Blog de Marketing Digital de Resultados

Como treinar, reter e fidelizar clientes com Marketing de Conteúdo

Além de ajudar a atrair o público-alvo e a tornar sua empresa uma referência no mercado, a metodologia também pode ser usada com os clientes conquistados

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

 

 

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia conhecida por ajudar empresas a atraírem seus clientes ideais, assim como se tornarem referência no mercado em que atuam. Mas, depois de atrair seu público-alvo, conduzi-lo por cada um dos estágios da Jornada de Compra e fechar a venda, a metodologia não deve ser abandonada.

É possível também usar conteúdos para treinar, reter e fidelizar os clientes que você conquistou. E o melhor, com esforço reduzido, pois pode-se aproveitar os materiais que sua empresa já tem e criar alguns outros para complementar.



Guia completo para fidelizar clientes com Marketing Digital

Mais importante do que conquistar novos clientes é reter os que você já tem. Por isso, aprenda a criar brand lovers com esse guia completo!

Vantagens de usar o Marketing de Conteúdo para quem já é cliente

Como costumamos falar aqui no blog, investir em uma estratégia de conteúdo traz muitos benefícios para a empresa, e alguns deles podem ser notados claramente ao colocar em prática ações de conteúdo dedicadas a fim de fidelizar quem já é cliente.

Lembre-se de que ao produzir conteúdo próprio sua empresa cria um ativo de marketing que vai perpetuar por anos em sua estratégia, em vez de apenas alugar espaços com a compra de anúncios.

Um dos benefícios do conteúdo para clientes é a economia de tempo dos seus vendedores, consultores e suporte. Tendo conteúdo de qualidade disponível para consulta, seu cliente poderá acionar seus colaboradores menos vezes e cada vez mais resolver suas dúvidas por conta própria. Além disso, sua empresa estará sempre presente, criando uma proximidade e desenvolvendo uma relação de confiança.

Tenha certeza que o conteúdo realmente agrega valor para o seu cliente, pois, se isso for verdade, ele achará que o conteúdo também pode agregar valor para outras pessoas e então vai recomendá-lo e compartilhá-lo com seus contatos, ampliando o alcance do material.

Educar seu cliente e estar próximo dele para solucionar suas dúvidas tanto em relação ao seu produto quanto em relação à estratégia de negócio que o seu produto apoia é uma ótima forma para reter clientes e promover novas vendas ou upgrades.

Os benefícios estão claros, certo? Agora confira algumas dicas de como fazer acontecer.

Conteúdo para treinar seu cliente

Para treinar seu cliente é importante disponibilizar conteúdos que facilitem o uso e tirem dúvidas mais técnicas sobre o seu produto ou serviço. Existem diferentes formatos que podem cumprir esse objetivo:

Artigos da central de ajuda

Conteúdos técnicos e respostas a dúvidas frequentes precisam estar à mão para seus clientes consultarem sempre que quiserem. Crie um repositório consistente com esse tipo de conteúdo e tenha certeza de que seus clientes tem um acesso fácil à essa página. Um exemplo para esse tipo de conteúdo é a nossa Central de Ajuda do RD Station com vários artigos segmentados sobre todos os temas que envolvem o produto.

Manuais, tutoriais e checklists

Conteúdos do tipo passo a passo e em formatos mais visuais, como vídeos e infográficos, são ótimos para aprendizado rápido e para garantir que seu cliente aprenda realmente a utilizar sozinho seu produto.

Dia de treinamento

Aqui na Resultados Digitais promovemos treinamentos segmentados por meio de vídeos para os nossos clientes. Os novos clientes que entram também recebem esse tipo de conteúdo nos dois primeiros meses, para aprenderem a usar a ferramenta. Assim, ficamos mais próximos de nossos clientes e ensinamos tudo que sabemos para que o cliente extraia o melhor resultado com nosso produto.

Conteúdo para retenção de clientes

Treinar o cliente já é uma forma de retê-lo, mas só isso não é suficiente. Algumas vezes, se não marcamos presença, fica difícil manter os clientes conosco, então é primordial ter uma estratégia de conteúdo com o objetivo de reter os clientes, pois é muito mais barato manter um cliente feliz e satisfeito do que conquistar novos o tempo todo.

