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Geração de Leads: como começar, 10 iscas para capturar contatos e mais dicas incríveis

Confira os tipos de iscas para geração de Leads que funcionam muito bem e que você pode replicar em sua empresa, dando os primeiros passos

Geração de Leads é o início da estratégia de Inbound Marketing, com táticas de geração de tráfego para atrair visitantes e materiais educativos para converter esses visitantes em Leads. Assim, usando técnicas como Automação de Marketing, é feita a gestão e nutrição desses Leads gerados para transformá-los em clientes.


O principal objetivo do Marketing Digital é gerar demanda para os produtos e serviços da sua empresa. Ou seja, atrair oportunidades de negócio através dos seus canais online. No entanto, para que isso aconteça não basta apenas ter um website.

Um erro que muitas empresas cometem é trabalhar somente com um formulário de contato na página, quando existem muitas outras oportunidades para converter seu visitante em Lead e estreitar o relacionamento. Alguns inclusive podem estar entre os conteúdos que sua empresa já possui.

Aqui na Resultados Digitais já criamos centenas de conteúdos educativos nos mais diversos formatos, e também aprendemos muito orientando nossos clientes. O post de hoje buscará condensar todo esse aprendizado, mostrando como começar, dando sugestões de iscas para geração de Leads e muito mais!

eBook: 28 tipos de oferta para geração de Leads

Escrever um eBook não é a única forma de gerar Leads. Conheça quais são os outros tipos de ofertas que funcionam bem para transformar seus visitantes em oportunidades de negócio

Geração de Leads: como dar os primeiros passos e potencializar seu negócio

Como você avalia os resultados gerados em suas estratégias de Inbound Marketing? É comum empresas adotarem estratégias de Inbound sem foco em resultados. Realizam diversas ações, como produção de conteúdo no blog e anúncios em mídia paga, mas não conseguem mensurar os resultados nem criam um relacionamento consistente com seus potenciais clientes.

Mas por que isso acontece? Um dos motivos é a produção de conteúdo sem geração de Leads. Por mais que o conteúdo seja relevante e de qualidade, sem gerar Leads você não conseguirá evoluir em seu funil de vendas e terá dificuldades em mensurar os resultados. Após a atração de visitantes para seu site ou blog, você precisa saber quem são essas pessoas, quais seus interesses e se estão qualificados como uma oportunidade para o seu negócio.

Entenda a importância da geração de Leads

Um Lead é gerado quando alguém fornece suas informações de contato (nome, email, telefone etc.) em troca de uma oferta de valor que você oferece em seu site ou blog. Essa oferta de valor deve ser um conteúdo rico, algo exclusivo, como um eBook, guia, template, planilha, checklist, trial ou até mesmo um diagnóstico gratuito.

Com a geração de Leads você consegue avaliar o interesse de seus visitantes em suas ofertas e ainda entende como está a sua conversão. Se você possui uma boa taxa de conversão é sinal de que seu conteúdo é atrativo para sua persona. Saber o estágio de compra do Lead também é um fator importante. É comum as empresas pensarem somente nos Leads que estão prontos para realizar uma compra de um produto ou contratação de um serviço.

No entanto, pensando assim você estará desperdiçando uma grande fatia dos Leads em um estágio de aprendizagem e consideração, que ainda não estão preparados para sua oferta. Por isso, é preciso pensar na Jornada de Compra.

Defina sua persona

O primeiro passo para quem quer iniciar uma estratégia de Inbound Marketing é definir quem é sua persona. Afinal, como se comunicar adequadamente se você não souber com quem está falando?

Uma persona é uma representação fictícia de seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Um grande erro é utilizar a mesma linguagem para públicos distintos. Quanto mais personalizada sua comunicação, melhor será o resultado. É preciso que exista identificação de sua persona com o conteúdo oferecido. Além de ter conhecimento sobre características pessoais (idade, gênero, preferências etc.), entender a dor/necessidade de sua persona é um dos pontos mais importantes.

