Blog de Marketing Digital de Resultados

Welcome to the Jungle à Rocket Queen: Guns N’ Roses e o caminho no Marketing Digital

O 1º disco do Guns N’ Roses, Appetite for Destruction, mostra como a sua empresa pode sobreviver na selva da internet e virar um foguete

O Guns N’ Roses subiu ao palco do Rock In Rio em 2017. Foi sua quarta participação no festival em terras cariocas.

Depois de muitos anos tendo apenas o vocalista Axl Rose da formação original, a banda voltou a contar com o guitarrista Slash e o baixista Duff McKagan.

Esses retornos deixaram os fãs muito satisfeitos, em um sentimento nostálgico de quando eles eram os roqueiros mais populares — e temidos — do mundo!

“Mas, blog da RD, o que o Guns N’ Roses tem a ver com Marketing Digital?

Além de uma boa presença nas redes sociais, a resposta está no primeiro disco do grupo, que completou 30 anos em 2017.

(Explicando para os jovens: “disco” era uma mídia usada antigamente, que continha cerca de dez músicas de um único artista e precisava ser comprada com dinheiro vivo em uma loja física, como se você fosse um neandertal).

Guns N' Roses

Appetite for Destruction é o álbum (ver “disco” acima) de estreia mais vendido de todos os tempos. Com hinos sobre a caótica Los Angeles dos anos 80 e estética meio glam, meio hard rocker, conquista gerações até hoje, na era da internet.

O que quase ninguém notou — na verdade acho que apenas eu, Bruno, notei — é que a lista de músicas mostra, quase que perfeitamente, o caminho de muitas empresas no Marketing Digital!

Mind Blow

Veja só se não faz sentido: a abertura é com o clássico Welcome to the Jungle e, depois de 10 outras faixas, chegamos ao encerramento épico com Rocket Queen.

Nem preciso explicar mais, né?

Preciso?

Ok, então, vamos ao post!

Welcome to the jungle

A internet é uma verdadeira selva, cheia de ambientes inóspitos e criaturas traiçoeiras, mas também com muita beleza e vida escondidas!

Quando você começa a fazer Marketing Digital, precisa lidar com as duas coisas, misturando cautela para evitar perigos e entusiasmo para desbravar e conquistar tudo o que tem de bom.

Está começando? Confira nosso Kit de Marketing Digital para Iniciantes!

Acessar material

Os primeiros acordes são ameaçadores, mas logo o sentimento de empolgação toma o seu coração (e o seu cérebro).

“Temos diversão e jogos, temos tudo o que você quer, sabemos os nomes e somos as pessoas que podem encontrar qualquer coisa que você precise”, diz a letra.

É a internet todinha! Ou só o Google, Amazon e Facebook, talvez.

Ok, a internet todinha, então.

It’s So Easy

Os primeiros passos parecem incrivelmente fáceis!

Você entra na página de materiais educativos da Resultados Digitais, baixa tudo o que tem a ver com seu negócio e percebe que pode pôr a mão na massa sozinho!

Outras empresas também oferecem blog e materiais, é um negócio incrível: parece que todo mundo está tentando te agradar.

Axl - Guns N’ Roses

Estudando um pouco, é realmente fácil entrar no mundo do Marketing Digital.

Você monta seu novo site, escreve seu eBook de estreia, cria sua primeira Landing Page, configura sua fan page no Facebook e, quando menos espera, eles começam aparecer: os Leads!

Nightrain e Out ta Get Me

“Estou cheio como um trem de Leads, estou me sentindo um avião”, você pensa, vendo sua base de emails crescendo e as pessoas lhe fornecendo ótimas informações em troca do seu material!

Agora é só pôr a pastinha de couro de cobra embaixo do braço e começar a vender, certo?

Slash - Guns N’ Roses

Mas aí começam a surgir as primeiras dificuldades. Sua estratégia gera Leads, porém seu time de vendas não consegue fechar negócios.

Crash and burn é uma expressão em inglês para fracassar terrivelmente, e você começa a se sentir assim.

“Eu nunca aprendo”, pensa você sobre ter embarcado em mais um desses modismos de internet e marketing.

“Eles só queriam pegar meus dados para me mandar mais emails, como fui inocente”, conclui, inapelavelmente, enquanto ouve uma canção deprê da fase November Rain do Guns N’ Roses.

Mr. Brownstone

Quase desistindo de tudo, a saída é reler alguns dos eBooks que tinha baixado e dar uma boa olhada no blog da RD novamente.

Uma palavra chama a atenção: persona. Você achou que bastava ter uma vaga ideia de quem é seu público-alvo que as peças iam se encaixar.

Ainda não fez a sua? Então confira nosso kit Personas e Jornada de Compra!

Acessar material

Mas não: não basta fazer um pouquinho da “persona”, tem que ir fazendo sempre, cada vez mais.

Mesmo que você descubra que se trata de um homem que levanta às 19h, sobe ao palco às 21h e vai tomar uma bebidinha às 23h no ônibus, é para ele que você tem que direcionar suas estratégia de Inbound Marketing.

Paradise City

Rumo corrigido, agora sua empresa já sabe para quem quer vender.

E, olha só: de fato, começa a vender!

É o paraíso, um lugar incrível em que a sua grama — e não a do seu concorrente — é mais verde!

A metodologia realmente funciona e você decide reforçá-la em busca de fortuna e fama! Ou apenas de mais vendas, para manter o seu negócio saudável e longe de apostas e jogos.

Percebe, até, que vale a pena alinhar melhor os seus times de marketing e vendas.

My Michelle e Think About You

Os resultados chegaram, as vendas estão boas e chegou a necessidade de desbravar novas áreas da selva. Seu apetite por crescimento é cada vez maior!

É hora de fazer uma análise profunda, pensar muito mesmo, sobre o que deu certo e errado na trajetória.

Leia o post O que é ROI? Saiba como calcular o retorno sobre o investimento.

Nesse momento da sua caminhada no Marketing Digital, você pode achar que foram os melhores tempos que consegue se lembrar, mas é fundamental levar os tempos difíceis em conta, principalmente aqueles do começo.

As coisas podem dar errado, nunca se esqueça!

Guns N’ Roses

Sweet Child o’ Mine

O maior sucesso de Appetite for Destruction — e do Guns N’ Roses — é uma canção de amor perdida em meio a uma torrente de peso e barulho.

É assim que você deve tratar o seu cliente: passe apenas coisas boas e dê toda atenção que ele merece, poupando-o de seus problemas.

Mesmo que a empresa seja a menininha dos seus olhos, o cliente deve estar sempre no centro das suas ações.

Uma caminhada de sucesso no Marketing Digital exige que você se preocupe com a satisfação e o sucesso de quem compra seus produtos ou serviços — ainda mais se a sua empresa for de SaaS.

You’re Crazy e Anything Goes

Empreender no Brasil é coisa de louco, e muita gente vai te dizer isso. De fato, não é algo muito distante da verdade. Isso faz com que você tente de tudo, mas não qualquer coisa. Mantenha-se no foco, mas corra riscos e experimente coisas novas.

Já pensou em anunciar nas redes sociais?

Investir em growth hacking?

Criar segmentações de email? Personalizar ainda mais suas Landing Pages?

Quem sabe adotar um software que centralize todas as ações de Marketing Digital?

Não é loucura, pode confiar na gente!

Rocket Queen

Sua empresa virou um foguete. O trabalho duro e o carinho com os clientes valeram muito a pena! Você pode não ter vendido 30 milhões de cópias do seu primeiro produto, como o Guns N’ Roses, mas está satisfeito com seus números.

É hora, então, de celebrar e ter absoluta certeza que está no caminho definitivo para o sucesso, certo?

Errado! Todo empreendedor sabe que é preciso sempre estar de olho no mercado e oferecendo novidades aos clientes e Leads, mesmo que seja só conteúdo ou informações. O importante é estar sempre criando!

A letra de Rocket Queen é um pouco assim: começa com um jovem se achando o dono do mundo, mas no meio há uma virada, para terminar com “nunca me deixe, diga que vai estar sempre lá, tudo o que sempre quis foi que você soubesse que eu me importo”.

Guns N Roses

Bonus track: Patience

“Mas que horror, RD, vocês vão terminar esse texto na bad?” De forma alguma!

Seguindo o espírito irreverente desse post, gostaríamos de lembrar que você também pode ser uma estrela do rock! Beleza, talvez não do rock, mas do seu setor da economia!

Os membros do Guns N’ Roses trabalharam duro por anos até chegarem ao sucesso, uma receita que serve para qualquer mercado.

Eles também se divertiram muito nesse processo, algo que você também pode fazer — só evite algumas substâncias que eles usavam.

O segredo, também no Marketing Digital, é perseverar e usar os instrumentos certos para chegar lá.

E ter um pouquinho de paciência, também.

(Patience é de outro disco, a gente sabe, era só para terminar o post de forma agradável :) )

Marcadores:

Deixe seu comentário