Blog de Marketing Digital de Resultados

19 ferramentas do Google para o marketing de sua empresa

Muito mais que um buscador, o Google possui várias ferramentas que podem te ajudar a melhorar processos do dia a dia e traçar estratégias eficientes de marketing

O Google está presente em nossas vidas diariamente de diversas formas: busca, email, publicidade – e até nos celulares, com o Android.

O que nem todos sabem é que existem dezenas de ferramentas do Google que podem ajudar muito o marketing de uma empresa em diferentes etapas – do funil de vendas e da própria equipe.

Para mostrar quais são os recursos essenciais do Google para a área de marketing, quais são as possibilidades de aplicação dessas ferramentas e como elas podem melhorar resultados, a Resultados Digitais, a Rock Content e a QI Network se juntaram para escrever o eBook Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa, disponível aqui para download gratuito.



Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa

O Google é muito mais do que um buscador. Veja neste eBook os principais serviços que ele oferece e como usá-los em todo o seu funil de vendas.

Abaixo, vamos mostrar um resumo do que você pode encontrar no material. É um começo para entender quais são as ferramentas mais importantes.

Se quiser se aprofundar, recomendamos o download do eBook, que mostra detalhes mais práticos sobre cada uma delas.

Ferramenta de busca do Google

ferramenta de busca do google

É impossível falar de Marketing Digital sem mencionar o Google como o principal canal para geração de tráfego e captação de clientes.

“Perguntar ao Google” virou um hábito para a maioria dos usuários da internet. Portanto, muitos destes usuários usarão o motor de busca para encontrar a sua empresa de alguma forma.

Para saber mais: Como fazer uma pesquisa avançada no Google e encontrar tudo o que você precisa: 10 dicas incríveis.

Google Search Console

google search console

Mais importante do que ter um website, é saber mantê-lo compatível e amigável com o Google.

O Google Search Console é uma ferramenta mais voltada para webmasters. Não por acaso, ela está inserida no Google Webmaster Tools — um conjunto de ferramentas do Google para desenvolvimento de sites.

Para saber mais: Google Search Console: O guia completo de como usá-lo na prática.

Google AdWords

Google Adwords

Lançado no ano de 2000, o Google Adwords é uma das maiores ferramentas do Google em termos de representatividade — a maior parte das receitas do Google provém dela.

O seu conceito é bastante simples: permitir que empresas anunciem online, nos resultados de busca do Google e em sites parceiros, diretamente para um público relevante para os negócios.

Para saber mais: O que é Google AdWords? Conheça e aprenda a criar a sua conta.

Google Keyword Planner

keyword planner

O Google Keyword Planner, como o próprio nome nos sugere, é uma ferramenta que auxilia no planejamento de palavras-chave para serem abordadas na sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Para saber mais: Como usar o planejador de palavras-chave do Google AdWords.

Google Suggest

google suggest

O Google Suggest é o autocomplete do Google, aquele que sugere palavras sempre que você começa a digitar o que quer buscar.

Ao começar a escrever determinada palavra, você consegue entender quais são os outros termos que estão relacionadas à sua busca e que têm um alto volume de procura pelos usuários.

Google Trends

Google Trends

Você já pensou no quanto o time de marketing pode ter dificuldades para escolher um tema atrativo ao público-alvo da empresa?

Obviamente, se basear em achismos ou adivinhações não condiz com o ato de planejar. E é aí que entra o Google Trends.

Para saber mais: Google Trends: o que é a ferramenta e como usá-la na sua estratégia.

Google Alerts

Google Alerts

O Google Alerts pode ser usado para acompanhar as atualizações de conteúdos sobre determinado tema.

A ideia é você receba um alerta via email cada vez que algum termo que você esteja monitorando for citado na web.

É possível, por exemplo, acompanhar citações referentes aos seus concorrentes, às palavras importantes dentro do seu mercado ou até sobre o que se fala sobre o seu produto ou serviço.

Para saber mais: Como usar o Google Alerts na sua estratégia de Marketing Digital.

YouTube

Youtube RD

O Youtube é a plataforma de vídeos do Google que se coloca como a segunda ferramenta de busca mais usada no mundo.

Além disso, o Youtube está entre os três primeiros sites mais acessados, juntamente com o Google e o Facebook, o que significa que a procura por vídeos representa uma parcela significativamente grande em motores de busca.

Para saber mais: Como criar um canal no YouTube: o tutorial completo.

Google Shopping

google shopping

O Google Shopping Ads (também conhecido como Product Ads) funciona como uma espécie de agregador de lojas. Com ele você anuncia produtos no próprio Google e faz uma conexão com a sua loja.