A criação de materiais ricos foca em sanar uma dor ou suprir uma necessidade. Portanto, procure entender bem sua persona para que seu conteúdo seja o mais específico e personalizado possível. E quanto ao número de personas? Uma empresa pode ter mais de uma? Sim, é bem provável que sua empresa tenha mais de uma persona. Por isso, entender e conhecer cada uma delas será fundamental para a identificação de oportunidades para o seu negócio.

Produza materiais ricos para geração de Leads

É possível encontrar muitos conteúdos disponíveis numa simples consulta ao Google, principalmente em formato de posts de blog. Diante disso, para que seu conteúdo chame a atenção de sua persona ele precisa ser exclusivo.

Materiais ricos funcionam como isca, por isso devem apresentar conteúdos relevantes e despertar o interesse da persona para que ela forneça as informações de contato.

Diferentemente do que muitos pensam, um material rico pode ser produzido com base em seu conhecimento no negócio. Ou, até mesmo, com a adaptação de algum conteúdo que você tenha e que seja interessante para seu público.

Utilize Landing Pages, pop-ups e formulários

Sua persona precisa ter acesso ao material rico que você criou. Para isso, utilize ferramentas que permitam a sua distribuição para geração de Leads. As opções mais comuns e que podem ajudar nessa etapa são:

Landing Pages

Landing Pages são páginas de captura que ajudam no processo de geração de Leads. Elas são fundamentais, pois apresentam uma estrutura simples e com objetivo definido. Utilizando uma ferramenta de Automação de Marketing, como o RD Station Marketing, você consegue criar de forma rápida uma Landing Page.

Nela, você terá geralmente uma chamada principal, uma descrição do material rico que está oferecendo, um formulário com os campos necessários para geração do Lead (nome, email e outros campos personalizados) e um Call-to-Action (CTA), que é um botão de ação para envio das informações. O material oferecido e a estrutura da Landing Page são decisivos para obter uma boa taxa de conversão.

Pop-ups

Um pop-up é uma janela que abre no navegador quando se acessa uma determinada página. Os tipos mais eficientes são os seguintes:

Pop-up formulário: é exibido em seu site de forma centralizada quando o visitante tenta sair da página. Ele é excelente para recuperar visitantes que já estavam decididos a fechar a página;

Pop-up CTA: aparece no canto da tela quando seus visitantes rolam 50% da página. Ele possui dois principais objetivos: promover as suas Landing Pages e avançar os seus visitantes na Jornada de Compra.

Formulários

Os formulários também são uma excelente alternativa para geração de Leads e podem ser inseridos diretamente nas páginas de seu site. São ideais para casos em que o formulário deve fazer parte de uma página já existente (como um post de blog) ou deve ocupar pouco espaço no site (como um formulário de newsletter).

Defina uma estratégia de promoção

Landing Page criada, e agora? É o momento de promovê-la para alcançar sua persona e gerar os primeiros Leads. Antes de tomar qualquer decisão sobre como irá promover sua Landing Page, entenda o comportamento das fontes de tráfego de seu site.

Se você tem pouco tráfego em seu site e precisa de resultados em curto prazo, será interessante optar por mídias pagas (Facebook Ads, Google Ads ou LinkedIn Ads), que poderão trazer um volume maior de visitantes. Agora, se você já tem um bom tráfego, além de utilizar mídias pagas e redes sociais na promoção, pode optar pelo uso de pop-ups e formulários para gerar Leads a partir do tráfego orgânico que recebe.

10 tipos de iscas excelentes para geração de Leads

A seguir, separamos 10 tipos de iscas para geração de Leads que funcionam na prática. São materiais ricos que usamos aqui na RD e que estimulamos nossos clientes a produzirem. Confira a lista e veja o que faz mais sentido para o seu negócio.

1. Geração de Leads com eBooks

eBooks são uma das ofertas mais clássicas para geração de Leads, sendo tipo de conteúdo rico que mais usamos aqui na Resultados Digitais. É um formato que funcionou e continua funcionando muito bem e ao todo já publicamos mais de 100.

