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Google Trends: o que é a ferramenta e como usá-la na sua estratégia

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ao longo do tempo

Você já pensou em usar o Google Trends para suas ações de Inbound Marketing?

Bom, esse não é o primeiro post da RD em que você vai ler que Inbound é sobre suas personas e não sobre sua empresa, mas vale reforçar aqui antes de começar. Sabendo desse fundamento, como descobrir que tipo de informação o público está consumindo e como usá-la a seu favor?

Não há apenas uma solução, mas, dentre todas as existentes no mercado, temos o Google Trends, uma ferramenta gratuita e fantástica.

O Google Trends reúne uma gigantesca base de dados para mostrar a você quais temas estão sendo pesquisados no momento, quais foram pesquisados nos últimos 30 dias (ou no último ano, ou nos últimos 5 anos, ou em qualquer data pré-definida desde 2004), quais temas relacionados à sua pesquisa as outras pessoas também estão buscando e outros insights.

Neste post você saberá o que é o Google Trends, como funciona, como usar a ferramenta e outros detalhes importantes. Confira!

Índice

O que é o Google Trends

Criado em 2006, o Google Trends (trends significa tendências, em inglês) é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo.

Ao pesquisar por uma palavra, a ferramenta mostra um gráfico em que o eixo horizontal representa o tempo — que pode ser pesquisado a partir de 2004 — e o vertical, o volume de buscas.

É possível refinar a pesquisa por critérios de país, tempo (buscas realizadas nas últimas 5 horas, por exemplo), categoria (artes e entretenimento, finanças, jogos etc.) e tipo de busca (por imagens, notícias, compras, pesquisa do YouTube ou “web search”, que é a pesquisa clássica do Google).

Como funciona o Google Trends

Os resultados do Trends são uma parte coletada dos resultados totais do Google. O buscador coleta os dados, categoriza-os, conecta-os a um tópico e remove informações pessoais.

São excluídos os dados pesquisados por poucas pessoas, buscas por um termo realizadas pela mesma pessoa em um curto período de tempo e caracteres especiais.

Curiosidade: Todo ano o Google faz uma retrospectiva em vídeo dos termos mais buscados. Olha só como foi em 2016:

Por que utilizar o Google Trends

Será que a ferramenta serve para seu negócio?

Se você trabalha com Marketing Digital a resposta é: com toda certeza!

Algumas razões para usar o Google Trends são:

  • 1. Para ter ideias de conteúdo: a ferramenta mostra os termos mais pesquisados pelas pessoas. Importantíssimo para conteúdo e SEO;
  • 2. Para encontrar tendências: ao pesquisar por palavras-chave relacionadas ao seu negócio, você consegue encontrar o crescimento (ou queda) das buscas relacionadas ao seu mercado;
  • 3. Para comparar termos: biscoito ou bolacha? Palavra-chave ou keyword?  Olimpíadas ou Jogos Olímpicos? Compare sinônimos ou temas correlatos para verificar qual vale mais a pena usar em sua ação de marketing.

Google Trends: como usar

Para começar, vá até a página https://trends.google.com/trends/. Não é necessário fazer um cadastro para começar.

Na primeira página, você encontra os temas que têm sido mais discutidos na internet.

Você pode digitar um termo de busca na caixa “explorar tópicos”. No exemplo abaixo, foi usado “Resultados Digitais”, com o período de tempo em “últimos 12 meses”.

Repare que algumas pesquisas muito específicas, como nomes próprios ou muitos termos entre aspas, podem não ter volume de busca suficiente para gerar o gráfico.

google trends

Rolando a página para baixo, você encontra os países em que o termo é mais pesquisado, além de assuntos e pesquisas relacionadas.

google trends

Também é possível comparar dois ou mais termos de busca diferentes. Na pesquisa abaixo, uma comparação entre as buscas por biscoito ou bolacha:

biscoito ou bolacha

Interpretando as informações do Google Trends

Ao digitar um termo no campo de pesquisa do Google Trends, você tem acesso a uma série de informações.

Interesse ao longo do tempo

Os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período.

Um valor de 100 é o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Da mesma forma, uma pontuação de 0 significa que o termo teve menos de 1% da popularidade que o pico.

Interesse por região

Para descobrir em qual local seu termo foi mais buscado durante um período específico.

