Google Trends anuncia novos filtros e passa a oferecer ainda mais informações em tempo real

Agora a ferramenta vai mostrar dados sobre imagens, notícias, shopping e vídeos do YouTube


Que tal ouvir a notícia? Experimente no player abaixo :)

 

 

O Google Trends, a ferramenta gratuita que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo, passou a oferecer aos usuários dados em tempo real sobre imagens, notícias, compras (Google Shopping) e vídeos do YouTube.

Agora, será possível filtrar os resultados de busca por essas quatro categorias e obter informações em tempo real sobre os assuntos mais comentados em cada uma delas.

google trends novos filtros (2)

“Estamos abrindo mais dados para mostrar às pessoas o mundo pelo qual estão procurando enquanto pesquisam por ele, seja por curiosidade, para escrever uma história ou por outro motivo”, escreveu no blog da empresa o editor de dados do Google News Lab, Simon Rogers.

Como funciona a novidade do Google Trends

Para mostrar na prática como essas novidades funcionam, vamos usar como exemplo um assunto que tem sido muito comentado no Brasil nos últimos dias: o racismo.

Ao ir até o Google Trends e procurar pelo termo, vemos no gráfico que o interesse pelo assunto cresceu nos últimos dias de novembro, próximo ao Dia da Consciência Negra.

É possível limitar a geografia, clicando em Brasil, e o espaço de tempo.

No mapa, pode-se ver os estados em que o assunto tem sido mais comentado e, logo abaixo, tópicos e buscas relacionadas.

google trends novos filtros (2)

Agora, vamos explorar os novos filtros do Google Trends.

Mude para notícias no tipo de busca e saberá quais acontecimentos sobre o assunto têm repercutido com mais frequência na mídia.

Pesquisando pelos últimos dias, os episódios racistas contra a filha de Bruno Gagliasso dominam a busca:

google trends novos filtros (2)

A atualização já está disponível no mundo todo, tanto para desktop quanto para dispositivos móveis.

O Google Trends é uma ferramenta simples e gratuita, que pode servir como fonte de ideias de conteúdo para diversas empresas.

Se você tem algum caso de uso em seu negócio, compartilhe conosco nos comentários. Conte também como pretende usar essa atualização. :)

E, para conhecer as principais ferramentas que o Google oferece e utilizá-las em seu funil de vendas, baixe nosso eBook gratuito Ferramentas do Google para o Marketing Digital de sua empresa.

Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa

O Google é muito mais do que um buscador. Veja neste eBook os principais serviços que ele oferece e como usá-los em todo o seu funil de vendas.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Deixe seu comentário

Comentários

Um comentário

  1. Rodrigo Mota

    Muito obrigado por sua teoria e análise dessas coisas importantes. Os pontos que você mencionou acima são muito significativos e certamente serão úteis para nós.
    saber mais : http://www.targetmarketingdigital.com.br/