Gestão de Marketing: passo a passo para estabelecer processos completos na área

Qual o papel da Gestão de Marketing nas empresas? Conheça os detalhes e 10 dicas práticas para fazer um bom trabalho!


O processo de Gestão de Marketing engloba planejamento, análise e controle das ações dentro da área que tem o objetivo de atingir o público através da aplicação de técnicas e metodologias de Marketing. Seu papel é direcionar as equipes e coordenar a comunicação entre empresa e o mercado.


Já parou para pensar em todas as frentes de atuação da área de Marketing hoje em dia? Ela trabalha criação de produtos, distribuição, venda, ações digitais com produção de conteúdo, redes sociais, otimização para ferramentas de busca, tráfego pago, Email Marketing, análise de resultados e ainda realiza atividades no pós-venda. Ufa, quanta coisa, hein? E em vários casos, há outras responsabilidades que passam pela Gestão de Marketing.

Por conta de todo esse volume de ações e canais de atuação, a Gestão de Marketing é um elemento fundamental para o sucesso da área. As organizações devem se preocupar cada vez mais com um processo de gestão contínuo para atingir seus objetivos e metas.

À medida que as empresas se adaptam ao rápido crescimento do uso do ambiente online para fazer suas ações de Marketing, além do avanço do comércio eletrônico, as oportunidades continuam a aumentar. Mas como coordenar essas ações? Deve existir uma pessoa responsável ou um time para isso?

Na prática, esse é sim o papel do gestor ou gerente de Marketing. Esse profissional gerencia equipes internas para criar mensagens ligadas a marca e trabalha para publicar conteúdo em vários canais. Os gerentes trabalham com muitas formas diferentes de mídia, sejam mais tradicionais ou ligados ao digital e plataformas sociais.

De qualquer forma, para fazer as coisas funcionarem, você precisa garantir uma Gestão de Marketing pronta para ajudá-lo a navegar por uma gama de diferentes canais, estratégias e táticas que se unem para formar uma estratégia coerente e consistente para sua empresa. Aqui você vai conhecer tudo que precisa para estabelecer um bom processo de gestão!

Kit de Gestão de Marketing Digital

Como gerir times, controlar a operação e gerar ainda mais resultados - sem enrolação

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é Gestão de Marketing e por que ela é importante?

Quando falamos em Marketing, estamos tratando de um trabalho que cobre tudo, desde o branding ao design do produto, da publicidade à distribuição de conteúdo, e muito mais. Toda organização precisa de marketing, seja da área financeira, da saúde, educação, varejo, transporte, alimentação, governamental ou qualquer outra. 

Nesse caso, podemos dizer que a Gestão de Marketing é o processo que cria e controla o plano de marketing de uma empresa desde o início do planejamento até a execução.

Isso inclui o processo de pesquisa, levantamento e compreensão do seu mercado, análise de clientes e da indústria, tudo para garantir que eles sejam capazes de falar diretamente com o seu público-alvo de uma forma efetiva.

Os gerentes de Marketing têm a tarefa de desenvolver planos e estratégias para a empresa enquanto trabalham dentro do orçamento alocado para as atividades. Em resumo, gerenciamento de marketing é o processo de projetar, planejar e executar uma estratégia de marketing para a empresa.

Como sabemos, a área de Marketing precisa seguir um cronograma que também leva em conta épocas específicas do ano. Durante os grandes eventos da empresa, os gerentes de Marketing precisam trabalhar no fim de semana para dar suporte aos negócios. No varejo, a maioria dos gerentes trabalham focados no Dia das Mães, Black Friday e Natal, só para citar algumas datas.

Já que esses são normalmente os maiores dias de vendas da empresa, o esforço maior do período deve ser previsto antecipadamente no trabalho de gestão.

Podemos resumir esse processo de gestão em 3 pilares:

1. Gerir times

Montar equipes e fazer a gestão dos profissionais é um dos pilares do trabalho de Gestão de Marketing. Nesse processo, costumam surgir algumas dúvidas comuns: quantas pessoas são a quantidade ideal? E quais atividades devem desenvolver?

No Brasil, principalmente em PMEs, é comum que empresas tenham uma área de Marketing com duas ou três pessoas. Com esse time, já é possível realizar um bom trabalho. Por isso que a resposta é: a estrutura ideal é aquela que atende às suas necessidades.

