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6 ferramentas indispensáveis para aumentar a produtividade do time comercial

O time de vendas é um dos que mais sofre com a necessidade de ser produtivo, principalmente quando as metas são desafiadoras

Alcançar resultados melhores, executar mais tarefas por dia, finalizar as pendências ao final da semana… Todo mundo quer ser mais produtivo, não é?

Na nossa visão, ser produtivo tem tudo a ver com agir de forma inteligente. Colocar as mãos na massa com planejamento, usar todos os recursos disponíveis a nosso favor e buscar melhorar não só pelo resultado, mas pela própria melhoria do processo. Isso é produtividade.

O time de vendas é um dos que mais sofre com a necessidade de ser produtivo, principalmente quando as metas são desafiadoras. Pensando nisso, selecionamos algumas ferramentas indispensáveis para ajudar na produtividade do time comercial, com funcionalidades que auxiliam desde o planejamento até à mensuração dos resultados.

Confira a seguir!

Automação de marketing

Sabemos que o funil de vendas, na verdade, começa no marketing. A geração de demanda é o motor que permite que as vendas continuem acontecendo dia após dia, então cuidar dessa operação é fundamental para que o time comercial possa trabalhar da melhor forma possível.

A ferramenta mais importante para o marketing é aquela que auxilia na gestão dos Leads, desde a captação até a conversão deles em oportunidades de vendas, passando por etapas de qualificação. Os softwares de automação de marketing, como o RD Station Marketing, possibilitam trabalhar todas as fases de um funil sem onerar o time em atividades operacionais, como:

  • Disparo de e-mails;
  • Criação de landing pages para captação de contatos;
  • Classificação de Leads;
  • Produção de relatórios;
  • Acompanhamento de tráfego no site;
  • Lançamento de materiais de conversão;
  • Posts em redes sociais;
  • Avaliação de métricas de marketing.

Empresas que utilizam ferramentas de automação ganham tempo e efetividade na geração de demanda de qualidade, o que definitivamente contribui para os resultados de vendas e a produtividade do time comercial.

Recomendamos: RD Station Marketing.

BI

O termo BI significa Business Intelligence, ou Inteligência Empresarial. É um conjunto de práticas corporativas que envolvem a coleta e a interpretação de dados para orientar a gestão dos negócios.

Usar ferramentas de BI significa olhar para os resultados de cada ação da empresa, em todos os setores, e monitorá-los a fim entender o que indicam sobre as estratégias adotadas.

Em vendas, uma ferramenta de BI ajuda a ter visão ampla sobre o processo comercial. A gestão pode construir dashboards atualizados em tempo real com as principais métricas do setor, para avaliar rapidamente se uma estratégia foi acertada ou se os processos atuais funcionam.

Com isso, as decisões não só são tomadas com mais facilidade, mas também com assertividade, evitando que o time comercial perca tempo com práticas que não geram resultado.

Recomendamos: Microsoft Power BI e similares.

CRM

Não poderíamos deixar de mencionar a ferramenta mais importante para a gestão de vendas, o CRM. Uma boa solução de CRM otimiza as rotinas de vendas ao automatizar tarefas e oferecer uma visualização completa do pipeline de cada vendedor.

CRM é uma ferramenta importante para vendedores e gestores, uma vez que o time ganha produtividade, mas a gestão também ganha dados para entender como a operação se dá na realidade.

Você pode saber mais sobre as vantagens do CRM no nosso material exclusivo sobre o tema!

Guia do CRM: um manual para você não deixar nenhuma venda passar

Organização do processo comercial, mais produtividade e mensuração dos motivos de perda de negócios são só alguns dos benefícios dessa estratégia. Confira como tirar o máximo dela para acelerar a sua empresa

Ao utilizar um CRM integrado à ferramenta de automação de marketing, e ambas fornecendo dados para um sistema de BI, a gestão do processo comercial pode ser feita com uma visão completa, com dados de cada ação executada. Fica mais fácil identificar gargalos e fazer as mudanças necessárias para melhorar os resultados.

Recomendamos: RD Station CRM.

Armazenamento de arquivos em nuvem

Pense na quantidade de arquivos e documentos que o seu time comercial utiliza atualmente. A gestão por planilhas, por exemplo, pode ser desorganizada e perigosa para a segurança dos dados; por isso, recomendamos o uso de um CRM, que pode mostrar aos gestores as informações que precisam avaliar sobre o time e as vendas.

Eliminar as planilhas já é um primeiro passo, mas muitos outros documentos continuarão existindo, como:

  • Propostas comerciais;
  • Contratos de prestação de serviço;
  • Apresentações;
  • Manuais e playbooks;
  • Relatórios, etc.

A melhor maneira de armazenar esses arquivos é utilizando uma ferramenta de armazenamento em nuvem, como o Google Drive. Assim, todos os documentos importantes ficam disponíveis para acessar de onde for preciso, sem prender os vendedores ao escritório ou a um computador, por exemplo.

Caso um vendedor deixe a empresa, ou o seu computador pare de funcionar, os relatórios, propostas e contratos que ele produziu não se perdem. Os documentos também podem ser compartilhados, para trabalhos colaborativos, o que também pode aumentar a produtividade do time comercial.

Recomendamos: Google Drive, Dropbox, Microsoft One Drive.

Vídeo e Audioconferência

Times comerciais fazem reuniões quase todos os dias, seja entre os próprios membros ou com prospects e clientes. O deslocamento é sempre algo que demanda muito tempo dos vendedores, especialmente nas grandes cidades, com tantos congestionamentos e imprevistos.

Se fizer sentido para o seu negócio, invista em ferramentas de vídeo e audioconferência, especialmente para os primeiros contatos de prospecção e qualificação. Dessa forma, o vendedor pode otimizar seu tempo, fazendo mais reuniões remotas por dia.

Pesquise e encontre a melhor solução dentro das suas necessidades e orçamento. Recomendamos atenção para o seguinte:

  • Opte por uma ferramenta que permita a gravação das ligações, seja em áudio ou em vídeo, e a inserção de observações em texto. É uma forma de registrar todos os detalhes nas negociações, além de poder utilizar o conteúdo em treinamentos e qualificação;
  • Se for utilizar com frequência, melhore a infraestrutura de internet no escritório, para que as ligações ocorram sem interferências;
  • Busque por softwares que possam ser integrados às outras ferramentas que você já utiliza, como o seu CRM e a agenda dos vendedores. Isso pode automatizar a marcação de compromissos e o registro das reuniões.

Recomendamos: Zoom, Google Hangouts, Skype, Meetime, PhoneTrack.

Assinatura digital

A melhor parte do processo comercial é o fechamento da venda, e a assinatura do contrato é o ritual que sela essa parceria entre cliente e empresa. Com a tecnologia disponível, cada vez mais empresas investem em soluções de assinatura digital de contratos, para não precisar imprimir documentos, marcar reuniões ou enviá-los por correio.

Os benefícios são inúmeros. Em primeiro lugar, o papel impresso está sujeito a uma série de riscos, desde a perda até danos que podem destruir ou invalidar o documento. Ao mesmo tempo, enviar documentos importantes por correio ou outro tipo de entrega expressa é sempre um risco de perda ou extravio.

A assinatura digital elimina esses riscos e garante que o documento estará sempre disponível para consulta. A empresa pode precisar adquirir um certificado digital ou utilizar ferramentas próprias para a assinatura de contratos, que não exigem o certificado.

A produtividade do time comercial aumenta, uma vez que a assinatura digital do contrato pode demorar muito menos do que com o contrato físico, liberando o vendedor para se dedicar à próxima venda.

Recomendamos: SalesDocs.

Agora que você já sabe como melhorar a produtividade da sua equipe comercial com ferramentas, que tal conhecer 6 outras formas de aumentar a eficiência do ciclo de vendas da sua empresa?

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6 alavancas para aumentar a eficiência do ciclo de vendas

Quer melhorar a performance da sua área de vendas? Confira pontos estratégicos para otimizar e conquistar resultados mais sólidos!

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