Google AdSense: o que é e como usar para monetizar o seu conteúdo

Google AdSense é um programa criado para posicionar anúncios de marcas em blogs ou sites em troca de remuneração para o dono do canal; saiba como ganhar dinheiro com ele


Google AdSense é um serviço de publicidade da Google que possibilita a exibição de anúncios de texto, vídeo e imagens de marcas em sites e/ou blogs gerando uma remuneração ao dono daquele canal. O lucro é baseado na quantidade de cliques ou visualizações desses anúncios.


A ideia de todo criador de conteúdo é conseguir monetizar o seu trabalho e fazer com que ele renda frutos. No entanto, quando o seu blog ou site ainda não é tão conhecido, essa pode se tornar uma tarefa difícil. É nesse momento que surge o interesse sobre o Google AdSense: o que é e como ele pode gerar uma renda passiva para a minha plataforma?

O Google AdSense é uma forma prática de começar a monetizar o seu site ou blog, sem depender do interesse das marcas para fechar contratos de conteúdo patrocinado. Afinal, criar conteúdo dá trabalho desde o primeiro artigo a ser publicado, mas as marcas geralmente só começam a se interessar pelas plataformas quando elas já têm níveis muito altos de acessos. Ou seja, depois de muito tempo investido.

Por isso, neste artigo contamos em detalhes como ganhar dinheiro com Google AdSense, como funciona o seu sistema de pagamento, quais são as formas de anúncios que podem ser exibidas no seu site ou blog e um passo a passo para começar nesse programa. Acompanhe!

Kit + Planilha: Gestão de Conteúdo 2021

Aprenda o passo a passo para criar um calendário de conteúdo que traga resultados para o seu negócio!

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Google AdSense: o que é?

O AdSense é um programa criado pelo Google para posicionar anúncios de marcas em blogs ou sites em troca de remuneração para o dono do canal.

Basicamente, o Google AdSense serve como um intermediador: ele “aluga” um espaço no seu site ou blog para publicidade. Depois, revende esse espaço para as marcas promoverem seus produtos ou serviços. Quando a sua audiência se interessar pelos anúncios e clicar neles, o Google cobra um valor do anunciante e repassa uma parte desse montante para você. 

Para evitar problemas com a sua audiência ou qualquer tipo de dano à sua marca, é possível também bloquear um anúncio específico ou ainda selecionar o tipo de publicidade que você não gostaria de ver na sua página. Assim, só será publicado por lá o que você estiver de acordo. 

A sua utilização é simples (falaremos mais sobre como funciona o Google AdSense e também sobre como se cadastrar nesse programa mais adiante) e gratuita, o que torna esse programa ainda mais interessante para o criador de conteúdo. 

Como funciona o Google AdSense

Levando em consideração esse modo de operar do Google AdSense, o que é que ele tem de tão especial? O que leva marcas e criadores de conteúdo a apostarem nessa plataforma? A resposta é simples: a relevância!

A escolha dos anúncios

Uma das características mais valiosas do Google AdSense é o fato de que ele funciona como um casamento entre o seu conteúdo e o conteúdo do anunciante. Isso é, ele garante que os anúncios que entram no seu site ou blog tenham afinidade com o que você publica, para que o público que lê se interesse também no que é anunciado por lá.

Por que isso é tão importante? Porque dessa forma os anúncios exibidos na sua plataforma serão relevantes para o seu público, o que vai aumentar as possibilidades de interesse e também os cliques que serão dados na publicidade.

Quanto mais cliques, mais dinheiro você ganha. Quanto mais cliques, maiores são as chances do anunciante vender o seu produto. Quanto mais cliques, mais dinheiro o Google AdSense recebe das marcas. Ou seja, todos os envolvidos saem ganhando nesse programa.

A variedade dos formatos

Outra característica positiva do funcionamento do Google AdSense é a ampla variedade de formatos que ele oferece para publicidade. Isso permite que diversos tipos de anúncios possam ser exibidos no seu blog ou site.

Essa característica garante que mais anunciantes tenham acesso aos anúncios no seu blog ou site. Afinal, existem opções para quem tem um anúncio com um design atraente e interativo, mas também para quem não tem os recursos para montar criativos complexos. Consequentemente, isso também multiplica as maneiras de como ganhar dinheiro com o Google AdSense.

Vamos ver quais são os tipos de formato do Google AdSense em detalhes.

Anúncios de texto

Essa é a mais simples das possibilidades para os anunciantes. Anúncios deste tipo consistem em um título, seguido de uma ou duas linhas de conteúdo publicitário e, por fim, um link para uma página de destino, que pode ser o site do anunciante, por exemplo.

Se isso te lembrou um link patrocinado, como aqueles que são vistos nas páginas de busca do Google, é porque eles são mesmo. O formato é o mesmo, com a diferença de que agora ele estará posicionado em meio ao texto da sua plataforma.

