Blog de Marketing Digital de Resultados

Google mostrará conteúdos em formato Stories nos resultados de busca

A ferramenta, chamada de AMP Stories, está em fase de testes com alguns veículos de comunicação, como CNN e Washington Post

Em vez de ler, que tal ouvir a notícia? Experimente no player abaixo:

 

 

Se você esteve na internet nos últimos dois anos, deve estar familiarizado com o termo Stories. Criado pelo Snapchat e implementado em quase todos os aplicativos do Facebook, como Instagram e WhatsApp, o formato em tela cheia, com fotos e vídeos que podem ser passados para os lados, tem mudado a maneira como as pessoas consomem conteúdo na internet.

Prova disso é que, agora, os Stories também chegaram ao Google. Em 13 de fevereiro, durante a AMP Conf, que aconteceu em Amsterdã, na Holanda, a empresa anunciou uma parceria com veículos como CNN e Washington Post, que testarão os Stories nos resultados de pesquisa.

google amp stories

Com a ferramenta, que ainda está em fase testes e tem sido chamada de AMP Stories, esses publishers poderão produzir conteúdos que serão mostrados nos resultados do Google em dispositivos móveis, da mesma forma como já vemos em redes sociais como Snapchat e Facebook.

A novidade, portanto, fica por conta do AMP, ou Accelerated Mobile Pages (páginas aceleradas para dispositivos móveis, em português), que são páginas de sites otimizadas para um carregamento simplificado e quase instantâneo quando acessadas pelo mobile.

google amp stories

O projeto é uma iniciativa em código aberto de grandes editores de conteúdo e empresas de tecnologia, com o objetivo de melhorar todo o ecossistema de conteúdo para dispositivos móveis.

Assim, o Google AMP Stories aproveitará essa tecnologia para oferecer aos usuários uma experiência rápida, de modo que não precisem esperar o carregamento.

Mas, apesar do anúncio, a novidade ainda se encontra em um estágio bem inicial. Ainda não existe uma ferramenta para criar os Stories do Google, sendo necessário o trabalho de um desenvolvedor. Também não se sabe ainda como o conteúdo será exibido ao usuário. Da mesma forma, não foi anunciado quem poderá publicar conteúdo com a ferramenta.

Até o momento, o formato ainda está separado dos resultados de busca convencionais. Para ver como as AMP Stories funcionam, vá até g.co/ampstories usando o celular e pesquise por publishers como CNN, Mic, SBNation, The Washington Post, Cosmopolitan, Wired, People e Mashable.

A empresa também liberou ferramentas para que desenvolvedores interessados possam criar seus Stories, disponibilizando um tutorial, além da documentação necessária.

E para quem investe em Marketing Digital, qual a importância do Google AMP Stories?

Mesmo que ainda esteja em versão de testes, se você investe em Marketing Digital vale ficar de olho nessa novidade, que representa uma maneira dinâmica de distribuir seus conteúdos. Os Stories têm provado que são um formato que as pessoas gostam de consumir, especialmente os mais jovens.

E você, o que achou da novidade?

Se quiser mais dicas de como usar o Google a favor da sua estratégia de Marketing Digital, baixe nosso eBook gratuito:



eBook: 27 dicas de SEO acionáveis para impulsionar seu site no Google

Veja algumas estratégias que você pode adotar em seu site para melhorar seu posicionamento e atrair mais tráfego

Marcadores:

Deixe seu comentário