Geração de Leads: como começar, os principais canais, iscas e dicas

Confira os tipos de iscas para geração de Leads que funcionam muito bem e que você pode replicar em sua empresa, dando os primeiros passos

Resultados Digitais
Resultados Digitais30 de agosto de 2022
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Geração de Leads é o início da estratégia de Inbound Marketing, com táticas de geração de tráfego para atrair visitantes e materiais educativos para converter esses visitantes em Leads. Assim, usando técnicas como Automação de Marketing, é feita a gestão e nutrição desses Leads gerados para transformá-los em clientes.


O principal objetivo do Marketing Digital é gerar demanda para os produtos e serviços da sua empresa. Ou seja, atrair oportunidades de negócio através dos seus canais online. No entanto, para que isso aconteça não basta apenas ter um website.

Um erro que muitas empresas cometem é trabalhar somente com um formulário de contato na página, quando existem muitas outras oportunidades para converter seu visitante em Lead e estreitar o relacionamento. Alguns inclusive podem estar entre os conteúdos que sua empresa já possui.

Aqui na Resultados Digitais já criamos centenas de conteúdos educativos nos mais diversos formatos, e também aprendemos muito orientando nossos clientes. O post de hoje buscará condensar todo esse aprendizado, mostrando como começar, dando sugestões de iscas para geração de Leads e muito mais!

eBook: 28 tipos de oferta para geração de Leads

Escrever um eBook não é a única forma de gerar Leads. Conheça quais são os outros tipos de ofertas que funcionam bem para transformar seus visitantes em oportunidades de negócio

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O que é geração de Leads

Geração de Leads é o início da estratégia de Inbound Marketing. Para esse começo ser bem sucedido, é fundamental usar táticas eficientes de geração de tráfego para atrair visitantes. Porém, não é para cantar vitória quando seu site atinge esse objetivo, já que se trata apenas uma primeira etapa.

A seguir, é preciso elaborar materiais educativos e ofertar de valor para converter esses visitantes em Leads. Um Lead, em Marketing e Vendas, é uma oportunidade de negócio que deu informações de contato, como nome e email, em troca de algo – como um material educativo ou uma oferta de valor.

Quando essa "transação" agrada as duas partes, ocorre a geração de Leads para uma empresa. Depois, não esqueça deles, senão todo seu esforço estará perdido! Usando técnicas como a Automação de Marketing, é preciso fazer a gestão e nutrição desses Leads gerados para transformá-los em clientes.

Qual é a importância da geração de Leads

Como dissemos acima, um Lead é gerado quando alguém fornece suas informações de contato (nome, email, telefone etc.) em troca de uma oferta de valor que você oferece em seu site ou blog. Essa oferta de valor deve ser um conteúdo rico, algo exclusivo, como um eBook, guia, template, planilha, checklist, trial ou até mesmo um diagnóstico gratuito.

Com a geração de Leads, você consegue avaliar o interesse de seus visitantes em suas ofertas e ainda entende como está a sua conversão. Se você possui uma boa taxa de conversão é sinal de que seu conteúdo é atrativo para sua persona. Saber o estágio de compra do Lead também é um fator importante.

É comum as empresas pensarem somente nos Leads que estão prontos para realizar uma compra de um produto ou contratação de um serviço. No entanto, pensando assim você estará desperdiçando uma grande fatia dos Leads em um estágio de aprendizagem e consideração, que ainda não estão preparados para sua oferta. Por isso, é preciso pensar na Jornada de Compra.

Outra importância da geração de Leads é mais óbvia, mas precisa ser citada: manter o pipeline de vendas do seu negócio sempre saudável. Mantendo uma recorrência nesse trabalho, você consegue nutrir seus Leads com mais calma para abordá-los quando realmente estiverem bem informados sobre o seu produto ou serviço. Assim, as vendas sairão com mais facilidade!

Quais são os benefícios da geração de Leads

Para facilitar a visualização e a compreensão, dê uma olhada na listinha abaixo com os benefícios da geração de Leads para o seu negócio.

  • Conseguir o contato completo de potenciais clientes
  • Firmar-se como autoridade de conteúdo no seu nicho
  • Educar o mercado sobre a área em que sua empresa atua
  • Entender os interesses dos visitantes do seu site ou redes sociais
  • Fazer uma comunicação direta por email ou WhatsApp com potenciais clientes
  • Nutrir no tempo certo os Leads até o momento da venda
  • Manter o pipeline de vendas sempre cheio de oportunidades
  • Fazer vendas com mais recorrência e volume

Cada vez mais parece uma boa ideia investir na geração de Leads, hein? Então continue lendo para saber como dar os primeiros passos e fazer disso uma rotina no seu negócio.

Como dar os primeiros passos na geração de Leads e potencializar o seu negócio

Como você avalia os resultados gerados em suas estratégias de Inbound Marketing? É comum empresas adotarem estratégias de Inbound sem foco em resultados. Realizam diversas ações, como produção de conteúdo no blog e anúncios em mídia paga, mas não conseguem mensurar os resultados nem criam um relacionamento consistente com seus potenciais clientes.

Mas por que isso acontece? Um dos motivos é a produção de conteúdo sem geração de Leads. Por mais que o conteúdo seja relevante e de qualidade, sem gerar Leads você não conseguirá evoluir em seu funil de vendas e terá dificuldades em mensurar os resultados. Após a atração de visitantes para seu site ou blog, você precisa saber quem são essas pessoas, quais seus interesses e se estão qualificados como uma oportunidade para o seu negócio.

Defina sua persona

O primeiro passo para quem quer iniciar uma estratégia de Inbound Marketing é definir quem é sua persona. Afinal, como se comunicar adequadamente se você não souber com quem está falando?

Uma persona é uma representação fictícia de seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Um grande erro é utilizar a mesma linguagem para públicos distintos. Quanto mais personalizada sua comunicação, melhor será o resultado. É preciso que exista identificação de sua persona com o conteúdo oferecido. Além de ter conhecimento sobre características pessoais (idade, gênero, preferências etc.), entender a dor/necessidade de sua persona é um dos pontos mais importantes.

A criação de materiais ricos foca em sanar uma dor ou suprir uma necessidade. Portanto, procure entender bem sua persona para que seu conteúdo seja o mais específico e personalizado possível. E quanto ao número de personas? Uma empresa pode ter mais de uma? Sim, é bem provável que sua empresa tenha mais de uma persona. Por isso, entender e conhecer cada uma delas será fundamental para a identificação de oportunidades para o seu negócio.

Produza materiais ricos para geração de Leads

É possível encontrar muitos conteúdos disponíveis numa simples consulta ao Google, principalmente em formato de posts de blog. Diante disso, para que seu conteúdo chame a atenção de sua persona ele precisa ser exclusivo.

Materiais ricos funcionam como isca, por isso devem apresentar conteúdos relevantes e despertar o interesse da persona para que ela forneça as informações de contato.

Diferentemente do que muitos pensam, um material rico pode ser produzido com base em seu conhecimento no negócio. Ou, até mesmo, com a adaptação de algum conteúdo que você tenha e que seja interessante para seu público.

Utilize Landing Pages, pop-ups e formulários

Sua persona precisa ter acesso ao material rico que você criou. Para isso, utilize ferramentas que permitam a sua distribuição para geração de Leads. As opções mais comuns e que podem ajudar nessa etapa são:

Landing Pages

Landing Pages são páginas de captura que ajudam no processo de geração de Leads. Elas são fundamentais, pois apresentam uma estrutura simples e com objetivo definido. Utilizando uma ferramenta de Automação de Marketing, como o RD Station Marketing, você consegue criar de forma rápida uma Landing Page.