Com a necessidade de focar cada vez mais no meio digital, é importante pensar nas habilidades que toda área precisa contar para ter sucesso nas ações de Marketing Digital:

  • Otimização de mecanismos de busca: os times de marketing devem saber como otimizar a presença da empresa na web, principalmente no Google;
  • Analytics: conhecimento de Google Analytics e análise de dados fornece relatórios de progresso diários e mensais das metas e objetivos da área;
  • Social Media: o Marketing Digital exige que as equipes estejam atualizadas nas plataformas de mídia social para investir nas novas tendências;
  • Plataformas de mídia paga: a maioria das empresas usa o Google Ads para promover sua marca no meio digital;
  • Otimização de sites: identificar problemas no site pode aumentar suas taxas de conversão e consequentemente a receita da empresa e a satisfação do cliente.

Já quando falamos do trabalho com demandas mais tradicionais de marketing, outras habilidades são mais importantes:

  • Redação e comunicação: os times de Marketing precisam escrever comunicados à imprensa, blogs e textos publicitários;
  • Criatividade: muitas empresas precisam do pensamento criativo para construir novas campanhas de marketing;
  • Negociação: a compra de mídia e a construção de outras estratégias requer a negociação com os fornecedores por um melhor preço ou posicionamento;
  • Orçamento: os gerentes de Marketing devem seguir um orçamento e priorizar a alocação em vários canais;
  • Planejamento e execução: o planejamento de longo prazo e o acompanhamento da execução são cruciais para lançar estratégias de marketing.

Cabe aos profissionais da área de gestão conduzirem a construção dos times para contemplar todos esses aspectos que são fundamentais para realizar as entregas da área.

2. Controlar a operação

O trabalho de Gestão de Marketing deve ter uma maneira não só de medir o sucesso das estratégias e campanhas individuais que executa, mas também de gerenciar as atividades que precisam ser executadas.

Podem existir dezenas – ou mesmo centenas em empresas maiores – de campanhas em execução no departamento de Marketing de uma empresa a qualquer momento. Cada uma dessas campanhas terá suas próprias metas e objetivos, assim como etapas de operação.

A empresa e o departamento como um todo terão suas próprias metas e objetivos quando se trata das ações de marketing. Por isso, o controle da operação é tão importante para garantir que tudo será executado conforme o previsto.

Quando você trabalha com uma agência de Marketing Digital para esse gerenciamento de atividades, pode encarregá-los de trabalhar em uma parte específica da sua estratégia, como um canal individual, ou até administrar a área inteira para você.

3. Gerar resultados

Dependendo do segmento de atuação da empresa, os objetivos da área de Marketing serão diferentes. Mas o que não muda em qualquer setor é a necessidade de alcançar resultados cada vez melhores.

Com todo esse contexto dentro de cada pilar, é essencial conhecer quais as responsabilidades que ficam a cargo do trabalho de Gestão de Marketing. Dependendo do nível e da senioridade do gerente de Marketing, haverá a necessidade de envolvimento direto nos projetos para ver de perto o retorno de cada ação.

Os gestores de Marketing costumam colocar a mão na massa e estão ativamente facilitando projetos individuais por meio do pipeline de produção, da criação da estratégia até o lançamento.

Ainda existem áreas maiores onde a parte de gestão trabalha um nível acima, com gerentes de projeto abaixo para liderar as demandas práticas. De qualquer forma, o objetivo é garantir que os projetos sejam executados no prazo, dentro do orçamento e ajudando a atingir seus KPIs.

gestão de marketing

O que um gerente de Marketing faz?

Em sua essência, os gerentes de Marketing conectam o valor de sua organização ao público. Esses profissionais criam e executam uma estratégia para disseminar a mensagem por trás do produto ou do papel da organização, desde o nascimento de uma ideia até a distribuição do resultado final.

Uma estratégia de marketing geralmente envolve muitas pessoas da equipe e além dela. Como resultado, há muitas considerações que um gerente de Marketing deve levar em consideração ao planejar uma nova estratégia. 

Levando em conta o tamanho da organização, o gerente pode se especializar em um desses canais ou gerenciar todos eles. Embora a maioria das empresas precise de pelo menos uma pessoa nessa posição, esse trabalho exige um conhecimento especializado do setor que leva anos para ser desenvolvido. 

