Como tirar fotos melhores para a sua loja virtual - e fazer mais vendas

Confira dicas para fazer melhores fotos para a sua loja virtual - tanto se você tem alguma verba para investir quanto se precisa fazer as imagens por conta própria

SDK Marketing
SDK Marketing1 de julho de 2021
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

O mercado online vem crescendo a cada ano. Assim, é muito comum que cada vez mais empresas marquem presença também nesse ambiente, pois conseguem chegar a um enorme número de pessoas. Em se tratando de ecommerce, ter boas fotos para a loja virtual é um dos principais quesitos a serem trabalhados.

Para se trabalhar com um loja virtual, um dos pontos mais importantes de todo o empreendimento são as imagens dos produtos. Utilizar boas fotografias é um ponto chave, que traz muitos benefícios e resultados na hora das vendas.

Isso porque a imagem de um produto é o primeiro contato que o cliente tem com o objeto, o que o torna um passe crucial nesse momento. Desse modo, elas devem expressar todas as qualidades do que se quer vender, não sendo apenas algo ilustrativo, que não traga a verdadeira realidade.

E é esse um primeiro ponto que deve ser trabalhado: a utilização de imagens retiradas do próprio objeto.

Guia do Instagram para Negócios

Mais do que curtidas: aprenda a gerar Leads, ganhar seguidores, fechar vendas e até fazer anúncios certeiros usando todas as funcionalidades do Instagram!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Dicas para ter boas fotos para loja virtual

No decorrer deste post, vamos abordar diversos aspectos que ajudam na hora de produzir boas fotos para uma loja virtual. Primeiro, vamos trazer as oportunidades que produções mais profissionais proporcionam. Muitas dessas dicas podem ser aplicadas no dia a dia. Em seguida, damos mais orientações para driblar orçamentos mais enxutos e, mesmo assim, conseguir boas imagens. Então, prepare a máquina (ou o smartphone) e vamos lá!

Use fotos próprias

Trabalhar com uma imagem própria, retirada diretamente do que está sendo comercializado, exprime a verdade sobre o produto. Credibilidade é algo absolutamente fundamental nas fotos para loja virtual. Isso leva mais confiança aos clientes e, consequentemente, mais satisfação por parte dos mesmos, pois receberão exatamente o que compraram.

Essa questão prática pode ser muito bem observada no ramo alimentício. Por exemplo: alguém pode anunciar uma imagem de uma pizza da internet, que não condiz com seu produto. O cliente, ao praticamente sentir a suculência da comida pela foto, faz o pedido. Porém, ao receber sua pizza, encontra algo totalmente diferente, já que a foto servia apenas para iludir o consumidor. Frustrante, não é mesmo?

Por isso, é importante mostrar a realidade, trabalhar com produtos de qualidade e mostrar realmente o que será vendido. Isso trará não apenas mais confiança aos consumidores, mas também os tornará cativos e fiéis.

Claro que há muitos casos em que, dependendo da situação, é possível sim trabalhar com imagens da internet, procurando em bancos de imagens, pois pode não haver muita margem para distorção. O ideal, porém, é a imagem própria.

>> Leia mais: SEO para imagens: por que você deve se preocupar em rankear imagens no Google

Preocupe-se com a qualidade das fotos

Outro ponto importante, obviamente, é a qualidade das fotos para loja virtual. Isso porque de nada adianta elas serem próprias se não capturarem a essência do produto.

Para se obter uma imagem de qualidade é preciso ter equipamentos também de qualidade. No cenário ideal para obtenção das melhores fotografias estão um fotógrafo profissional, o uso de câmeras fotográficas profissionais e um estúdio profissional.

Fotógrafo

fotógrafa faz foto para loja virtual

O fotógrafo é um profissional capacitado e dotado dos conhecimentos necessários relativos à angulação, luz, profundidade, relevo e muitos outros. Fotografar, afinal, exige muito mais do que os equipamentos necessários, já que é preciso entender sobre o assunto e buscar os melhores pontos da imagem.

Isso é necessário, pois nas fotos para loja virtual é preciso tomar esses cuidados, e principalmente dar destaque ao que realmente se quer valorizar. Por exemplo: ao se comercializar um massageador em uma loja de produtos de beleza, é preciso dar destaque às suas áreas principais.

