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Gary Vaynerchuk: descubra tudo sobre uma das maiores autoridades em redes sociais e Marketing Digital

Confira os detalhes da trajetória de GaryVee, os aprendizados que trouxe na sua passagem pelo Brasil e dicas do seu maior best-seller

Gary Vaynerchuk é uma das principais referências globais em redes sociais, além de palestrante, Youtuber, apresentador de podcast e autor de livros best-sellers sobre empreendedorismo, marketing e mídias sociais, como Nocaute, The Thank You Economy e Crushing It.


Se você já conhece Gary Vaynerchuk – ou GaryVee – sabe do impacto de seus conteúdos. Seu estilo contundente às vezes gera polêmica, mas é inegável que muita gente foi tocada positivamente por seus insights e dicas. Porém, se ainda não o conhece, vai saber de tudo aqui neste post!

gary vaynerchuk

Ele é uma das figuras mais populares e influentes nas redes sociais, com um total de 22 milhões de seguidores somados em todos os perfis. Em todas as pesquisas que realizamos aqui na Resultados Digitais para receber indicações de nomes para os nossos eventos, GaryVee sempre foi um dos mais pedidos para subir à plenária.

Esse sonho foi realizado: Gary Vaynerchuk veio ao Brasil pela primeira vez em 2019! Ele esteve no maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, o RD Summit, em Florianópolis. Um dos encontros mais esperados do mercado de Marketing Digital enfim aconteceu.

E aproveitando para lembrar que, em 2020, você vai poder conferir outros grandes nomes como Will Reynolds, Eleonora Diniz, Eric Santos, Camilo Coutinho e muitos outros no Hostel by RD Summit, evento online que acontece de 1 a 3 de dezembro.

hostel by rd summit

 

Quem é Gary Vaynerchuk?

Gary Vaynerchuk nasceu em 1975, na então república soviética de Belarus. Três anos depois, sua família emigrou para os Estados Unidos, onde logo começaria sua longa história de empreendedorismo. Seus primeiros negócios são clássicos americanos: ele vendeu limonada e faturou muito negociando cards de baseball.

Em seguida, Gary mergulhou nos negócios da família. Com a chegada da internet, no fim dos anos 90, ele enxergou a oportunidade de transformar a loja de bebidas de seu pai em um dos primeiros e-commerces que se tem notícia. Assim, a Wine Library pulou de 3 milhões de dólares de faturamento anual para 60 milhões de dólares.

Foi nesse período que GaryVee descobriu a habilidade que mudou a sua vida (e de muitas outras pessoas): falar em vídeo. Seu primeiro canal no YouTube foi a WineLibraryTV, no qual publicou conteúdos diariamente por 5 anos. Foi a partir daí que ele começou a criar seu império de mídias digitais, chegando aos impressionantes 22 milhões de seguidores que tem hoje.

Aliás, se você ainda não segue GaryVee, não perca mais tempo, opção é o que não falta:

VaynerMedia e outras empresas

Usando a experiência de vendas e de mídia na Wine Library, Gary Vaynerchuk recrutou seu irmão AJ em 2009 para fundar a VaynerMedia, uma agência focada em operar as redes sociais de grandes empresas. Seu primeiro cliente já representou a realização de um sonho: seu time de coração no futebol americano, o NY Jets. Ele garante que um dia ainda vai comprar a franquia!

Hoje, a VaynerMedia representa empresas como General Electric, Anheuser-Busch InBev e Pepsi, contando com mais de 500 funcionários. Ela foi a pedra fundamental da VaynerX, empresa que controla vários de seus outros negócios, como a VaynerSpeakers e a Vayner Productions. Ele também tem uma agência de atletas profissionais, a VaynerSports.

GaryVee também é investidor anjo, tendo colocado dinheiro em empresas como Twitter, Facebook, Uber e Tumblr. Em 2014, ele iniciou um fundo de investimentos de 25 milhões, com foco em primeiras rodadas e incubação, o RSE Ventures. Gary tem ainda a BRaVe Ventures, que dá consultoria para redes TV crescerem no mundo digital.

Gary Vaynerchuk em vídeo, áudio e muito mais

GaryVee é um dos empreendedores com maior presença digital nas redes sociais. Seus vídeos são compartilhados diariamente por milhares de pessoas impactadas por suas ideias e que se inspiram no que ele tem a dizer. Ele entendeu como poucos o poder dos vídeos para espalhar sua visão de negócios e empreendedorismo, já na época da WineLibraryTV.

