages: 8 funcionalidades essenciais

Saiba as funcionalidades que uma ferramenta para criar Landing Page deve ter e aprenda a escolher a melhor opção para sua empresa

Ter uma ferramenta para criar Landing Page é hoje visto como algo essencial para empresas que fazem Inbound Marketing.

Essas Landing Pages são páginas criadas dentro do seu site com o objetivo de gerar conversões, como o próprio nome diz.

Como a ideia é fazer com que o visitante vá direto executar uma ação definida por você, como baixar um eBook ou pedir uma consultoria, é importante que essas páginas tenham poucos elementos.

Isso não quer dizer, no entanto, que criar uma Landing Page do zero é uma tarefa fácil, pois para isso é preciso ter, no mínimo, um webdesigner à disposição. Ou, pelo menos, conhecer linguagens de programação para editar a página, comprar um template e integrá-la com outros softwares.

Fazer tudo isso parece um grande investimento de tempo e dinheiro, certo? Ainda bem que já surgiram ferramentas de criação de Landing Pages que reduzem esse trabalho a poucos minutos e aumentam a produtividade dos time de marketing.

No entanto, a praticidade não deve ser o único atributo dessa ferramenta. Como existem diversas no mercado, trazemos neste post 8 funcionalidades que uma ferramenta para criar Landing Page deve ter.

As ferramentas para criar Landing Page mais usadas no Brasil

No relatório TechTrends 2017, produzido em parceria com a Rock Content, identificamos as tendências na adoção de ferramentas por empresas de tecnologia de todo o Brasil.

Ao avaliar as ferramentas para criação de Landing Pages, nosso estudo mostrou que 61% das empresas pesquisadas utilizam alguma ferramenta. Dessas, 44,2% usam o RD Station Marketing, plataforma de Automação de Marketing pioneira no Brasil e que permite o gerenciamento integrado de ações ligadas a Email Marketing, Landing Pages, Redes Sociais, gestão de Leads e muito mais.



TechTrends: Benchmarks de ferramentas para empresas brasileiras

Conheça as principais ferramentas usadas por empresas no Brasil em 2017

1. Edição fácil e flexível

editor on-page de Landing Pages do RD Station Marketing

Uma ferramenta para criar Landing Page que permita edição fácil facilita muito o seu trabalho.

Com ela é possível mudar os textos e as cores de fundo, inserir imagens, editar o botão de Call to Action, dentre outras ações importantes para deixar sua página mais atrativa aos visitantes, levando-os à conversão.

2. Variedade de templates

alguns templates de Landing Pages do RD Station Marketing

Existem diversos formatos de Landing Page — só com formulário, com imagens e descrição, dentre outras — e, dependendo da oferta, um pode ser mais adequado que o outro.

Além disso, templates especiais, como os que são voltados para datas comemorativas, como Natal, Dia das Crianças e Black Friday, facilitam na hora de fazer ofertas.

Por isso, na hora de escolher sua ferramenta para criar Landing Pages, lembre-se de considerar a quantidade de templates disponível.

3. Formulários inteligentes

Formulários Inteligentes do RD Station Marketing

O formulário inteligente permite pedir nas páginas de conversão apenas o que você ainda não tem de informação dos seus Leads.

Isso é importante porque evita que visitantes recorrentes abandonem sua página por não quererem preencher novamente o mesmo formulário — o que não faz sentido nem para ele nem para você, que receberia informações redundantes.

Falamos mais detalhes sobre isso no post Formulário inteligente: aumente suas taxas de conversão e obtenha mais dados dos seus Leads.

4. Conversão social

exemplo de landing page com conversão social do LinkedIn

A conversão social é a possibilidade de o visitante baixar seus materiais ricos fazendo login com redes sociais.

Isso é interessante porque dispensa o preenchimento de um formulário, já que as informações das redes sociais são reaproveitadas. Preencher campo por campo é uma objeção que faz muitas pessoas abandonarem suas Landing Pages, e a conversão social é uma forma de contorná-la.

5. Possibilidade de integrações com diferentes sistemas

integrações para Landing Pages no RD Station Marketing

É interessante também que a ferramenta possibilite a integração com outros sistemas e ferramentas, para adicionar funcionalidades que não estão disponíveis nela. Além disso, é importante que o código permita inserir outras funcionalidades, caso você deseje implementar funções avançadas.

Sejam nativas ou colocar código para inserir ferramentas. Liberdade de inserir códigos para o caso de ferramentas avançadas

6. Parâmetros de SEO

SEO para Landing Pages

A edição de title, description, slug e outros parâmetros de otimização para os mecanismos de busca é importante para que suas Landing Pages sejam ranqueadas no Google e você seja mais facilmente encontrado.

Da mesma forma, otimize suas tags para redes sociais, afinal você não quer que o título, a imagem e a descrição de sua Landing Page não apareçam (ou apareçam errados) quando compartilhados no Facebook ou outra mídia social, certo?

Por isso, ao escolher a ferramenta, certifique-se de que é possível configurar esses detalhes: email de agradecimento, email pós-conversão, edição de metatags para SEO e mídias sociais – title, description, slug, OG title, OG description e OG image.

7. Ter HTTPS

landing pages em HTTPS

Desde meados deste ano o Google tem deixado mais claro que não gosta de sites inseguros, defendendo a adoção do HTTPS. Quando o endereço de um site começa com HTTPS e não com o anterior HTTP, isso significa que a página possui o certificado SSL/TLS.

Esse certificado é responsável por validar o site e criptografar informações que o usuário envia ou recebe dele. Isso torna o visitante mais protegido. No Google Chrome, sites que adotaram o recurso apresentam um cadeado no início da barra de endereços.

Já os que não adotaram podem exibir um aviso de site não seguro quando o usuário tenta acessar a página, principalmente aquelas que pedem informações pessoais, como o email.

E os problemas vão além disso, pois a tendência é que o buscador também priorize páginas seguras como fator de ranqueamento.

8. Apresentar estatísticas e teste A/B

teste AB em Landing Pages

A ferramenta deve não só permitir a criação de uma Landing Page facilmente customizável e otimizada como também facilitar a análise dos seus resultados.

Para identificar pontos de melhoria, é importante saber suas taxas de conversão e pontos de tráfego para as conversões.

Então, privilegie ferramentas que mostram as estatísticas das suas páginas publicadas.

A possibilidade de fazer teste A/B também é interessante, porque permite criar duas versões e ver qual funciona melhor com seu público.

Extra: tenha uma única plataforma para todas as ações de Marketing Digital

Landing Pages são importantes no Marketing Digital, mas não trabalham sozinhas.

Por isso, ter uma plataforma de Marketing Digital que integre e automatize outras ações, como base de Leads, envio de Email Marketing, postagens em mídias sociais etc. é uma forma de ganhar inteligência e produtividade.

Dessa forma, você não precisa usar várias ferramentas diferentes e consegue atrair, converter, relacionar e analisar suas ações com clientes e potenciais clientes no mesmo lugar.

O RD Station Marketing tem uma funcionalidade de Landing Pages e um período de testes gratuito. Experimente a plataforma em rdstation.com.br.



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