6 ferramentas do Facebook para usar no Marketing Digital

Resultados Digitais
Resultados Digitais27 de agosto de 2020
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

O Facebook continua sendo a plataforma de redes sociais mais popular no mundo, com uma audiência de 1,6 bilhão de usuários diários ativos. E, com 44% dos usuários admitindo que são influenciados pelo Facebook na sua jornada de compra, a plataforma é naturalmente uma plataforma chave nas estratégias de Marketing e Vendas das empresas.

Conforme a empresa tem crescido, as ferramentas do Facebook para criadores de conteúdo e negócios têm crescido junto. Neste post, vamos listar algumas ferramentas do Facebook úteis para os negócios, algumas delas pouco conhecidas para quem está começando com Marketing Digital.

RD Station

Programe suas postagens no Facebook com o RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você ganha tempo programando seus posts em redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

1. Facebook for Creators

Lançada em 2017, o Facebook for Creators é uma ferramenta voltada para criadores de conteúdo de vídeo. O objetivo dela é ser um portal para oferecer novos recursos na criação e transmissão de vídeos. Ele também permite obter informações detalhadas para entender melhor a audiência e o desempenho dos conteúdos e gerenciar os vídeos que podem ser publicados em várias páginas do Facebook

O site permite que os produtores de vídeo melhorem seus conteúdos e oferece dicas para ser bem-sucedido com o formato audiovisual no Facebook.

Os criadores de conteúdo podem se conectar com fãs em potencial e colaboradores, conhecer suas comunidades, conversar diretamente com fãs ao vivo e monetizar com algumas funcionalidades da ferramenta.

Facebook for creators

Se você faz vídeos, com a ferramenta Facebook for Creators poderá:

  • Aprender habilidades e técnicas que vão fazer seu conteúdo brilhar;
  • Encontrar respostas para questões comuns a criadores de vídeos;
  • Participar da comunidade para ter acesso antecipado a novos lançamentos.
  • Usar funcionalidades para gerenciar vídeos, monetizar e engajar com seu público.

Para participar, é preciso se inscrever com o login do Facebook aqui.

2. Facebook Creator Studio

Disponível para desktop e para mobile,o Facebook Creator Studio ou Estúdio de Criação, é uma ferramenta disponível no Facebook for Creators para gerenciar, publicar, monitorar e monetizar vídeos.

facebook creator studio estudio criação

Com a ferramenta, é possível gerenciar múltiplas Páginas do Facebook e contas do Instagram, o que facilita a sua vida. Por exemplo: não é mais necessário entrar e sair das Páginas para responder comentários e é possível publicar um conteúdo novo em várias contas.

Na página inicial você pode controlar as páginas que deseja gerenciar. De acordo às páginas escolhidas, você poderá obter informações e de desempenho dos últimos 7 dias e ver métricas de visualização e engajamento das últimas publicações.

estudio criacao facebook pagina inicial

Segundo o próprio Facebook, qualquer pessoa que gerencie uma Página pode usar o Creator Studio. No entanto, alguns recursos e oportunidades de monetização só estão disponíveis para Páginas qualificadas. Nesses casos, os recursos podem não estar visíveis no Estúdio de Criação.

Alguns dos recursos disponíveis no Creator Studio:

Criar publicações

Desde essa opção você poderá criar publicações para páginas específicas, adicionar Stories, carregar um ou vários vídeos, além de fazer transmissões ao vivo e publicar um vídeo em várias páginas.

criar publica ao estudio de cria ao facebook

Biblioteca de conteúdo

A biblioteca de conteúdo permite manter o controle das publicações de todas as Páginas do Facebook e contas do Instagram. Além de classificar por tipo de conteúdo, na funcionalidade é possível ver segundo o status das publicações como programadas, rascunhos ou expiradas.

Informações

A opção de informações ou Insights contém dados de desempenho, fidelidade, público e retenção nos vídeos publicados e de desempenho de Stories.