Os valores também são calculados em uma escala de 0 a 100, em que 100 é o local com a maior popularidade como uma fração do total de pesquisas naquele local; 50 indica um local que tem metade da popularidade; e 0 indica um local em que o termo tem menos de 1% da popularidade daquele local com o maior número de pesquisas.

Importante: um valor maior significa uma proporção maior de consultas, e não uma contagem absoluta maior. Um pequeno país em que 80% das consultas são sobre “bananas” terá duas vezes a pontuação de um grande país em que somente 40% das consultas são sobre “bananas”.

Consultas e tópicos relacionadas

Mostra outros tópicos e consultas similares ao termo que está sendo explorado e que foram pesquisados pelos usuários.

É uma boa funcionalidade para encontrar palavras-chave alternativas.


Principais? Em ascensão?

Nos resultados você deve ter percebido que há essas duas opções.

  • Principais são as consultas e tópicos que mais foram pesquisados.
  • Em ascensão são consultas e termos relacionadas ao maior aumento na frequência de pesquisa desde o período anterior.

Importante: resultados marcados como “Aumento repentino” tiveram um aumento pouco relevante, provavelmente devido ao fato de que essas consultas são novas e tiveram nenhuma ou poucas pesquisas anteriores.


Detalhes e outras funcionalidades do Google Trends

Acima, fomos direto ao ponto para mostrar como é bastante simples começar a usar o Google Trends. Contudo, a ferramenta tem outras funcionalidades e opções que vão além do campo de busca e vale a pena conferir.

Página inicial

Que tal saber rapidamente quais são os principais tópicos que estão sendo buscado pelas pessoas no Google?

É isso que a página inicial do Google Trends mostra: um compilado de insights em destaque e de matérias em alta para você ficar por dentro.

No canto direito da tela, você pode filtrar os resultados por categorias e por país.

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Explorar

Em “Explorar” você tem acesso a uma série de termos buscados, podendo filtrá-los por localização, período, categoria e tipo de pesquisa (web, imagem, notícias, shopping ou YouTube). É especialmente útil para você entender o que as pessoas estão procurando dentro do seu segmento.

No exemplo abaixo, filtrei a busca para os termos mais buscados no Brasil, nos últimos 30 dias e na categoria “comida e bebida”.

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Você pode mudar também de “principais termos” para “termos em ascensão” e conferir quais termos ganharam relevância no período definido.

Veja um exemplo da mesma busca da imagem acima:

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Principais pesquisas

A aba de principais pesquisas mostra mais detalhes

No canto direito, tem um ícone com um “+”. Clicando ali, você pode se inscrever para receber notificações do Google Trends em seu email.

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Em alta no YouTube

Nessa aba, são mostrados os vídeos que estão se destacando no YouTube em um intervalo de tempo pré-determinado. O padrão é “nas últimas 24 horas”, mas você pode filtrar para ver tendências mais antigas.

É uma ótima pedida pra quem publica vídeos na plataforma e quer entender quais são os conteúdos de sucesso que estão sendo publicados.

Essa aba, porém, está com os dias contados. Você pode ver no próprio Google Trends a mensagem: “Em breve, esta página redirecionará os usuários para as Tendências do YouTube”.

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Mais pesquisados

A aba “Mais Pesquisados” pode parecer redundante com as “Principais pesquisas”. Entretanto, há um sutil diferença entre as duas: aqui, o Google Trends mostra uma retrospectiva dos termos mais buscados no último ano.

Se quiser dados mais antigos, é possível filtrá-los. O Trends mostra os termos mais pesquisados desde 2008.

A pesquisa pode ser segmentada por localização. No Brasil, os termos mais pesquisados em 2016  foram “Pokemon Go”, “Jogos Olímpicos Rio 2016” e “Big Brother Brasil”.

Além disso, nessa tela você tem acesso também a alguns resultados filtrados por categorias, como “música”, “atores”, “atrizes”, “pessoas”, “como fazer”, “esportistas”, “memes”, “filmes”, “o que é” e mais.

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O Google Trends é uma excelente ferramenta para ser usada em qualquer negócio. Se você tiver algum caso de uso do Trends em sua empresa, compartilhe conosco nos comentários.

Além disso, você pode usar outras funcionalidades do Google para auxiliar suas ações de Marketing Digital. Confira nosso eBook gratuito Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa e veja os principais serviços que ele oferece e como usá-los em todo o seu funil de vendas.



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