Blog de Marketing Digital de Resultados

Como e por que escrever guest posts: dicas e boas práticas para você aplicar em sua estratégia de conteúdo

Publicar posts como convidado em outros blogs é uma forma de seu negócio alcançar uma nova audiência, se posicionar como autoridade e conseguir bons links

Guest posts são os artigos de convidados. Ou seja, eles oferecem a possibilidade de você publicar conteúdos em outros blogs que não sejam o seu. Normalmente, são convidados para escrever guest posts especialistas em determinados nichos e autoridades sobre o assunto abordado.


Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

 

 

Se você acompanha alguns blogs já deve ter percebido que ocasionalmente é comum aparecerem alguns posts escritos por terceiros, como convidados.

Essa é uma prática interessante para quem publica, já que é difícil manter uma frequência de bons posts, mas também é muito indicado para quem escreve.

Por isso nossa recomendação aqui é que você, em nome da sua empresa, faça isso também.

Neste post vamos apresentar os benefícios de escrever um guest post, mostrar como encontrar veículos para publicar e como criar um conteúdo adequado para a ocasião.

eBook: 31 tipos de conteúdo que você pode produzir para seu blog

Descubra quais tipos de post você deve utilizar para atrair mais tráfego e gerar mais resultados

Os benefícios de publicar guest posts

Já vimos algumas empresas questionarem os motivos de investir tempo na produção de conteúdo e publicar em outro site, gerando tráfego para ele ao invés de publicar no próprio blog e colher os frutos.

É sem dúvida um ponto relevante, mas que pode ser explicado por algumas vantagens:

Alcançar uma nova audiência

O trabalho para se formar uma comunidade e ter um bom número de pessoas ao redor da sua marca é árduo e os números costumam crescer lentamente.

Só que nesse período, existem outros veículos fazendo a mesma coisa e que já falam com o seu público. Escrever para um desses veículos é alcançar uma audiência nova, com grandes chances de chegar a pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa antes.

Posicionar-se como autoridade

Estar presente em diversos veículos falando como especialista sobre determinado tema oferece um grande valor que é dar a você – e consequentemente sua empresa – a posição de autoridade.

É possível posicionar essa imagem na cabeça dos leitores e fazer com que seu nome venha à mente sempre que pensarem no assunto.

Conseguir bons links

Se tratando de SEO, receber links de outros sites é um dos principais fatores para melhorar o posicionamento orgânico.

Quanto mais links de qualidade sua empresa receber, maiores as chances de conseguir alcançar as primeiras posições do Google nas palavras-chave importantes para o negócio.

Publicar posts como convidados em blogs relevantes no mercado é uma forma garantida de receber alguns desses links.

Como conseguir a publicação

Há um processo que nem sempre é muito simples entre encontrar algumas opções e conseguir o ok para a publicação.

Por isso trazemos algumas dicas que podem aumentar suas chances:

Encontre bons alvos

O primeiro passo para publicar como convidado é escolher um bom blog ou portal.

Priorize aqueles que já possuem alguma relação com o seu tema ou que ao menos tenham um público interessado no seu assunto de domínio.

Acompanhe alguns experts do mercado nas redes sociais e veja as fontes de conteúdo que eles utilizam. Essa é uma ótima forma de encontrar bons veículos. Pesquisas no Google também podem ajudar a encontrar alguns resultados.

Há ainda um plugin do Google Chrome que indica página similares e pode ajudar a encontrar mais opções.

Feito isso, tente identificar se realmente vale a pena publicar nesse veículo. Veja qual a repercussão (compartilhamento em mídias sociais) dos últimos posts ou quantos seguidores o blog possui no Twitter e/ou Facebook.

Outra opção é usar o Open Site Explorer e medir a autoridade do domínio.

É possível fazer um processo milimétrico e identificar com grande precisão os veículos com maior benefício.

Tente construir algum relacionamento previamente ou procure contatos em comum

Não costuma ser muito fácil publicar em um veículo de qualidade, já que eles têm uma reputação a zelar e não podem confiar em qualquer pessoa que os aborda.

Por isso é muito importante iniciar o relacionamento antes de fazer o pedido para publicar. Tente começar esse contato por meio de comentários nos posts, emails ou mídias sociais. Também pega bem compartilhar conteúdo do site nas redes sociais de sua empresa.

Uma estratégia pouco valorizada, mas sem dúvida a mais efetiva é o contato presencial, em reuniões, cafés e eventos, por exemplo.