Caso o principal diferencial do objeto seja a área de contato com a pele, com seus pontos de relevo, é fundamental, ao realizar a fotografia, mostrar esse ponto. Isso porque é sua parte mais relevante para o consumidor.

Câmeras fotográficas profissionais

Em muitas áreas, o que realmente torna uma pessoa profissional são suas ferramentas, e na fotografia não é diferente. Os conhecimentos realmente são fundamentais, mas é preciso ter com o que aplicá-los. As câmeras fotográficas são de longe a opção mais adequada para realizar essa tarefa.

Essas câmeras possibilitam uma grande variedade de escolhas na hora de fotografar. Seu grande diferencial são suas lentes, que são adaptáveis e podem alcançar efeitos realmente surpreendentes.

A qualidade que um equipamento profissional proporciona é realmente impressionante. Elas podem captar os detalhes menores que sejam em um objeto, dando mais profundidade aos seus relevos. São capazes também de lidar melhor com a luz do ambiente, captando as cores com mais perfeição.

Desse modo, seu uso é algo que traz muitos benefícios para os lojistas visuais, pois proporcionam as melhores imagens de seus produtos.

Estúdio profissional

O ambiente é outro fator que influi diretamente no processo de capturar as melhores fotos para loja virtual. Quando se pensa em ambiente, deve-se levar em consideração principalmente a luz.

A luz ideal para se fotografar é a natural. Isso porque ela é a mesma com a qual o consumidor visualiza o produto, por isso mostrará as características reais do objeto. Frente a visão humana, por exemplo, a luz natural não interfere nas cores do produto, além de ser uma luz mais ampla pois pertence ao próprio ambiente.

Porém, para maximizar seus efeitos, o ideal é a utilização de um estúdio profissional, pois ele proporciona o ambiente perfeito para a fotografia. Além de retirar todas as sobras que causam um efeito totalmente negativo e distorcido do produto, o estúdio proporciona o cenário ideal para o objeto.

Fundo da foto

Em se falando de sombras, elas podem alterar características do objeto, seja pela omissão ou até mesmo pela ampliação de um detalhe. O fundo, por sua vez, é outro ponto crucial das fotos para loja virtual, pois podem mais atrapalhar do que trazer vários benefícios.

Um fundo mal elaborado pode facilmente confundir o consumidor ou causar-lhe uma má impressão do produto. Muitos elementos desnecessários “sujam” a imagem, interferindo diretamente na compreensão de quem a observa.

Por isso, para que não haja problemas é preciso se trabalhar com um cenário neutro, permitindo que o objeto se destaque na imagem. O fundo neutro, como um fundo inteiramente de cor branca, não produz nenhum efeito a mais. Tudo o que ele faz é apenas deixar o produto se destacar.

E, muitas vezes, essa é a melhor opção, pois não atrapalha na compreensão de quem observa, nem o faz perder tempo observando outros detalhes da imagem. Isso faz também com que a pessoa que visualiza a imagem não tenha distrações, e consiga realmente observar apenas o que interessa.

Desse modo, o fundo de uma imagem é algo que realmente deve ser bastante trabalhado. Claro que, algumas vezes, é interessante deixar o ambiente mais adequado pode contribuir bastante também. 

Por exemplo: ao se comercializar uma capa de proteção para carros, é interessante que, ao invés de ela estar embalada, esteja já colocada no veículo, mostrando sua funcionalidade. Mas mesmo assim, um fundo neutro ainda seria uma boa alternativa, para não conturbar a imagem.

>> Leia mais: Marketing Digital para ecommerce: como gerar resultados na sua loja virtual

Fotos para loja virtual de modo mais prático

Claro que são muitas realidades a serem observadas, e é bem possível que nem todos possuam a possibilidade de conseguir um estúdio e um fotógrafo profissional. Contudo, isso não significa que as imagens dos produtos saiam com baixa qualidade.

Isso porque é bem possível trabalhar com outras opções e obter um resultado satisfatório. Por exemplo, basta um pouco de esforço e estudo de técnicas de fotografia para se aprender ao menos alguns macetes básicos e, assim, conseguir um bom resultado.

Use as câmeras do smartphone

As câmeras também podem ser substituídas por smartphones, que cada vez mais possuem também uma qualidade realmente impressionante. Essa evolução se deve a muitas coisas, mas as redes sociais ocupam um papel central nisso tudo. Cada vez mais os consumidores buscam aparelhos celulares com essa capacidade, pois se tornam uma forma mais prática de utilização.

foto para loja virtual com o celular

Um smartphone é por onde boa parte dessas pessoas navega e realiza suas postagens. E ter um dispositivo que captura imagens de qualidade é realmente um grande diferencial. Por isso, a evolução desta capacidade nos aparelhos celulares é cada vez mais rápida, contando com não apenas uma, mas duas, três, cinco, e até mais câmeras.

Cada smartphone tem suas particularidades, mas normalmente são câmeras interligadas, funcionando com as diferentes lentes dos equipamentos profissionais. Assim, cada uma possui uma funcionalidade diferente, dando mais profundidade à imagem, por exemplo. Desse modo, é bem possível sim, se trabalhar com boas fotos para loja virtual utilizando apenas smartphones.

Crie cenários para suas fotos

Já quanto ao cenário, também é viável adaptar um espaço para realizar as fotografias. Claro que se deve respeitar todas as questões de sombras, luz, fundo e outras questões para um ambiente adequado.

Quanto a objetos menores, há a possibilidade de criação de um mini estúdio profissional, que proporciona todas as variantes necessárias. E no YouTube não é difícil encontrar diversos exemplos para esse projeto, como você pode ver no vídeo abaixo.

Outra possibilidade em relação ao fundo, é a retirada do mesmo da fotografia original. Assim, você captura as imagens em um ambiente bem adequado em relação à iluminação, mesmo que o fundo não seja propício. Depois, edita essa imagem retirando o fundo inadequado, deixando apenas a imagem do objeto a ser divulgado. 

Uma boa opção para realizar essa tarefa é a ferramenta para tirar fundo de imagem do Zyro. Essa é uma ferramenta online gratuita, que funciona diretamente na web, sem a necessidade de baixar aplicativos. E tudo o que é preciso é acessar o site, arrastar a imagem e fazer o download, tudo em poucos segundos.

>> Leia mais: Email Marketing para ecommerce: como dados e hábitos de clientes podem ajudar na segmentação e gerar vendas

O poder das fotos para o Marketing Digital da sua loja virtual

Agora que já sabe da importância das fotos para a sua loja virtual, que tal usar as dicas que lhe passamos e aplicá-las? Você vai perceber o quanto é fácil ter imagens com qualidades profissionais e como isso pode influenciar o cliente na hora da compra.

É interessante saber que você pode mensurar o resultado do seu investimentos em boas imagens para o seu ecommerce. Essa é uma das grandes vantagens do Marketing Digital: entender a origem do seu tráfego, dos seus Leads e dos seus compradores, oportunizado a geração de ainda mais vendas!

A melhor forma de fazer isso é usando o RD Station Marketing na sua loja virtual. A ferramenta é ideal para sua empresa fazer campanhas melhores, nutrir Leads, gerar oportunidades comerciais qualificadas e alcançar mais resultados. Ela inclui funcionalidades das redes sociais ao email, das páginas de conversão aos pop-ups, da automação à análise dos seus resultados!

Você pode fazer um teste gratuitamente por 10 dias, sem compromisso. Experimente os editores de Landing Pages e emails drag & drop, que facilitam muito a sua vida! Deixe seu email abaixo para começar:

RD Station

Acompanhe os dados de suas ações de Marketing Digital e faça otimizações

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você recebe relatórios completos de suas campanhas, faz análise de canais e define as etapas do seu funil baseado em dados! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
SDK Marketing

SDK Marketing

Veja também

Marketing
Como a tecnologia pode auxiliar na redução de custos nas empresas
Marketing
Live no Instagram: como fazer, dicas, vantagens e mais!
Marketing
Hangouts On Air: como preparar para sua empresa (e gerar o link antecipadamente)