Nela, você terá geralmente uma chamada principal, uma descrição do material rico que está oferecendo, um formulário com os campos necessários para geração do Lead (nome, email e outros campos personalizados) e um Call-to-Action (CTA), que é um botão de ação para envio das informações. O material oferecido e a estrutura da Landing Page são decisivos para obter uma boa taxa de conversão.

Pop-ups

Um pop-up é uma janela que abre no navegador quando se acessa uma determinada página. Os tipos mais eficientes são os seguintes:

Pop-up formulário: é exibido em seu site de forma centralizada quando o visitante tenta sair da página. Ele é excelente para recuperar visitantes que já estavam decididos a fechar a página;

Pop-up CTA: aparece no canto da tela quando seus visitantes rolam 50% da página. Ele possui dois principais objetivos: promover as suas Landing Pages e avançar os seus visitantes na Jornada de Compra.

Formulários

Os formulários também são uma excelente alternativa para geração de Leads e podem ser inseridos diretamente nas páginas de seu site. São ideais para casos em que o formulário deve fazer parte de uma página já existente (como um post de blog) ou deve ocupar pouco espaço no site (como um formulário de newsletter).

>> Leia também: Como atrair e gerir Leads com o RD Station Marketing

Defina uma estratégia de promoção

Landing Page criada, e agora? É o momento de promovê-la para alcançar sua persona e gerar os primeiros Leads. Antes de tomar qualquer decisão sobre como irá promover sua Landing Page, entenda o comportamento das fontes de tráfego de seu site.

Se você tem pouco tráfego em seu site e precisa de resultados em curto prazo, será interessante optar por mídias pagas (Facebook Ads, Google Ads ou LinkedIn Ads), que poderão trazer um volume maior de visitantes. Agora, se você já tem um bom tráfego, além de utilizar mídias pagas e redes sociais na promoção, pode optar pelo uso de pop-ups e formulários para gerar Leads a partir do tráfego orgânico que recebe.

Conte com o RD Station Marketing para a geração de Leads

O RD Station Marketing, nosso software tudo-em-um de Automação de Marketing, pode ajudar a sua empresa a potencializar a geração de Leads. Com a ferramenta, que é líder na América Latina, você vai criar facilmente campanhas que funcionam, com Landing Pages, pop-ups, formulários e emails totalmente personalizáveis. Dessa forma, você cria jornadas personalizadas, gerando vendas em escala.

Além disso, com uma ferramenta tudo-em-um, a sua operação de Marketing Digital fica muito mais produtiva. As funcionalidades de geração de Leads têm a companhia de programação de postagens em redes sociais, do gerenciador de anúncios do Facebook – ideal para estratégias de remarketing – e do painel de palavras-chave by Semrush. E ainda tem segmentação de Leads, análise e muito mais!

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10 tipos de iscas excelentes para geração de Leads

A seguir, separamos 10 tipos de iscas para geração de Leads que funcionam na prática. São materiais ricos que usamos aqui na RD e que estimulamos nossos clientes a produzirem. Confira a lista e veja o que faz mais sentido para o seu negócio.

1. Geração de Leads com eBooks

eBooks são uma das ofertas mais clássicas para geração de Leads, sendo tipo de conteúdo rico que mais usamos aqui na Resultados Digitais. É um formato que funcionou e continua funcionando muito bem e ao todo já publicamos mais de 100.

A vantagem do eBook é que permite a você aprofundar em determinado assunto e explorá-lo em um nível que provavelmente não faria em um post no blog, por exemplo. Para produzi-lo, uma estratégia que temos usado é planejar o conteúdo do eBook e quebrá-lo em diversos posts para depois reuni-los e diagramar no formato do material,.

Um eBook também é um bom conteúdo a ser feito em co-marketing com outra empresa, pois dessa forma os esforços são divididos e é possível escrever um conteúdo ainda mais completo e aprofundado.

2. Webinars

Webinar é um formato também bastante difundido para produção de conteúdo e geração de Leads. Pelo uso da voz e da imagem, os webinars acabam tendo um toque mais pessoal que aproxima mais o potencial cliente da empresa.

O interessante é que o webinar possui um custo relativamente baixo, uma vez que apenas com um computador, uma webcam e um microfone já é possível realizar uma gravação. Vale lembrar, é claro, que a produção conta bastante para passar uma imagem melhor da empresa, mas mantê-lo simples não o faz perder a eficácia.

Outro ponto importante é que o webinar pode ser gravado ou ao vivo. No caso de ser ao vivo existe a vantagem de que, por você assumir um compromisso de realizar esse webinar, terá que estar no dia e horário marcados, o que evita a procrastinação e, caso opte por gravar, ele continuará gerando Leads ao longo do tempo.

3. Templates

Templates são basicamente modelos prontos para serem usados em qualquer contexto, como planilhas, apresentações ou qualquer coisa que facilite determinado trabalho. Alguns exemplos que criamos e trouxeram muito resultado foram o calendário de conteúdo, a planilha de Automação de Marketing e os templates de eBook, feitos em parceria com a SOAP.

Os templates funcionam muito bem para gerar Leads de qualidade por conta do seu apelo extremamente prático. Por isso, esse tipo de material precisa ser autoexplicativo ou possuir um conteúdo instrucional. A maioria das empresas constrói uma série de templates para seus próprios processos internos e esquece que seus potenciais clientes podem ter as mesmas necessidades.

Ao compartilhar ideias criativas que você usa para melhorar o seu dia a dia, você ganha autoridade ajudando outras empresas e ainda pode gerar muitos Leads.

4. Ferramentas

As ferramentas vão além dos templates e ajudam seus potenciais clientes a resolver problemas mais complexos, que somente um template não poderia. Ela pode tanto ser uma parte da sua própria solução como algo totalmente novo. No caso de ser uma parte da sua solução, as ferramentas têm ainda um papel importante de avançar o Lead no processo de compra, pois dão um “gostinho” de como o trabalho seria melhor com a solução completa.

Um bom exemplo de ferramenta é o nosso Gerador de Assinatura de Email Profissional. Com ela, ajudamos de forma prática os nossos Leads a resolverem uma dor e, em troca, conquistamos seus contatos para desenvolvermos um relacionamento..

Para construir ferramentas você normalmente precisará de um programador, e por isso é uma opção mais factível para empresas de tecnologia. Em contrapartida, é bastante difícil copiar ferramentas e por isso, independentemente do seu segmento, pode ser uma forma muito boa de se diferenciar.

5. Whitepaper

O whitepaper é um formato pouco utilizado. Não é tão aprofundado quanto um eBook – logo é produzido com menos esforço –  e já é o suficiente para as pessoas aceitarem trocar seu contato pelo conteúdo em questão. Pense nos whitepapers como posts mais extensos. Longos e densos o suficiente para valer a pena a não publicação no blog, porém pequenos para serem chamados de eBooks.

Vale ressaltar que, caso sua empresa invista em Google AdWords e hoje só possua ofertas de conversão direta (como pedido de orçamento, contato etc.), criar um whitepaper e direcionar parte do tráfego para lá é provavelmente a ação mais rápida que você pode fazer para aumentar a geração de Leads mantendo o mesmo investimento.

No começo de nossa estratégia de Marketing de Conteúdo, criamos alguns whitepapers para geração de Leads. A estratégia funcionou muito bem, porém, com o passar do tempo, vimos a necessidade de aprimorar os conteúdos e os whitepapers foram todos transformados em eBooks.