Por fim, outro caminho que funciona muito bem é ser indicado por algum contato em comum. Pode valer a pena procurar o editor do blog no Linkedin ou Facebook e verificar se compartilham alguma conexão por um amigo próximo.

Tenha um bom portfólio de conteúdo

Se sua empresa já tem um blog com bom acervo, fica muito mais fácil ganhar credibilidade e receber o ok para publicar.

O histórico mostra domínio do conteúdo, da forma coesa de expor ideias e da gramática, além de indicar se o tema é realmente atrativo.

É muito mais fácil você ser aceito se tiver um blog com conteúdo já publicado do que ainda não tiver começado.

Procure ter algo a mostrar de antemão

Quando não há uma relação próxima com o editor do blog e você for iniciar um contato para publicar como convidado, procure já descrever o tema e a estrutura do texto, mostrando comprometimento e conhecimento do assunto.

Enviar um briefing é muito mais efetivo do que apenas perguntar: posso te escrever um guest post?

Se o conteúdo for rejeitado, e isso pode acontecer por vários motivos como linha editorial, estilo ou formato, pergunte para o parceiro se tem algum tema que você poderia desenvolver para o blog ou envie algumas ideias de temas para que o editor avalie. O ideal é enviar no mínimo 3 sugestões.

Como escrever um bom post como convidado

Existem alguns aspectos importantes na hora de escrever um guest post.

Isso garante melhores resultados e principalmente um bom relacionamento com o dono do blog, que pode mencionar sua empresa e seu conteúdo mais vezes ou mesmo abrir outras portas:

Adapte-se à linha editorial do blog

É muito comum existirem grandes diferenças de abordagem entre cada blog e isso deve ser respeitado na hora de escrever seu texto.

Entre os itens mais comuns devemos observar:

  • Tema: é o mais importante. Não adianta tentar escrever sobre um tema que não é habitual no blog ou atrativo para esse público. Observe algumas postagens antigas, veja o que teve boa repercussão e tente trabalhar bem na definição de um assunto que agrade;
  • Conteúdo: além do tema, o próprio conteúdo deve se adequar. O público pode ser mais iniciante ou mais avançado no assunto e isso faz grande diferença no vocabulário e nas dicas dadas. O blog pode usar uma abordagem mais formal ou informal e isso também deve ser levado em conta no seu texto;
  • Formato do texto: tente identificar se o blog costuma escrever textos mais curtos ou longos, se utilizam imagens ou não, se são quebrados em parágrafos e usam subtítulos ou são blocos de texto maiores. Isso mantém a familiaridade para os leitores.

Escreva bom conteúdo, não propaganda

Só faz sentido para um blog aceitar textos se eles forem de qualidade, que eles próprios escreveriam se tivessem mais tempo ou mais conhecimento sobre o assunto.

Diversos blogs cobram como “publieditorial” quando a intenção é promover um produto ou serviço específico. Para publicar gratuitamente como convidado é preciso gerar valor, escrever textos interessantes.

Quanto maior a qualidade do seu texto e a probabilidade dele se destacar perante os leitores, maiores as chances desse leitor procurar conhecer mais sobre quem é você e o que faz.

Use os links, mas tenha cautela

Um dos maiores benefícios de publicar um post como convidado é ter o controle sobre o texto e isso inclui os links e seus respectivos textos-âncora.

É vantajoso usar links para páginas importantes da sua empresa e usar como âncora desses links palavras-chave que resumam bem o conteúdo. Isso, além de trazer tráfego para o seu site, vai ajudar essas páginas a estarem melhor posicionadas no Google.

No entanto, tome cuidado com o excesso de links ao longo do texto. Além de ser menos eficiente em SEO, também não costuma pegar muito bem com o veículo que abriu suas portas. Dá a impressão que você pode estar escrevendo apenas para se aproveitar, encher de links para conseguir tráfego.

É uma prática interessante equilibrar os links para o próprio site e para terceiros, já que isso demonstra um pouco de imparcialidade.

Existem alguns veículos que só permitem usar o link na assinatura. Procure analisar alguns posts antigos e ver qual é a política de uso do blog.

Facilite o trabalho do parceiro

Procure enviar o material em um formato que seja fácil para o editor do blog copiar e fazer a publicação.