Anúncios em links

Ainda mais simples que os anúncios em texto, nesse formato são exibidos diversos links em sequência, sempre relacionados ao tipo de conteúdo que a audiência lê no seu site ou blog.

A maneira como funciona o Google AdSense aqui é um pouco diferente, porque o clique não redireciona o possível consumidor para a página determinada pelo anunciante, e sim para uma página do próprio Google em que estão diversos anúncios. Caso o usuário interaja com algum dos anúncios desta página, você receberá um percentual dos ganhos pelo clique.

Google AdSense - Anúncios de link

Anúncios em links no meio de um post do blog Apure Guria sobre as coisas mais incríveis da vida na Inglaterra.

Anúncios de gráficos

Os anúncios gráficos são banners, compostos de imagens estáticas, exibidos em meio ao conteúdo do seu blog ou site.

Eles podem estar posicionados desde no topo da sua página, em uma posição de destaque, ou em tamanhos menores, em meio ao conteúdo de um artigo, por exemplo. Existem mais de 15 tamanhos diferentes destes banners, para que você disponibilize os que fazem mais sentido dentro da estrutura da sua página.

Google AdSense - Anúncios gráficos

O banner estático da programação do canal Viva em um site sobre a indústria da publicidade e do entretenimento.

Anúncios de Rich Media

Outra das possibilidades do Google AdSense, o que é diferente nesse formato Rich Media é a interatividade das peças publicitárias. Ele suporta, por exemplo, vídeos ou banners com animação, além de criativos que podem ser pensados para reagir à passagem do cursor de quem navega pela página.

Esses recursos têm mais potencial de captar a atenção do público e despertar o seu interesse, oferecendo também maiores chances de retorno financeiro para você.

Google AdSense - Anúncios Rich Media

Um banner animado do canal Megapix em meio às notícias da editoria de “Cultura” em um portal de publicidade e entretenimento.

Conteúdo correspondente

Sabe quando você está lendo um artigo de blog e, ao chegar ao final do texto, se depara com outras sugestões de leituras que possam ser do seu interesse? Pois é, o formato de conteúdo correspondente é bastante semelhante a isso.

Ele oferece uma série de matérias que foram feitas por anunciantes e podem ser lidas pela sua audiência, sempre semelhantes ao tipo de conteúdo oferecido por você na sua plataforma.

Não são todos os blogs e sites que podem oferecer esse tipo de anúncio do Google AdSense. É preciso ter um número mínimo de páginas e um volume mínimo de tráfego para a sua página. É possível verificar se a sua plataforma está apta a receber o formato de conteúdo correspondente.

E como funciona o Google AdSense nos diferentes dispositivos? O Google também pensou nisso e a solução é muito simples: se o seu site ou blog for responsivo, os anúncios também podem ter os seus tamanhos adaptados para a tela em que serão exibidos. Assim, quem vê a publicidade em telas menores, como as dos celulares, por exemplo, não sai prejudicado. 

Google AdSense - Anúncios conteúdo relacionado

Em meio a outros posts do blog Apure Guria, focado em viagens, alguns conteúdos inseridos pelos anúncios de conteúdo correspondente do Google.

Google AdSense: o que é exigido do seu site?

Para garantir que você tenha como ganhar dinheiro com o Google AdSense, o seu site ou blog precisa seguir alguns critérios de aprovação. Abaixo explicamos melhor cada um deles.

  • Estar de acordo com as políticas do Google AdSense

Existem requisitos técnicos e de conteúdo que precisam ser seguidos para que o Google aprove a sua solicitação para exibir anúncios através deste programa. Por isso, antes de iniciar junto ao Google AdSense o cadastro da sua plataforma, confira as políticas do programa.

  • Criar conteúdo único e original

O conteúdo criado no seu blog ou site não pode ser copiado ou adaptado de outras fontes. O que é publicado na sua plataforma deve ser original, para que você detenha todos os direitos sobre a sua publicação.

  • Atrair interesse genuíno do público

Isso significa que você não deve usar nenhum tipo de estratégia para criar falsos números de visitas e de interesse pelo conteúdo do seu site.

  • Estar no ar, carregar rapidamente e ser de fácil navegação

Esse tópico é o básico para que o seu site ofereça uma boa experiência para o usuário que deseja ler os seus conteúdos. Se o seu site apresenta problemas em alguma dessas áreas, é uma boa ideia fazer modificações na sua estrutura antes de tentar fazer o cadastro no Google AdSense.

  • O site ou blog precisa poder ser encontrado pelos robôs do Google

Esse é outro dos pontos que são básicos também para o seu leitor, então geralmente não costumam gerar problemas.

Como ganhar dinheiro com o Google AdSense?

Existem dois jeitos de como ganhar dinheiro com o Google AdSense: um deles é por CPC e outro é por CPM.  