6. Pesquisas e estudos

Pesquisas e estudos também são formatos bastante difundidos e comuns em determinados mercados. Durante muito tempo, nos acostumamos a vê-los em revistas e outros meios, mas sabemos que esse tipo de publicação nem sempre é viável e muitas vezes não explora o potencial que tem esse material.

No contexto do Marketing Digital tudo fica consideravelmente mais fácil, e qualquer empresa consegue fazer uma pesquisa sobre determinado assunto e publicá-la. Um exemplo de pesquisa que foi publicada recentemente é a Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada.

7. Infográficos

Infográficos são ótimos materiais para gerar valor para sua audiência. São representações visuais do seu conteúdo, misturando texto e imagem, o que torna esse tipo de conteúdo bastante dinâmico.

Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas criar um infográfico hoje em dia já não exige mais um alto nível técnico e você pode fazer até mesmo de forma gratuita com a ajuda de algumas ferramentas, basta ter as informações certas e algumas noções de design.

Muitas empresas criam infográficos e disponibilizam gratuitamente no blog. Esse tipo de promoção é válido também, principalmente se você colocar no final do post o código para outros blogs compartilharem o infográfico e gerar backlinks para seu site.

Contudo, um infográfico pode ser também uma estratégia muito eficiente para gerar Leads. Aqui na Resultados Digitais já utilizamos infográficos dessas duas formas, tanto para blogposts como para geração de Leads.

8. Série de conteúdos

Já pensou em criar uma série de conteúdos e concentrar tudo em uma Landing Page? Essa é uma ótima forma de geração de Leads pois ofertas desse tipo são bastante ricas. Na Resultados Digitais, já exploramos esse formato algumas vezes. Basicamente, em duas maneiras: vídeos e cursos por email.

Série de vídeos

Não é mais novidade que vídeos são formatos cada vez mais fáceis de serem produzidos e que costumam atingir ótimos resultados. O que muita gente não sabe é que vídeos são excelentes conteúdos para geração de Leads. Produzir um conteúdo em vídeo hoje não é só subir um arquivo no YouTube ou no Facebook. Você pode aproveitar o audiovisual para criar conteúdos ricos, como uma série de vídeos, por exemplo.

É verdade que compartilhar os vídeos diretamente nas plataformas pode gerar um alcance muito maior do que promovê-los por meio de uma Landing Page. Contudo, o contrário pode gerar muito mais oportunidades de negócio para sua empresa.

Lembre-se de que tudo depende do formato. Um vídeo curto provavelmente não é um material rico o suficiente para você promovê-lo por meio de uma Landing Page, e nesse caso é melhor subir diretamente nas plataformas. Já uma videoaula mais densa, uma entrevista mais longa ou uma série com vários vídeos sobre determinado assunto podem ser reunidos em um material rico e utilizado como iscas para geração de Leads.

Cursos por email

Esse é outro formato muito rico de conteúdo, tanto para os Leads como para a própria empresa. Para os Leads é muito útil, pois eles vão receber conteúdos em uma ordem que facilita o aprendizado. Para a empresa é interessante pois é possível analisar como está o engajamento dos Leads, quais estão sendo nutridos e quais estão desistindo no meio do caminho.

Criar cursos por email é uma tarefa relativamente simples. O principal é criar todo o conteúdo e planejar uma sequência lógica que faça sentido para a persona. Feito isso, basta criar um fluxo de automação de Email Marketing para que os Leads recebam os emails nessa ordem.

9. Quiz

Quiz é um formato que gera bastante engajamento com Leads. É relativamente fácil de fazer caso use a ferramenta correta e, dependendo de como for formatado, pode entregar bastante valor ao final.

Vale mencionar que esse tipo de conteúdo costuma ter um alto potencial de viralidade, quando o quiz instiga o usuário a compartilhar o seu resultado.

10. Kits

Os kits são formatos que, em nossos testes, tiveram uma aceitação muito boa. Já fizemos aqui na Resultados Digitais dois tipos de kits:

  • Coletânea de materiais diferentes sobre um assunto ou para um público/segmento específico;
  • Dois materiais em formatos diferentes sobre o mesmo assunto.

Sobre o primeiro, trata-se de de pegar materiais que já existem e que já foram lançados em outras ocasiões e reuni-los em um formato de “kit sobre determinado tema” ou “kit de tal assunto para iniciantes/tomadores de decisão/empreendedores”.

São diversas as possibilidades de combinações e o mais interessante é que possui um baixo custo de produção. Como os materiais já estão prontos, só será necessário preparar o lançamento, fazendo a Landing Page, Thank You Page, email, imagens etc.

No segundo caso, a ideia é produzir dois ou mais conteúdos sobre determinado tema e lançá-los juntos em formato de kit. Por exemplo, no Kit do Teste A/B, nós produzimos um eBook sobre o tema e uma ferramenta (calculadora de teste A/B) e os lançamos juntos, como um único material.

Como encontrar conteúdo para geração de Leads entre os materiais que sua empresa já possui

O que muita gente não sabe é que a estratégia de Marketing de Conteúdo para geração de Leads pode ser iniciada e testada com materiais já disponíveis na empresa. Afinal, praticamente toda organização possui conteúdos interessantes e exclusivos que, na maioria das vezes, ficam guardados nos computadores dos funcionários. Eles podem ser usados na geração de novos Leads e, consequentemente, novos clientes.

O grande dilema, quando falamos em externalizar conteúdos internos, está no fato de muitos gestores acreditarem que o material que possuem é único e por isso deve ser mantido em segredo. Eles se esquecem que em um mundo digital, no qual a informação está à disposição de todos de forma gratuita, quem sai na frente com um bom conteúdo ganha os méritos e também a audiência e credibilidade.

Em outras palavras, isso significa que se a sua empresa não compartilhar o que sabe, o seu cliente vai começar a procurar informações no site da sua concorrente. E pode ser, inclusive, uma empresa menor do que você, mas que está abrindo o jogo e se tornando uma referência sobre o tema na web. Para você que está no processo de encontrar esse conteúdo escondido, separamos aqui algumas dicas que podem ser o mapa da mina que faltava na sua pesquisa.

1. Encontre as planilhas certas

Modelos de planilhas são ótimos conteúdos para serem compartilhados e acabam atraindo um público, na maioria das vezes, qualificado. Isso acontece porque neste momento, em alguma empresa, alguém está quebrando a cabeça para montar uma tabela de custos, um cronograma de atividades, um checklist de projeto ou uma análise de processos e é aqui que a sua tabela pode servir como uma solução eficiente.

É sempre importante entender que o material deve ter a ver com o seu tipo de trabalho. Se você trabalha em uma consultoria para melhoria de processos, por exemplo, um material bastante interessante pode ser uma planilha de mapeamento de processos. Ele deve servir como diagnóstico para que o próprio cliente chegue à conclusão que precisa de você.

Essas planilhas na maioria das vezes já são utilizadas em processos internos da empresa ou mesmo em etapas iniciais de interação com o cliente. Elas não precisam e nem devem ser compartilhadas na íntegra. A melhor opção é utilizá-las apenas como a isca que levará o Leads a te contatar para avançar no processo ,de compra.

2. Aquela palestra/treinamento que todo mundo gostou

Sabe aquele último ciclo de treinamento interno da sua empresa ou então aquela palestra que você foi convidado a fazer na associação comercial da sua cidade e que todo mundo elogiou? Esse é um excelente material para ser compartilhado! Para entregar esse conteúdo ao vivo você precisou se preparar, estudar, montar um roteiro e definir o que seria repassado a platéia.

Na maioria das vezes, o conteúdo já está organizado em formato de slides, materiais complementares ou vídeos que suportaram os seus argumentos durante a apresentação. Tudo isso pode ser reunido e disponibilizado em uma Landing Page.

Além de atrair um tráfego interessante, você e a sua equipe acabam mostrando que dominam o tema e podem vir a se tornar uma referência no assunto, expandindo a sua palestra de um público de 20 ou 30 pessoas para um número muito maior que isso.

Se possível, peça para que 2 ou 3 pessoas que não assistiram à sua apresentação leiam o material e te digam o que entenderam. Assim você pode ficar mais tranquilo que a sua audiência também entenderá.

É importante disponibilizar apenas materiais relacionados ao seu negócio. Se você tem uma empresa que vende um software de gestão de estoque, não vale a pena transmitir um treinamento de desenvolvimento pessoal que foi dado para a sua equipe. Os materiais devem auxiliar a sua empresa a ser referência no tema do seu negócio.

3. Um material científico que você fez para aquela pós ou mestrado

Se você está se especializando em sua área de atuação com algum curso de pós-graduação, com certeza acaba produzindo muito conteúdo interessante durante os estudos. Esse conteúdo também pode ser interessante para quem compra os seus serviços. Muito do que você está trabalhando no ambiente acadêmico também pode ser uma grande novidade para o seu potencial Lead e poderia estar sendo melhor aproveitado.

Se você fez recentemente uma tese ou artigo ligado ao seu mercado ou um dos seus produtos, vale a pena dar uma revisada e achar o que poderia ser aproveitado para montar a oferta. Talvez você tenha um pacote completo com apresentação mais material explicativo e que pode ir muito mais longe do que a porta da sala de aula.

Aqui o importante é tirar um pouco da “burocracia” e dos formalismos do ambiente acadêmico e tornar esse conteúdo em algo mais fácil de digerir.

4. Checklists e templates que você usa no dia a dia

Assim como você pode compartilhar uma planilha de uso interno, o mesmo pode ser feito caso você tenha algum checklist ou template. Aqui na RD, por exemplo, temos checklists e templates para toda nossa operação de Marketing - e em vários casos já compartilhamos esses materiais com nossa audiência. Nada mais justo do que mostrar o que você usa para que os clientes tenham os mesmos resultados que você, não é mesmo?

5. Revise tudo e adeque a linguagem

Lembre-se de que a linguagem da sua empresa provavelmente possui modismos próprios ou siglas muito técnicas que ainda não fariam sentido para o seu Lead. Sendo assim, não esqueça de revisar com um olhar crítico para garantir que tudo faz sentido para quem vai baixar o seu conteúdo.

Quais são os principais canais para geração de Leads

Ok, até agora falamos muito de como produzir conteúdo para a geração de Leads. Mas como promover esse conteúdo? Como usar os diferentes canais de Marketing Digital para que os usuários acessem suas Landing Pages, convertam e se tornem oportunidade de negócio?

1. Como gerar Leads com as redes sociais

Com mais de 15 anos de história, as principais redes sociais evoluíram muito. Mais do que apenas um meio de se fazer amigos, elas se transformaram em um meio de se fazer negócios.

São inúmeras as possibilidades de usá-las para se gerar Leads e muitas delas dependerão exclusivamente das personas que você deseja “atingir”. Para ficar mais fácil de entender, vamos abordar o processo em alguns passos.

Passo 1 - Defina as personas que fazem mais sentido para o seu negócio

A definição da persona é importante por vários motivos, sendo um dos principais a redução do custo por Lead qualificado. A ideia por trás desse conceito é bem simples: muitas pessoas não possuem o poder de tomada de decisão para adquirir o seu produto ou não se encaixam no seu público-alvo.

Por isso, é muito importante focar nos Leads que possuem o fit ideal e saber dizer não. Com isso, seu esforço com certeza será muito mais frutífero e você colherá bons resultados no longo prazo.

Passo 2 - Descubra as redes sociais certas para as suas personas

Com as personas definidas, ficará um pouco mais claro onde encontrar o seu público. Exemplificando: imagine que a sua persona seja um Gerente de Projetos do segmento de TI, e a empresa com o melhor fit normalmente possua de 50 a 100 funcionários.

Pensando nessa persona, em quais redes sociais você a encontrará? Uma delas, por exemplo, poderia ser o LinkedIn. Para ilustrar, fazendo uma breve pesquisa nessa rede social, encontramos grupos com quase 20 mil “Gerentes de projetos de TI”.

Passo 3 - Explore as diversas possibilidades que as redes sociais oferecem

Definido onde você focará seus esforços, é importante entender como gerar Leads com as rede sociais. Cada uma delas tem suas particularidades:

A) FACEBOOK

Olhando sem o devido cuidado, a rede social pode parecer interessante apenas para empresas B2C. Entretanto, o Facebook pode ser uma fonte valiosíssima de geração de Leads por dois grandes motivos: quase todo mundo está lá e ele permite segmentações poderosas. Para ilustrar, veja 7 formas de utilizar o Facebook para a geração de Leads:

LIVES

As transmissões ao vivo são os tipos de publicação que mais têm alcance no Facebook. Enquanto apresentar um webinar, por exemplo, você pode convidar as pessoas que estão assistindo a baixarem um material de apoio, deixando um link pinado no topo dos comentários.

Por meio de bots, pode também configurar uma palavra-chave que dispara uma ação no Facebook Messenger. Ali, é possível iniciar um diálogo ou também fazer uma oferta de conteúdo. Ah, e não se esqueça de que a live precisa ser interessante e relevante - não adianta você usar a ferramenta só para ficar pedindo para as pessoas converterem, né?

INFOGRÁFICOS

Um dos segredos para aumentar as taxas de engajamento dos seus posts no Facebook é pensá-los sob a ótica dos seguidores. As pessoas ficam mais satisfeitas quando recebem uma informação completa do que apenas um link para saber mais.

Uma das melhores formas de fazer isso é por meio de infográficos. Escolha um tema e ofereça conhecimento de verdade sobre ele, fazendo com que seus seguidores se sintam mais estimulados a curtir e compartilhar a imagem.

A geração de Leads, nesse sentido, pode vir sob a forma de um material de apoio. Ofereça no copy do próprio post ou no primeiro comentário um material para que o leitor se aprofunde em relação àquilo que está no infográfico.

CHATBOTS

Falamos sobre o uso de bots acima, sugerindo seu uso em lives. É possível usá-los para gerar Leads, também, com ofertas diretas pelo Messenger. Você pode programar uma interação inicial, por exemplo, quando um usuário vem falar com a sua empresa.

Siga a linha do diálogo, criando automações simpáticas e, principalmente, relevantes. Caso a pessoa esteja entrando em contato pela primeira vez com a sua fan page, pode ser uma boa ideia oferecer um conteúdo de topo de funil. Não esqueça, porém, de verificar a interação, pois pode ser que a pessoa esteja querendo falar com um humano. Nesse caso, ficar só na automação pode ser um tiro no pé.

Há ferramentas gratuitas de chatbot como o Drift e o ChatFuel. Na RD Station App Store, você pode conferir outras opções que integram diretamente com o RD Station Marketing.

>> Leia também: Chatbot para WhatsApp: vantagens, dicas e como escolher a melhor integração

CONVERSAS NOS COMENTÁRIOS

O Facebook oferece uma oportunidade de ouro de ofertas personalizadas: os comentários. Quando uma empresa se preocupa em estabelecer diálogos verdadeiros com seus seguidores, os frutos podem vir sob a forma de Leads e clientes.

Ter uma boa biblioteca de materiais ricos de meio e fundo de funil pode ajudar a, literalmente, enriquecer essas conversas. O contato direto pelos comentários pode acelerar a jornada de compra desse Lead, portanto, trate essas interações com atenção e carinho.

