Blog de Marketing Digital de Resultados

Google anuncia BERT, seu novo algoritmo de pesquisa

Inicialmente, apenas as pesquisas em inglês verão mudanças nos resultados, mas em breve haverá roll out para o português

Ouça o post sobre o Google BERT no player abaixo:

 

 

O Google anunciou aquela que está sendo considerada sua maior mudança nos últimos cinco anos, desde o lançamento do RankBrain. A novidade é o algoritmo de pesquisa BERT, sigla para Bidirectional Encoder Representations from Transformers. Em resumo, BERT vai ajudar a entender as pesquisas de uma forma mais parecida com os humanos.

No comunicado de lançamento, o VP de Pesquisa do Google, Pandu Nayaka, afirma que aprendizados iniciais do BERT em inglês serão utilizados em outras línguas. O português é citado, como uma das que se beneficiará com isso, principalmente em se tratando de featured snippets. No entanto, ainda não há data para o roll out na inculta e bela.

Continue lendo o post para saber mais alguns detalhes do Google BERT. Por enquanto, apenas as pesquisas em inglês é que verão mudanças no ranqueamento das respostas, mas não custa nada você já ficar por dentro do que vem por aí, em breve, para nós brasileiros.

Guia completo do SEO - 4ª edição

Tudo para o seu negócio receber muito mais visitas de forma orgânica, sem investir em mídia paga!

O que eu tenho que fazer para me adequar ao Google BERT?

Vamos logo para a pergunta que muita gente deve estar se fazendo: o que eu tenho que fazer para me adequar ao BERT? Se você está adotando as boas práticas mais recentes, a resposta é nada. Porque isso quer dizer que seus textos já são voltados para pessoas, ou seja, para uma leitura feita por humanos – e não pensada para agradar robôs.

O fato é que especialistas em SEO modernos já sabem que essa não é, necessariamente, uma separação válida. As evoluções mais recentes do algoritmo do Google têm sido, quase que sem exceção, voltadas para a valorização da experiência de leitura e usabilidade de um site.O BERT parece ser um passo ainda mais decisivo nesse sentido.

De qualquer forma, mesmo que você considere que tem feito tudo direitinho, é bom se preparar para monitorar suas principais páginas, principalmente as Landing Pages. Como dissemos, por enquanto apenas as pesquisas em inglês estão sendo afetadas, mas o Google estima que 10% delas vão apresentar grandes mudanças nas respostas.

Partindo do pressuposto que o inglês vai servir de base para outras línguas, incluindo o português, isso quer dizer que é bom já ir controlando seu tráfego e taxas de conversão.

O que é o Google BERT?

O projeto do BERT foi lançado em 2018, quando o Google introduziu, em código aberto, uma técnica de pré-treinamento de processamento de linguagem natural baseada em redes neurais. Ela se chamava – isso mesmo, você adivinhou – Bidirectional Encoder Representations from Transformers.

Os modelos gerados podiam interpretar o contexto completo de palavras pesquisadas, usando todos os termos. Isso é particularmente útil para entender a intenção por trás da pesquisa. Também pode apresentar resultados de mais qualidade para pesquisas com mais palavras – muito comuns em buscas de voz, por exemplo.

Veja, abaixo, um caso de uso apresentado pelo Google, envolvendo, por mera coincidência, o Brasil:

google bert brazil

O Google explica que, antes do BERT, o termo “to” (para, em inglês) não era totalmente compreendido. Assim, o resultado trazia algo que era o contrário do esperado: dicas para quem ia dos Estados Unidos do Brasil, quando a intenção era obter informações sobre a ida do Brasil para os Estados Unidos. Ou seja, o BERT ajuda a entender essas nuances.

E o RankBrain? E os conceitos de SEO?

Bom, então quer dizer que o RankBrain não é mais levado em consideração? Na verdade, a inteligência artificial anterior do Google vai ser complementada pelo BERT. Ou seja, podem atuar em conjunto para melhor definir o ranqueamento de resultados a uma determinada pesquisa. Eles podem, ainda, se somar a outros métodos.

Ou seja, os fundamentos do SEO continuam válidos. Essa, aliás, é uma característica dos estudos de otimização para motores de busca, eles evoluem e vão agregando novidades. Aqui na RD, nosso Guia Completo do SEO já está na 4ª edição. Reunimos o conhecimento dos nossos especialistas e do mercado para você acessar. É só preencher o form abaixo!

Guia completo do SEO - 4ª edição

Tudo para o seu negócio receber muito mais visitas de forma orgânica, sem investir em mídia paga!

Marcadores:

Deixe seu comentário