Detalhando o que esses profissionais fazem, eles são responsáveis ​​por identificar, avaliar e se conectar com os diferentes públicos e mercados do produto ou serviço de uma organização. Combinando habilidades analíticas e execução criativa, os gerentes de Marketing precisam se destacar na liderança de seus departamentos ou equipes.

Trabalhando juntos, o objetivo da equipe é alcançar o público-alvo com a mensagem certa no momento certo. Os gerentes de Marketing muitas vezes também são responsáveis ​​por monitorar tendências e tomar decisões sobre quando e como reagir a esses fatores. Além disso, eles ajudam as empresas a desenvolver estratégias baseadas em análises de dados da área para maximizar os lucros, mantendo a satisfação do cliente.

Posições de gestão dentro da área de Marketing

Muitos coordenadores e especialistas em marketing são promovidos ao nível de gerente após vários anos na área. Esses gerentes também vão além e têm potencial para ser promovidos a cargos que lideram toda a área de gestão, como o Chief Marketing Officer (CMO) ou Vice Presidente (VP) de Marketing.

Essas posições seniores focam no quadro geral e na estratégia global de marketing da empresa, em vez do envolvimento diário no gerenciamento de diferentes canais.

Para ter sucesso como CMO ou VP de Marketing, os gerentes devem se familiarizar com outros aspectos do negócio. O marketing tem efeito na produção e nas operações, e é por isso que entender como as diferentes funções e o funcionamento dos departamentos da empresa tornará os gerentes mais qualificados para a tomada de decisões estratégicas.

Quais habilidades um gerente de Marketing precisa ter?

O papel de um profissional responsável pela Gestão de Marketing requer um conjunto diversificado de habilidades que inclui o gerenciamento de conflitos, pensamento criativo e resolução de problemas.

Todos os gerentes devem possuir habilidades de liderança e comunicação, pois são encarregados de motivar as equipes. Isso é particularmente importante em um ambiente criativo.

A comunicação também é fundamental porque todos precisam explicar às partes interessadas como os objetivos de marketing se alinham aos da organização, o que ajuda a garantir uma colaboração de ambos os lados para atingir as metas.

Frequentemente, os gerentes de Marketing também precisam empregar habilidades analíticas e de pesquisa para entender seu público. Por último, mas não menos importante, são responsáveis ​​por garantir que as iniciativas de marketing estejam dentro do orçamento permitido e, ao mesmo tempo, atendam às metas.

10 responsabilidades da Gestão de Marketing dentro das empresas

Existem algumas responsabilidades comuns que a maioria dessas posições de Gestão de Marketing compartilham. Aqui vamos listar as 10 principais que não pode deixar de fora da sua lista:

1. Criação de mensagens promocionais para impulsionar as vendas

Independentemente do formato que for utilizar nas ações de marketing, a criação de mensagens impactantes, que atraiam a atenção do público certo em qualquer tipo de mídia, é uma das responsabilidades mais importantes da área de marketing como um todo.

Fica a cargo da área ou responsável pela gestão garantir que a escolha final dessas mensagens seja feita com o direcionamento de impulsionar as vendas.

2. Coordenar estratégias de marketing em vários canais

Um dos pontos mais relevantes da gestão está em realizar testes de novas mensagens e ferramentas para encontrar oportunidades de crescimento para a área.

Como isso é feito em diferentes canais, a coordenação dessas demandas é mais uma das principais responsabilidades.

3. Gerenciar orçamentos para campanhas de mídia e marketing

É de responsabilidade da gestão de marketing preparar o orçamento para as ações que requerem investimento, como é o caso das campanhas de mídia paga, e também de toda a área.

Construindo relacionamentos com parceiros de comunicação nacionais ou locais, esses custos podem cair e o orçamento se torna um ponto a favor para diversificar os investimentos.

4. Direcionar a estratégia de mídia social da empresa

É praticamente impossível não associar o trabalho de Gestão de Marketing com a posição das empresas nas redes sociais.

Então, cabe à área de gestão deixar claro o que será executado em cada rede diferente e o papel que cada uma delas cumpre quando olharmos para o objetivo final.

5. Definir metas e métricas de acompanhamento

Para que todo o time de marketing consiga planejar suas ações na operação, é preciso ter um direcionamento anterior baseado em metas. Por isso, essa é uma das responsabilidades mais importantes da área de gestão.

