Blog de Marketing Digital de Resultados

Google Lens: a ferramenta que vai transformar a câmera de seu celular em um campo de pesquisa

Veja como vai funcionar o produto anunciado na Google I/O e que deverá impactar nas ações de Marketing Digital no futuro

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

 

 

O Google está prestes a dar um grande passo na forma como as pessoas fazem busca por informações na internet. O nome desse passo é: Google Lens.

Anunciado na Google I/O, conferência anual de desenvolvedores, a empresa mostrou como o Google Lens funciona.

De forma simplificada, o Google Lens é um buscador via câmera do celular. É uma nova inteligência artificial que capacita a câmera de um smartphone Android a ler e interpretar tudo o que estiver sendo apontado.

A novidade foi apresentada pelo CEO do Google, Sundar Pichai. A ferramenta estará disponível no Google Assistant e no Google Photos em breve.

Sundar Pichai apresentou alguns exemplos de uso do Google Lens para facilitar o entendimento:

  • Se uma pessoa mirar para um estabelecimento comercial na rua, aparecerão na tela as informações do local, como avaliações, horários de funcionamento e comentários de usuários.

google lens

  • Se o item for uma flor, o Google Lens irá fornecer informações sobre a espécie da planta ou se há floriculturas próximas.

google lens

  • Se a pessoa aponta para um código de barras com credenciais de uma conexão WiFi, o smartphone será conectado à rede automaticamente.

google lens

A integração do Lens com o Assistant também será uma boa ferramenta para traduções.

Na apresentação, a câmera do celular foi colocada em frente a uma placa com informações escritas em japonês. Ao apertar no ícone do Lens e perguntar “o que isso quer dizer?”, o Assistant traduziu o texto.

Sundar Pichai mostrou também que os algoritmos do Google possuem tecnologia para melhorar automaticamente a qualidade das fotos.

Os exemplos mostrados foram:

  • Se você fizer uma foto de um jogo de baseball através de uma grade, o Google pode automaticamente remover a grade da foto e deixar a imagem mais limpa para facilitar a pesquisa;
  • Se você fotografar com baixas condições de luz, o Google pode automaticamente realçar os detalhes da foto pra que ela fique com uma melhor qualidade.

Para assistir na íntegra à apresentação da ferramenta basta dar play no vídeo abaixo:

Como o Google Lens deve impactar no Marketing Digital

Já pensando em algumas possibilidades futuras, o Google Lens tem potencial de alterar algumas coisas bem importantes, tanto no comportamento do usuário como na forma de fazer Marketing Digital.

Dois pontos importantes que identificamos são:

A forma como as pessoas pesquisam na internet vai mudar drasticamente

Com o Google Lens, cada vez mais as pessoas irão apontar para objetos para que o buscador identifique o que é e forneça informações sobre o assunto.

Isso deverá impactar em todo o trabalho de SEO, pois as pessoas não buscarão mais por meio de palavras e sim por meio de imagens.

Como o Google costuma dizer, o principal fator de ranqueamento é um bom conteúdo, um resultado que cumpra a expectativa do usuário.

Isso causará um alto impacto em SEO futuramente. E é bom que você esteja preparado para se atualizar de acordo com as novas tecnologias!

As avaliações se tornarão mais importantes do que nunca

Já vivemos na era das avaliações. Seja para comprar um livro, assistir a um filme no Netflix ou escolher um restaurante para almoçar, é natural que as pessoas procurem por avaliações para evitar que haja uma experiência frustrada.

Com o Google Lens, as avaliações serão ainda mais fundamentais para negócios locais. Será natural que a pessoa passe em frente do estabelecimento, veja a avaliação e decida rapidamente se irá entrar ou não.

A ideia de que um bom marketing começa com um bom produto/serviço vai estar mais evidente do que nunca.


O Google não anunciou quando o Lens estará disponível no mercado, apenas disse que “chegará em breve”.