CPC significa custo por clique, o que significa que você ganhará dinheiro toda vez que a sua audiência clicar nos anúncios expostos na sua página. Já CPM significa custo por mil impressões, isso é, você será pago sempre que o anúncio for exibido para a sua audiência.

Não é o dono do blog ou site que poderá escolher a maneira que será remunerado, mas a boa notícia é que na plataforma do Google AdSense os anúncios feitos em CPM concorrem com os anúncios pagos em CPC em um regime de leilão.

E por que isso é bom? Porque o anúncio que é exibido na sua página será aquele que tem uma previsão de gerar mais lucros para você.

Mas vamos à pergunta que não quer calar sobre o Google AdSense: o que é que você precisa fazer para receber os seus pagamentos?

Basicamente, você só precisa produzir um conteúdo chamativo, envolvente e útil para a sua audiência, para garantir que ela continue encontrando e lendo os seus textos. Assim, você aumenta os ganhos por CPM e aumenta as chances de ganhos por CPC.

Quando a sua conta atingir o limite mínimo para saque de 100 dólares arrecadados, vá no menu da esquerda em “Pagamentos” e selecione a forma de pagamento na qual gostaria de receber os rendimentos dos anúncios. 

O seu pagamento será feito em reais, mas tendo como base o dólar. Por isso, sempre que você alcançar um saldo de U$100 acumulados até o dia 21 de cada mês, você receberá uma transferência internacional no valor do seu saldo convertido em reais, pelo câmbio do dia da transação.

Google AdSense: cadastro passo a passo

Você já sabe como funciona o Google AdSense, então, é hora de pôr a mão na massa e começar a rodar publicidades no seu site ou blog.

  1. O primeiro passo de como ganhar dinheiro com o Google AdSense é acessar a página do programa e clicar no botão “Começar”. 
  2. Adicione a URL do seu site ou blog. Depois, adicione um e-mail Google. Em seguida, selecione se você deseja ou não receber informações sobre o Google AdSense. Por fim, clique em “Salvar e continuar”. É importante saber que você deve ter um domínio próprio para usar o Google AdSense, o que é um impeditivo para quem tem blogs do tipo .wordpress ou .blogspot, por exemplo.
  3. O próximo passo é acessar a plataforma com o seu e-mail Google. Portanto, entre com o seu login e senha.
  4. Selecione o seu país.
  5. Será pedido que você concorde com os Termos de Uso da plataforma. Para isso, basta selecionar o botão de “Sim, li e aceito o contrato”. Depois, clique em “Criar conta”.
  6. Assim que a plataforma abrir, serão pedidos alguns dados para efetuar o pagamento dos seus anúncios publicitários. Preencha os campos informando se você é pessoa física ou jurídica, o seu nome, o seu endereço e número de telefone para contato. Atenção: adicione o seu endereço corretamente! O Google AdSense irá confirmar essa informação enviando uma carta para esse local, com uma senha que deverá ser inserida na plataforma. Por isso, não adicione uma informação falsa ou incorreta neste campo! Ao terminar o preenchimento, selecione “Enviar”.
  7. Confirme o seu número de telefone com o código de verificação enviado pelo Google.
  8. O Google AdSense irá gerar um código HTML, que deverá ser inserido em todas as páginas do seu site onde você deseja exibir os anúncios. Esse código deve ser inserido entre as tags indicadas pela plataforma. Para saber como adicionar esse código no seu site ou blog, confira as instruções do Guia de Implementação do Google AdSense.
  9. Feito isso, volte ao Google AdSense e selecione a opção “Colei o código no meu site”. Em seguida, clique no botão “Concluído”.
  10. Agora, o seu site estará em análise. Você receberá uma notificação por e-mail informando se o seu site está aprovado para a veiculação de anúncios. Essa comunicação pode demorar alguns dias.
  11. Recebeu a aprovação? Hora de botar em prática o seu plano de como ganhar dinheiro com o Google AdSense. O primeiro passo é acessar a plataforma e ir no menu lateral de “Anúncios”.
  12. Depois, vá no seu site e clique em “editar” para abrir as configurações de anúncios dele.
  13. Em “configurações do site”, ative os anúncios automáticos. Nessa opção de anúncios, você tem como ganhar dinheiro com o Google AdSense sem ter o trabalho de gerenciar os tamanhos e posicionamento das publicidades que irão aparecer. O próprio Google define quais anúncios devem ser exibidos e onde para que você aproveite ao máximo o seu blog ou site.
  14. Ative a opção “Otimizar seus blocos de anúncios atuais?” para que no futuro o Google possa aprimorar a veiculação de anúncios, aproveitando os canais de melhor desempenho.
  15. Selecione “Formatos de anúncio” caso queira ativar a opção de conteúdo correspondente para as suas páginas. 
  16. Selecione “Carregamento de anúncios” e deslize o controle para definir quantos anúncios podem ser exibidos nas suas páginas.
  17. Vá para “Exclusões de páginas”, caso queira selecionar páginas que devem estar livres da exibição de anúncios.
  18. Selecione “Aplicar ao site” para salvar todas as decisões que tomou na configuração dos seus anúncios. Em seguida, selecione “Atualizar agora” e “Salvar”.