GRUPOS

Os diálogos podem atingir novos patamares nos grupos temáticos do Facebook. Oferecer conteúdos pertinentes para pessoas que já têm interesse no assunto é uma boa forma de gerar novos Leads para sua empresa.

Lembre-se, porém, de participar ativamente das discussões no grupo, inclusive nos posts de outras pessoas. Isso é bem visto nas comunidades da rede social, pois reforça seu status como referência, e não apenas como alguém que está interessado em fazer propaganda.

E se ainda não houve um grupo sobre o seu mercado, que tal criar um? É uma ótima maneira de criar autoridade para sua empresa!

INSTANT ARTICLES

Você já deve ter reparado que alguns posts para artigos têm um raiozinho, certo? São os Instant Articles, que carregam até 10x mais rápido e podem ser uma boa fonte de geração de Leads.

Caso a sua empresa ainda não tenha, é simples de instalar! Veja como no post Facebook Instant Articles: o que é e como configurar seu site. Apesar de ficarem hospedados no Facebook, os posts podem ter CTAs normalmente.

É possível fazer ações como convidar os usuários a assinarem a sua newsletter, instalar um aplicativo ou curtir sua página.

FACEBOOK LEAD ADS

Essa opção é paga, mas ainda assim os Leads são gerados dentro do Facebook. Ela é bem interessante para quem quer gerar Leads via mobile, devido à interface simplificada e ao preenchimento automático de dados.

Apesar de haver algumas limitações, as opções de personalização de campos nos formulários são bem satisfatórias. A criação de campanhas é simples e direcionada apenas para o feed de notícias. Além disso, você pode integrar os formulários de Lead Ads diretamente ao RD Station Marketing, apenas fazendo algumas configurações.

B) LINKEDIN

A maior rede social profissional do planeta não poderia ficar de fora dessa lista, não é mesmo? O Linkedin está crescendo muito em nosso país.

Você pode tanto ter um perfil pessoal e gerar conteúdo na rede, se tornando referência no assunto que você fala, quanto ter uma company page voltada exclusivamente para a sua empresa.

CONTEÚDO NO LINKEDIN

A geração de conteúdo no Linkedin tem cada vez mais adeptos e sua principal vantagem é a qualificação do público que se encontra na rede. Importante, antes de mais nada, é ter um número bom de conexões e de seguidores. Cultive-os, torne-se referência para eles e nutra-os.

Por mais que o conteúdo seja criado no Linkedin, isso não impede que você o divulgue entre outras redes e outros canais, como por email, por exemplo. Abuse das possibilidades. Lembre-se também de divulgar seu blog e site no final do conteúdo publicado. É bom sempre aproveitar a oportunidade.

LINKEDIN ADS

Alguns usuários do LinkedIn não estão em outras mídias sociais. Para os anunciantes, essa é uma grande oportunidade de aproveitar essa mídia social de negócios para encontrar um público não explorado.

Você pode criar anúncios B2B segmentados para extrair mais resultados, além de usar funcionalidades como o Lookalike Audiences.

GRUPOS NO LINKEDIN

Outra possibilidade muito bacana são os Grupos do Linkedin. Funciona de forma muito parecida com os Grupos do Facebook. A diferença é que o Linkedin é exclusivamente voltado para a área profissional, o que garante uma maior precisão na segmentação. 

Tenha como objetivo se tornar referência no conteúdo que você fala. Da mesma forma que comentamos sobre os Grupos do Facebook, não há espaço para conteúdo inútil. Os leitores precisam enxergar grande valor no conteúdo publicado.

Prática ainda pouco comum entre as empresas, a criação de um grupo próprio no LinkedIn oferece muitas possibilidades: inserir o link do seu site no perfil, adicionar um feed do site para atualização de notícias e configurar o envio de um email semanal para todos os participantes são algumas delas. Você ainda pode colocar links no email de boas-vindas do grupo e em novas discussões que você criar.

A chave do sucesso é a publicação de conteúdo de qualidade. Quanto mais textos, vídeos e outras mídias você produzir, mais sua comunidade irá apoiá-lo e você se consolidará como autoridade no tema. Está aí uma ótima maneira de gerar oportunidades para o seu negócio, de forma simples e de baixo custo.

C) INSTAGRAM

O Instagram, desde a sua concepção, não é muito “link friendly”. A maioria das empresas tem como única opção o famoso link na bio. É preciso alcançar um número relevante de seguidores para ativar os links nos Stories por exemplo. Quando essas funções são ativadas, porém, ele pode ser uma interessante máquina de geração de Leads.

INSTAGRAM ADS

 As limitações orgânicas do Instagram desaparecem na hora de fazer anúncios. Qualquer perfil de empresa pode impulsionar posts, Stories e criar ads para diferentes segmentações. Mais uma vez, é interessante mandar os seguidores diretamente para Landing Pages.

como gerar leads com o instagram

Passo 4 - Gere conteúdo rico para as suas personas

Uma ideia que já poderia refletir em bons resultados seria gerar um conteúdo rico para nutrir essas personas. Se você trabalha com certificações para gestores de projeto in company, por exemplo, um dos desafios constantes desses profissionais é como “implantar na cultura da empresa a importância de se gerir projetos”. Isso já daria um excelente eBook.

Existem diversas maneiras de se gerar conteúdos e outro ponto importante de pensarmos é: para quem estou mandando esse conteúdo? Um Lead que está na fase de reconhecimento do problema ainda não está preparado para a compra, da mesma forma que, para um Lead que está na fase da “Decisão de compra”, abordar questões de Topo de Funil não faz muito sentido. Por isso é fundamental saber nutrir seus Leads de acordo com o seu estágio do funil.

Passo 5 - Transforme seus visitantes em Leads

Depois de todo aquele trabalho de criar as personas ideais, verificar quais redes sociais funcionam para o seu negócio, planejar, criar e revisar o conteúdo, é fundamental que seus visitantes convertam, não é mesmo? Assim, todo aquele seu trabalho não será em vão.

Algo que se vê muito em Landing Pages hoje em dia é a possibilidade de um Lead converter por meio do seu perfil nas redes sociais. O visitante não precisa preencher os campos do formulário da Landing Page. No momento do clique em “Preencher com o Facebook”, por exemplo, e “Autorizar a rede”, as informações virão preenchidas automaticamente.

Por fim, outra bela vantagem é a possibilidade de se qualificar Leads no momento em que ele se cadastra, mesmo sendo uma conversão de Topo de Funil. Isso acontece porque algumas redes sociais, como o Linkedin, já informam no momento da conversão informações como: cargo, segmento da empresa, nome da empresa e diversas outras informações mais básicas como nome e email.

Se você usar uma ferramenta de qualificação de Leads já poderá identificar que o Lead pode ser encaminhado para estágios mais avançados da Jornada de Compra, e reduzir o ciclo de vendas. Ótimo, não?

2. Como gerar Leads com um blog

Você já sentiu dificuldade na hora de provar o real valor do blog de sua empresa? A importância e os benefícios são evidentes: o blog é um canal excelente para relacionamento e para geração de tráfego. Mas e quando precisamos ir além e levar todos esses visitantes para um novo estágio do funil? Você já sentiu essa dor?

Além de geração de tráfego e um canal de relacionamento, o blog também tem um papel importante na geração de Leads. O mais importante para gerar Leads é que o tráfego seja qualificado. Não importa o quão otimizado para conversão esteja o post. Se a pessoa que entrar no blog não for a persona de sua empresa, ela não vai converter.