A vantagem do eBook é que permite a você aprofundar em determinado assunto e explorá-lo em um nível que provavelmente não faria em um post no blog, por exemplo. Para produzi-lo, uma estratégia que temos usado é planejar o conteúdo do eBook e quebrá-lo em diversos posts para depois reuni-los e diagramar no formato do material,.

Um eBook também é um bom conteúdo a ser feito em co-marketing com outra empresa, pois dessa forma os esforços são divididos e é possível escrever um conteúdo ainda mais completo e aprofundado.

2. Webinars

Webinar é um formato também bastante difundido para produção de conteúdo e geração de Leads. Pelo uso da voz e da imagem, os webinars acabam tendo um toque mais pessoal que aproxima mais o potencial cliente da empresa.

O interessante é que o webinar possui um custo relativamente baixo, uma vez que apenas com um computador, uma webcam e um microfone já é possível realizar uma gravação. Vale lembrar, é claro, que a produção conta bastante para passar uma imagem melhor da empresa, mas mantê-lo simples não o faz perder a eficácia.

Outro ponto importante é que o webinar pode ser gravado ou ao vivo. No caso de ser ao vivo existe a vantagem de que, por você assumir um compromisso de realizar esse webinar, terá que estar no dia e horário marcados, o que evita a procrastinação e, caso opte por gravar, ele continuará gerando Leads ao longo do tempo.

3. Templates

Templates são basicamente modelos prontos para serem usados em qualquer contexto, como planilhas, apresentações ou qualquer coisa que facilite determinado trabalho. Alguns exemplos que criamos e trouxeram muito resultado foram o calendário de conteúdo, a planilha de Automação de Marketing e os templates de eBook, feitos em parceria com a SOAP.

Os templates funcionam muito bem para gerar Leads de qualidade por conta do seu apelo extremamente prático. Por isso, esse tipo de material precisa ser autoexplicativo ou possuir um conteúdo instrucional. A maioria das empresas constrói uma série de templates para seus próprios processos internos e esquece que seus potenciais clientes podem ter as mesmas necessidades.

Ao compartilhar ideias criativas que você usa para melhorar o seu dia a dia, você ganha autoridade ajudando outras empresas e ainda pode gerar muitos Leads.

4. Ferramentas

As ferramentas vão além dos templates e ajudam seus potenciais clientes a resolver problemas mais complexos, que somente um template não poderia. Ela pode tanto ser uma parte da sua própria solução como algo totalmente novo. No caso de ser uma parte da sua solução, as ferramentas têm ainda um papel importante de avançar o Lead no processo de compra, pois dão um “gostinho” de como o trabalho seria melhor com a solução completa.

Um bom exemplo de ferramenta é o nosso Gerador de Assinatura de Email Profissional. Com ela, ajudamos de forma prática os nossos Leads a resolverem uma dor e, em troca, conquistamos seus contatos para desenvolvermos um relacionamento..

Para construir ferramentas você normalmente precisará de um programador, e por isso é uma opção mais factível para empresas de tecnologia. Em contrapartida, é bastante difícil copiar ferramentas e por isso, independentemente do seu segmento, pode ser uma forma muito boa de se diferenciar.

5. Whitepaper

O whitepaper é um formato pouco utilizado. Não é tão aprofundado quanto um eBook – logo é produzido com menos esforço –  e já é o suficiente para as pessoas aceitarem trocar seu contato pelo conteúdo em questão. Pense nos whitepapers como posts mais extensos. Longos e densos o suficiente para valer a pena a não publicação no blog, porém pequenos para serem chamados de eBooks.

Vale ressaltar que, caso sua empresa invista em Google AdWords e hoje só possua ofertas de conversão direta (como pedido de orçamento, contato etc.), criar um whitepaper e direcionar parte do tráfego para lá é provavelmente a ação mais rápida que você pode fazer para aumentar a geração de Leads mantendo o mesmo investimento.

No começo de nossa estratégia de Marketing de Conteúdo, criamos alguns whitepapers para geração de Leads. A estratégia funcionou muito bem, porém, com o passar do tempo, vimos a necessidade de aprimorar os conteúdos e os whitepapers foram todos transformados em eBooks.

6. Pesquisas e estudos

Pesquisas e estudos também são formatos bastante difundidos e comuns em determinados mercados. Durante muito tempo, nos acostumamos a vê-los em revistas e outros meios, mas sabemos que esse tipo de publicação nem sempre é viável e muitas vezes não explora o potencial que tem esse material.

No contexto do Marketing Digital tudo fica consideravelmente mais fácil, e qualquer empresa consegue fazer uma pesquisa sobre determinado assunto e publicá-la. Um exemplo de pesquisa que foi publicada recentemente é a Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada.

7. Infográficos

Infográficos são ótimos materiais para gerar valor para sua audiência. São representações visuais do seu conteúdo, misturando texto e imagem, o que torna esse tipo de conteúdo bastante dinâmico.

Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas criar um infográfico hoje em dia já não exige mais um alto nível técnico e você pode fazer até mesmo de forma gratuita com a ajuda de algumas ferramentas, basta ter as informações certas e algumas noções de design.

Muitas empresas criam infográficos e disponibilizam gratuitamente no blog. Esse tipo de promoção é válido também, principalmente se você colocar no final do post o código para outros blogs compartilharem o infográfico e gerar backlinks para seu site.

Contudo, um infográfico pode ser também uma estratégia muito eficiente para gerar Leads. Aqui na Resultados Digitais já utilizamos infográficos dessas duas formas, tanto para blogposts como para geração de Leads.

8. Série de conteúdos

Já pensou em criar uma série de conteúdos e concentrar tudo em uma Landing Page? Essa é uma ótima forma de geração de Leads pois ofertas desse tipo são bastante ricas. Na Resultados Digitais, já exploramos esse formato algumas vezes. Basicamente, em duas maneiras: vídeos e cursos por email.

Série de vídeos

Não é mais novidade que vídeos são formatos cada vez mais fáceis de serem produzidos e que costumam atingir ótimos resultados. O que muita gente não sabe é que vídeos são excelentes conteúdos para geração de Leads. Produzir um conteúdo em vídeo hoje não é só subir um arquivo no YouTube ou no Facebook. Você pode aproveitar o audiovisual para criar conteúdos ricos, como uma série de vídeos, por exemplo.

É verdade que compartilhar os vídeos diretamente nas plataformas pode gerar um alcance muito maior do que promovê-los por meio de uma Landing Page. Contudo, o contrário pode gerar muito mais oportunidades de negócio para sua empresa.

Lembre-se de que tudo depende do formato. Um vídeo curto provavelmente não é um material rico o suficiente para você promovê-lo por meio de uma Landing Page, e nesse caso é melhor subir diretamente nas plataformas. Já uma videoaula mais densa, uma entrevista mais longa ou uma série com vários vídeos sobre determinado assunto podem ser reunidos em um material rico e utilizado como iscas para geração de Leads.

Cursos por email

Esse é outro formato muito rico de conteúdo, tanto para os Leads como para a própria empresa. Para os Leads é muito útil, pois eles vão receber conteúdos em uma ordem que facilita o aprendizado. Para a empresa é interessante pois é possível analisar como está o engajamento dos Leads, quais estão sendo nutridos e quais estão desistindo no meio do caminho.

Criar cursos por email é uma tarefa relativamente simples. O principal é criar todo o conteúdo e planejar uma sequência lógica que faça sentido para a persona. Feito isso, basta criar um fluxo de automação de Email Marketing para que os Leads recebam os emails nessa ordem.

