Google Shopping passará a ser gratuito

Nos Estados Unidos, o Google Shopping já será gratuito a partir do dia 27 de abril; resto do mundo terá a novidade até o fim do ano


Em uma mudança significativa para o mundo do Marketing Digital, o Google anunciou que comerciantes poderão divulgar seus produtos gratuitamente na sua plataforma de vendas. É isso mesmo: o Google Shopping passa a ser gratuito, dispensando a exigência de anúncios pagos para figurar nas listagens, como acontecia desde 2012.

O rollout dessa novidade nos Estados Unidos será no dia 27 de abril, de acordo com o site The Verge. Para o resto do mundo, a previsão no comunicado é mais vaga, falando em “até o final do ano”. Com o Brasil cada vez mais relevante no cenário digital global, como no lançamento do LinkedIn Stories, a expectativa é que chegue por aqui muito em breve.

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Contexto de pandemia e concorrência

A pandemia do coronavírus teve influência na decisão de tornar o Google Shopping gratuito. Veja o que escreveu o presidente de Comércio do Google, Bill Ready, no blogpost em que foi feito o anúncio:

O varejo enfrentou muitas ameaças ao longo dos anos, que só se intensificaram durante a pandemia de coronavírus. Com as lojas físicas fechadas, o comércio digital se tornou uma tábua de salvação para os varejistas. E, à medida que os consumidores compram cada vez mais on-line, procuram não apenas itens essenciais, mas também itens como brinquedos, roupas e artigos para o lar. Embora isso represente uma oportunidade para empresas com dificuldades se reconectarem com os consumidores, muitas não podem se dar ao luxo de fazê-lo em escala.

Ou seja, é uma sinalização de que o Google percebeu a migração que muitos negócios estão sendo obrigados a fazer para o ecommerce. Isso vai ao encontro do que pensamos para o momento aqui na Resultados Digitais. Recentemente, postamos aqui no blog um artigo sobre por que Marketing Digital é tão importante neste momento de crise.

O texto traz exemplos de empresas que estão encontrando soluções para evitar o fechamento, continuar vendendo e reinventar-se nesse período. Veja o que escrevemos:

Estamos migrando para um “novo normal”, e esta mudança, ainda que incerta quanto ao seu impacto e dimensão, traz a convicção de que buscar uma nova forma de fazer negócios e crescer é uma questão de sobrevivência para as empresas hoje.

É claro que não é fácil, mas é preciso encontrar alternativas para as empresas, ao mesmo tempo em que focamos na saúde das pessoas. Aqui, baixamos o preço da versão Light do RD Station Marketing para 19 reais nos três primeiros meses, sem necessidade de contrato de fidelidade. Você pode fazer um teste gratuito da ferramenta deixando seu email abaixo:

A concorrência da Amazon

O Google Shopping gratuito também pode entrar na lista de empresas se adaptando. Além de ajudar, o Google certamente vê essa migração como uma oportunidade de combater a concorrência. Muitos pequenos e médios comerciantes listam seus produtos na Amazon justamente por não precisarem fazer anúncios.

Assim, nem se interessavam pela plataforma da gigante de buscas. Isso faz com que a empresa de Jeff Bezos abocanhe uma parte significativa dos anúncios pagos de produtos. Algo na linha de “já que eu já estou aqui, vou fazer uns ads por aqui mesmo”. O Google está convidando essa turma a voltar.

Ou seja, todo mundo está correndo para se adaptar. Nesse caso, o Google Shopping volta a ser gratuito após 8 anos. A tecnologia também evoluiu bastante, possibilitando que haja um maior controle dos produtos comercializados. Mesmo que ainda não esteja disponível no Brasil, no próximo item falamos como será feito o processo de venda.

Como vai funcionar o Google Shopping gratuito

Antes de mais nada, é bom deixar claro: quando fizermos uma busca na página principal do Google, os resultados de produtos que aparecerão no topo – com imagens, descrição e preços – continuarão sendo de anúncios pagos. A mudança vai se dar ao clicarmos na aba “Compras” ou “Shopping” da SERP.

Nela, a coisa vai ficar meio parecida como nas páginas de resultados para outros tipos de palavras-chave. No topo e ao final também aparecerão anúncios pagos, em destaque. A diferença é que produtos “não-pagos” também vão ser listados, o que hoje não acontece. Mais opções para o consumidor e oportunidades para os pequenos negócios.

O comunicado sobre o Google Shopping gratuito não esclarece como esses produtos não-pagantes serão listados. Porém, dá para presumir que teremos um modelo parecido com o algoritmo do Google, retornando aos resultados mais relevantes para quem está fazendo a pesquisa.

google shopping gratuito

Como ficará o layout

Como inserir produtos no Google Shopping gratuitamente

A inclusão dos produtos será feita pelo Merchant Center, normalmente, selecionando a opção “Mostrar produtos nas plataformas do Google”. Se você já anuncia produtos usando a ferramenta e essa opção, será automaticamente incluído no programa, caso seja elegível. Se ainda não tem uma conta, o Google disse que vai implementar novidades no onboarding para ajudar quem está começando.

O Google ainda fechou uma parceria com o PayPal, para que os vendedores vinculem suas contas. A ideia é agilizar a integração e trazer resultados melhores.

O Google cita ainda parceiros atuais de ecommerce, como Shopify, WooCommerce e BigCommerce, para facilitar a criação de catálogos de produtos. Você também pode utilizar o Tiny ERP para criação e gerenciamento de campanhas do Google Shopping.

Enquanto a novidade não chega no Brasil, você já pode começar a adotar algumas novas práticas na sua estratégia de vendas. O Inbound Marketing é uma ótima forma de trazer mais Leads e fechar mais negócios! Nosso eBook, que é gratuito por meio do formulário abaixo, vai te ajudar a entender melhor como trazer esses resultados.

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