Blog de Marketing Digital de Resultados

Como usar o Google Meu Negócio e destacar sua empresa nos resultados de pesquisa

Ter a sua empresa presente no Google Meu Negócio pode ajudar os clientes a descobrirem os produtos e serviços que você oferece; saiba como utilizar a ferramenta, que é gratuita.

Se você é um empreendedor, imagine a seguinte situação: um cliente está buscando informações institucionais sobre sua empresa para entrar em contato com você. Se ele digitar o nome de sua empresa no Google, ele rapidamente encontrará as informações principais – como endereço, telefone, email, website ou perfis nas redes sociais?

O Google Meu Negócio, lançado em 2014, é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa. De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.

Quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante. Se você é, portanto, um empreendedor local, pense nessa situação: um cliente está a alguns minutos da sua loja – por exemplo, um restaurante – e procura um lugar para almoçar. Se ele digitar “restaurante” no Google, você será encontrado? O Google Meu Negócio certamente ajudará sua empresa a ser encontrada.

Muitos negócios locais nem se imaginam fazendo Inbound Marketing por pensarem que a metodologia é incompatível com a realidade em que vivem, mas isso não é verdade, pois diversos empreendimentos desse tipo já tiveram resultados concretos investindo no digital (se quiser saber mais sobre isso, leia o post Como fazer Marketing de Conteúdo para negócios locais).

Contudo, o Google Meu Negócio é uma ferramenta bastante ampla e pode beneficiar até mesmo empresas que não agem localmente. E é sobre como utilizar o Meu Negócio para aumentar a exposição de sua empresa no Google que vamos falar nesse post – além de um tutorial sobre como fazer essa configuração.



Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa

O Google é muito mais do que um buscador. Veja neste eBook os principais serviços que ele oferece e como usá-los em todo o seu funil de vendas.

Por que utilizar o Google Meu Negócio

Além das vantagens já mencionadas, de ajudar seu produto ou serviço a ser encontrado com mais facilidade, o Google Meu Negócio pode ajudá-lo a:

1. Gerenciar suas informações

Por meio do Meu Negócio é possível gerenciar as informações que os seus usuários veem quando procuram pelo seu serviço.

Quando as pessoas encontrarem sua empresa no Google Maps e na pesquisa do Google, elas deverão ter acesso a informações como horário de funcionamento, website e endereço.

2. Interagir com os clientes

Você pode responder aos comentários dos seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz.

De acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.

3. Entender e ampliar sua presença

Para compreender melhor o alcance do seu negócio, você pode ver insights sobre como os clientes pesquisaram sua empresa e de onde eles são.

Também é possível saber o número de pessoas que ligaram para sua empresa utilizando o número de telefone exibido nos resultados da busca e do Google Maps e de onde elas são.

Como criar sua conta no Google Meu Negócio

1. Em primeiro lugar, vá até a página inicial do Meu Negócio e clique em “comece agora”.

2. Na página que abrir, preencha o formulário com o nome da empresa, país, endereço, código postal, categoria. Diga também se atende os clientes onde eles tiverem ou se somente em seu endereço (última opção do formulário).

Google Meu Negócio

3. Confirme as informações na próxima página, marcando a caixa em que confirma que é autorizado a gerenciar a empresa e que aceita os termos de serviço. Clique em continuar.

Google Meu Negócio

4. Insira o número do seu celular. O Google enviará um SMS para confirmar a criação da conta.

Google Meu Negócio

5. Digite o código enviado para o celular.

6. Pronto! Você será direcionado para a página recém-criada da sua empresa no Google+.

Google Meu Negócio

Como gerenciar e editar meu local no Google Meu Negócio

Após criada a conta, você ter que fazer uma segunda verificação. Para confirmar que o endereço está correto, o Google enviará uma carta para seu endereço contendo um link e um código. Siga os passos que estão na carta e confirme seu local no Google Meu Negócio.

Feito isso, você estará pronto para editar e gerenciar seu local. Basta acessar o endereço https://business.google.com/, encontrar o local desejado no painel e clicar em gerenciar local.

Você será redirecionado para a página de seu local, onde poderá adicionar fotos, telefones, websites, horários de funcionamento e acompanhar avaliações e resultados de pesquisa sobre sua empresa. Você também pode configurar para receber reports em seu email, como o do exemplo abaixo:

Google Meu Negócio

Conclusão

Independentemente do porte da sua empresa, vale a pena considerar o Google Meu Negócio quando estiver pensando na sua presença na internet. Como falamos no post, a ferramenta pode ajudá-lo a ser mais facilmente encontrado, além de permitir que se comunique com seus clientes.

Caso queira saber um pouco mais, o Google fez um vídeo contando um pouco sobre a ferramenta. Só assistir abaixo (em inglês):

E você, já usa o Google Meu Negócio ou ficou com vontade usar? Deixe seu comentário. :)

Marcadores:

Deixe seu comentário