Como gerenciar tarefas e ter melhores resultados no Marketing Digital

Veja quais são as 4 etapas que você pode seguir para organizar suas tarefas e melhorar a performance de suas campanhas

Leticia Bahlis
Leticia Bahlis19 de abril de 2019
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Você sabia que dia 31 de janeiro de 2018 acabou o sinal de TV analógico em Floripa? E o que isso tem a ver com este post? Bom, vou contar.

Na época, meu colega procurava uma antena digital para comprar em função da mudança. Ele comentou que estava pesquisando os preços e achou meio caro o quanto as lojas estavam cobrando. Lembrei que eu tinha uma dessas antenas em casa e que não usava mais por ter TV a cabo. Resumindo a negociação: fiz uma venda!

Mas todo o dia eu esquecia de trazer a antena para a RD e foi assim por uma semana. Chegou ao ponto de ele me enviar, antes de eu sair de casa, a imagem de uma antena no WhatsApp para eu não esquecer mais uma vez. Funcionou e, depois de uma semana, eu entreguei a antena desejada!

Sorte a minha que não havia mais ninguém vendendo antenas por aqui e que na loja estava bem mais caro do que eu cobrei. E se a gente trouxesse essa situação para o marketing da sua empresa?

  • Quantas vezes você perdeu tempo ou dinheiro por esquecer de fazer uma entrega para o cliente?
  • Ou esqueceu de fazer a campanha de anúncio no dia do lançamento do produto ou esqueceu de promover a sua Landing Page de Black Friday?
  • Quantas “vendas de antenas” você já perdeu?
  • Quanto você está gastando de tempo e dinheiro para entregar tarefas que você esqueceu de fazer e teve que “dar um jeitinho” para entregar no prazo?

No Marketing Digital, estar atento às entregas para não perder o resultado é fundamental.

Seja para campanhas sazonais como Natal, quanto para campanhas de anúncios que você não pode deixar de analisar e otimizar para melhorar os resultados. Na correria, a organização da sua demanda na hora de montar sua rotina é fundamental. Para essa organização você precisa definir metas, estabelecer prioridades e delegar atividades para entregar mais.

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4 etapas para organizar suas tarefas e melhorar seus resultados

1.Defina seus objetivos

O primeiro passo é saber quais são seus objetivos, pois, se você não souber quais são eles, fica difícil saber se você os conquistou, certo?

A partir do momento em que você tornar bem claro os objetivos que deseja alcançar, será mais fácil eliminar as muitas distrações que aparecem no cotidiano e realmente agir para conquistar o que foi pretendido.

No Inbound Marketing você pode traçar objetivos para ajudar nas entregas. Um exemplo disso é traçar como objetivo na sua área de marketing a conquista da primeira fase da nossa Metodologia da Máquina de Crescimento: a Prova de Canal.

Nessa fase, o objetivo é começar a ver os primeiros resultados de venda com Inbound Marketing.

Ela ajuda você a entender o que precisa fazer para chegar no objetivo (suas metas), mostra um caminho com alguns Marcos de Sucesso para você atingir o objetivo (suas prioridades) e as pessoas de que você vai precisar para entregar (atividades delegadas).

>> Leia mais: Matriz de Eisenhower: o que é, quais são as vantagens e como usar [+ template]

2. Acompanhe seu progresso ao longo do tempo

Dividir o objetivo em algumas metas também vai ajudar a conhecer bem a situação do seu negócio e a manter o foco, tanto para se animar com as metas já conquistadas até o momento quanto para fazer os ajustes necessários em busca do que ainda falta.

Os Marcos de Sucesso na Prova de Canal estabelecem as metas para o objetivo final. Eles dividem a fase e ajudam a conhecer todas as etapas que precisam ser vencidas para chegar no resultado esperado.

A cada Marco de Sucesso vencido, você estará mais próximo do seu objetivo, sabendo exatamente o que ainda falta para chegar lá.

3. Estabeleça prazos a cumprir

Definir um prazo para cada meta é fundamental para concretizar seus objetivos. Se você não estabelecer uma data, dará espaço para outras atividades e compromissos menos importantes.

O tempo vai passar e quando perceber, você verá que não está mais próximo daquele objetivo do que no dia em que o definiu.

Por outro lado, prazos realistas ajudam a manter o foco nas prioridades certas e conquistá-las dentro de um tempo razoável.

Para começar qualquer estratégia de Inbound Marketing você precisa ter Leads gerados para trabalhar, portanto esta deve ser sua primeira meta.

E todos os nossos estudos mostram que é possível começar a gerar os primeiros Leads em 30 dias com algumas ações rápidas que você pode realizar semana a semana. Esse é o primeiro Marco de Sucesso da Fase Prova de Canal.