Pode parecer estranho, mas é bem comum acontecer isso. Por isso a importância de gerar conteúdo que possa, mesmo que minimamente, ter relação com seu produto ou serviço.

>> Leia também: Como atrair e gerir Leads com o RD Station Marketing

Assinatura de newsletter

Essa é a forma mais primitiva e fácil de você captar o contato de seus leitores. Se ele chegou até seu blog e está consumindo algum conteúdo, é possível que queira continuar lendo mais, mas não necessariamente hoje.

Disponibilizar um campo de assinatura para que ele receba novos posts por email é uma forma fácil de você se aproximar dele. Há vários locais dentro de um blog em que isso pode ser usado. Pode ser no menu superior, na sidebar ou como no blog da RD, no rodapé.

Banners

Para direcionar os usuários a uma Landing Page e gerar Leads vale aproveitar todo o apelo visual que um banner pode dar. Pode ser uma imagem, ou se você tiver mais recursos, um GIF animado para chamar ainda mais a atenção do leitor.

Quando bem posicionado (e no contexto certo) o banner tem o poder de chamar a atenção do leitor e instigá-lo ao clique. Podem estar posicionados em várias áreas, no cabeçalho, na sidebar, no rodapé ou ao longo do post.

Aqui no blog da RD, se você está acessando via desktop ou laptop, deve ter percebido que temos um banner na sidebar. Clicando nele você será direcionado a uma Landing Page com uma oferta de material rico.

Se você usa WordPress, pode usar algum plugin para criar diferentes banners para diferentes categorias. Assim, a oferta fica mais contextual e você aumenta a sua taxa de conversão.

Links internos

Não só de banner vive um post com boa taxa de conversão. Na medida certa, links internos em texto podem ser muitos efetivos. Assim como é importante recomendar outros textos ao longo do post para manter o seu leitor o mais informado possível, o mesmo é válido para links de Landing Pages. A grande vantagem aqui é que o usuário vai não só passar mais tempo consumindo seu conteúdo como vai converter e se tornar um Lead.

Lembre-se: vale o mesmo para a dica do banner, quanto maior a relação do link relacionando com o conteúdo em que o usuário está lendo, maior são as chances de conversão. Por exemplo: quer saber mais sobre como geramos resultados com um blog? Então baixe aqui nosso eBook "Como a RD faz: o dia a dia do Blog".

Pop-ups

Se o pop-up está oferecendo um material que complementa o conteúdo que a pessoa está lendo ou um benefício alinhado com a sua expectativa, por que não usá-lo? Afinal de contas, esse pop-up mostra uma oferta que a pessoa gostaria de receber.

A melhor prática para o uso de pop-ups é que ele seja contextual. Opte sempre por pop-ups com o disparo “exit-intent”, ou seja, que são mostrados quando o leitor está saindo de sua página, para não atrapalhar sua leitura.

Por fim, se você está lendo esse post em um celular ou tablet, não verá nenhum pop-up. Em celulares esse formato pode ser ainda mais inconveniente, portanto sugerimos não usá-lo.

Formulários nos posts

Em alguns casos, é possível cortar o caminho do usuário até a conversão. Mas aqui sim, mais do que nunca, é preciso que haja conexão entre a oferta e o conteúdo. Inserir um formulário dentro do post é como jogar os campos da Landing Page para dentro do texto. É um caminho a menos a ser percorrido e isso costuma trazer bons resultados de conversão.

Aqui no blog da RD você pode notar que há formulários de conversão em praticamente todos os posts.  Importante: há diferentes tipos de formulários para diferentes formatos de artigos. Se você está lendo este artigo diretamente no blog da RD, provavelmente o formulário é o de download de um material sobre blog.

Se está vendo via AMP (ou seja, fez uma busca no Google pelo celular) ou via Instant Articles (acessou pelo Facebook via celular), o formulário disponível é menor e mais simples. Isso acontece porque essas duas ferramentas (AMP e Instant Articles) não aceitam certos códigos, incluindo aqui os formulários que usamos. Ainda assim, as ferramentas possuem cada uma sua funcionalidade de formulários, como foi citado.

Player de áudio

Oferece um conteúdo com um player de áudio é muito interessante por vários motivos. Serve para ajudar quem tem dificuldade na leitura, para melhorar a acessibilidade ou simplesmente para disponibilizar o conteúdos para as pessoas consumirem conteúdo enquanto realizam outras atividades, como caminhadas ou trânsito.

Mas mais do que isso, esse formato pode ser um bom gerador de Leads para seu blog. Aqui no blog da RD, utilizamos o player do Vooozer para isso. Se você digitar seu email, vai conseguir ouvir os posts que têm essa feature e os outros áudios da RD, sem precisar converter novamente.

Chatbot

“Oi! Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?” A perguntinha de nosso chatbot tem ajudado milhares de pessoas a encontrar o melhor conteúdo para as suas necessidades atuais sobre Marketing Digital.

Com uma sequência de perguntas e alternativas, você pode configurar um chatbot para interagir com o usuário e captar seu email. Claro que este é o exemplo que usamos aqui no blog, mas há várias outras formas de configurar um chatbot. Tudo vai depender da sua oferta e do seu público.

Aqui na RD, a ferramenta que usamos é o Drift. Mas temos várias outras para recomendar e que possuem integração com o RD Station Marketing. Você pode encontrá-las nesta página.

>> Leia também: Chatbot para WhatsApp: vantagens, dicas e como escolher a melhor integração

Content upgrade

Provavelmente você já viu bastante a palavra “contexto” neste post. De fato, para todos os pontos de conversão isso é muito importante. Então aqui está o super trunfo das conversões via blog: oferecer um primeiro valor e depois um material complementar para a pessoa continuar se informando ou estudando.

Algumas formas de fazer isso são:

  • Se você tem uma planilha ou um material prático, faça um post mais teórico, explicando como usar este material e ofereça o download;
  • Caso tenha um eBook com vários capítulos, escolha um trecho deste material ou crie um resumo em um post;
  • Se você tem um relatório ou uma pesquisa para compartilhar, faça um post para promovê-los;
  • Ou se tiver vários materiais publicados, faça um post compilando eles, uma curadoria.

O assunto é bom e vale um post só sobre isso. E de fato temos um. Se quiser saber mais, leia o artigo Content Upgrade: como produzir posts com altas taxas de conversão + 6 dicas e exemplos reais.

3. Como gerar Leads com mídia paga

Embora muitas empresas ainda torçam o nariz para as mídias pagas, afirmando que elas não geram grandes retornos, o fato é que elas vem se tornando cada vez mais importantes, já que, ao contrário do alcance orgânico, apresentam resultados mais rápidos, o que pode ajudar a dar aquele “empurrãozinho” inicial para gerar Leads.

A seguir, assista um vídeo completo que mostra como criar uma campanha de Google Ads:

Se o seu negócio é mais focado em redes sociais, o Instagram vem cada vez mais se consolidando também em termos de mídia paga. Para facilitar a sua vida, também fizemos um vídeo ensinando como gerar Leads usando o Instagram Ads. Dê uma olhada:

4. Como gerar Leads com o YouTube

Segundo um estudo recente, 50% de todo o tráfego mobile da internet já é composto por vídeos. O número é realmente impressionante e mostra uma tendência de consumo de conteúdo audiovisual online de maneira massiva, seja para lazer, compras ou trabalho.

Por isso, não é à toa que a segunda ferramenta de busca mais usada no mundo seja o YouTube. Isso significa que a procura por vídeos representa uma parcela significativamente grande em motores de busca.

