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Como gerar Leads com cursos online: 4 passos para você seguir

Cursos online são materiais muito eficazes de Marketing de Conteúdo, pois ajudam a qualificar o Lead e a estabelecer vínculos duradouros com o público

O avanço tecnológico mudou bastante o modo como as pessoas se relacionam e, por consequência, o processo de educação. Isso fica evidente ao perceber que cada vez mais o ensino online tem ganhado inúmeros adeptos.

O que muitos ainda não se deram conta é de que podem utilizar a busca crescente por esse tipo de aprendizado como uma forma de atrair clientes em potencial. E, nesse cenário, a criação de cursos online é uma grande aliada para quem investe em Marketing de Conteúdo como estratégia de geração de Leads.

Isso porque um curso online funciona como uma moeda de troca para obter informações de possíveis clientes, que deixam seu email e mais alguns dados em um formulário, tendo em vista que receberão um conteúdo rico e denso. A troca vale a pena para os dois lados.

A versatilidade desse tipo de conteúdo também permite que os cursos online sejam ou abrangentes ou extremamente segmentados, conforme seu objetivo.

Por que investir em cursos online para gerar Leads

Algumas razões para você investir nos cursos online para a geração de Leads em seu negócio:

  • Acelerar o Lead: como existe um engajamento maior com esse tipo de conteúdo, você consegue capacitar bem seu potencial cliente e, com isso, acelerar muito as pessoas, que vão chegar quase prontas ao processo de vendas.
  • Autoridade: oferecer cursos também é uma excelente estratégia para ganhar autoridade no mercado em que sua empresa atua. Ao se tornar referência, seus cursos podem até ser convertidos em uma certificação, o que pode gerar ainda mais Leads.
  • Funil de vendas perpétuo: conforme uma análise interna da equipe de vendas da Eadbox, os cursos online convertem até 40% mais Leads em vendas do que eBooks com o mesmo tema.
  • Mensuração dos Leads: quando alguém faz o download de um eBook, é praticamente impossível saber se a pessoa realmente o leu. Já em cursos online você consegue saber exatamente em qual etapa o Lead está, qual a sua “maturidade” no desenvolvimento do assunto e até mesmo avaliar se ele tem conhecimento do assunto.

Para gerar Leads com cursos online você precisa seguir alguns passos simples. Vamos falar sobre isso a partir de agora.

1. Crie um curso online

Criar um curso online envolve planejamento, uma boa plataforma EAD e um conteúdo de qualidade. Com esses elementos integrados você pode obter ótimos resultados na geração de Leads.

A criação de cursos online envolve três etapas:

  1. A pré-produção envolve desde o brainstorming (ou levantamento de ideias) até o início da produção do conteúdo. A finalização dessa fase é a definição do escopo, da plataforma na qual serão gerenciados os cursos e o fechamento do conteúdo para ser produzido;
  2. A produção envolve a criação dos cursos em si, desde a gravação até a revisão do conteúdo e edição do vídeo, que ao final estará pronto para ser consumido;
  3. A pós-produção envolve a preparação para o lançamento do conteúdo, o lançamento propriamente dito e o gerenciamento dos resultados na plataforma EAD.

A primeira coisa a se pensar é sobre o que você quer falar. O ideal é pensar em assuntos mais específicos, pouco generalizados e que conversem entre si. Opte por aquilo que você realmente está apto a ensinar e que irá agregar valor à sua marca, produto ou serviço.

Uma vez definido isso, pesquise qual é a demanda do mercado por esse tema para validá-lo. Entender a demanda vai ajudá-lo a definir o público-alvo, estratégias de divulgação, formato de didática etc.

Então crie um script, separe tópicos para cada videoaula e prepare atividades para sua audiência.

Para a pós-edição escolha uma ferramenta com a qual você tem afinidade e não se esqueça de inserir todas as informações necessárias para sua didática ficar completa.

como gerar leads com cursos online

Leia mais sobre como criar um curso online.

Por fim, você precisa preparar o lançamento desse curso. Você pode trabalhar com o lançamento de curso aberto (aquele no qual as inscrições estão sempre abertas, ou seja, uma pessoa pode fazer o seu curso a qualquer momento) ou fechado (aquele que possui um número limitado de vagas ou trabalha com um prazo de inscrição).