6. Avaliar o desempenho de campanhas e solucionar problemas de baixo desempenho

O trabalho de gestão também passa pelo acompanhamento contínuo dos resultados com um objetivo central: entender o desempenho atual de todas as ações para desenhar ajustes e testes que ajudem a melhorar o desempenho.

Esse trabalho vai desde analisar o retorno de publicidade e relatar as descobertas à alta administração até fazer o acompanhamento e melhoria do site para melhorar a sua presença digital através de SEO (Search Engine Optimization).

7. Gerenciamento de fornecedores terceirizados e funcionários internos

Se um dos pilares é fazer o gerenciamento de times, liderando os times internos, as entregas que ficam a cargo de fornecedores e parceiros externos também devem passar pela área de Gestão de Marketing.

8. Fazer brainstorming para promoção de produtos e novas iniciativas

Trazer uma visão mais completa da empresa para dentro da equipe de Marketing. Essa também é uma atribuição da gestão, que pode buscar em outras áreas – como a de atendimento ao clientes, suporte e desenvolvimento – uma visão que complemente as estratégias atuais.

Com esse brainstorming acontecendo de forma contínua, não só em épocas de final de ano onde o planejamento costuma ocorrer, novas iniciativas para divulgação de produtos podem surgir com maior frequência e qualidade. 

9. Desenvolvendo relacionamentos para co-marketing

O desenvolvimento de relacionamentos com empresas que possuem públicos semelhantes pode desempenhar um grande papel no sucesso de qualquer departamento de Marketing.

Quer você trabalhe com uma equipe interna ou com uma agência externa, o desenvolvimento desses relacionamentos via co-marketing é uma parte essencial de qualquer posição de gerenciamento e a chave para o crescimento a longo prazo da empresa.

10. Pesquisa profunda de cliente e mercado

Os gerentes de Marketing devem sempre trabalhar para aumentar sua compreensão dos clientes e do mercado em geral. Nenhuma empresa pode ter uma visão completa do que é importante e em que nível essas questões são impactantes para o seu público sem antes realizar uma pesquisa aprofundada.

Sempre há mais para aprender e, quanto mais você sabe, melhor pode transmitir seu valor para seu público-alvo. É fundamental que as empresas possam trabalhar continuamente para aumentar seus dados de clientes e melhorar sua compreensão do mercado. Caso contrário, correm o risco de ficar para trás em relação à concorrência.

Como estabelecer um processo de gestão estratégica de marketing?

O marketing se baseia em uma compreensão completa do comportamento do consumidor para criar valor e resolver um problema que seu público possui no momento. Com essa visão clara, é essencial que cada organização implemente um processo de gestão estratégica.

Ser estratégico passa por um trabalho de planejamento prévio completo. Para isso, é preciso seguir algumas etapas:

1. Definição das estratégias

O começo é explorar as necessidades do consumidor e entender como o marketing desempenha um papel na criação de valor por meio da entrega de soluções para essas necessidades do cliente.

  • Dentro desse determinado período de tempo, quais as estratégias devemos executar?
  • Em qual contexto devemos nos basear para criar as ações?
  • Com quem devemos falar nas nossas ações de comunicação?

O comportamento do seu consumidor irá ditar a tomada de decisão da área de Gestão de Marketing aqui. Por isso, é preciso se basear no histórico de atuação – se a empresa já possui algum tempo de mercado – e em pesquisas qualitativas com seu público, tanto para empresas iniciantes como para aquelas com mais experiência.

2. Posicionamento da marca

Um elemento importante do processo de marketing é o estágio de criação de valor através do posicionamento da marca. A gestão precisa direcionar qual o segmento do mercado que devem atuar, qual o direcionamento, posicionamento e o que isso implica na fase de criação das campanhas.

Aqui também entram as ações de branding. Uma estratégia de marca eficaz permite que as empresas se diferenciem de seus concorrentes no mercado.

Construir uma marca forte, explorar como o valor da marca afeta a lucratividade e entender como isso ajuda a alavancar seu faturamento faz parte desse processo de gestão estratégica.

3. Distribuição

Com base no produto ou serviço que estão oferecendo, quais canais funcionam com maior eficiência? Esse é o trabalho de distribuição, que passa por essa escolha dos canais de atuação.