Quando for subir o seu vídeo, vá até a aba de anotações e crie uma nova anotação. Anotações são aqueles balões no meio dos vídeos, que são clicáveis e te redirecionam para uma Landing Page do seu conteúdo, por exemplo. Para isso, você precisa comprovar que o seu site é seu mesmo, adicionando ele ao console do Google.

Desse modo, siga as instruções do Google para comprovação. Fique atento ao domínio, por exemplo, se seu site for meusite.com.br, mas o seu conteúdo/Landing Page estiver em um subdomínio como ebooks.meusite.com.br, você deverá subir a html do Google no ebooks.meusite.com.br, caso contrário, o Google não permitirá que as anotações criadas nos vídeos sejam direcionadas pra Landing Page específica.

Veja que o importante é você autenticar o seu domínio, o que vem depois não precisa. Ou seja, se você confirmar o ebooks.meusite.com.br, tudo o que estiver nele pode ser direcionado via YouTube. Bom, a partir daqui, só o seu vídeo no YouTube já pode gerar Leads, basta as pessoas que assistirem seu vídeo se interessarem por sua oferta e clicarem no CTA que está no player do próprio YouTube. Você pode também criar um anúncio em vídeo no Youtube para pessoas que visitaram o seu site, e gerar Leads fazendo remarketing via Google Ads.

5. Como gerar Leads com Email Marketing

O Email Marketing possui características únicas e bastante valiosas. É um canal que está mais vivo do que nunca, com tecnologia muito mais aprimorada comparado ao passado. Recentemente, nós gravamos um vídeo em que trazemos algumas das nossas estratégias para gerar mais cliques e conversões. Vale a pena assistir:

Veja 32 modelos de email marketing para suas campanhas e gere mais leads.

6. Como gerar Leads com co-marketing

Co-marketing, como o nome sugere, é um marketing compartilhado. Basicamente, são duas empresas que têm um mesmo público como alvo alinhando seus interesses e esforços para criarem, juntas, um impacto que não conseguiriam ter sozinhas.

É muito comum vermos, por exemplo, parcerias entre companhias aéreas e locadoras de veículos, e é por isso que dizemos que a tática já existe há bastante tempo. No entanto, no meio digital ela assume diferentes formas.

Podem ser feitos posts, infográficos, eBooks e muitas outras coisas em conjunto.

7. Como usar o SEO para gerar Leads em Landing Pages

Quando for pensar em ações para atingir melhores posições no Google, tenha sempre em mente o que é mais importante para o buscador: a experiência do usuário. Em linhas gerais, isso quer dizer oferecer um conteúdo mais completo e com mais informações

Sob uma perspectiva clássica de otimização de Landing Pages, isso pode parecer um problema. Afinal, quase tudo o que se fala sobre as páginas de conversão é focado, naturalmente em otimização para conversão. Isso quer dizer que as LPs que geram mais resultados são aquelas feitas para que o usuário tinha o menor número possível de distrações, destacando ao máximo o call-to-action. Colocar mais conteúdo, portanto, seria prejudicial, certo?

Não necessariamente! Dê uma olhada nessa página abaixo:

seo para geração de leads landing page

Percebeu como os “ingredientes” tradicionais da LP estão no topo? O cabeçalho, o copy de convencimento com as principais características do material e o formulário com o call-to-action estão todos antes da dobra. Se o usuário quiser, já para por ali e converte.

Se ainda precisar de mais argumentos para oferecer os dados dele à sua empresa, vai encontrá-los na parte inferior da Landing Page. Tem até um vídeo ali, com mais informações sobre SEO, tema do eBook oferecido. Veja que há também pequenos textos com subtítulos otimizados para palavras-chave relevantes, como “SEO ainda funciona” e “últimas novidades em SEO”.

8. Como gerar Leads pelo WhatsApp

Uma ótima forma de usar WhatsApp para transformar visitantes do seu site em oportunidades de negócio é incluindo um botão flutuante com o logo do WhatsApp no seu site ou em Landing Pages, permitindo que eles entrem em contato com a sua empresa através deste canal de maneira simplificada.

A funcionalidade Botão de WhatsApp do RD Station Marketing permite incluir um ícone da rede social de uma maneira bem simples. Você ainda consegue gerar um Lead desse contato, já que ele precisa preencher um formulário com seu email e outras informações que poderão ser personalizadas pela sua empresa para começar o contato.

Por padrão, o RD Station Marketing gera um novo evento de conversão sempre que seu Lead iniciar uma nova conversa com você. Uma vez criado, é possível ligar e desligar o botão no seu site diretamente pelo RD Station Marketing. Para fazer a configuração basta inserir o número do WhatsApp da sua empresa, seja ele na versão para usuários ou Business.

Você pode escolher em quais páginas o botão será exibido, além do tamanho da caixa de mensagem e da posição que o ícone ocupará.

Também é possível criar vários botões para trabalhar campanhas em diferentes páginas/Landing Pages com diferentes números de contato. A ferramenta permite criar mais de um botão, usando diferentes números de telefone.

Você também pode customizar uma sugestão de mensagem padrão para os seus visitantes que será exibida na janela de digitação da mensagem, fazendo com que eles só precisem apertar o botão “enviar” para começar uma conversa com a sua empresa.

Como você pode ver, gerar Leads pelo WhatsApp é muito fácil usando o RD Station Marketing. Se você ainda não é nosso cliente, pode fazer um teste grátis, que incluiu a funcionalidade feita para conversões pelo app de mensagens. Basta clicar aqui para começar seu trial agora mesmo, sem compromisso e sem precisar dar o número do seu cartão de crédito.

Como usar cursos online para geração de Leads

Para gerar Leads com cursos online você precisa seguir alguns passos simples. Vamos falar sobre isso a partir de agora.

1. Crie um curso online

Criar um curso online envolve planejamento, uma boa plataforma EAD e um conteúdo de qualidade. Com esses elementos integrados você pode obter ótimos resultados na geração de Leads. A criação de cursos online envolve três etapas:

  1. A pré-produção envolve desde o brainstorming (ou levantamento de ideias) até o início da produção do conteúdo. A finalização dessa fase é a definição do escopo, da plataforma na qual serão gerenciados os cursos e o fechamento do conteúdo para ser produzido;
  2. A produção envolve a criação dos cursos em si, desde a gravação até a revisão do conteúdo e edição do vídeo, que ao final estará pronto para ser consumido;
  3. A pós-produção envolve a preparação para o lançamento do conteúdo, o lançamento propriamente dito e o gerenciamento dos resultados na plataforma EAD.

A primeira coisa a se pensar é sobre o que você quer falar. O ideal é pensar em assuntos mais específicos, pouco generalizados e que conversem entre si. Opte por aquilo que você realmente está apto a ensinar e que irá agregar valor à sua marca, produto ou serviço. Uma vez definido isso, pesquise qual é a demanda do mercado por esse tema para validá-lo. Entender a demanda vai ajudá-lo a definir o público-alvo, estratégias de divulgação, formato de didática etc.

Então crie um script, separe tópicos para cada videoaula e prepare atividades para sua audiência. Para a pós-edição escolha uma ferramenta com a qual você tem afinidade e não se esqueça de inserir todas as informações necessárias para sua didática ficar completa.

Por fim, você precisa preparar o lançamento desse curso. Você pode trabalhar com o lançamento de curso aberto (aquele no qual as inscrições estão sempre abertas, ou seja, uma pessoa pode fazer o seu curso a qualquer momento) ou fechado (aquele que possui um número limitado de vagas ou trabalha com um prazo de inscrição).

No caso de uso dos cursos online para geração de Leads, o ideal é o uso do lançamento aberto, onde o foco maior é a divulgação, o envio de Email Marketing ou postagens de Facebook falando sobre o tema que você está ensinando.

