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20 ferramentas do Google para o marketing de sua empresa

Muito mais que um buscador, o Google possui várias ferramentas que podem te ajudar a melhorar processos do dia a dia e traçar estratégias eficientes de marketing

O Google está presente em nossas vidas diariamente de diversas formas. Ele está lá em busca, email, publicidade – e até nos celulares, com o Android. O que nem todos sabem é que existem dezenas de ferramentas do Google que podem ajudar muito o marketing de uma empresa em diferentes etapas – do funil de vendas e da própria equipe.

Para mostrar quais são os recursos essenciais do Google para a área de marketing, quais são as possibilidades de aplicação dessas ferramentas e como elas podem melhorar resultados, estamos lançando a segunda edição do eBook Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa.

Neste post, vamos mostrar um resumo do que você pode encontrar no material. É um começo para entender quais são as ferramentas mais importantes. Se quiser se aprofundar, recomendamos o download do eBook, que mostra detalhes mais práticos sobre cada uma delas.

20 Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa

Descubra ferramentas gratuitas do Google que podem ajudar você a atrair mais clientes, fechar mais vendas e analisar os resultados.

Ferramenta de busca do Google

É impossível falar de Marketing Digital sem mencionar o Google como o principal canal para geração de tráfego e captação de clientes.

“Perguntar ao Google” virou um hábito para a maioria dos usuários da internet. Portanto, muitos destes usuários usarão o motor de busca para encontrar a sua empresa de alguma forma.

Para saber mais: Como fazer uma pesquisa avançada no Google e encontrar tudo o que você precisa: 10 dicas incríveis.

Google Search Console

Mais importante do que ter um website, é saber mantê-lo compatível e amigável com o Google.

O Google Search Console é uma ferramenta mais voltada para webmasters. Não por acaso, ela está inserida no Google Webmaster Tools — um conjunto de ferramentas do Google para desenvolvimento de sites.

Para saber mais: Google Search Console: O guia completo de como usá-lo na prática.

Google Ads

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Lançado no ano de 2000 como Google Adwords, o atual Google Ads é uma das maiores ferramentas do Google em termos de representatividade — a maior parte das receitas do Google provém dela.

O seu conceito é bastante simples: permitir que empresas anunciem online, nos resultados de busca do Google e em sites parceiros, diretamente para um público relevante para os negócios.

Para saber mais: O que é Google Ads? Conheça e aprenda a criar a sua conta.

Google Keyword Planner

keyword planner

O Google Keyword Planner, como o próprio nome nos sugere, é uma ferramenta que auxilia no planejamento de palavras-chave para serem abordadas na sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Ele integra o Google Ads.

Para saber mais: Como usar o planejador de palavras-chave do Google AdWords.

Google Suggest

google suggest

O Google Suggest é o autocomplete do Google, aquele que sugere palavras sempre que você começa a digitar o que quer buscar.

Ao começar a escrever determinada palavra, você consegue entender quais são os outros termos que estão relacionadas à sua busca e que têm um alto volume de procura pelos usuários.

Google Trends

Você já pensou no quanto o time de marketing pode ter dificuldades para escolher um tema atrativo ao público-alvo da empresa?

Obviamente, se basear em achismos ou adivinhações não condiz com o ato de planejar. E é aí que entra o Google Trends.

Para saber mais: Google Trends: o que é a ferramenta e como usá-la na sua estratégia.

Google Alerts

google alerts

O Google Alerts pode ser usado para acompanhar as atualizações de conteúdos sobre determinado tema.

A ideia é você receba um alerta via email cada vez que algum termo que você esteja monitorando for citado na web.

É possível, por exemplo, acompanhar citações referentes aos seus concorrentes, às palavras importantes dentro do seu mercado ou até sobre o que se fala sobre o seu produto ou serviço.

Para saber mais: Como usar o Google Alerts na sua estratégia de Marketing Digital.

YouTube

O Youtube é a plataforma de vídeos do Google que se coloca como a segunda ferramenta de busca mais usada no mundo.

Além disso, o Youtube está entre os três primeiros sites mais acessados, juntamente com o Google e o Facebook, o que significa que a procura por vídeos representa uma parcela significativamente grande em motores de busca.

Para saber mais: Como criar um canal no YouTube: o tutorial completo.

Google Shopping

google shopping

O Google Shopping Ads (também conhecido como Product Ads) funciona como uma espécie de agregador de lojas. Com ele você anuncia produtos no próprio Google e faz uma conexão com a sua loja.

Assim, os produtos e preços da sua loja ficam sempre atualizados no topo da página de buscas.

Google Analytics

google analytics

Google Analytics é o programa gratuito do Google para análise de sites e aplicativos.