No caso de uso dos cursos online para geração de Leads, o ideal é o uso do lançamento aberto, onde o foco maior é a divulgação, o envio de Email Marketing ou postagens de Facebook falando sobre o tema que você está ensinando.

2. Prepare a coleta de dados e a interação

Que no Marketing Digital, os principais Leads são captados por meio de Landing Pages, você já sabe.

Portanto, no caso dos cursos online, criar uma página digital na qual as pessoas entram em contato com sua empresa, realizam um cadastro e recebem informações sobre as aulas é fundamental.

Essa página deve oferecer um conteúdo atrativo e também precisa transmitir segurança para o visitante de que os dados que ele fornecer não serão utilizados indevidamente, gerando assim uma taxa de conversão alta (de visitas para cadastros).

Além disso, não se esqueça dos CTAs para chamar a atenção do público para o seu conteúdo.

Para disponibilizar um curso online de forma gratuita, você pode desenvolver um cadastro mais complexo para coleta de dados do que para um webinar ou eBook, bem como verificação dessas informações (como link de verificação para o email, por exemplo) para disponibilizar o acesso ao curso, garantindo que o Lead forneça dados corretos.

como gerar leads com cursos online

Uma vantagem dos cursos online é que o público se identifica com o professor ou apresentador. Isso promove um vínculo de confiança que o leva a querer acompanhar os demais vídeos daquele comunicador.

Ou seja, além da coleta de dados, promover um conteúdo em um curso online traz uma variedade de possibilidades para você continuar a interagir com os participantes durante a transmissão, como pesquisas, chats e feedbacks.

Com recursos como o chat, os Leads podem tirar dúvidas, dar sugestões e estabelecer o vínculo instantâneo com o comunicador que mencionamos anteriormente.

Essa interação com os alunos do curso também gera informações valiosas que vão além dos dados pessoais adquiridos no registro, como o nicho e os hábitos do público que se interessou pelo conteúdo.

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3. Ofereça incentivos para converter visitantes em cadastros

Uma vez que você criou a Landing Page, lançou o seu curso e já está gerando Leads com ele, crie incentivos para as pessoas se matricularem em seu curso online.

Você pode lançar um blog post, um CTA ou infográfico sobre o tema do curso para gerar a curiosidade em seu público que, ao querer se aprofundar no assunto, fará a matrícula na Landing Page do curso que será divulgada ao longo do conteúdo.

4. Avance os Leads no funil

Uma vez que o curso online que você lançou gerou uma base de Leads, é hora de avançar essa oportunidade no seu funil de vendas.

São necessárias determinadas ações para fazer com que um Lead seja qualificado até se tornar um cliente. Liste quais serão essas ações, qual é o tempo de duração de cada uma delas e quem é o responsável, caso você já possua uma equipe trabalhando com você.

Estabelecer qual é a relação da porcentagem de conclusão do curso para cada estágio da venda é importante também.

Um exemplo de ação seria programar um desconto específico para o aluno que chegou até determinada etapa do curso, quando você acha que ele já está maduro para avançar no seu funil para a compra.

Ou então é possível realizar uma automação com emails sugerindo seus produtos ou serviços para estes Leads.

Utilize o RD Station para avaliar a qualificação do seu Lead bem como para programar essa automação.

como gerar leads com cursos online

Quando você monitora as ações dos seus Leads, é possível apostar em estratégias muito mais certeiras em suas campanhas.

Outras dicas

Se após ler esse conteúdo você decidiu por aderir ao curso online como uma estratégia para conquistar cada vez mais Leads, fique atento a essas dicas:

  • Invista nas redes sociais como ferramenta de divulgação, distribuindo o link de matrícula ou cadastro;
  • Foque em um conteúdo que desperte o interesse e qualifique o seu Lead para se tornar um cliente;
  • Colha o máximo possível de informações sobre o público interessado em seu conteúdo;
  • Não esqueça de montar com a sua equipe um plano de acompanhamento para transformar Leads em clientes reais.

Esperamos que você tenha gostado das dicas de como gerar Leads com a criação de cursos online. Siga esses passos e busque a otimização contínua do processo para gerar cada vez mais Leads e resultados.

Se ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica sobre como gerar Leads com cursos online (ou até vender cursos, sobre o que não falamos) deixe um comentário para nós!

Texto escrito por Victoria Cezimbra, do time de marketing da Eadbox.

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