Blog de Marketing Digital de Resultados

Dica de Email Marketing #5: Planeje a frequência de seus emails

Confira as 3 etapas que você precisa seguir para estabelecer um calendário e otimizar o envio de suas campanhas de email

A frequência no envio de emails é muito importante para o engajamento que gera nos usuários. Caso você envie emails demais, sua base irá saturar e suas taxas de abertura irão diminuir, pois seus contatos cansarão de receber tantas mensagens na caixa de entrada.

Mas, caso você envie emails “de menos”, sua base irá desengajar, ou seja, não lembrará de seu conteúdo.

E agora? Como resolver esse impasse?

O ideal é estabelecer um calendário, de modo a otimizar seu relacionamento com o público.

Nesse caso, deve-se buscar um ponto de equilíbrio para o disparo de emails, ou seja, não enviar muitos emails, mas também não enviar poucos.

Por isso, é importante otimizar sua frequência em 3 etapas:

1. Regularidade

Regularidade significa você manter seus envios constantes e em horários pré-definidos.

Para isso, é importante analisar em qual momento seus Leads preferem receber emails, e isso varia de negócio a negócio.

É importante que seus contatos esperem pelos seus emails em seus horários de preferência.

2. Frequência

Frequência, no contexto de Email Marketing, significa quantos emails sua empresa irá enviar no período predefinido.

O ideal é que você realize a partir de um disparo por semana, testando a alteração dessa frequência (para mais ou para menos, dependendo do seu tipo de negócio).

Há empresas que enviam emails diários e, para elas, isso é ótimo. Mas, para outras, essa prática não faz sentido algum, e devem ser enviados no máximo um ou dois emails por semana.

3. Estrutura e calendário de conteúdos

Uma parte muito importante em sua estrutura de Email Marketing é saber quando irá disparar. Para isso, como já dissemos, é importante estabelecer um calendário de envios.

Aqui na Resultados Digitais usamos o Trello para organizar nossos envios. Veja:

calendário frequência email marketing

Com esse calendário conseguimos organizar nossos lançamentos, entender qual é o dia ideal para um email ser disparado, para qual público será segmentado e saber como otimizar horários e estabelecer um fluxo de produção de layouts.

O dia e horário de envio fazem uma diferença incrível nos resultados. Não são raros os casos em que o timing dá uma diferença de mais de 100% nos cliques e conversões.

Escolha um horário que seu público tenha a caixa aberta e possa agir sobre a mensagem. Toda nossa operação é otimizada devido ao calendário. Isso garante organização e eficiência aos nossos emails.

Quer mais 20 dicas de Email Marketing?

Criamos um eBook no qual reunimos 21 dicas que você já pode começar a implementar para criar campanhas eficientes, sem que seus emails se tornem indesejáveis spams.

Para ter acesso e começar a melhorar suas campanhas de email agora, basta fazer aqui o download do eBook 21 dicas de Email Marketing para alavancar suas campanhas.



eBook 21 dicas de Email Marketing para alavancar suas campanhas

Descubra como enviar uma campanha de email otimizada e gerar mais resultados em Leads e vendas

Marcadores:

Deixe seu comentário