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7 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram da empresa

Se você está começando uma conta para sua empresa no Instagram, veja algumas dicas para ganhar seus primeiros seguidores na rede social

Já faz algum tempo que o Instagram superou a posição de aplicativo divertido de edição de fotos, tornando-se uma ferramenta importante para o Marketing Digital.

À medida que foi englobando novas funcionalidades, como Stories e Ads, o Instagram viu seu crescimento decolar: em abril de 2017, eram 700 milhões de usuários no mundo todo, levando-o em direção ao grupo de redes sociais com mais de 1 bilhão de usuários, que atualmente conta com Facebook, Messenger e WhatsApp.

Dados como esses mostram que ter uma estratégia no Instagram pode ser uma boa maneira de obter visibilidade, atração e reconhecimento de marca para sua empresa.

Se você está começando — ou deseja começar — uma conta para sua empresa no Instagram, veja algumas dicas para ganhar seus primeiros seguidores na rede social.

Lembrando que esse post não inclui dicas de compra de followers e outras formas inautênticas de conseguir curtidas, pois acreditamos que o melhor a fazer é produzir conteúdo interessante para conseguir seguidores orgânicos na rede social. :)



Kit Marketing no Facebook e Instagram

Descubra como criar e aplicar uma estratégia de Marketing Digital nestas duas redes sociais para gerar oportunidades de negócio

1. Mude para um perfil de negócios e otimize as informações

Caso essa dica pareça principiante demais, pode pular para o próximo item!

Mas, se formos começar pelo básico dos básicos, é importante completar e otimizar algumas informações do seu perfil antes de buscar seguidores.

Em primeiro lugar, se você é uma empresa, torne seu perfil pessoal em um perfil empresarial. É rápido, simples e permite que sua conta tenha acesso a diversas informações que não estão disponíveis para perfis pessoais. Só é necessário ter uma página no Facebook.

Para isso, vá até a página de configurações do Instagram e clique em Alternar para o perfil comercial. Aceite o pedido de vinculação de sua página ao aplicativo e preencha as informações de telefone, email e endereço. Isso ajudará seus clientes a entrarem em contato.

Além disso, procure por um nome de usuário curto, fácil de lembrar — se você já tem um que não é muito bom, é possível alterá-lo. Aqui na Resultados Digitais, escolhemos o @resdigitais, pois o nome da empresa era maior do que o número de caracteres comportado pela rede social.

Na página de configurações, não esqueça de preencher o campo Nome, que aparecerá em negrito logo abaixo da sua foto de perfil. É o Resultados Digitais na imagem abaixo. Escolha o tipo de empresa que está mais de acordo com o seu mercado e preencha a biografia com uma frase informativa e de impacto.

instagram da resultados digitais

É importante que o visual do seu perfil seja convidativo e que, ao baterem o olho, os visitantes saibam logo do que se trata. Se você está presente em outras redes sociais, faça com que suas páginas conversem, utilizando a mesma foto de perfil e o mesmo nome de usuário, se possível.

A caixa de texto da biografia é valiosa, pois é a única que permite a inserção de links. Aproveite para divulgar seu website e eventualmente outros links interessantes, como aquele material rico ou post de blog matador. Encurte os endereços utilizando ferramentas como o Bitly para ficar mais bonito. ;)

Se você está começando a procurar curtidores agora, antes de divulgar seu perfil é interessante ter algumas fotos publicadas. Ao produzir essas imagens, lembre-se de que, no Instagram, a qualidade das imagens importa muito. Assim, quando as pessoas chegarem ao seu perfil, verão que você produz bom conteúdo.

Não se esqueça também de promover sua conta do Instagram nas outras redes sociais em que estiver presente. Se alguém já segue sua empresa no Facebook ou Twitter, é provável que não se importe em segui-la em outra rede social.

2. Interaja com seus seguidores e com outros usuários da rede social

Aqui no blog da RD, insistimos muito na ideia de que comprar listas de email é uma furada, e o mesmo se aplica aos seguidores do Instagram.

Uma maneira orgânica de conseguir seguidores na rede é seguindo contas de empresas parceiras e de pessoas conhecidas no seu mercado que sejam interessantes para o seu negócio. Depois de segui-las, interaja com elas, curtindo publicações e fazendo comentários.

Dessa forma, você também atrai atenção para o seu perfil, troca ideias e se inspira com os conteúdos de quem já está há mais tempo na rede social.

A ideia, no entanto, é participar da conversa, dizendo algo interessante. Não vale só deixar comentários mandando aquele “segue de volta”, o que configura prática de spam!

Da mesma forma, à medida que for ganhando seguidores, interaja com eles. Mostre que você se importa respondendo comentários, seguindo de volta os perfis que fizerem sentido e engajando com os conteúdos que publicam.

3. Conte uma história na legenda

Não é porque o Instagram é uma rede social voltada para imagens que você precisa deixar suas legendas de lado.

Aproveite esse espaço destinado ao texto para contar uma história interessante sobre suas fotos, que as complemente. É uma boa oportunidade para contar detalhes que a imagem não mostra e conseguir engajamento.

Escrever pode parecer difícil no início, mas, aos poucos, você desenvolverá um tom de voz para a sua empresa no Instagram, que a diferenciará das outras.

4. Procure hashtags com alto volume de publicações

No Instagram, as hashtags têm um papel importantíssimo, pois juntam as publicações de usuários que não estão conectados em uma página única.

Assim, se você utilizar hashtags relevantes, seus posts ficarão expostos a uma audiência maior do que os seus seguidores e do que as pessoas que já sabem sobre sua marca.

Dentre os temas que têm relação com sua empresa, procure pelos que são mais populares. Basta digitar uma palavra antecedida de # na pesquisa do Instagram para ver o número de publicações. Ao fazer isso, a rede social também sugere outras hashtags similares.

Outra dica é participar de hashtags populares entre os usuários em geral, como #tbt para publicar fotos antigas. Por exemplo, quando o frio chegou em Florianópolis em 2017, compartilhamos uma foto da nossa sede com a hashtag #WinterIsHere.

 

Não foi só em Westeros, o inverno chegou aqui em Floripa também! ❄ #WinterIsHere

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Só não vale forçar a barra e utilizar hashtags populares que não têm relação com seu conteúdo para aparecer em uma página que é muito acessada.

5. Crie hashtags para sua empresa ou evento

Quando você já tiver seguidores e caso deseje divulgar um evento, produto ou outra ação específica, vale a pena começar uma hashtag do zero. É uma boa maneira de engajar seus seguidores e construir presença na rede social.

Durante os eventos de Marketing Digital promovidos pela Resultados Digitais — o RD Summit e o RD on the Road —, por exemplo, incentivamos os participantes a utilizarem as hashtags que criamos. A ideia é acompanhar fotos e opiniões sobre os encontros, além de criar uma sensação de participação e integração.

 

Estamos imensamente felizes em anunciar que Avinash Kaushik (@avinashplusworld) está confirmado no RD Summit! Ele é o autor dos livros Web Analytics Uma Hora Por Dia e Web Analytics 2.0, evangelista de Marketing Digital – Google e palestrante conhecido de algumas das maiores empresas do mundo, como Unilever, American Express e Chanel. Em sua palestra, vai abordar assuntos como marketing digital de dados, machine learning e inteligência artificial, levando os participantes a outro nível de entendimento sobre os temas e sobre como aplicá-los de forma prática em suas empresas. Nos Stories você pode acessar um vídeo que ele gravou especialmente para o #RDSummit! E quer saber tudo sobre o evento e garantir seu ingresso? Clique no link da bio!

Uma publicação compartilhada por Resultados Digitais (@resdigitais) em

6. Utilize o Instagram Stories

A ferramenta Stories, lançada pelo Instagram em 2016, teve boa adesão entre os usuários, e empresas passaram a utilizá-la também.

Aqui na RD, temos utilizado o Stories para divulgar nossos posts e materiais ricos, assim como para outras comemorações mais efêmeras, que não valem um post na rede social.

Se é importante tirar fotos bonitas e usar filtros nas fotos que serão publicadas na timeline convencional, o Stories é o local para imagens menos retocadas. É por isso que você pode utilizá-lo para mostrar o lado mais vida real da sua empresa, como os bastidores.

Com o tempo, o Instagram foi lançando outras novidades, reunindo, por exemplo, todos os Stories em uma página, de acordo com o local de publicação ou com as hashtags utilizadas. Se você possui um negócio local, é uma possibilidade especialmente útil, pois permite divulgar sua empresa na sua região.

Mas os benefícios não estão restritos a negócios locais, pois com as hashtags, por exemplo, você pode fazer publicações marcando o assunto do seu negócio ou outras palavras-chave. Também é possível utilizá-las para aproveitar a colaboração das pessoas caso você realize algum evento, por exemplo.

Existe ainda a opção de fazer transmissões ao vivo no Instagram por meio dos Stories. Elas ficam disponíveis, da mesma forma, por 24h.

Exemplos de Instagram Stories da RD

Instagram Stories Instagram Stories Instagram Stories

7. Faça um sorteio ou concurso

Outra maneira de expandir sua base de seguidores é fazer um sorteio pedindo para os interessados curtirem sua página e comentarem na publicação como pré-requisitos para concorrerem. Afinal, quem não gosta de ganhar um presente?

A premiação também pode ser feita em formato de concurso, uma oportunidade de conseguir conteúdos gerados pelo usuários. Peça que as pessoas publicam fotos delas mesmas usando uma hashtag específica, além de seguirem seu perfil.

No entanto, antes de colocar a mão na massa e fazer o sorteio ou concurso, é importante estar atento às regras. No Brasil, o órgão que regulamenta essas ações é a Caixa Econômica Federal. Vale ler as regras da instituição, assim como as orientações do próprio Instagram.

Aproveite também para curtir o perfil da RD no Instagram e acompanhar nossas novidades. E, para se aprofundar, baixe nosso kit Marketing no Facebook e Instagram. :)

E você? Tem algum truque para compartilhar? Deixe nos comentários!

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