E você, o que achou do novo produto? Identificou algum outro fator importante que será impactado pelo Google Lens na forma de fazer Marketing Digital? Conte nos comentários!

Se você quiser conhecer outras ferramentas do Google para usar no Marketing Digital, baixe agora o eBook Ferramentas do Google para empresas.

Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa

O Google é muito mais do que um buscador. Veja neste eBook os principais serviços que ele oferece e como usá-los em todo o seu funil de vendas.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

13 comentários

  1. Joilson Fernandes | AONLead

    Showw de post Flaubi!!!

    O conteúdo ficou bem completo, gostei do vídeo e das imagens explicando. Deu pra entender bem o potencial de impacto dessa tecnologia em nossas vidas.

    Tem algo aqui que também me chamou atenção, e merece nota 10!!

    Foi o áudio do post gravado!!

    Atualmente eu preciso adicionar os posts da RD no Pocket, e só assim consigo ouvi-los com a voz robótica rss

    E poder consumir o conteúdo em áudio sem sair da página é muito mais prático!!

    1. Flaubi Farias

      Obrigado, Joilson!

      O áudio no post é uma narração da Vooozer: http://vooozer.com. Vale a pena conhecer a plataforma :)

      Abraços!

      1. Joilson Fernandes | AONLead

        Opa, com certeza quero conhecer mais sobre essa incrível plataforma!!

        Obrigado pela dica ;)

  2. Lucas Magno

    Show!

    1. Sílvia Antunes Ribeiro Coutinh

      Super interessante o artigo. Certamente será revolucionário o uso do Google Lens. Imagine numa viagem internacional à um país que você desconhece a língua, apontar para uma placa e obter a tradução do conteúdo. Parabéns ao artigo e parabéns à Google, sempre inovando no mundo tecnológico.

      1. Alef Moreira Silva

        Isso ja é possível há anos graças ao Microsoft translator… De forma online ou baixando o pacote do idioma que queres a tradução (daí funciona o offline)

      2. Leo B.

        Silvia, o app para Android (e acho que tem para iOS também) Word Lens Translator desempenha bem essa função. ;)

  3. Rodrigo Cristofolini

    O google lens parece uma ideia genial que agiliza a vida das pessoas. Assim como o Google Assistant que pode ler a tela do seu celular e captar informações importantes, interpretar fotos agilizará a vida das pessoas. Destaque especial para pessoas que viajam para outros países, já que agiliza-se traduções e identificação de estabelecimentos. Desta forma não precisamos mais digitar os nomes (as vezes abusrdamente complicados em outro idioma) e ficar buscando por informações específicas deles. O problema fica por conta da falta de segurança no Brasil, afinal você terá que apontar o celular para as coisas na rua. Em suma: Google mandando bem mais uma vez!

    1. Diego

      Opa, o próprio google tradutor (a versão de celular ao menos) já faz esse trabalho de tradução via foto faz uns anos. Viajo frequentemente pra China a negócios e já o utilizei diversas vezes com êxito…

  4. Érika de Souza Barreto

    Imaginava isto há 8 anos …pena que não trabalho nessa área e na google =(

  5. Luiz Paulo

    Fico pensando na possibilidade de cascatear as informações. Exemplo: miro um restaurante. Através de opção pra “entrar”, recebo informações como cardápio, preços e lugares disponíveis, tempo e posicionamento na fila de espera. Ao entrar, faço pedidos e/ou chamo o metri pra orientação.
    Claro que “entrar” pode ser o link pra um aplicativo interno.
    Ops! Deixa eu correr!
    Um abraço!
    LP

  6. Elton

    Isso era a promessa do google glass. Como o projeto foi abandonado pela google. Volta pro telefone

  7. Nilmar Saisse

    Isto também pode ser usado em museus quadros e outros objetos. Imaginem apontar para um objeto e descobrir que ele foi roubado de uma igreja ou museu.