Para construir uma marca forte, os profissionais de marketing precisam garantir que suas mensagens aos consumidores sejam claras e consistentes em todos os canais. Aqui é importante lembrar da Comunicação Integrada, que ajuda as empresas a atingirem diferentes públicos com a mesma mensagem.

4. Perfil e segmentação do cliente

À medida que os gerentes de Marketing ajudam as empresas a subir na escada do gerenciamento de dados do cliente, eles são capazes de descobrir novos insights que informam as segmentações que pode trabalhar. Essa segmentação é fundamental para entregar a mensagem certa, no momento certo para as pessoas certas.

Quando se trata de Automação de Marketing, uma ação importante para distribuir sua comunicação com esses diferentes segmentos de público, seus dados de clientes são o ativo mais importante. Os dados mostram o que é mais importante para seus clientes, o que realmente importa para eles no momento.

Para isso, suas ferramentas de Marketing devem informar cada passo que os clientes potenciais realizam em seu caminho para se tornarem clientes. Isso ajuda a ter uma imagem mais clara do que eles precisam ao longo da experiência e contato com sua marca.

O perfil do cliente, a segmentação e o gerenciamento geral dos dados do cliente são aspectos importantes do trabalho de Gestão de Marketing. Esses dados são a força vital que alimenta as estratégias que eles empregam.

Quais as ferramentas de gestão de marketing que devemos usar?

O trabalho de gestão demanda diversas funções como vimos até aqui. E para que elas sejam feitas na prática, as ferramentas são parte fundamental da rotina de trabalho.

Claro que as equipes que colocam as ações em prática precisam de ferramentas capazes de facilitar a aplicação das estratégias, e cabe ao time ou pessoa responsável pela gestão definir o que essas soluções precisam oferecer. Mas hoje é ainda mais importante contar com ferramentas que entreguem de forma clara qual o andamento das ações e dos resultados.

Só com isso em mãos é possível fazer um bom trabalho de Gestão de Marketing, e isso ficou ainda mais claro durante a pandemia do Covid-19.

Segundo os dados da pesquisa Panorama PMEs, as ferramentas associadas à gestão foram aquelas com maior percentual de manutenção dentro das organizações, como mostra o gráfico abaixo:

ferramentas contratadas gestão de marketing

Gráfico de ferramentas mantidas pelas PMEs durante a crise (Fonte: Estudo Panorama PMEs)

Para quem já utilizava soluções de automação de Marketing e Vendas, assim como os sistemas de gestão em si (ERP), não poderia ficar sem eles durante um período tão diferente, mesmo com o alto número de cancelamentos acontecendo por conta da redução de custos.

Já quando falamos das soluções contratadas, a pesquisa mostra que as ferramentas de videoconferência – fundamentais para uma gestão de Marketing remota – lideram a lista, seguidas pelas soluções de gestão para redes sociais.

ferramentas gestão de marketing contratadas

Gráfico de ferramentas contratadas pelas PMEs durante a crise (Fonte: Estudo Panorama PMEs)

São justamente essas ferramentas em que você precisa focar para conseguir entregar tudo que planeja para a área de Marketing.

Como vimos no início, o tamanho e necessidade das equipes pode variar bastante, dependendo do tamanho da empresa e do segmento de atuação. Nesse caso, avalie as necessidades mais urgentes do time e busque soluções mais completas, capazes de entregar diferentes funcionalidades com uma única ferramenta.

A melhor opção é o RD Station Marketing, ferramenta de automação de Marketing líder na América Latina. Com ela você cria Landing Pages, constrói fluxos de Email Marketing, cria relacionamentos que conduzem a vendas e analisa todos os dados de suas ações de marketing, refinando-os para atingir os melhores resultados sempre. Faça um teste gratuito:

Futuro da Gestão de Marketing

À medida que o conteúdo se tornou uma mercadoria valiosa, principalmente no meio digital, mais e mais organizações estão migrando suas estratégias para focar no Marketing Digital, baseado em uma gestão multicanais.

Essa tendência deve ser mantida como a base de qualquer estrutura e trabalho de marketing. Mas olhando para o futuro da gestão, o uso de dados será ampliado e a confiança do cliente será construída na transparência e entrega de valor em qualquer estratégia que seguir.