Não é à toa que Gary continua produzindo e lançando vídeos quase todos os dias no YouTube. Seu canal tem como destaque o DailyVee, um vlog em que Gary Vaynerchuk mostra seu dia a dia e divide insights de business com mais de 2,8 milhões de assinantes.

Sabe o que é melhor? Um dos episódio foi criado com trechos da sua participação no RD Summit 2019! Assista para aproveitar as dicas e conferir bastidores do evento:

Antes, também respondia questões enviadas pelo público pelas redes sociais na série #AskGaryVee. O modelo era fantástico: sua equipe fazia uma triagem, mas Gary via as perguntas apenas na hora da gravação, respondendo instantaneamente com base em suas experiências.

Gary também é um entusiastas dos podcasts, tendo o seu próprio: The GaryVee Audio Experience. Já são mais de 300 episódios! E uma curiosidade: Gary entrou definitivamente no radar do público em 2008, com um keynote na Web 2.0, em Nova York. Essa palestra deu origem ao livro Crush it!, o primeiro de seus best-sellers.

Aprendizados da palestra de Gary Vaynerchuk no RD Summit

A vinda de GaryVee ao Brasil foi marcante e trouxe diversos ensinamento. Sua palestra, a mais esperada do RD Summit 2019, lotou a plenária, encerrando o terceiro e último dia de evento.

Separamos logo abaixo alguns dos principais aprendizados.

“A paciência é uma variável muito importante do sucesso”

Em sua apresentação, ele inspirou a plateia a produzir conteúdo e deixou lições valiosas para os empreendedores brasileiros.

Gary Vaynerchuk começou dizendo que as pessoas estão muito preocupadas em arrecadar capital, mas que é preciso ser paciente. “A paciência é uma variável muito importante do sucesso”, diz. “Quanto mais rápido você quer, mais vulnerável você se torna”. Ele conta que, embora seu estilo de comunicação seja rápido, suas ações de negócio são lentas.

“Nós estamos nos tornando um mundo de áudio”

O empreendedor diz que, hoje, todos podemos ser influenciadores. Mas, antes de vender qualquer coisa, é preciso obter a atenção das pessoas. “O que eu procuro no mundo digital é o alcance orgânico”, diz.

Para quem quer começar a atrair atenção da internet, ele tem duas apostas. A primeira, é o conteúdo em formato de áudio. “Comece um podcast sobre o seu mercado e divulgue-o”, aconselha. Para ele, o formato está fazendo tanto sucesso porque estamos muito ocupados, querendo fazer várias coisas ao mesmo tempo.

A segunda é investir mais em produção de conteúdo para o LinkedIn. Para ele, as pessoas subestimam o que está acontecendo na rede social voltada para profissionais.

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“Eu passo quase todo o meu tempo tentando gerar valor para as pessoas”

Para Gary Vaynerchuk, se formos dissecar o conteúdo das organizações, veremos que boa parte dele é egoísta. “Ou vai ser uma propaganda, ou vão pedir as informações de vocês em troca de algo”. Mas ele sugere que se use essas comunicações para tentar valor para os usuários, seja no site ou nas redes sociais.

“Se vocês estão tentando dar um nocaute o tempo todo, as pessoas vão aprender a desviar”. Ele credita a essa propaganda excessiva o fato de as redes sociais estarem declinando no momento.

“O julgamento está acabando com a nossa sociedade”

O que faz com que as pessoas não produzam conteúdo? Para Gayner Vaynerchuk, é uma coisa só: julgamento. Ele diz que um de seus pontos fortes é não ligar para as críticas.

Para superar esse medo, sugere “fazer um único vídeo e contar ao mundo o segredo que você têm”. “As sombras que as pessoas carregam as controla. Se você controlar essas coisas e divulgar isso, ninguém mais vai ter poder sobre você. É sobre liberdade”, diz.

“Sejam as pessoas que vão sair dessa sala e começar a produzir”, conclui.

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Aprendizados do livro Nocaute: Como Contar Sua Historia no Disputado Ringue das Redes Sociais

Para nos ajudar a alcançar a excelência nas redes sociais, Gary Vaynerchuk escreveu um livro completo sobre o tema que é a sua obra mais conhecida: Nocaute, ou em inglês, Jab, Jab, Jab, Right Hook.

Vamos ensinar agora tudo o que aprendemos com Gary Vaynerchuk sobre como desenvolver vantagens competitivas nos dias de hoje com o marketing das redes sociais.

O Marketing na era social

Na era em que vivemos, as pessoas despendem parte considerável de seu tempo nos seus celulares. E, se estão nos celulares, há grandes chances de estarem em alguma rede social. Isso alterou as dinâmicas do Marketing nos últimos anos.