A funcionalidade dessa ferramenta do Facebook mostra diferentes gráficos e dados dos últimos 7 dias, deixando a possibilidade de filtrar por outros períodos de tempo.

informa oes desempenho estudio de cria ao facebook

Caixa de entrada

Já pensou em poder responder em um lugar só todos os comentários e mensagens do Instagram e Facebook? Isso é possível na opção de Caixa de entrada!

Faça o gerenciamento das diferentes caixas de entrada, desde comentários dos seguidores nas publicações do Facebook e Instagram, até mensagens no Messenger e DMs do Instagram para cada uma das contas associadas.

caixa entrada estudio de cria ao

Monetização

Disponível para administradores de páginas que já estejam usando os recursos de anúncios, a guia Monetização oferece algumas opções para ganhar dinheiro no Facebook.

Caso você não tenha usado nenhuma das ferramentas anteriormente, poderá ver se as páginas atendem os critérios para solicitar essas ferramentas de monetização

Nessa aba, é possível acompanhar:

  • Assinaturas de fãs: criadores de conteúdo podem ganhar a partir de assinaturas para que os fãs tenham acesso a benefícios exclusivos;
  • Eventos online pagos: crie eventos digitais de pago dentro da plataforma;
  • Gerenciador de colaboradores de marca: por meio de parcerias pagas com marcas, as páginas podem criar e compartilhar conteúdos específicos;
  • Anúncios in-stream: você pode incluir pequenos anúncios nos seus vídeos;
  • Estrelas: disponível só para membros de Level Up e parceiros gerenciados, o recurso permite a monetização de stream por meio de estrelas enviadas pelos espectadores.

>> Leia também: Biblioteca de Anúncios: como usar o recurso para melhorar suas campanhas?

Rights Manager

A funcionalidade foi feita para ajudar a proteger seu conteúdo em escala no Facebook e no Instagram.

Os recursos só estão disponíveis depois de você ser aprovado. No entanto, você pode enviar um pedido de inscrição em nome da Página nesse link.

Ferramentas de Criação

As ferramentas de criação  são voltadas para formatos de vídeo e transmissões ao vivo:

  • Painel da Live: permite configurar e testar transmissões ao vivo, além de poder gestionar comentários e ver estatísticas do streaming atual.
  •  Coleção de sons: no recurso você encontrará faixas de áudio e efeitos sonoros originais para serem usados no Facebook e no Instagram.

Uma das grandes vantagens do Estúdio de Criação é que ele permite conectar diferentes contas do Instagram e fazer publicações e programar postagens tanto no feed quanto no formato IGTV, tornando possível gerenciar as principais redes sociais num mesmo lugar.

Você pode começar usar a versão desktop do Estúdio de Criação, ou baixar o aplicativo Creator Studio from Facebook disponível para iOS e Android.

3. Facebook Mobile Studio

Criado em 2017, o Mobile Studio é, dentre as ferramentas do Facebook, aquela que oferece dicas para anunciar na plataforma usando somente o celular.

facebook mobile studio

No Mobile Studio encontram-se diversos tutoriais para criar anúncios com foto e vídeo. Também conta com dicas de melhores práticas e recomendações de aplicativos para criação dos anúncios para dispositivos móveis.

O Facebook separou ainda 5 dicas do Mobile Studio para a criação de anúncios mais eficientes:

Defina um objetivo

Defina o que você quer alcançar com o anúncio. Por mais simples que a estrutura da campanha seja, sempre tenha em mente um final e um propósito. Não deixe a criatividade se sobrepor ao objetivo da campanha.

Aplicativos para criar

As lojas de aplicativos no celular contam com diversas opções inovadoras e criativas para criar imagens diferentes, com filtros, formatos, molduras, entre outros. Experimente as novidades e escolha sempre aqueles com maior afinidade ao produto ou seu serviço.

Combine ideias

Melhor que escolher um aplicativo legal é não ficar restrito somente a ele. Combine vários deles, com suas funcionalidades e formatos, para alcançar resultados ainda mais criativos.

Estabilidade nas imagens

Um smartphone é pequeno, e manuseá-lo sem um suporte pode gerar imagens e vídeos tremidos. Assim, sempre prefira trabalhar com um tripé, para mais estabilidade.