2. Prepare a coleta de dados e a interação

Que no Marketing Digital, os principais Leads são captados por meio de Landing Pages, você já sabe. Portanto, no caso dos cursos online, criar uma página digital na qual as pessoas entram em contato com sua empresa, realizam um cadastro e recebem informações sobre as aulas é fundamental.

Essa página deve oferecer um conteúdo atrativo e também precisa transmitir segurança para o visitante de que os dados que ele fornecer não serão utilizados indevidamente, gerando assim uma taxa de conversão alta (de visitas para cadastros). Além disso, não se esqueça dos CTAs para chamar a atenção do público para o seu conteúdo.

Para disponibilizar um curso online de forma gratuita, você pode desenvolver um cadastro mais complexo para coleta de dados do que para um webinar ou eBook, bem como verificação dessas informações (como link de verificação para o email, por exemplo) para disponibilizar o acesso ao curso, garantindo que o Lead forneça dados corretos.

Uma vantagem dos cursos online é que o público se identifica com o professor ou apresentador. Isso promove um vínculo de confiança que o leva a querer acompanhar os demais vídeos daquele comunicador. Ou seja, além da coleta de dados, promover um conteúdo em um curso online traz uma variedade de possibilidades para você continuar a interagir com os participantes durante a transmissão, como pesquisas, chats e feedbacks.

Com recursos como o chat, os Leads podem tirar dúvidas, dar sugestões e estabelecer o vínculo instantâneo com o comunicador que mencionamos anteriormente. Essa interação com os alunos do curso também gera informações valiosas que vão além dos dados pessoais adquiridos no registro, como o nicho e os hábitos do público que se interessou pelo conteúdo.

3. Ofereça incentivos para converter visitantes em cadastros

Uma vez que você criou a Landing Page, lançou o seu curso e já está gerando Leads com ele, crie incentivos para as pessoas se matricularem em seu curso online.

Você pode lançar um blog post, um CTA ou infográfico sobre o tema do curso para gerar a curiosidade em seu público que, ao querer se aprofundar no assunto, fará a matrícula na Landing Page do curso que será divulgada ao longo do conteúdo.

4. Avance os Leads no funil

Uma vez que o curso online que você lançou gerou uma base de Leads, é hora de avançar essa oportunidade no seu funil de vendas. São necessárias determinadas ações para fazer com que um Lead seja qualificado até se tornar um cliente. Liste quais serão essas ações, qual é o tempo de duração de cada uma delas e quem é o responsável, caso você já possua uma equipe trabalhando com você.

Estabelecer qual é a relação da porcentagem de conclusão do curso para cada estágio da venda é importante também. Um exemplo de ação seria programar um desconto específico para o aluno que chegou até determinada etapa do curso, quando você acha que ele já está maduro para avançar no seu funil para a compra.

Ou então é possível realizar uma automação com emails sugerindo seus produtos ou serviços para estes Leads. Utilize o RD Station Marketing para avaliar a qualificação do seu Lead bem como para programar essa automação. Quando você monitora as ações dos seus Leads, é possível apostar em estratégias muito mais certeiras em suas campanhas.

Geração de Leads com uma página 404

De repente você está interessado em determinado assunto e começa a pesquisar sobre ele na internet, encontra ou digita o link e é surpreendido com essa mensagem padrão: Error 404: Page not Found. Se você já vivenciou esse momento, a experiência não foi nada satisfatória, não é mesmo?

Infelizmente esse tipo de erro está presente em todos os sites - inclusive o seu! -, já que pode ser causado por erros de digitação do usuário, links quebrados ou páginas indexadas nas ferramentas de busca que não estão mais ativas.

Quando não temos uma página de erro apropriada, o comportamento mais comum entre os usuários é automaticamente clicar no botão de voltar. Quando isso acontece, além de seu ranking de busca para essa palavra-chave cair, é muito provável que você tenha estragado a primeira impressão do usuário e provavelmente ele nunca mais volte ao seu site novamente.

O dever de oferecer uma boa experiência aos seus usuários é seu e você deve dar bons motivos para eles não clicarem no botão de voltar. Acima de tudo, você também é responsável por direcionar o usuário às ações esperadas no seu site. E aí vem a parte boa! Customizar a página de erro 404, direcionando-a para a conversão, é uma excelente oportunidade de tornar uma experiência ruim em uma experiência positiva e muito lucrativa!

A seguir, veja 5 dicas para a criação da sua página 404:

1. Reconheça o erro

Acima de tudo é importante reconhecer o erro e, por isso, pedir desculpas pelo incômodo causado. Lembre-se de que essa não é a página que o usuário escolheu estar, então é muito importante que essa comunicação seja feita.

Faça seu pedido de desculpas de acordo com a identidade da sua empresa e persona que quer atingir. Se sua persona for engraçada, faça piada com o ocorrido e tire um sorriso dela.

2. Entregue valor ao usuário

Dê opções ao usuário indicando caminhos que possam interessar a ele. Se o seu negócio é de software, ofereça um teste gratuito. Caso seja um ecommerce, que tal um desconto para a próxima compra? Se o seu produto é de educação, o usuário pode adorar receber aulas grátis! Se você tem um material rico - ou vários - com altas taxas de conversão, esse é um excelente momento para apresentá-lo ao usuário!

3. Use links com moderação

Você não vai querer dar tantas opções ao usuário a ponto de ele ficar confuso e deixar seu site por medo de tomar uma decisão, não é mesmo? Por isso, bom senso e moderação na quantidade de links nesta página é primordial. Como dica, dê entre 1 e 3 opções.

4. Dê opção de busca

Se, ainda assim, o usuário não se interessar pelas ofertas, dê a opção de um campo de buscas a ele para que possa encontrar o que deseja em seu site.

5. Teste sempre!

Como tudo no Marketing Digital, você precisa testar a performance. Acompanhe as conversões geradas, o tempo médio que o usuário fica na página e a taxa de conversão para saber se a sua página 404 está performando como deve. Veja a página de erro 404 do blog da RD:

página 404

Conheça mais ofertas para geração de Leads

Quando você começa a gerar Leads, não quer parar mais. Por isso, é importante que conheça diversos tipos de materiais que podem ser usados para a geração de Leads. Fizemos um eBook com 28 tipos de conteúdo para você capturar novos contatos! Basta preencher o formulário abaixo para acessar.

eBook: 28 tipos de oferta para geração de Leads

Escrever um eBook não é a única forma de gerar Leads. Conheça quais são os outros tipos de ofertas que funcionam bem para transformar seus visitantes em oportunidades de negócio

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* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Esse post foi publicado originalmente em outubro de 2011 e revisado e atualizado pela última vez em agosto de 2022.

Dúvidas Frequentes:

O que é geração de leads?

Geração de Leads é o início da estratégia de Inbound Marketing, com táticas de geração de tráfego para atrair visitantes e materiais educativos para converter esses visitantes em Leads. Assim, usando técnicas como Automação de Marketing, é feita a gestão e nutrição desses Leads gerados para transformá-los em clientes.

Qual a importância da geração de leads?

Com a geração de Leads você consegue avaliar o interesse de seus visitantes em suas ofertas e ainda entende como está a sua conversão. Se você possui uma boa taxa de conversão é sinal de que seu conteúdo é atrativo para sua persona. Saber o estágio de compra do Lead também é um fator importante.

Quais as principais iscas para gerar leads?

As principais iscas na geração de leads são: ebooks, webinars, templates, ferramentas, pesquisas, infográficos, kits.

Resultados Digitais

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