4. Trabalhe por etapas

Agora que você já sabe quais são os Marcos de Sucesso para chegar no seu objetivo, estabeleça uma ordem para conquistar cada um, de acordo com os prazos que definiu.

Mas como definir os prazos? Pense em suas entregas de curto, médio e longo prazo.

Exemplo, se o seu objetivo é vender com Inbound Marketing, essa é a sua entrega de longo prazo. Para atingir o seu objetivo você define algumas metas, que são os Marcos de Sucesso, entregas de médio prazo. E, para entregar os Marcos de Sucesso, você desenhou tarefas para fazer no dia a dia, suas entregas de curto prazo.

A Fase Prova de Canal da Metodologia da Máquina de Crescimento estima que você consegue alcançá-la em 3 ou 6 meses. Você pode usar essa estimativa como o longo prazo para o seu objetivo.

E quais ferramentas posso utilizar para gerenciar minhas tarefas?

Se deixarmos para nossa cabeça lembrar todas as tarefas que temos que fazer, acabamos que nem eu e meu colega com o caso da antena: esquecendo todos os dias e demorando muito mais para entregar uma tarefa simples.

Por isso, usar ferramentas que ajudam você a especificar quais são todas as atividades que você precisa realizar para atingir suas metas e, consequentemente, seu objetivo, é fundamental para a sua organização e priorização no dia a dia.

Quando você consegue conciliar essa organização de tarefas com os softwares que utiliza, ganha muita agilidade na hora de realizá-las. Por isso, no RD Station Marketing, nós criamos os Planos de Sucesso, para ajudar a entender quais são as tarefas que você precisa executar para cada uma das suas metas.

Tudo o que trabalhamos na RD é para ajudar você a conquistar as fases que estudamos e determinamos como pontos chave para o seu sucesso no Marketing Digital.

Planos de Sucesso do RD Station Marketing

Com os Planos de Sucesso não é diferente. Trabalhamos modelos prontos para ajudar você a chegar nos seus objetivos de acordo com o que você determina.

Alguns planos são focados nos Marcos de Sucesso para que você tenha uma orientação para atingir cada marco, chegar no objetivo final e começar a vender com o Inbound Marketing.

Existem também outros modelos que ajudam com campanhas específicas, como Black Friday, por exemplo.

É muito importante que suas tarefas tenham datas limite para acontecer e também definição de responsáveis pela realização.

Assim você tem um controle melhor de quando entregará esse resultado e de quem tem que cobrar as tarefas. O Plano de Sucesso dá essa possibilidade de definir data para a meta como um todo e para cada tarefa que você possui.

planos de sucesso - rd station marketing

Além de ajudar você a organizar as tarefas de que você precisa para atingir seus objetivos, o Plano de Sucesso também ajuda com materiais educativos e atalhos para levar você direto para a tela em que realiza a tarefa.

Essa é uma das maiores vantagens de ter um gerenciador de tarefas direto no seu software, agiliza o acesso e orientação para todos os responsáveis.

gerenciamento de tarefas no rd station marketing

E, se você não é cliente do RD Station Marketing, não deixe de gerenciar suas tarefas por causa disso. Existem outras ferramentas que podem ajudar a organizar seu no dia a dia. Ferramentas como Trello, planilhas e quadros, como o kanban, também podem ajudar na organização.

O mais importante é entender que, sem organização, seu trabalho fica mais difícil, mais demorado e consequentemente você perde tempo. E tempo é dinheiro.

Organização é a base de tudo para trazer resultado. E melhor do que gerenciar tarefas, é você poder fazer esse gerenciamento onde vai executá-las. Os Planos de Sucesso no RD por exemplo estão no lugar certo para te ajudar.

Objetivos e resultados

Defina seus objetivos e desenhe Marcos de Sucesso para você sentir que, aos poucos, está chegando nele, e defina as tarefas que cada Marco precisa para ser alcançado. Assim, você consegue trazer mais resultados e mais qualidade ao seu trabalho!

Caso você seja cliente do RD Station Marketing e ainda não usa os Planos de Sucesso, acesse o artigo da Central de Ajuda: Como utilizar a funcionalidade de Planos de Sucesso? para saber mais.

Se você já usa os Planos, conte nos comentários suas experiências e como isso tem ajudado na sua produtividade.

E se você ainda não é cliente do RD Station Marketing, pode testar gratuitamente a ferramenta. Além dos planos de sucesso, há muitas outras funcionalidades, como Email Marketing, Landing Pages e mais!

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Post original publicado em janeiro de 2018 e atualizado em abril de 2019.

Leticia Bahlis

Leticia Bahlis

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