O impacto e a eficiência do Marketing tradicional continuam a diminuir de maneira constante, enquanto o Marketing social está crescendo exponencialmente.

Portanto, se você quer ter sucesso nas suas campanhas, foque no mobile e nas redes sociais.

Mas para Gary Vaynerchuk, de nada adianta fazer venda direta nas redes sociais. Ela é rejeitada pelo usuário final. Em vez disso, o ideal é que se saiba ouvir o usuário, conversar com ele, para depois, quando o próprio usuário permitir, fazer sua oferta.

É como em um ringue de boxe (daí o título do livro!): dê muitos socos leves (conteúdo) antes do gancho de direita (oferta) para finalizar.

Contando sua história nas redes

Em seu livro, Gary fala muito da importância de você contar grandes histórias nas redes sociais. Grandes histórias que farão com que seus usuários se sintam valorizados. Se tratam de pílulas de conteúdos que informarão sobre seu produto e irão inspirar os usuários.

Aqui estão alguns passos descritos por ele para ter grandes histórias excepcionais:

  • É necessário otimizar o conteúdo para a plataforma em questão: nada de adaptar materiais de outros lugares, produza algo específico para cada rede;
  • Você deve ajudar o usuário: ao invés de invadir o espaço da pessoa, dê a mão para ela e a ajude a fazer o que quer, contando histórias que fazem parte da conversa;
  • Suas histórias não devem gerar demanda: produza um conteúdo generoso, informativo, engraçado e inspirador, e nada de ficar falando sempre das vendas;
  • Se mantenha atualizado: e mostre isso! Não fique preso nas décadas passadas. Crie conteúdo que mostre que você entende os problemas atuais dos usuários;
  • Produza em tamanho micro: as pessoas andam cada vez mais ocupadas. Os pequenos conteúdos são muito mais atraentes que grandes produções;
  • Seja fiel a seus valores: seus conteúdos também devem incentivar sua marca e ser fiéis a seus valores.

Agora vamos trazer mais detalhes sobre 3 das principais redes mais utilizadas no mundo e trabalhadas no livro: Facebook, Twitter e Instagram.

Facebook

O Facebook é a plataforma ideal para contar suas histórias e entregar conteúdo de qualidade e relevante. A medida que os usuários vão interagindo, você começa a ranquear melhor e ser visto com mais frequência.

Suponha que você é um vendedor de calçados:

Socos fracos (jabs):

  • Um vídeo de 15 segundos de pessoas mostrando os produtos que você vendeu para elas;
  • Um cartão de feliz Dia dos Namorados, que não mostra nenhum produto;
  • Um vídeo de 15 segundos sobre a importância de usar calçados confortáveis;
  • Uma pesquisa: “Que tipo de calçado você prefere usar no verão? E no inverno?“.

Gancho de direita:

  • Publique um cupom, uma oferta de frete grátis ou algum outro Call-to-Action.

Twitter

O Twitter é a melhor plataforma para dar declarações e expor sua opinião. Com frases curtas, você pode projetar sua voz.

Atualmente, muitos profissionais de marketing usam o Twitter como uma extensão de seus blogs ou para promover links. Isso é uma pena, já que o Twitter é uma ótima ferramenta para escutar o que os usuários estão dizendo.

O ponto forte do Twitter está em sua habilidade de descobrir as tendências e os acontecimentos.

Dicas para usar o Twitter:

  • Poste constantemente tweets breves;
  • Utilize as tendências a seu favor;
  • Escolha uma hashtag memorável.

Instagram

O Instagram é uma rede social visual. Embora nos dê um grande desafio por não permitir adicionar URL às imagens, saiba de uma coisa: os usuários descobrem como chegar aos links facilmente, se for de seu interesse.

Pense no Instagram como uma revista que é lida por mais de 100 milhões de pessoas a cada mês — onde você pode postar conteúdo gratuito, desde que seja uma imagem. E com o bônus que as pessoas podem interagir com as imagens (curtir, comentar…).

Dicas para usar o Instagram:

  • Coloque imagens naturais em seu Instagram – nada de propagandas ou fotos genéricas;
  • Utilize muitas hashtags nos posts;
  • Seja “digno de exploração” — as imagens mais bonitas vão para a página “explore” do Instagram.

E lembre-se: assim como você está lutando para aprender as evoluções das redes sociais, a maioria das empresas está fazendo a mesma coisa.

Os consumidores são lentos para se adaptarem também. Se você conseguir ser rápido e entender as mudanças contínuas nas redes sociais, você pode ter uma vantagem competitiva.

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Post originalmente publicado em julho de 2019 e atualizado em outubro de 2020.

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