Luz, câmera, ação

Prefira um ambiente com luz natural ou use uma superfície clara para rebater a luz, para o resultado da imagem ficar ainda melhor.

4. Facebook Blueprint

O Blueprint é a plataforma de e-learning do Facebook, que conta com cursos online gratuitos, ensina as melhores práticas para usar o Facebook e o Instagram e anunciar na família de aplicativos da companhia.

A plataforma está disponível em 10 línguas, incluindo português e espanhol, e já tem mais de 1 milhão de usuários. Quase 2,5 milhões de cursos foram feitos em mais de 150 países e desse total 50% são pequenos negócios que usam a ferramenta para se desenvolver.

ferramentas do facebook blueprint

5. Creative Hub

Lançada em 2016, a ferramenta Creative Hub ou Central de Criativos permite criar anúncios para celular. De acordo com o Facebook, ela foi desenvolvida em resposta às necessidades da comunidade criativa, que precisava de uma ferramenta para experimentar a criação de conteúdo no Facebook e no Instagram.

Isso inclui a experimentação de novos formatos, visualização de ideias em telas móveis, colaboração interna e compartilhamento de esboços com o cliente.

facebook creative hub

O Facebook oferece três possibilidades pelo Creative Hub:

Procurar inspiração

Na ferramenta, está disponível uma galeria de inspirações com exemplos de anúncios apropriados para o Facebook e para o Instagram que foram criados por outras marcas e agências utilizando os formatos criativos do Creative Hub.

As amostras incluem:

  • Stories;
  • Coleção;
  • Experiência instantânea;
  • Vídeos;
  • Vídeo vertical;
  • Vídeos 360;
  • Apresentações Multimídia;
  • Carrossel;
  • Imagem.

Criar e testar

O anunciante pode ver quais formatos estão disponíveis para decidir o que funciona melhor para sua campanha.

Já a ferramenta de pré-visualização permite criar anúncios em todos os formatos disponíveis para Facebook e Instagram. Para acessar, é preciso ter uma conta de usuário do Facebook.

Também é possível salvar mockups, retornando a eles mais tarde, ou, caso a agência possua uma conta de gerenciador de negócios, criar projetos colaborativos compartilhados com a equipe.

Ver o trabalho em ação

De acordo com o Facebook, é importante ver o anúncio no ambiente em que o público o vê. Depois de criar os mockups, é possível pré-visualizar seu anúncio como se estivesse em um feed de notícias do Facebook ou do Instagram.

O Creative Hub permite ainda a criação de uma URL para enviar os materiais para outras pessoas do time ou clientes para que eles também possam ver o anúncio rodando em um ambiente de feed para celular.

6. Facebook Insights

Se você quer descobrir quem é seu público-alvo no Facebook, existe uma ferramenta dedicada para isso: Audience InsightsPortanto, é como se fosse uma ferramenta que lhe dá subsídio para usar as outras ferramentas do Facebook.

facebook audience insights

Com ela, é possível encontrar as características demográfica e de interesse dos seguidores da página ou do público geral, o que ajuda no planejamento de campanhas de Marketing Digital mais efetivas.

Quer outras dicas de como fazer marketing na maior rede social do mundo? Faça o download gratuito do eBook Marketing no Facebook. Você vai saber como fazer bom uso das ferramentas do Facebook conhecendo um pouco mais sobre a rede social.

[conversion-form identifier="ebook-marketing-no-facebook-blogform" redirect_to="https://materiais.resultadosdigitais.com.br/agradecimento-marketing-facebook" title="eBook Marketing no Facebook" description="Aprenda a gerar mais Leads e vendas e a ter resultados concretos com a maior rede social do mundo " image_url="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/2/1509998778/%2485cr7nt0y0a" btn_text="Acessar eBook"]
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Engajamento: o que é, como calcular e como melhorar nas redes sociais da sua empresa
Marketing
A importância do conteúdo relevante na saúde: do SEO ao consultório
Marketing
O que é Inteligência Artificial, tipos e como funciona?