Com o GA, você consegue analisar todo o comportamento de quem esteve no seu site: número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas, de onde vieram as pessoas, entre outros.

Há ainda possibilidades de uso mais avançadas, como observar o funil, as taxas de conversões por categorias ou até mesmo a criação de testes A/B de páginas.

Para saber mais: Google Analytics: o que é e como fazer a configuração inicial.

Gmail

Gmail

O Gmail é o email do Google. Muitas pessoas possuem uma conta pessoal do Gmail, por sua versatilidade, interface amigável, organização e filtro de spam eficiente.

Na versão corporativa do Gmail, é possível utilizar o domínio da empresa voce@suaempresa.com. br e também grupos de email do tipo marketing@suaempresa.com.br.

O email corporativo da Google também conta com 99,9% de disponibilidade garantida em contrato, diferentemente do Gmail pessoal. Isso quer dizer que, provavelmente, você nunca ficará com email fora do ar.

Google Agenda

google calendar

O Google Agenda (Calendar) permite marcar compromissos e enviar convites automaticamente para todos os participantes de um evento ou reunião.

O compartilhamento da agenda torna mais fácil conjugar o tempo que as pessoas têm para fazer uma reunião da equipe.

Por ser online, o Google Agenda pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet. Além disso, é possível programar para receber lembretes por email, SMS e notificações de celular.

Google Drive

Google Drive

O Drive é o serviço de armazenamento e sincronização de arquivos do Google na nuvem. Com ele, você pode fazer o upload de qualquer arquivo e converter determinados tipos de arquivos em um formato Google, como documentos, planilhas ou apresentações.

Estes tipos de arquivo não ocupam espaço no Drive e o aplicativo permite 30 GB de armazenamento de arquivos ou espaço ilimitado, dependendo do plano contratado.

Google Forms

google forms

O Google Forms é a ferramenta de formulários do Google para fazer pesquisas. Com ela você consegue criar um questionário com campos customizáveis. O Google cria depois uma aba de resultados com tudo compilado, tabulado e contextualizado.

Para ver exemplos de relatórios gerados a partir de pesquisas, acesse a Martech para tecnologia, o Panorama das Agências Digitais e a TechTrends para Educação feita pela Resultados Digitais e pela Rock Content.

Google Planilhas

google planilhas

Planilhas faz parte da suite de produtividade do Google.

É o Excel do Google. Uma ferramenta robusta e que possui um grande benefício de ser na nuvem, podendo ser acessada de qualquer dispositivo com conexão a internet e sem necessidade de instalação.

Google Docs

google docs

O “word do Google” é uma ferramenta para produção de conteúdo na nuvem. A grande vantagem do Docs é a facilidade de compartilhamento do documento com outras pessoas, seja da mesma organização ou não.

A ferramenta permite também que sejam feitos comentários e sugestões, contribuindo para a construção coletiva de artigos, eBooks, playbooks e outros documentos.

Google Apresentações

Google apresenta es

A ferramenta de criação de slides do Google em que é possível criar e editar apresentações diretamente do navegador. Assim, não é preciso usar software.

Várias pessoas podem trabalhar simultaneamente em uma única apresentação online. É compatível com o power point, podendo exportar e importar arquivos.

Google Meet

google meet

Com o Google Meet, você pode trabalhar em equipe com clientes, agências e até mesmo integrantes da equipe à distância. É possível fazer reuniões em áudio e vídeo com até 100 pessoas, de dentro ou fora da organização, dependendo do seu pacote G Suite. Além disso, o Meet possui bate-papo que fica dentro da interface gráfica do Gmail.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa.

De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.

Com a ferramenta você pode incluir informações como site, horário de funcionamento, telefone, fotos e mais.

Para saber mais: Como usar o Google Meu Negócio e destacar sua empresa nos resultados de pesquisa.

Google Sites

google sites

O Google Sites é uma excelente ferramenta para criar páginas web sem precisar ter conhecimento em programação. Ele permite reunir arquivos importantes e criar projetos em uma intranet corporativa de forma rápida e fácil.

Com o Google Sites você pode incorporar planilhas, documentos e apresentações do seu projeto. Depois, pode disponibilizá-los para a diretoria ou para seus clientes. Toda a informação fica acessível tanto em computador como em dispositivos móveis.

Conheças as ferramentas do Google em profundidade

Agora que você já conhece as ferramentas do Google mais importantes para seu negócio, é hora de partir para a prática.

Baixe a segunda edição do eBook Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa e veja como usá-las em todo o seu funil de vendas.

20 Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa

Descubra ferramentas gratuitas do Google que podem ajudar você a atrair mais clientes, fechar mais vendas e analisar os resultados.

Post publicado em junho de 2018 e atualizado em agosto de 2019.

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