Assim, os produtos e preços da sua loja ficam sempre atualizados no topo da página de buscas.

Google Analytics

google analytics

Google Analytics é o programa gratuito do Google para análise de sites e aplicativos.

Com o GA, você consegue analisar todo o comportamento de quem esteve no seu site: número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas, de onde vieram as pessoas, entre outros.

Há ainda possibilidades de uso mais avançadas, como observar o funil, as taxas de conversões por categorias ou até mesmo a criação de testes A/B de páginas.

Para saber mais: Google Analytics: o que é e como fazer a configuração inicial.

Gmail

Gmail

O Gmail é o email do Google. Muitas pessoas possuem uma conta pessoal do Gmail, por sua versatilidade, interface amigável, organização e filtro de spam eficiente.

Na versão corporativa do Gmail, é possível utilizar o domínio da empresa voce@suaempresa.com. br e também grupos de email do tipo marketing@suaempresa.com.br.

O email corporativo da Google também conta com 99,9% de disponibilidade garantida em contrato, diferentemente do Gmail pessoal. Isso quer dizer que, provavelmente, você nunca ficará com email fora do ar.

Google Agenda

google calendar

O Google Agenda (Calendar) permite marcar compromissos e enviar convites automaticamente para todos os participantes de um evento ou reunião.

O compartilhamento da agenda torna mais fácil conjugar o tempo que as pessoas têm disponíveis para fazer uma reunião da equipe.

Por ser online, o Google Agenda pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet. Além disso, é possível programar para receber lembretes por email, sms e notificações de celular.

Google Drive

Google Drive

O Drive é o serviço de armazenamento e sincronização de arquivos do Google na nuvem. Com ele, você pode fazer o upload de qualquer arquivo e converter determinados tipos de arquivos em um formato Google, como documentos, planilhas ou apresentações.

Estes tipos de arquivo não ocupam espaço no Drive e o aplicativo permite 30 GB de armazenamento de arquivos ou espaço ilimitado, dependendo do plano contratado.

Google Forms

google forms

O Google Forms é a ferramenta de formulários do Google para fazer pesquisas. Com ela você consegue criar um questionário com campos customizáveis. O Google cria depois uma aba de resultados com tudo compilado, tabulado e contextualizado.

Para ver exemplos de relatórios gerados a partir de pesquisas, acesse a Martech para tecnologia, o Panorama das Agências Digitais e a TechTrends para Educação feita pela Resultados Digitais e pela Rock Content.

Google Planilhas

google planilhas

Planilhas faz parte da suite de produtividade do Google.

É o Excel do Google. Uma ferramenta robusta e que possui um grande benefício de ser na nuvem, podendo ser acessada de qualquer dispositivo com conexão a internet e sem necessidade de instalação.

Google Docs

google docs

O “word do Google” é uma ferramenta para produção de conteúdo na nuvem. A grande vantagem do Docs é a facilidade de compartilhamento do documento com outras pessoas, seja da mesma organização ou não.

A ferramenta permite também que sejam feitos comentários e sugestões, contribuindo para a construção coletiva de artigos, eBooks, playbooks e outros documentos.

Google Apresentações

Google apresenta es

A ferramenta de criação de slides do Google em que é possível criar e editar apresentações diretamente do navegador, sem precisar de software.

Várias pessoas podem trabalhar simultaneamente em uma única apresentação online. É compatível com o power point, podendo exportar e importar arquivos.

Hangouts

google hangouts

Com o Hangouts, você pode trabalhar em equipe com clientes, agências e até mesmo integrantes da equipe à distância.

É possível fazer reuniões em áudio e vídeo com até 25 pessoas, de dentro ou fora da organização.

Além disso, o Hangouts possui bate-papo que fica dentro da interface gráfica do Gmail.

Google Meu Negócio

google meu negocio

O Google Meu Negócio é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa.

De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.

Com a ferramenta você pode incluir informações como site, horário de funcionamento, telefone, fotos e mais.

Para saber mais: Como usar o Google Meu Negócio e destacar sua empresa nos resultados de pesquisa.

Agora que você já conhece as ferramentas do Google mais importantes para seu negócio é hora de partir para a prática.

Baixe o eBook Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa e veja como usá-las em todo o seu funil de vendas.



Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa

O Google é muito mais do que um buscador. Veja neste eBook os principais serviços que ele oferece e como usá-los em todo o seu funil de vendas.

Marcadores:

Deixe seu comentário