Normalmente o Google Docs é o mais recomendado. Isso porque já inclui a distribuição de parágrafos, imagens, negritos e permite que o editor possa fazer comentários a respeito de alguns pontos que precisam ser mudados, facilitando o feedback.

Devo publicar guest posts de parceiros no blog da minha empresa?

Agora vamos falar do inverso.

O blog de sua empresa já recebe posts de convidados? Os guest posts são excelentes conteúdos que você pode usar para publicar em seu blog.

Mais do que um conteúdo a mais, é uma forma muito valiosa para sua empresa manter um relacionamento com parceiros. E também de garantir uma troca de conteúdos para que as duas empresas atinjam novas audiências.

A vantagem aqui é que você não precisa gastar esforços na produção do conteúdo, pois outra pessoa fará isso.

Importante alinhar sempre o tema e a linguagem do guest post antes do parceiro começar a escrever. Isso é fundamental para que o post esteja de acordo com os padrões de seu blog. Fazendo isso, você não terá o retrabalho em edições exaustivas.

Caso o parceiro já envie alguma primeira versão que esteja desalinhada com a proposta de sua empresa, dê um feedback explicando a situação e solicite um novo tema.

No blog da RD publicamos cerca de 5 guest posts mensais. E fizemos o caminho contrário também, publicando alguns guest posts em blogs parceiros.

E você? Trabalha com guest posts em sua estratégia de Marketing de Conteúdo?

Saiba que esse é apenas um dos vários formatos existentes que você pode publicar. Para saber mais, confira nosso eBook 31 tipos de conteúdo que você pode produzir para seu blog.

Post publicado originalmente em 21 de novembro de 2012. Atualizado e revisado em 8 de dezembro de 2017.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

64 comentários

  1. Gustavo Woltmann

    Linguagem bem acessível e conteúdo bem resumido , adorei!

  2. Carlos

    Estou iniciando os guests posts para publicação de conteúdo da plataforma Delyver (www.delyver.com.br) Excelente estratégia de SEO.

  3. Almir Estrela Jr.

    Excelente artigo pessoal, principalmente para quem está começando…

  4. Kenady Araujo

    TOP demais. Como sempre um ótimo artigo. Quero escrever assim no meu blog karaujo.com.br

  5. Maiara Andre Ballesteros

    Estou tentando fazer um serviço de otimização nesse site http://precosdemotos.com.br

  6. Bruna Fonseca

    Muito obrigada pelas dicas. Foram ótimas.

  7. Yellow Rocket Marketing Digita

    Excelente texto. Parabéns. Interessados em trocar guest posts em Marketing Digital, favor entrar em contato http://www.yrmarketing.com.br

  8. Leonardo Freitas

    Olá tudo bem?
    Essa é uma excelente ideia para geração de tráfego orgânico.

    Grande abraço e quem quiser fazer Guest Post estou a disposição.

    É só clicar na imagem do meu rosto para ser direcionado ao meu site. Falo sobre Marketing digital, Empreendedorismo, Motivação, Produtividade e formas de ganhar dinheiro de casa.

    Ou acesse o link; http://dinheiroabundante.com/
    Obrigado

  9. Claudia Trevos

    Trabalho com bottons personalizados e estou apostando em todas ferramentas para divulgar meus serviços nas redes sociais .
    Importante ficar ligado nas novidades virtuais ,pois não é fácil fazer propaganda do próprio neogocio ..
    Adorei estas dicas, vou apostar ..

    Obrigado

    #OliviaPalitoBottons -um conceito em bottons personalizados

  10. Acompanhantes BH

    Adorei as dicas, descobrindo como guest post é importante parar o marketing digital e para divulgar nosso trabalho, tenho um site adulto de acompanhantes http://www.bellebh.com e tenho sentido um pouco mais de dificuldade para divulgar o meu site.

  11. eduardo seraguse

    excelente post, boas dicas!

  12. Rodrigo Silva

    Boa tarde tenho um blog sobre faturas e boleto, caso alguém tenha interesse posso disponibilizar alguns dos meu post (ainda não publicados). Para mais detalhes entrem em contato.

    Blog: https://faturaeboleto.com.br
    contato@faturaeboleto.com.br

  13. Vallenet

    Estou tentando aplicar esses conhecimentos em nosso blog http://www.seubox.com
    Obrigado pela ajuda e parabens pelo conteúdo

  14. Portal SMSHoje

    O artigo é excelente porém você não recomendou alguns sites de guest posting no Brasil. Estou procurando esse tipo de websites para criar uma boa estratégia de backlinks. Tem alguma sugestão? Estou montando uma site sobre Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

  15. Colmeia Cupom

    Bom conteúdo. Gostaria de trocar Guest Posts para o blog do meu sitehttps://colmeiacupom.com/

  16. Vasco Pinheiro

    Belo artigo, estou trabalhando muito para conseguir mais acessos no meu site, o tema é um pouco mais complexo, é regularização de imóveis.

  17. Jonathan Araújo

    Excelente postagem, sempre agregando muito aos leitores.

    Tenho aplicado algumas dicas no meu blog moremanaus.com

  18. JJ Comunicação

    Muito bom quem precisa de plataformas para Guest-postings 20 pila, Workana e Fivver são muito bons.
    Dica de
    JJ Comunicação

  19. Oto Alvarenga

    Muito bom o artigo! Sempre acompanho os materiais de vocês, e são de extrema ajuda para muitas pessoas, parabéns! Trabalhando muito para alavancar mais visitas no meu site https://otoalvarenga.com.br . Para aqueles que empreendem e queiram trocar Guest Posts, me chamem por lá! Abraço a todos!

  20. Alexandre Rubenich Silva

    Muito bom. Possuo um blog colaborativo voltado para as áreas da saúde e do movimento. Quem quiser participar, basta acessar através do link: https://www.workandcare.com.br/blog e se cadastrar como autor. O único pré-requisito é ser um profissional das áreas afins.

  21. Leandro

    Ótimas dicas, vou seguir com toda certeza em meu site vivadieta.com.br
    Muito obrigado !!!

  22. Sol e Sales

    Ótimas explicações. Sou nova no mundo dos blogs e não estava entendendo bem o que era um guest post. Este artigo clareou tudo sobre o assunto. Procuro locais para fazer guest posts do meu blog

    http://solesales.com.br

    Abraços!

  23. Guest Post

    André, parabéns pelo artigo, se me permite, gostaria de compartilhar uma plataforma especifica para Guest Post. Lá existe uma comunidade de administradores de sites dispostos a realizar guest posts de qualidade, de forma simples e transparente. https://www.guestposts.com.br
    Obrigado

  24. Ricardo Gomes

    Procurei várias informações na internet, mas na maioria delas eram informações desencontradas ou simplesmente copiadas de outros artigos.
    Essa me abriu um horizonte de informações, então fica o meu sincero agradecimento.
    Obrigado.
    Meu site http://ricardorobortella.com.br

  25. Livecoins

    Preciso de guest post no meu site: livecoins.com.br

  26. Naty Cristina

    Adorei o artigo! Caso tenham pessoas interessadas basta entrar em contato comigo pelo vidadeempreendedoradigital.com :)

  27. Gabriel Abal

    Poxa André, muito bom. Vai me ajudar bastante.

  28. paulo_morpheus

    A tempos atrás eu não tinha nenhuma informação que considerava plausível sobre a real importância de um GuestPost.
    Procurei várias informações na internet, mas na maioria delas eram informações desencontradas ou simplesmente copiadas de outros artigos.
    Essa me abriu um horizonte de informações, então fica o meu sincero agradecimento.
    Obrigado.
    Meu site http://pauloroberto.net
    Forte abraço!

  29. Ulisses Cardia

    Excelente artigo, mesmo sendo publicado em 2012. Preciso começar a utilizar essa prática de Guest Post em meu blog http://queroganharonline.com, a forma de escrita também e um diferencial.
    Muito bom!

  30. lucas

    Resultados não valídos galera.

    Procurem aqui Viverdeblog.com.br

    Tudo de qualidade e o quanto nós precisamos, sem delongas e melhor pra quem não gosta de perder tempo lendo, sem ter fundamentos que resultem em algo

    1. André Siqueira

      Oi Lucas, tudo bem?

      Não entendi bem o que quis dizer com “resultados não válidos”.
      Pode explicar?

      Abs

      1. lucas

        Me desculpe André, não falei por mau cara. Li seu artigo, tá atualizadissimo.

        Agora, me recordo eu li outro artigo no mesmo momento e mudei de página, depois voltei, não estou inventando uma justificativa, foi mesmo um equivoco, o comentário era pra outro artigo e não era seu que me lembro, e ai fiz uma confusão. Sorry. Me desculpe mesmo. Pode excluir este comentário tranquilo.

        Sorry, sorry. Desculpa mesmo cara. E sério, não era pro seu artigo sobre guest post. Estou sem graça.

        Seu conteúdo é de primeira, mais do que já li sobre guest post. Uma pergunta, qual é seu blog? Este aqui é blog compartilhado? Correto.

        1. André Siqueira

          Tranquilo Lucas, sem problemas.

          Só queria entender o contexto por trás disso. Se você tinha tentado e não conseguido bons resultados ou algo que pudesse gerar um bom debate.

          Esse blog é compartilhado sim, escrito por toda a equipe da RD.
          Os meus artigos ficam nessa página:
          http://resultadosdigitais.com.br/blog/autor/andregcsiqueira/

          Abs

  31. Ricardo Santos

    Cada vírgula dos post da Resultados Digitais são de uma riqueza incrível. Estou muito feliz e espero conseguir aplicar logo no site da agência Wmart: http://wmart.com.br/.
    Obrigado grande Abraço

    1. ResultadosDigitais

      Obrigada, Ricardo!
      esperamos que você tenha sucesso!
      Grande abraço!

  32. Anuncia Campinas

    Abri um espaço no meu site para guest posts. Qualquer pessoa pode divulgar blogs/sites/produtos e serviços para serem divulgados na cidade de Campinas/SP e região. Parabéns pelo belo trabalho!
    Citei este post no meu artigo:
    http://www.anunciacampinas.com/2016/06/divulgue-seu-blog.html

  33. Roberto

    Endevor não esta aceitando mais

  34. Eduardo Godim

    Artigo tão atual quanto a Agência, apesar de ter sido publicado a 3 anos. Irei utilizar mais o guest post, tanto em meu site http://www.adzimports.com.br como escrevendo também. Muito interessante.

  35. Matheus Mousse

    Tenho algumas dúvidas sobre essa prática. O guest post deve ser exclusivo para o receptor de conteúdos? Por exemplo: se eu já tenho o artigo indexado no meu site, poderia enviar esse artigo para outros sites? Isso seria considerado uma duplicidade?

    1. Rafael Torres

      Matheus, até pode.
      Mas, o receptor deve colocar uma URL canonical apontado para o original.

  36. Cristiano Da Silva

    Fiz um curso que falava sobre o guest post acredite ficava boiando e sem reação. Com este conteúdo ficou claro. kkkk Agora vou começar a criar um artigo para o meu blog e 3 para os blog potências. Mais coloquei um video no meu blog que tem como criar um artigo viral uma forma muito simple de se aplicar marketingconteudoviral.com

  37. henrique menna

    Boa noite adorei o conteúdo, sou novo nesse mundo de blog, queria melhorar ele, sera que alguem poderia e ajudar http://www.blogcidadedosol.com.br/

  38. vinicius

    muito bom

  39. Tiago Dela Corte Perches

    Muito bom esse assunto, hoje criamos esse relacionamento entre os próprios clientes, que por assuntos em comum viraram colunistas uns dos outros e mantemos essa troca, que ao meu ver é muito proveitosa para ambos, e como trabalhamos com muitos eventos vejo que o contato presencial é o ponto chave para estabelecimento de confiança. Obrigado pela leitura. Assuntos assim nos ajudam a entender mais o mercado e ficar atento à novas estratégias.

  40. Elias Marciano

    Um bom conteúdo que faz crescer ao tratar de blog!

  41. Stefanny Souza

    Muito bom o artigo, me ajudou muito a divulgar meu link de afilados.

  42. Vucanza Reservas de Hotéis

    Queremos ser parceiros, conheça http://www.vucanza.com e veja em que área você se encaixa. Aceitamos Guest post. Abraço e sucesso.

  43. Rafa7786

    Exato, boas dicas!

  44. Gildenc

    Eu quero saber se da pra ganhar dinheiro com isso?

  45. Pedro

    Boa dica! Vamos ao trabalho hehe.

  46. Evandro Villaca

    Estou começando agora com marketing digital e estou vendo que escrever guest posts é realmente muito bom  para divulgar nosso trabalho com a ajuda de blogs e sites mais conhecidos que o nosso. Muito obrigado por esse posto.

    Att,
    Evandro Villaça

    1. André Siqueira

      Obrigado pelo comentário Evandro!
      Um abraço,

      André Siqueira
      Resultados Digitais