Alguns materiais que cumprem esse objetivo:

Materiais que respondem dúvidas específicas

Seu cliente muitas vezes quer encontrar respostas de forma rápida e que resolvam seu problema, por isso conteúdos mais objetivos, que vão direto ao ponto em um determinado tema facilitam o uso do seu produto ou serviço de forma estratégica para seu cliente e garantem que ele veja valor no que comprou e continue utilizando, sem desistir.

Nesse caso os conteúdos não são técnicos como tutoriais. Um bom exemplo seria o nosso Webinar sobre Como criar Landing Pages efetivas, em que falamos exclusivamente com quem quer tirar dúvidas sobre esse tema específico.

Conteúdos segmentados

Uma forma de agregar ainda mais valor é entregar conteúdos específicos para o negócio dos seus clientes, pois atraem muito mais a atenção do público específico e fazem o cliente notar que sua empresa fala a mesma língua que ele. Lançamos, por exemplo, um kit especial para agências, mostrando os serviços integrados que podem oferecer.

Treinamentos ao vivo de temas de negócio

Webinars sobre temas relacionados ao do seu mercado de atuação ajudam seu cliente a entender melhor o valor do seu produto em uma estratégia específica e a ter conhecimento de maneiras de tirar mais proveito do seu produto para alcançar suas metas e objetivos.

Conteúdos institucionais que apresentem a solidez do seu negócio

Lançar releases e enviar por email sempre que algo importante acontece na sua empresa  possibilita que o cliente confie ainda mais e conheça melhor os valores da sua empresa, para que esteja confortável em contar com seus produtos e serviços.

Agora você já sabe como usar o Marketing de Conteúdo para treinar e fidelizar seus clientes, mas ainda é possível ampliar a estratégia e colher frutos ainda melhores.

Conteúdo para upgrades e novas vendas para clientes

Como dissemos, é mais fácil manter um cliente do que trabalhar o tempo inteiro para conquistar novos, e uma boa forma de ter ainda mais sucesso é fazer vendas recorrentes e maiores para quem já é seu cliente.

Para isso, prepare os seguintes conteúdos:

  • Lançamento de novos produtos, serviços ou funcionalidades: faça um post no seu blog, envie-o por email e divulgue-o nas suas redes sociais. Seu cliente só saberá sobre suas novas ofertas se elas forem divulgadas com eficiência para despertarem a atenção, o interesse, o desejo até o cliente tomar uma ação e comprá-las. Quanto mais seu cliente conhecer e confiar na sua empresa, mais ele continuará comprando.
  • Estudos de caso: tangibilizar o que sua empresa pode entregar é essencial como ferramenta de venda tanto para conquistar novos clientes quanto para vender novamente para clientes atuais. Apresente como outros clientes estão tendo sucesso com seus produtos e serviços para ficar mais fácil de seu cliente visualizar onde poderá chegar ao efetuar essa compra. Essa dica é essencial principalmente para vendas complexas em que o cliente não consegue nem ver e nem pegar na mão o que está comprando, por isso precisamos encontrar novas formas de tangibilizar.

Prepare esses conteúdos com qualidade de uma forma que realmente agregue valor para seus clientes e tenha certeza de que eles sabem que esses materiais estão disponíveis. Depois nos conte qual foi o resultado, esse com certeza é um bom caminho para manter seus clientes fidelizados e a rentabilidade da sua empresa.

E para saber ainda mais sobre o assunto, confira nosso Guia completo com estratégias para fidelizar seus clientes com Marketing Digital, em que falamos de forma mais completa sobre como fidelizar sua clientela.



Guia completo para fidelizar clientes com Marketing Digital

Mais importante do que conquistar novos clientes é reter os que você já tem. Por isso, aprenda a criar brand lovers com esse guia completo!

Post publicado originalmente em agosto de 2014 e atualizado em agosto de 2018.

Marcadores:

Deixe seu comentário