Hoje, já discutimos a importância do marketing baseado no contexto que envolve o uso de Inteligência Artificial e IoT. Os consumidores estão cada vez mais acostumados com o marketing segmentado, voltado especificamente para eles em seu contexto. Mas a tecnologia chega para ampliar ainda mais essas formas de segmentação.

Com isso, como as marcas podem usar o marketing de conteúdo somado com essas novas tendências para construir confiança e permanecer relevantes para seus clientes?

Vamos listar 4 pontos que ajudarão a compreender melhor essa visão da Gestão de Marketing no futuro.

1. Humanização

Neste novo mundo do marketing, haverá uma reavaliação de como os gerentes de Marketing e as organizações veem seus clientes e consumidores. As organizações, antes de partirem para uma abordagem pautada nas novas tecnologias, precisam ver seu público primeiro como humanos

Essa perspectiva ajuda os gerentes de Marketing a criar estratégias experienciais pautadas em 4 pilares:

  • únicas;
  • interativas;
  • envolventes;
  • que mudam vidas. 

Ainda que a retomada depois de toda a crise gerada pela pandemia seja diferente para cada segmento ou região e outros diferentes fatores, o foco na humanização é um importante elemento para a criação de novos produtos ou serviços.

Na melhor do que unir o Marketing Humanizado com as ações digitais para fazer parte dessa visão de futuro. Segundo a pesquisa Panorama PMEs, grande parte das empresas já indica que fará uso de canais digitais para o lançamento de novos produtos/serviços.

humanização do marketing

2. SEO

Com a crise econômica de 2020, um elemento-chave a ser considerado pelos gerentes de Marketing é a eficácia de sua otimização de mecanismo de busca. O SEO aumenta a visibilidade do conteúdo da web através do mecanismo de pesquisa, que é o caminho mais utilizado para busca de novos produtos e soluções. Otimizar o conteúdo da web ajuda a melhorar o seu site nos resultados da pesquisa.

O fato é que o SEO é um canal de baixo custo para os gerentes de Marketing investirem. Portanto, com os orçamentos de marketing sendo afetados, o alto impacto e o baixo custo de melhorar o SEO terão um efeito geral muito positivo.

Com tanta incerteza econômica, tanto para organizações quanto para consumidores, encontrar maneiras baratas de continuar a apresentar produtos, conteúdo e ideias às pessoas será uma parte importante do papel da Gestão de Marketing agora e no futuro.

3. Tecnologia

Um dos desafios que os gerentes de Marketing enfrentam é a expansão do uso de novas tecnologias. Como já falamos, o marketing está se aprofundando no mundo digital a cada dia. Isso fornece um grande número de oportunidades para novas maneiras de inovar, conectar e contar a história de sua marca.

Mas a nova tecnologia também pode levar a desafios complexos, especialmente quando se trata da adoção dessas novas plataformas.

Para um setor que exige uma dependência cada vez maior da tecnologia, essa perspectiva pode ajudar os gerentes de Marketing a melhorar sua eficiência, abrindo portas para estratégias de marketing inovadoras.

4. UX

Compreender a experiência do usuário é outra grande habilidade que os profissionais de marketing devem ter no bolso. UX é exatamente o diferencial que a equipe de gestão deve focar para ter uma campanha de marketing com alta performance.

Quanto melhor for a experiência para o consumidor, maior será a probabilidade de ele se envolver com sua campanha, seja comprando seu produto, inscrevendo-se em um evento ou em qualquer outro objetivo que você tenha.

A UX está intimamente ligada à ciência do comportamento, um campo que está ganhando força rapidamente no mundo dos negócios e que pode ter um impacto extremamente positivo no sucesso do marketing.

Conheça as dicas de quem já faz a Gestão de Marketing

A partir de agora temos certeza que você fará uma análise mais detalhada desses elementos para conduzir uma análise estratégica completa das oportunidades dentro da Gestão de Marketing. Mas que tal conhecer dicas de referências que já fazem esse trabalho na prática?

É isso que você vai conferir no [Kit] Gestão de Marketing, que além desse compartilhamento dos especialistas, traz também outros materiais e conteúdos complementares que vão ajudar você a se aprofundar ainda mais nas práticas de gestão.

É só preencher o formulário a seguir e acessar agora mesmo!

Kit de Gestão de Marketing Digital

Como gerir times, controlar a operação e gerar ainda mais resultados - sem enrolação

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários