Blog de Marketing Digital de Resultados

Notícias da Semana: Adeus, iTunes e outras novidades da WWDC 2019

Com o fim do famoso aplicativo, a Apple vai focar em 3 aplicativos diferentes: Music, Podcasts e TV

Há muitos motivos para sorrir neste começo de mês. Para os assalariados é a semana de pagamento, para os fãs de esporte é o começo da Copa do Mundo de futebol feminino, para os fãs do frio é a chegada do inverno, para os apaixonados é o mês dos namorados e para você é o dia de ler a primeira newsletter do mês, certo?

Nesta semana trouxemos novidades sobre a Apple, Instagram, Google e Amazon. E também algumas recomendações de conteúdo que lançamos nos últimos dias. Tudo para você ficar super informado sobre o que está acontecendo no mundo do marketing, vendas, negócios e tecnologia.

Boa leitura!

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba toda sexta-feira os melhores conteúdos e as notícias mais relevantes da semana em seu email

Adeus, iTunes

Agora é real oficial. O iTunes está de fato desativado. O anúncio foi feito pela Apple durante a sua conferência, a WWDC 19.

Em seu lugar, a Apple vai focar em 3 aplicativos diferentes: Music, Podcasts e TV. É possível que muitos usuários da Apple já não sintam essa diferença. No iPhone, por exemplo, essa mudança já havia sido feita. Agora, ela acontece também nos computadores.

novos produtos da apple

Trata-se de uma evolução estratégica da empresa, que precisou se adaptar aos novos tempos após a popularização dos serviços de streaming e que praticamente sepultou o modelo de negócios em que as pessoas precisavam comprar uma única música ou álbum. Com o fim oficial do iTunes, a empresa promete investir em peso em seus produtos substitutos.

O Apple Music tem uma batalha particular com o Spotify para resolver, o Apple Podcast deverá receber mais investimento em inteligência artificial para oferecer conteúdos cada vez mais personalizados aos ouvintes e o Apple TV+, como foi batizado o novo serviço de streaming, contará com produções originais além de conteúdos de outros provedores, como a HBO.

Será que a parceria HBO + Apple vai incomodar a Netflix? Se depender do investimento feito sim, o serviço já anunciou programas produzidos por Jennifer Aniston, Reese Whiterspoon, J.J. Abrams e Steven Spielberg.

Outras novidades anunciadas na WWDC 19 e que foram destaque são:

  • Apple Watch ganha um novo sistema operacional e agora tem a sua própria loja de apps. Antes era necessário instalar os aplicativos pelo iPhone.
  • Modo escuro no iOS 13 ou versão noturna, como muitos gostam de chamar. Para quem reclama da bateria do iPhone essa é uma novidade emocionante.
  • A próxima versão do macOS será chamada de Catalina e chegará em breve nos Macs.

Nova atualização de algoritmo do Google vem aí!

Ainda não se sabe o que foi feito, mas está valendo. O Google anunciou no Twitter no dia 2 de junho que começou o roll out de uma nova atualização em todos os seus data centers. É uma atualização gradativa que vai acontecer aos poucos ao longo das próximas semanas. Calma, ainda não chegou ao Brasil. Mas vai chegar.

Esse anúncio deixou a comunidade de SEO empolgada (ou preocupada?), já que não é normal que essas atualizações sejam divulgadas com antecedência. Normalmente, o Google atualiza primeiro e depois comunica. Desta vez, foi o inverso.

Sim, é pouca informação, mas é tudo o que temos por enquanto. Mas essa notícia ressalta que o Google está constantemente atualizando e aperfeiçoando o seu algoritmo para entregar cada vez a melhor experiência para quem faz as buscas.

Ou seja, com um algoritmo cada vez mais sofisticado já deu de ficar usando técnicas batidas de SEO que não funcionam mais, né. O foco é cada vez mais no conteúdo e na experiência que o visitante tem em seu site.

A Rosana Amaral, especialista em SEO na RD, escreveu essa semana um artigo aqui no blog justamente sobre o assunto. Quando acabar de ler este resumo confira também o post “Por que focar só na primeira posição é muito pouco para SEO”.

E ainda sobre o tema, acabamos de lançar o Guia Completo do SEO – 4ª edição. Faça o download e aproveite. É gratuito.

Novidades de Branded Content no Instagram

Marketing de Influência é um dos assuntos mais comentados nos últimos tempos. Nós até já fizemos uma semana de webinars especial sobre o tema, o link está no fim dessa notícia.

Outra empresa que leva muito a sério isso é o Instagram, que divulgou na terça (4) que passará a exibir na timeline anúncios de influenciadores que você não necessariamente segue.

“Ok, mas isso já acontece, afinal são anúncios”, você pode estar pensando. Mas é um pouco diferente.

Hoje, uma marca pode criar anúncios de publicações próprias no Instagram. Com a nova atualização, essa mesma marca poderá impulsionar um post publicado no perfil de um determinado influenciador. Isto é, a marca pode pagar um influenciador para uma campanha de branded content e impulsionar essa publicação para aumentar o alcance.

“Com anúncios no formato branded content, os negócios têm a oportunidade de contar as histórias de suas marcas por meio das vozes dos criadores”, explicou o Instagram na nota oficial.

Quando esses anúncios aparecerem no feed e nos stories, as pessoas verão um selo escrito “Paid partnership with”,  junto com o nome da marca em cada postagem. Segundo o Insta, isso é para garantir a transparência. Segue abaixo um exemplo:

branded content instagram

A nova opção de anúncios começará a ficar disponível nas próximas semanas.

Confira também:

O novo drone da Amazon

A ficção científica imaginou que teríamos muitos carros voadores no século XXI. Errou rude, ainda não chegamos neste nível, infelizmente. A empresa holandesa Pal-V até prometeu carros voadores em 2020, mas se isso acontecer vai demorar um tempo até que a tecnologia se popularize.

Mas enquanto isso não acontece a humanidade pode se divertir com um pequeno teste: drones!

Se não é possível pegar o carro voador para ir às compras, as compras podem chegar até você via drones. Quem está protagonizando essa revolução é a Amazon, que acabou de anunciar um novo modelo de drone, uma aeronave híbrida que é capaz de decolar e aterrissar na vertical, como um helicóptero.

O novo drone usa uma combinação de câmeras térmicas, câmeras de profundidade e um sonar para detectar perigos.

Ainda não tem data para ser lançado oficialmente, mas alguns testes já foram feitos e você pode ver um no vídeo abaixo:

RD lança semana temática de webinars sobre marketing e vendas

E a Resultados Digitais também tem uma novidade muito boa para compartilhar. Já estamos preparados para mais uma semana de webinars.

A Semana da Integração Avançada de Marketing e Vendas acontece entre 24 e 28 de junho. Serão 6 bate-papos exclusivos e gratuitos com gestores da RD e do mercado. Eles vão falar sobre como entregar os melhores contatos para o time comercial, integrar Marketing e Vendas, organizar os times, além de tratar quais são as métricas de cada área e muito mais.

Olha só a programação:

  • 24/06 | 10h – Força de Marketing e Vendas: aproveite ao máximo os Leads (inclusive os perdidos), com Robinson Friede, Leonardo Vergani e Thiago Reis
  • 24/06 | 14h – Na prática: como integrar as operações de Marketing e Vendas, com Leonardo Vergani
  • 25/06 | 10h- Conteúdos que vendem: como falar do seu produto ou serviço, com Flaubi Farias (eu mesmo!) e Rafael Rez
  • 26/06 | 10h – Estrutura de time: como organizar as equipes de Marketing, Pré-vendas e Vendas, com Cibele Ferraz e Paulo Bittencourt
  • 27/06 | 10h – Métricas de Marketing x Métricas de Vendas: quais são os KPIs de cada área, com Leonardo Yoshihara e Gabriel Schüler
  • 28/06 | 10h – SLA: quando é hora de rever e evoluir o acordo entre Marketing e Vendas?, com Karen Bitran e Ben-hur Rocha.

Demais, hein? Para participar é só acessar a página do evento ou preencher o formulário abaixo.

Até semana que vem! Para não perder a próxima edição assine nossa newsletter e receba em seu email.

Semana da Integração Avançada de Marketing e Vendas

Preencha o formulário abaixo para participar!

Marcadores:

Deixe seu comentário