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Google Data Studio: comece a gerar relatórios e dashboards de uma maneira prática e intuitiva

A ferramenta de análise de dados do Google ajuda a economizar tempo e a encontrar informações que podem ser muito úteis em sua estratégia

O Google, sempre precursor de novidades e tecnologia, não poderia deixar para trás a oportunidade de ter sua própria ferramenta de análises. Estamos falando do Google Data Studio. 

É uma ferramenta de análises que tem o intuito de transformar dados em informações valiosas, que podem lhe ajudar na tomada de decisão de sua empresa. Além de todas as suas vantagens, é uma ferramenta gratuita.

Neste artigo, você vai saber como pode começar a utilizá-lo!

Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa

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Como o Google Data Studio pode ajudar seu negócio

Atualmente, existem muitas ferramentas de análise de dados disponíveis no mercado. A cada dia surgem novas opções, e as já existentes passam por atualizações constantes.

Mesmo com esse leque de alternativas, o Google Data Studio traz alguns diferenciais que, de forma simples, ajudarão você a tomar decisões melhores. Com ele, você pode:

  1. Visualizar seus dados por meio de gráficos e tabelas personalizáveis;
  2. Integrar-se com facilidade a várias fontes de dados diferentes:
    • Google Ads, Google Analytics e Google Sheets;
    • Bancos de dados como MySQL e PostgreSQL;
    • Arquivos simples criados no Excel a partir da importação dos mesmos;
    • Além destes, ainda é possível acessar praticamente qualquer tipo de dado usando ferramentas desenvolvidas por terceiros por meio do Programa Conectores da Comunidade do Google.
  3. Inserir dados e extrair informações que lhe ajudarão nas tomadas de decisão de sua empresas;
  4. Gerar relatórios com mais facilidade;
  5. Utilizar amostras de relatórios já existentes para criar os seus e/ou ainda criar relatórios personalizados.

Sobre a visualização de dados

Um dos principais desafios na hora de criar um relatório é definir quais dos dados que mais se encaixem com a estratégia da empresa serão selecionados para a extração de informações. Algumas vezes, até a escolha da forma de visualização impacta diretamente sua interpretação.

Para facilitar essa visualização, trago aqui algumas dicas do que você pode fazer na ferramenta:

  • Criar os mais diferentes tipos de gráficos, incluindo de linhas, barras e pizza, mapas geográficos, gráficos de área e bolhas, tabelas de dados paginadas e tabelas dinâmicas. Tudo vai depender da forma como você pretende visualizá-los!
  • Criar relatórios interativos com os filtros de visualização e controles de período. E o mais legal: a possibilidade de criar relatórios em um modelo flexível que qualquer pessoa pode usar para visualizar os próprios dados;
  • Incluir links e imagens clicáveis para criar catálogos de produtos, bibliotecas de vídeos e outros conteúdos;
  • Adicionar a marca e anotações aos seus relatórios com texto e imagens e ainda aplicar estilos e temas de cores que ofereçam visualizações personalizadas aos seus dados.

Começando a usar a ferramenta

Para criar ou editar um arquivo no Data Studio, você precisa:

  1. Estar conectado a uma Conta do Google. Caso você não possua uma conta no Gmail ainda, é possível mapear um endereço que não seja do Gmail para uma Conta do Google. Você pode conferir mais informações neste link.
  2. Estar em um dos países em que há suporte;
  3. Ter acesso ao Google Drive;
  4. Aceitar os Termos de Serviço e políticas do Data Studio.

Vale lembrar que o Google Data Studio armazena os arquivos – como os relatórios criados – no Google Drive, mas ele ainda não funciona no Drive de equipe. E os navegadores compatíveis com a ferramenta são: Chrome, Firefox e Safari.

Relatórios

1. Depois de fazer login, você terá acesso a página inicial com a ferramenta RELATÓRIOS selecionada:

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2. No canto inferior direito, clique no botão com o “+” disponível:

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3. Clique em “Primeiros passos”, aceite os Termos e Condições para utilização da ferramenta e defina suas preferências;

4. Então, adicione uma fonte de dados. Os controles e os menus do Editor não aparecerão até você adicionar uma fonte de dados:

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5. Clique em Relatório “sem nome” no canto superior esquerdo da tela, ao lado do logotipo do Data Studio, e digite um novo nome para o relatório.

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Agora que você já tem alguns dados para testar, é a hora de explorar a ferramenta:

  • Use a barra de ferramentas na parte superior da página para adicionar gráficos e controles ao relatório da forma que for melhor para sua visualização. Você verá que é muito simples de mexer:

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  • Para alterar os dados e ajustar o estilo dos componentes selecionados, use o painel de propriedades à direita como neste exemplo:

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É importante lembrar que os campos disponíveis apresentados serão os mesmos que forem trazidos com a sua integração.

Tabelas

Para criar uma tabela, você deve criar também em “Adicionar um gráfico”:

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A tabela é criada com o tamanho e os campos padrões que estiverem definidos  no menu à direita:

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Gráfico de série temporal

Os gráficos de séries temporais permitem a visualização do comportamento dos dados ao longo do tempo. Para adicionar um adicionar um gráfico temporal, basta clicar no menu “Inserir” e selecionar “Séries temporais”. Posicione a mira na página e desenhe uma caixa como essa do exemplo:

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O maior diferencial desse tipo de gráfico é que você pode detalhar o gráfico por Categoria do dispositivo. Assim, seu gráfico exibirá séries de dados para as diferentes categorias de dispositivos como smartphone, computador e tablet.

Para inserir essa categoria:

  1. Selecione a série temporal.
  2. À direita, em “Campos disponíveis”, use a ferramenta de pesquisa para encontrar a dimensão “Categoria do dispositivo”.
  3. Arraste o campo e solte-o em “Dimensão da quebra”.

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Para personalizar o estilo do relatório

Para personalizar o estilo do relatório e deixá-lo a sua cara, selecione o menu Arquivo > Configurações de relatórios:

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1. Selecione a guia TEMA.

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2. Role para baixo até a seção “Segundo plano” e borda e use o seletor para determinar a cor. Você pode usar a cor que quiser!

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Agora que você já conhece o Google Data Studio, que tal começar a usá-lo? Dê uma olhada no vídeo abaixo para conhecer um pouco mais da ferramenta:

Conheça mais ferramentas do Google

Se você quer conhecer mais ferramentas disponibilizadas pelo Google, nós temos um eBook bem legal para baixar. É o Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa, que pode ser acessado gratuitamente com o preenchimento dos dados abaixo!

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