9. Quiz

Quiz é um formato que gera bastante engajamento com Leads. É relativamente fácil de fazer caso use a ferramenta correta e, dependendo de como for formatado, pode entregar bastante valor ao final.

Vale mencionar que esse tipo de conteúdo costuma ter um alto potencial de viralidade, quando o quiz instiga o usuário a compartilhar o seu resultado.

10. Kits

Os kits são formatos que, em nossos testes, tiveram uma aceitação muito boa. Já fizemos aqui na Resultados Digitais dois tipos de kits:

  • Coletânea de materiais diferentes sobre um assunto ou para um público/segmento específico;
  • Dois materiais em formatos diferentes sobre o mesmo assunto.

Sobre o primeiro, trata-se de de pegar materiais que já existem e que já foram lançados em outras ocasiões e reuni-los em um formato de “kit sobre determinado tema” ou “kit de tal assunto para iniciantes/tomadores de decisão/empreendedores”.

São diversas as possibilidades de combinações e o mais interessante é que possui um baixo custo de produção. Como os materiais já estão prontos, só será necessário preparar o lançamento, fazendo a Landing Page, Thank You Page, email, imagens etc.

No segundo caso, a ideia é produzir dois ou mais conteúdos sobre determinado tema e lançá-los juntos em formato de kit. Por exemplo, no Kit do Teste A/B, nós produzimos um eBook sobre o tema e uma ferramenta (calculadora de teste A/B) e os lançamos juntos, como um único material.

Como encontrar conteúdo para geração de Leads entre os materiais que sua empresa já possui

O que muita gente não sabe é que a estratégia de Marketing de Conteúdo para geração de Leads pode ser iniciada e testada com materiais já disponíveis na empresa. Afinal, praticamente toda organização possui conteúdos interessantes e exclusivos que, na maioria das vezes, ficam guardados nos computadores dos funcionários. Eles podem ser usados na geração de novos Leads e, consequentemente, novos clientes.

O grande dilema, quando falamos em externalizar conteúdos internos, está no fato de muitos gestores acreditarem que o material que possuem é único e por isso deve ser mantido em segredo. Eles se esquecem que em um mundo digital, no qual a informação está à disposição de todos de forma gratuita, quem sai na frente com um bom conteúdo ganha os méritos e também a audiência e credibilidade.

Em outras palavras, isso significa que se a sua empresa não compartilhar o que sabe, o seu cliente vai começar a procurar informações no site da sua concorrente. E pode ser, inclusive, uma empresa menor do que você, mas que está abrindo o jogo e se tornando uma referência sobre o tema na web. Para você que está no processo de encontrar esse conteúdo escondido, separamos aqui algumas dicas que podem ser o mapa da mina que faltava na sua pesquisa.

1. Encontre as planilhas certas

Modelos de planilhas são ótimos conteúdos para serem compartilhados e acabam atraindo um público, na maioria das vezes, qualificado. Isso acontece porque neste momento, em alguma empresa, alguém está quebrando a cabeça para montar uma tabela de custos, um cronograma de atividades, um checklist de projeto ou uma análise de processos e é aqui que a sua tabela pode servir como uma solução eficiente.

É sempre importante entender que o material deve ter a ver com o seu tipo de trabalho. Se você trabalha em uma consultoria para melhoria de processos, por exemplo, um material bastante interessante pode ser uma planilha de mapeamento de processos. Ele deve servir como diagnóstico para que o próprio cliente chegue à conclusão que precisa de você.

Essas planilhas na maioria das vezes já são utilizadas em processos internos da empresa ou mesmo em etapas iniciais de interação com o cliente. Elas não precisam e nem devem ser compartilhadas na íntegra. A melhor opção é utilizá-las apenas como a isca que levará o Leads a te contatar para avançar no processo ,de compra.

2. Aquela palestra/treinamento que todo mundo gostou

Sabe aquele último ciclo de treinamento interno da sua empresa ou então aquela palestra que você foi convidado a fazer na associação comercial da sua cidade e que todo mundo elogiou? Esse é um excelente material para ser compartilhado! Para entregar esse conteúdo ao vivo você precisou se preparar, estudar, montar um roteiro e definir o que seria repassado a platéia.

Na maioria das vezes, o conteúdo já está organizado em formato de slides, materiais complementares ou vídeos que suportaram os seus argumentos durante a apresentação. Tudo isso pode ser reunido e disponibilizado em uma Landing Page.

Além de atrair um tráfego interessante, você e a sua equipe acabam mostrando que dominam o tema e podem vir a se tornar uma referência no assunto, expandindo a sua palestra de um público de 20 ou 30 pessoas para um número muito maior que isso.

Se possível, peça para que 2 ou 3 pessoas que não assistiram à sua apresentação leiam o material e te digam o que entenderam. Assim você pode ficar mais tranquilo que a sua audiência também entenderá.

É importante disponibilizar apenas materiais relacionados ao seu negócio. Se você tem uma empresa que vende um software de gestão de estoque, não vale a pena transmitir um treinamento de desenvolvimento pessoal que foi dado para a sua equipe. Os materiais devem auxiliar a sua empresa a ser referência no tema do seu negócio.

3. Um material científico que você fez para aquela pós ou mestrado

Se você está se especializando em sua área de atuação com algum curso de pós-graduação, com certeza acaba produzindo muito conteúdo interessante durante os estudos. Esse conteúdo também pode ser interessante para quem compra os seus serviços. Muito do que você está trabalhando no ambiente acadêmico também pode ser uma grande novidade para o seu potencial Lead e poderia estar sendo melhor aproveitado.

Se você fez recentemente uma tese ou artigo ligado ao seu mercado ou um dos seus produtos, vale a pena dar uma revisada e achar o que poderia ser aproveitado para montar a oferta. Talvez você tenha um pacote completo com apresentação mais material explicativo e que pode ir muito mais longe do que a porta da sala de aula.

Aqui o importante é tirar um pouco da “burocracia” e dos formalismos do ambiente acadêmico e tornar esse conteúdo em algo mais fácil de digerir.

4. Checklists e templates que você usa no dia a dia

Assim como você pode compartilhar uma planilha de uso interno, o mesmo pode ser feito caso você tenha algum checklist ou template. Aqui na RD, por exemplo, temos checklists e templates para toda nossa operação de Marketing – e em vários casos já compartilhamos esses materiais com nossa audiência. Nada mais justo do que mostrar o que você usa para que os clientes tenham os mesmos resultados que você, não é mesmo?

5. Revise tudo e adeque a linguagem

Lembre-se de que a linguagem da sua empresa provavelmente possui modismos próprios ou siglas muito técnicas que ainda não fariam sentido para o seu Lead. Sendo assim, não esqueça de revisar com um olhar crítico para garantir que tudo faz sentido para quem vai baixar o seu conteúdo.

Cursos online para geração de Leads

Para gerar Leads com cursos online você precisa seguir alguns passos simples. Vamos falar sobre isso a partir de agora.

1. Crie um curso online

Criar um curso online envolve planejamento, uma boa plataforma EAD e um conteúdo de qualidade. Com esses elementos integrados você pode obter ótimos resultados na geração de Leads. A criação de cursos online envolve três etapas:

  1. A pré-produção envolve desde o brainstorming (ou levantamento de ideias) até o início da produção do conteúdo. A finalização dessa fase é a definição do escopo, da plataforma na qual serão gerenciados os cursos e o fechamento do conteúdo para ser produzido;
  2. A produção envolve a criação dos cursos em si, desde a gravação até a revisão do conteúdo e edição do vídeo, que ao final estará pronto para ser consumido;
  3. A pós-produção envolve a preparação para o lançamento do conteúdo, o lançamento propriamente dito e o gerenciamento dos resultados na plataforma EAD.

A primeira coisa a se pensar é sobre o que você quer falar. O ideal é pensar em assuntos mais específicos, pouco generalizados e que conversem entre si. Opte por aquilo que você realmente está apto a ensinar e que irá agregar valor à sua marca, produto ou serviço. Uma vez definido isso, pesquise qual é a demanda do mercado por esse tema para validá-lo. Entender a demanda vai ajudá-lo a definir o público-alvo, estratégias de divulgação, formato de didática etc.

Então crie um script, separe tópicos para cada videoaula e prepare atividades para sua audiência. Para a pós-edição escolha uma ferramenta com a qual você tem afinidade e não se esqueça de inserir todas as informações necessárias para sua didática ficar completa.

Por fim, você precisa preparar o lançamento desse curso. Você pode trabalhar com o lançamento de curso aberto (aquele no qual as inscrições estão sempre abertas, ou seja, uma pessoa pode fazer o seu curso a qualquer momento) ou fechado (aquele que possui um número limitado de vagas ou trabalha com um prazo de inscrição).

No caso de uso dos cursos online para geração de Leads, o ideal é o uso do lançamento aberto, onde o foco maior é a divulgação, o envio de Email Marketing ou postagens de Facebook falando sobre o tema que você está ensinando.

2. Prepare a coleta de dados e a interação

Que no Marketing Digital, os principais Leads são captados por meio de Landing Pages, você já sabe. Portanto, no caso dos cursos online, criar uma página digital na qual as pessoas entram em contato com sua empresa, realizam um cadastro e recebem informações sobre as aulas é fundamental.

Essa página deve oferecer um conteúdo atrativo e também precisa transmitir segurança para o visitante de que os dados que ele fornecer não serão utilizados indevidamente, gerando assim uma taxa de conversão alta (de visitas para cadastros). Além disso, não se esqueça dos CTAs para chamar a atenção do público para o seu conteúdo.

Para disponibilizar um curso online de forma gratuita, você pode desenvolver um cadastro mais complexo para coleta de dados do que para um webinar ou eBook, bem como verificação dessas informações (como link de verificação para o email, por exemplo) para disponibilizar o acesso ao curso, garantindo que o Lead forneça dados corretos.

Uma vantagem dos cursos online é que o público se identifica com o professor ou apresentador. Isso promove um vínculo de confiança que o leva a querer acompanhar os demais vídeos daquele comunicador. Ou seja, além da coleta de dados, promover um conteúdo em um curso online traz uma variedade de possibilidades para você continuar a interagir com os participantes durante a transmissão, como pesquisas, chats e feedbacks.

Com recursos como o chat, os Leads podem tirar dúvidas, dar sugestões e estabelecer o vínculo instantâneo com o comunicador que mencionamos anteriormente. Essa interação com os alunos do curso também gera informações valiosas que vão além dos dados pessoais adquiridos no registro, como o nicho e os hábitos do público que se interessou pelo conteúdo.

3. Ofereça incentivos para converter visitantes em cadastros

Uma vez que você criou a Landing Page, lançou o seu curso e já está gerando Leads com ele, crie incentivos para as pessoas se matricularem em seu curso online.

Você pode lançar um blog post, um CTA ou infográfico sobre o tema do curso para gerar a curiosidade em seu público que, ao querer se aprofundar no assunto, fará a matrícula na Landing Page do curso que será divulgada ao longo do conteúdo.

4. Avance os Leads no funil

Uma vez que o curso online que você lançou gerou uma base de Leads, é hora de avançar essa oportunidade no seu funil de vendas. São necessárias determinadas ações para fazer com que um Lead seja qualificado até se tornar um cliente. Liste quais serão essas ações, qual é o tempo de duração de cada uma delas e quem é o responsável, caso você já possua uma equipe trabalhando com você.

Estabelecer qual é a relação da porcentagem de conclusão do curso para cada estágio da venda é importante também. Um exemplo de ação seria programar um desconto específico para o aluno que chegou até determinada etapa do curso, quando você acha que ele já está maduro para avançar no seu funil para a compra.

Ou então é possível realizar uma automação com emails sugerindo seus produtos ou serviços para estes Leads. Utilize o RD Station Marketing para avaliar a qualificação do seu Lead bem como para programar essa automação. Quando você monitora as ações dos seus Leads, é possível apostar em estratégias muito mais certeiras em suas campanhas.

Geração de Leads com uma página 404

De repente você está interessado em determinado assunto e começa a pesquisar sobre ele na internet, encontra ou digita o link e é surpreendido com essa mensagem padrão: Error 404: Page not Found. Se você já vivenciou esse momento, a experiência não foi nada satisfatória, não é mesmo?

Infelizmente esse tipo de erro está presente em todos os sites – inclusive o seu! -, já que pode ser causado por erros de digitação do usuário, links quebrados ou páginas indexadas nas ferramentas de busca que não estão mais ativas.

Quando não temos uma página de erro apropriada, o comportamento mais comum entre os usuários é automaticamente clicar no botão de voltar. Quando isso acontece, além de seu ranking de busca para essa palavra-chave cair, é muito provável que você tenha estragado a primeira impressão do usuário e provavelmente ele nunca mais volte ao seu site novamente.

O dever de oferecer uma boa experiência aos seus usuários é seu e você deve dar bons motivos para eles não clicarem no botão de voltar. Acima de tudo, você também é responsável por direcionar o usuário às ações esperadas no seu site. E aí vem a parte boa! Customizar a página de erro 404, direcionando-a para a conversão, é uma excelente oportunidade de tornar uma experiência ruim em uma experiência positiva e muito lucrativa!

A seguir, veja 5 dicas para a criação da sua página 404:

1. Reconheça o erro

Acima de tudo é importante reconhecer o erro e, por isso, pedir desculpas pelo incômodo causado. Lembre-se de que essa não é a página que o usuário escolheu estar, então é muito importante que essa comunicação seja feita.

Faça seu pedido de desculpas de acordo com a identidade da sua empresa e persona que quer atingir. Se sua persona for engraçada, faça piada com o ocorrido e tire um sorriso dela.

2. Entregue valor ao usuário

Dê opções ao usuário indicando caminhos que possam interessar a ele. Se o seu negócio é de software, ofereça um teste gratuito. Caso seja um ecommerce, que tal um desconto para a próxima compra? Se o seu produto é de educação, o usuário pode adorar receber aulas grátis! Se você tem um material rico – ou vários – com altas taxas de conversão, esse é um excelente momento para apresentá-lo ao usuário!

3. Use links com moderação

Você não vai querer dar tantas opções ao usuário a ponto de ele ficar confuso e deixar seu site por medo de tomar uma decisão, não é mesmo? Por isso, bom senso e moderação na quantidade de links nesta página é primordial. Como dica, dê entre 1 e 3 opções.

4. Dê opção de busca

Se, ainda assim, o usuário não se interessar pelas ofertas, dê a opção de um campo de buscas a ele para que possa encontrar o que deseja em seu site.

5. Teste sempre!

Como tudo no Marketing Digital, você precisa testar a performance. Acompanhe as conversões geradas, o tempo médio que o usuário fica na página e a taxa de conversão para saber se a sua página 404 está performando como deve. Veja a página de erro 404 do blog da RD:

página 404

Conheça mais ofertas para geração de Leads

Quando você começa a gerar Leads, não quer parar mais. Por isso, é importante que conheça diversos tipos de materiais que podem ser usados para a geração de Leads. Fizemos um eBook com 28 tipos de conteúdo para você capturar novos contatos! Basta preencher o formulário abaixo para acessar.

eBook: 28 tipos de oferta para geração de Leads

Escrever um eBook não é a única forma de gerar Leads. Conheça quais são os outros tipos de ofertas que funcionam bem para transformar seus visitantes em oportunidades de negócio

Esse post foi publicado originalmente em outubro de 2011 e revisado e atualizado pela última vez em setembro de 2020.

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