Pronto, a partir deste momento o seu site ou blog tem como ganhar dinheiro com o Google AdSense. Acompanhe na plataforma o resultado da sua monetização mês a mês e continue criando um bom conteúdo para atrair o público até os seus textos.

Agora que você sabe mais sobre Google AdSense, o que é que você está esperando? Continue as suas leituras sobre maneiras de ganhar dinheiro com anúncios nos nossos artigos de como anunciar no YouTube e como criar native ads com a Taboola.

BÔNUS: Formas de aumentar o tráfego do seu blog e ganhar mais dinheiro com o Google AdSense

Para você ganhe mais dinheiro com o Google AdSense, é preciso que seu site ou blog gere mais tráfego. A matemática é simples: quanto mais gente lendo seus conteúdos, maior o potencial de visualizações e cliques nos anúncios. Portanto, é bem importante que você encontre formas de aumentar o número de visitantes do seu endereço online.

Existem 3 formas bem simples de fazer isso: postar nas redes sociais, usar estratégias de SEO e criar uma newsletter. A seguir, vamos comentar cada uma delas rapidamente.

Redes sociais

Todo mundo está no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e muitas outras mídias sociais. Todo mundo mesmo, quase literalmente. Embora a luta contra os algoritmos e a diminuição da distribuição de conteúdo seja uma realidade dura, ainda vale a pena postar links para os seus conteúdos nas redes sociais. O ideal é que você faça isso de forma automatizada, podendo se programar com antecedência e ganhando tempo.

SEO

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca. Simplificando, trata-se de uma série de ações que ajudam o seu site ou blog (e os blogposts) a serem melhor ranqueados no Google. Assim, ocupando as primeiras posições do maior buscador do mundo, você ganha mais tráfego e, provavelmente, mais dinheiro no Google AdSense. Você pode começar encontrando oportunidades de palavras-chave relevantes para o assunto do seu blog, produzindo conteúdos de valor sobre elas.

Newsletter

As newsletters nunca saíram de moda. Elas são uma ótima forma de compilar todos os conteúdos que você publicou na semana ou no mês e enviar para seus leitores cadastrados. Basta um pequeno formulário no seu site pedindo os contatos de seus visitantes e uma automação simples de email para que você fidelize uma base. Assim, as pessoas não perdem nenhum dos seus posts, gerando mais visualizações e, potencialmente, mais receita com o Google AdSense.

Teste o RD Station Marketing

As 3 sugestões que demos acima podem ser facilmente implementadas com o RD Station Marketing. A ferramenta é líder em Automação de Marketing na América Latina, ajudando pequenos negócios a se desenvolverem usando o Marketing de Conteúdo.

Ele conta, entre muitas outras features, com um publicador de redes sociais, uma ferramenta de palavras-chave em parceria com a SEMrush, um editor de formulários e Landing Pages para captura de contatos e, ainda, cria automações personalizadas de email para newsletters, por exemplo.

E você pode fazer um teste gratuito de 10 dias, sem compromisso. Basta preencher o formulário abaixo com o seu email e iniciar o seu trial!

Dúvidas frequentes:

O que é Google AdSense?

É um serviço de publicidade da Google que possibilita a exibição de anúncios de texto, vídeo e imagens de marcas em sites e/ou blogs gerando uma remuneração ao dono daquele canal. O lucro é baseado na quantidade de cliques ou visualizações desses anúncios.

Como funciona o Google AdSense?

O Google AdSense arante que os anúncios que entram no seu site ou blog tenham afinidade com o que você publica, para que o público que lê se interesse também no que é anunciado por lá. Dessa forma os anúncios exibidos na sua plataforma serão relevantes para o seu público, o que vai aumentar as possibilidades de interesse e também os cliques que serão dados na publicidade, aumentando a chances de ter lucro.

Quais são os formatos do Google AdSense?

Os principais formatos são: Anúncios de texto; Anúncios em links; Anúncios de gráficos; Anúncios de Rich Media; Conteúdo correspondente.

Como ter o Google AdSense em meu site?

Para ter Google Adsense no seu site é necessário seguir alguns critérios de aprovação, como: Estar de acordo com as políticas do Google AdSense; Criar conteúdo único e original; Atrair interesse genuíno do público; Estar no ar, carregar rapidamente e ser de fácil navegação; O site ou blog precisa poder ser encontrado pelos robôs do Google.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários